
A programação da 52ª Expo Seridó reservou um momento especial de valorização da cultura nordestina com a realização da Noite Cultural, nesta quinta-feira (29), no Parque de Exposições de Caicó. O evento reuniu dezenas de amantes da poesia popular, da música regional e da tradição dos violeiros, proporcionando um encontro marcado por emoção, identidade e memória.
Um dos pontos altos da noite foi a homenagem ao poeta Cícero Nascimento, símbolo da cultura seridoense e referência na arte da viola. Reconhecido por sua trajetória como repentista, Cícero emocionou o público presente e foi reverenciado como mestre e inspiração para as novas gerações de artistas populares.
A programação contou ainda com a participação de poetas, músicos e artistas locais que, com suas apresentações, reforçaram a importância da preservação e valorização da cultura regional.
Segundo Cledinaldo Oliveira, secretário adjunto da SEMAPA, a iniciativa deve servir de modelo para outras edições da Expo Seridó e de feiras agropecuárias em todo o estado. “A Noite Cultural resgata nossas raízes e oferece ao público um espetáculo de tradição e pertencimento. A cultura deve caminhar junto com o desenvolvimento do campo”, destacou.
A Noite Cultural integrou oficialmente a programação da Expo Seridó 2025, reforçando o compromisso do evento com a valorização do homem e da mulher do campo em todas as suas expressões — da produção agropecuária à arte que dá voz ao povo nordestino.
