Governo brasileiro envia barracas para desabrigados no Haiti

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

haiti-matthewO Ministério da Integração Nacional informou nesta quarta-feira (12) que enviará nesta semana 75 barracas para abrigar vítimas do furacão Matthew no Haiti. O envio das barracas faz parte de uma série de medidas que devem ser adotadas pelo governo brasileiro para ajudar o país caribenho, informou a pasta.

O furacão Matthew deixou pelo menos 473 mortos durante sua passagem pelo Haiti na semana passada, segundo um balanço provisório oficial, divulgado pela Defesa Civil haitiana.

O furacão é o mais forte a atingir o Caribe desde 2007, e foi justamente no Haiti que o Matthew causou mais destruição. O país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto em 2010 e até hoje ainda não se recuperou completamente.

De acordo com o ministério, cada barraca tem área útil de 25 metros quadrados e possuem estruturas de fácil manejo e montagem, com piso e cobertura de PVC e estrutura tubular de alumínio. Segundo a pasta, as barracas facilitam o atendimento em situações de desastres naturais.

O envio das barracas deve ser feito nesta sexta (14). Na próxima semana, de acordo com o governo, as equipes de diversos ministérios devem se reunir para definir novas ações de apoio, como envio de kits humanitários e medicamentos.

O próximo voo, informou o Ministério da Integração Nacional, deve decolar de Brasília no dia 22 ou 23 de outubro.

Desastre
De acordo com autoridades haitianas, mais de de 1,4 milhão de pessoas necessitam de uma ajuda rápida no país.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, fez um apelo para que a comunidade internacional mostre solidariedade e trabalhe junta em uma resposta efetiva a esta emergência.

O mais forte furacão a atingir o Caribe desde 2007 destruiu reservas de comida, plantações e colheitas, segundo a France Presse. Alguns povoados e cidades foram dizimados.

banner-CDS-1