A maior obra de segurança hídrica da história do Seridó Potiguar está cada vez mais perto de se tornar realidade. Na manhã desta quarta-feira (22), uma importante visita técnica foi realizada no canteiro de obras da Adutora do Seridó, com a presença do Diretor Nacional da CODEVASF, Henrique Bernardes, e do Secretário de Recursos Hídricos do RN, Dr. Paulo Varela, além de toda a equipe técnica do Consórcio de Empresas responsável pela execução do projeto.
Durante a visita, as autoridades puderam conferir o andamento das obras e os avanços significativos da Adutora, que irá garantir segurança hídrica para os municípios de Currais Novos, Acari e Cruzeta. Segundo os técnicos do consórcio, praticamente toda a tubulação já foi instalada, marcando uma etapa essencial do cronograma.
Ainda nesta semana, nesta terça-feira (21), equipes do Governo Federal, Governo do Estado e do Consórcio estiveram reunidas para definir metas e ações com o objetivo de concluir a obra até o final de 2025.
Entre os destaques da fase atual da construção estão:
• A estação de bombeamento 3, localizada próximo à Serra da Garganta, cuja obra foi iniciada recentemente;
• O Stand Pipe, estrutura que está sendo erguida na serra entre São Vicente e Currais Novos;
• As outras três estações elevatórias de bombeamento, já em fase de conclusão;
• A Estação de Captação e Tratamento, que se encontra em fase final de acabamento.
Já o Secretário Paulo Varela enfatizou a importância da parceria entre os entes federativos. “Governo do Estado, CODEVASF e empresas estão atuando em sintonia para garantir que o cronograma seja cumprido e a água chegue às casas do povo”.
Com previsão de conclusão até o fim de 2025, a Adutora do Seridó será responsável por transformar a realidade hídrica da região, garantindo o acesso regular e seguro à água potável para milhares de famílias. Um passo histórico rumo ao desenvolvimento sustentável do Seridó.
