Em artigo encaminhado ao blog, o professor Thiago Costa afirma que defesa da pauta da categoria ficou em segundo plano no Sinte Caicó
Confira na íntegra.
A DEMOCRACIA NA REGIONAL DO SINTE-CAICÓ ESTÁ FERIDA DE MORTE E A DEFESA DA PAUTA DA CATEGORIA FICOU EM SEGUNDO PLANO.
*Prof. Thiago Costa
Na tarde de ontem, 14 de fevereiro, ocorreu a “Assembleia Geral” da Regional do Sinte-Caicó para escolha dos delegados para a IV Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, a qual ocorrerá nos próximos dias 17, 18 e 19 de março, tendo como tema: Reconstruir o Brasil com os educadores e educadoras.
No entanto, cabe destacar a forma antidemocrática como ocorreu a escolha dos delegados. A coordenação da Regional do Sinte fez a convocação, apenas, por um grupo de Whatzapp, sem pregar um cartaz nas escolas, sem dialogar com a categoria, sem nenhuma divulgação do evento e sua programação.
Ao não mobilizar a participação da categoria, os membros da Coordenação da Regional foram maioria no evento e na escolha dos delegados, garantido a hegemonia de seus membros no Congresso da CNTE.
Dessa forma, a coordenação da Regional de Caicó descumpre o próprio estatuto da entidade que traz em seu Artigo 36, Parágrafo Único, a seguinte orientação: “As assembleias que não tiverem as suas pautas divulgadas antecipadamente, poderão ser anuladas.”
É preocupante os rumos que vem tomando a Regional do Sinte-Caicó, com sua postura antidemocrática, manipuladora, incapaz de qualquer mobilização da categoria que não seja em pról dos interesses do grupo dominante que se perpetua na estrutura sindical dessa entidade.





