Em entrevista ao Sistema Rural de Comunicação, a secretária adjunta da Secretaria Especial do PAC, Mariana Salles, destacou os avanços da execução do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Norte. Segundo ela, o estado já ultrapassou a marca de 74% de execução dos recursos previstos, com impacto direto em áreas como habitação, educação, infraestrutura urbana e rodoviária.
Na região do Seridó, Mariana ressaltou investimentos significativos em obras de saneamento, energia e transporte, como a continuidade da barragem de Oiticica, a adutora do Seridó Norte — com 113 km de extensão e investimento de R$ 290 milhões — e a implantação da Infovia do Potiguar, que levará internet de qualidade a milhares de potiguares por meio de mais de 2 mil km de fibra ótica.
No setor habitacional, o programa Minha Casa, Minha Vida selecionou mais de 8 mil moradias na faixa 1 em 73 municípios potiguares desde 2023. Na educação, foram entregues escolas, creches e ônibus escolares por meio do PAC Seleções. “O presidente Lula determinou a retomada de obras paralisadas e o fortalecimento da infraestrutura educacional, com foco também no ensino em tempo integral e no transporte escolar”, afirmou a secretária.
Sobre o processo de seleção, Mariana explicou que os municípios enviam propostas com cartas de manifestação de interesse. Após o enquadramento e análise documental, os projetos passam à fase de habilitação e seleção. Em 2023, o RN teve 249 empreendimentos contemplados — incluindo 24 escolas em tempo integral, 41 creches e 69 ônibus escolares. Em 2024, o estado enviou 979 novas propostas, que estão em análise para execução entre 2025 e 2026.
