CAICÓ: Poço de Sant’Ana passa por revitalização; algarobas que ocupam os arredores foram removidas com autorização do IDEMA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A partir de agora, quem vai a Ilha de Sant’Ana em Caicó, seja para a prática de lazer ou esporte, pode contemplar o poço de Sant’Ana com mais clareza.

Recentemente foi feita uma limpeza no local, após a remoção de várias algarobas que ocupam os arredores. O trabalho foi executado elas Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura com autorização do IDEMA.

Nessa perspectiva foi bom porque fizemos a revitalização do poço de Sant’Ana que fazia muito tempo que não era enxergado“, disse Dr. Tadeu.

pocodesantana

Sobre o Poço de Sant’Ana ( que nunca secou)

A história de Caicó é cercada por muitas lendas e tradições culturais, uma delas está centrada ao Poço de Santana que nunca secou e traz viva no decorrer de seu anos lendas de sereia, vaqueiro, serpente e touro, onde poesias e cânticos já foram criados. A origem do nome do poço deu-se da estória que, existia uma tribo chamada Caiacós, que mesmo derrotada na Guerra dos Bárbaros se dizia invencível pelo amparo de Tupã, cujo espírito encarnou-se em um touro bravo, que habitava nas terras do Seridó.

Certa vez, um vaqueiro perdeu-se nestas terras e se deparou com o bravo touro, este em perigo fez uma prece a Sant’Ana, prometendo construir uma capela caso ela o salvasse do animal. Atendida a prece, o vaqueiro iniciou a construção da capela, mas o ano era de seca e o vaqueiro mais uma vez pediu a Sant’Ana que o Poço de Sant’Ana não secasse, pois o poço era a única forma de abastecimento de água do mofumbal. Assim, o local passou a ser conhecido como Poço de Sant’Ana.

Fonte blog de Gláucia Lima