Mesmo com todos os entraves econômicos e sanitários causados pela pandemia, a Cooperativa de Desenvolvimento Rural Sustentável dos Produtores de Frutas do RN (Frutcoop), instalada na cidade seridoense de São Vicente/RN, processou 1680 toneladas de caju em 2020, número 25% maior do que o produzido em 2019. Para atingir esse objetivo, o Governo do RN aplicou R$ 580 mil na construção de uma mini-agroindústria para uso da cooperativa. O investimento foi feito por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Agricultura (SAPE RN), a partir do empréstimo junto ao Banco Mundial.
Exportar os produtos beneficiados das frutas do município e de toda a região da Serra de Santana para o mundo sempre foi o sonho dos quase 70 cooperados. Desde 2013, esses produtores rurais lutam para crescerem e serem reconhecidos no mercado. E o reconhecimento veio. A entidade seguiu as normas sanitárias da pandemia com a sanitização do prédio, a medição de temperatura na entrada do estabelecimento, a disponibilização de álcool a 70% e de máscaras. Dessa forma, já no novo prédio, a Frutcoop chegou a este resultado positivo, superando o processamento do ano anterior, quando ainda funcionava em sede alugada e inadequada.
Na nova instalação, a cooperativa deu como contrapartida, a edificação da subestação de energia, a ligação da rede hidráulica à da concessionária, além da transferência e instalação dos equipamentos locados.
