Menos de um ano após eleições, trocas partidárias mudam cenário na Assembleia Legislativa do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

assembleia-AL_rn_2019

Menos de um ano após as eleições de 2018, a composição partidária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte já não é a mesma e deve sofrer ainda mais alterações nos próximos dias, já que vários parlamentares estão trocando de legenda. São pelo menos seis trocas. Com isso, alguns partidos que não elegeram nenhum representante no ano passado, por exemplo, agora deverão ter representantes no Legislativo. Outros ficaram sem nenhum deputado para chamar de seu.

A mais recente mudança foi a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que permitiu a saída do deputado Hermano Morais do MDB, nesta terça-feira (20). Segundo a assessoria do deputado, ele recebeu alguns convites de partidos como PDT, PL, PSB e Cidadania, mas ainda avalia seu próximo passo.

Único deputado eleito pelo PSL (partido do presidente Jair Bolsonaro) no estado ano passado, o Coronel Azevedo também deixou o partido e, segundo sua assessoria de imprensa, já recebeu convites de vários partidos. Entretanto, o parlamentar estaria mais próximo de fechar questão com o PSC.

Quem mais perdeu deputados até agora foi o PTC, que elegeu dois representantes no ano passado, mas já perdeu os dois. A deputada Eudiane Macedo, que deixou a legenda em junho e seu destino deverá ser o PRB. Já o deputado Ubaldo Fernandes já registrou filiação ao PL.

Ainda em março, a deputada Cristiane Dantas deixou o PPL, onde foi eleita, para se filiou ao Solidariedade, fortalecendo o partido na Casa.

Outro parlamentar que também já decidiu mudar de partido é o Kleber Rodrigues, eleito pelo Avante. Ele afirmou que tem a carta de liberação da legenda e entrou com o pedido no TRE, mesmo sem saber para que sigla seguir.

Da mesma forma, os deputados Dr. Bernardo (Avante) e Souza Neto (PHS) também podem integrar novos partidos. Mesmo sem confirmar mudança partidária, quem pode engrossar esse time da mudança partidária é o deputado Vivaldo Costa (PSD), que recebeu convite para se filiar ao PSDB. Se as mudanças se confirmarem, as trocas partidárias representarão um terço dos deputados.

banner_seridopneus-770