Nesta quarta-feira (7), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil supervisionou o trabalho realizado pelos caminhões-pipa na cidade de Apodi a fim de verificar a qualidade da água captada pela Operação Vertente. A ação desenvolvida pelo Governo do RN, através do Gabinete Civil, atualmente, atende sete municípios do Estado.
Fiscalizações como essa são realizadas regulamente para garantir a potabilidade da água transportada, assim como é realizado o trabalho de checagem da documentação dos caminhões-pipa e motoristas cadastrados. Na última semana, foi vistoriada também a distribuição nos municípios de Almino Afonso, São Miguel e Pilões. A Defesa Civil Estadual ainda realiza fiscalização da distribuição por meio de satélite, monitorando os itinerários utilizados em tempo real.
Segundo o coordenador Estadual da Defesa Civil, Elizeu Dantas, toda a água distribuída passa por testes e não oferece riscos à saúde dos norte-rio-grandenses, sendo destinada ao consumo humano. “A água é captada em locais indicados pela CAERN, que realiza georreferenciamento de áreas e laudos de potabilidade, indicando sua viabilidade. Hoje, a captação acontece nos mananciais de Apodi e Vera Cruz”, explica.
Para garantir o abastecimento regular dos municípios em colapso no abastecimento de água, desde 2016 foram investidos cerca de 16 milhões em recursos, advindos do Ministério da Integração. Neste momento, os carros-pipa abastecem: Almino Afonso, Cruzeta, João dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões e São Miguel.
