A cidade de Parelhas recebeu mais um ato em defesa do Pró-Sertão, o Programa de Interiorização da Indústria. O evento contou com a participação do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), criador do projeto, e do empresário Flávio Rocha, da gigante têxtil Guararapes. Antes, os dois visitaram uma das fábricas que participam do projeto, na Comunidade Cachoeira.
Rogério Marinho criou o Pró-Sertão em 2013, quando era secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. Na época, contou justamente com a parceria decisiva de Flávio Rocha e a Guararapes, além da Fiern, Senai e Sebrae. Atualmente, são mais de 5 mil empregos diretos gerados pelo projeto. E a expectativa desde o início do programa é aumentar em até quatro vezes esse número.
Em suas palavras, Flávio Rocha disse que tem o compromisso de ampliar o Pró-Sertão no Rio Grande do Norte e que espera vencer na Justiça a ação movida pelo Ministério Público do Trabalho do Estado contra a Guararapes. Segundo o processo, a empresa corre o risco de pagar R$ 37 milhões por ter contratado serviços das pequenas oficinas de costura do interior potiguar.
Segundo Flávio, foram os seridoenses que estiveram ao seu lado em um dos momentos mais difíceis de sua vida: “quando meu sonho de transformar o RN na Galícia do Nordeste foi ameaçado”. O empresário se referiu as manifestações contrárias a ação do MPT-RN e a favor do Pró-Sertão, realizadas no fim do ano passado.
