Com homenagem a 13 personalidades da área médica, da gestão pública e de entidades ligadas ao tema no RN, acontecerá, nesta quarta-feira (12), às 9h, na Assembleia Legislativa, Sessão Solene alusiva ao “Julho Amarelo”. A iniciativa da solenidade é do deputado Nélter Queiroz (PMDB), que também é o autor da Lei 9969/15, que institui no Calendário Oficial do Estado o mês “Julho Amarelo”. A solenidade será realizada no plenário da Casa.
“Estamos homenageando os profissionais de saúde, gestores e a sociedade civil que encampam esta importante luta contra as hepatites virais em nosso Estado. O Ministério da Saúde alerta para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave pela falta de diagnóstico ou pelo diagnóstico tardio, quando a doença está em estado avançado”, afirmou o parlamentar.
Julho foi o mês adotado oficialmente pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como de prevenção e luta contra a doença. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora de hepatite C crônica.
Homenageados:
- George Antunes de Oliveira – Secretário de Saúde do RN
- Gilmar Amorim de Sousa – Médico gastroenterologista, fundador e coordenador do Núcleo de Estudos do Fígado (Hospital Universitário Onofre Lopes)
- Dr. André Camurça de Almeida (in memoriam) – Médico gastroenterologista (Hospital Rafael Fernandes)
- Francisco Xavier Dantas Lins – Médico gastroenterologista (IFRN)
- José Maria Viana de Andrade Filho – Farmacêutico (Hospital Rafael Fernandes)
- Igor Thiago de Queiroz e Silva – Médico infectologista (Hospital Giselda Trigueiro)
- Neide Barros da Silva – Presidente do Grupo Vivendo com Cristo de Apoio às Pessoas Vivendo com Hepatites Virais, Co-Infecções e Transplantes Hepáticos (GVCRN)
- José Eder de Medeiros Alves – Psicólogo e articulador do programa IST, AIDS e Hepatites Virais da 4ª URSAP
- João Bosco de Lima Barbosa – Diretor do Hospital Giselda Trigueiro
- Hugmara Araújo da Fonseca – Diretora do Hospital Rafael Fernandes
- Antônio Francisco de Araújo – Médico infectologista do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais (Hospital Giselda Trigueiro)
- Julianne Faria – Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social do RN
- Maria da Saudade de Azevedo Moreira – Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde (Secretaria de Saúde de Natal)
