O governador Robinson Faria e auxiliares de governo encerraram a agenda pela região Seridó nesta quinta-feira (16) com uma série de anúncios de investimentos importantes como expedição das ordens de serviço para obras de adequação do Teatro Adjuto Dias, com investimento de R$ 261.829,33, e da reforma e adequação para implementação da Central de Comercialização do Artesanato (Casa da Coletoria). Também foi formalizada a ativação permanente do Centro Integrado de Operações Móvel da Segurança Pública e da Defesa Social (Ciosp), assinados contratos com assistência técnica para execução de 46 projetos de acesso à água e entrega de equipamentos de tecnologia da informação a 22 Conselhos de Desenvolvimento Sustentável Solidário. A solenidade ocorreu em frente ao teatro Adjuto Dias.
A reforma do equipamento de cultura contempla intervenção da estrutura, cobertura, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, instalações de combate a incêndio, revestimento, impermeabilização e pintura. A previsão de entrega é de quatro meses. O Adjuto Dias tem 439 assentos, palco com 15 metros boca de cena, 13 de profundidade e 6 metros de altura. O teatro estava fechado desde 2014 por falta de projeto contra incêndio.
Como complemento, a ordem de serviço para reforma e adequação da Casa de Coletoria. O investimento é de R$ 348.197,70 e a obra também deve durar 4 meses. Diretamente, serão beneficiados três mil artesãos da região Seridó e fomentará a geração de emprego e renda. Atualmente o Estado possui cerca de 16 mil artesãos que produzem artigos de diversas tipologias como renda, macramé, bordado e cerâmica. Todas as regiões possuem um artesanato que lhe são peculiares e contribuem para a economia local e interiorização do turismo.
