Casarão com 107 anos é demolido em Caicó e fomenta debate debate sobre patrimônio arquitetônico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210518-WA0192

Desde ontem (18), o assunto nas redes sociais de caicoenses não é outro, que não seja a demolição da fachada da casa que pertenceu a empresária Marieta Costa, localizada no cruzamento da Av. Coronel Martiniano com a Av. Celso Dantas.

O historiador Marcos Paulo destaca que o imóvel não era tombado e defende que o fato de hoje provoque um debate sobre a preservação do patrimônio material e imaterial de Caicó. “Com a demolição uma parte da história de Caicó foi apagada: 107 anos de estórias contadas sob a ótica de um monumental cor de rosa, que ficará somente no imaginário do povo caicoense”, frisa Marcos Paulo.

Sem ações de tombamento e preservação, muitos outros exemplares arquitetônicos da cidade podem “ir ao chão”. “Hoje fui testemunha de um dos maiores crimes contra o patrimônio arquitetônico de Caicó. Uma cidade sem memória é uma cidade sem história. É urgente uma atualização do código de obras dessa cidade sem lei”, destaca Ney Douglas, arquiteto e urbanista.

Foi ao chão uma das fachadas mais bonitas da cidade. Nossa Caicó precisa preservar melhor sua história, sua identidade, sua cultura.

E respeitar a lei em vigor aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito Manoel Torres de Araújo, de que regras precisam ser respeitadas, seja pelo ente público ou privado

banner_seridopneus-770