Espetáculo caicoense continua percorrendo o Brasil no Palco Giratório do Sesc

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

p's-alexandremuniz

A companhia teatral Trapiá, de Caicó, está percorrendo 26 cidades brasileiras com o espetáculo “P’s”, que foi selecionado no projeto Palco Giratório do Serviço Social do Comércio (Sesc). Além disso, a obra vai ganhar adaptação para o cinema através de um curta-metragem.

Quando pensamos em montar o P’s, a gente já pensava em sair de Caicó. A ideia sempre foi mostrar que esse trabalho poderia entrar no mercado cultural como outros trabalhos. Já participamos de oito festivais, um deles internacional, e o grupo ganhou visibilidade enorme“, disse Professor Lourival, um dos diretores do espetáculo.

A peça teatral conta uma história real, que aconteceu na França no século XIX, em que um homem mata a própria mãe e dois irmãos.

Conheça um pouco do P’S

No livro Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, Michel Foucault descreve e analisa um caso real de parricídio acontecido na primeira metade do século XIX. Inspirado na obra de Foucault, este espetáculo de Gregoy Haertel traz para uma vila do sertão nordestino a história de P, jovem que assassina brutalmente alguns familiares seus.

Focando nas intensas contradições do personagem e passando por momentos que vão desde a sua infância até o seu suicídio, o texto procura trazer à tona o homem além do seu ato, não com o intuito de explicá-lo e diminuir a gravidade do que fez, mas com a vontade única de nos aproximar dele e, com isto, talvez também nos aproximar de nós mesmos. P’s coloca em discussão a memória, a psiquiatria, a justiça e o amor desmedido.

Quem é o Grupo Cia Trapiá?

Formada em 2014 na cidade de Caicó, com a proposta de descobrir obras teatralizáveis e convidar um dramaturgo para fazer a transposição do texto literário ou científico para a linguagem cênica, a companhia desenvolve pesquisas no campo da teatralidade, baseando-se no processo colaborativo.

É integrada por artistas das áreas das artes cênicas, música e artes visuais. O espetáculo P’s teve sua montagem realizada com apoio do Sesc RN, por ter sido contemplado no primeiro Edital de Circulação das Artes Cênicas Potiguares 2014.

banner_seridopneus-770