O Hospital do Seridó está fortalecendo a campanha de doação de leite materno em Caicó. A campanha visa incentivar a doação de leite humano e falar da importância dessa doação para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora.
A diretora do Hospital Regional do Seridó Jaciclelma Márcia explicou que a amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância. A ação visa incentivar mães que amamentam a serem doadoras voluntárias, ampliando o estoque de leite materno coletado e distribuído aos recém-nascidos.
Todo leite coletado nos bancos passa por um rigoroso controle de qualidade, antes de ser distribuído, e é fornecido de acordo com as necessidades de cada criança. Não existe quantidade mínima para fazer a doação. Antes da coleta, é aconselhável que a doadora faça uma higiene pessoal, cobrindo os cabelos com lenço ou touca, usando pano ou máscara sobre o nariz e a boca, lavando bem as mãos e os braços, até o cotovelo, com bastante água e sabão. As mamas devem ser lavadas apenas com água e, em seguida, secadas com toalha limpa. O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo.
