Janela partidária muda radicalmente quadro partidário na ALRN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

al-2-620x413

A um dia do fechamento da janela partidária que permite aos deputados estaduais e federais mudarem de sigla sem perder o mandato, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que não elegeu nenhum deputado estadual no Rio Grande do Norte em 2014, passa ter a maior bancada da Assembleia Legislativa.

Os tucanos finalizarão a semana com cinco deputados estaduais. Assinarão a ficha de filiação nesta sexta-feira (18), a deputada Márcia Maia e o deputado Raimundo Fernandes. Já haviam se filiado à legenda antes, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, os deputados José Dias e Gustavo Carvalho.

A outra sigla que ganhou adeptos na Assembleia Legislativa foi o PSD, do governador Robinson Faria. O partido, que elegeu três deputados estaduais – Galeno Torquato, Disson Lisboa e José Dias – em 2014, perdeu José Dias, mas ganhou dois outros parlamentares: Jacó Jácome (ex-PMN) e Carlos Augusto Maia (ex-PTdoB).

A filiação de Jácome ao PSD representa a reaproximação do seu grupo político com o do governador. O seu pai, deputado federal Antônio Jácome foi para o PTN. Já Carlos Augusto chega ao partido para ser o candidato de Robinson faria à Prefeitura de Parnamirim.

O PSB, que saiu do comando de Wilma de Faria para o deputado federal Rafael Motta, manteve o número de cadeiras conquistadas em 2014. Saiu a deputada Márcia Maia e se filiou ao partido, o deputado Ricardo Motta, pai de Rafael. O deputado Tomba Farias permaneceu na sigla.

O PMDB, que elegeu a maior bancada da Assembleia no último pleito, perdeu Ezequiel e manteve os demais quatro parlamentares: Gustavo Fernandes, Nélter Queiroz, Álvaro Dias e Hermano Morais, que chegou a cogitar a mudança para o Solidariedade, mas decidiu permanecer na agremiação.

O PROS foi o partido que mais perdeu parlamentares, como resultado da janela partidária. O partido perdeu Ricardo Motta, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho. Permaneceram os deputados Albert Dickson, que assumiu a presidência estadual da legenda, e Vivaldo Costa, que chegou a cogitar migrar para o PSDB, mas decidiu ficar devido às divergências com o diretório do partido em Caicó.

Os demais partidos mantiveram suas respectivas bancadas. O DEM, representado na Casa por Getúlio Rego e José Adécio. Enquanto isso, PT, PR, PCdoB e PHS permaneceram com um deputado cada, respectivamente Fernando Mineiro, George Soares, Cristiane Dantas e Souza Neto.