Engenheiros do DNOCS visitam Açude Itans para identificar locais de desvio de tráfego

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

itans-parede-caminhoes

Na quinta-feira (04), os engenheiros Marcos Rangel e Rafael Souza, do DNOCS, acompanhados pelo diretor-técnico do IGARN, Procópio Lucena, estiveram no Açude Itans em Caicó para avaliar a possibilidade de desvio de tráfego em cima da parede da barragem.

O principal objetivo da visita foi identificar locais para a construção de um desvio que evite o tráfego de veículos sobre a barragem, visando reduzir custos para a população e preservar a estrutura do reservatório. Marcos Rangel explicou que estão considerando dois desvios, um por jusante da barragem e outro por montante, próximo ao antigo clube Iate Clube.

O desvio será definitivo, impedindo o tráfego sobre a barragem, e será realizado visando o menor custo possível. Além disso, será contratada uma empresa para avaliar a estrutura da parede da barragem e realizar eventuais melhorias na drenagem e vegetação ao redor.

Em relação às preocupações com a vegetação na parede da barragem, Marcos Rangel afirmou que as árvores existentes não representam risco de infiltração ou desmoronamento, pois são de porte pequeno. Assim, a equipe está focada em garantir a segurança da barragem e da população, além de preservar a estrutura do reservatório.