O projeto de pesquisa A questão agrária do Seridó Potiguar: dinâmica de uso, posse e propriedade de terra está com duas vagas abertas para bolsistas de iniciação científica, com remuneração de R$ 400. Estão aptos a participar os estudantes matriculados em Geografia no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). As inscrições estão abertas até 24 de agosto, por meio do formulário do processo seletivo.
Os candidatos inscritos também devem fornecer histórico escolar e currículo Lattes para análise. Após essa fase, os interessados participarão de uma entrevista via Google Meet, como está previsto no edital do processo seletivo. Os selecionados vão participar de atividades, cursos, minicursos, oficinas, entre outros encontros relacionados ao projeto, além de práticas de leitura, interpretação, debate e produção de textos sobre a questão agrária no Seridó potiguar.
A pesquisa, coordenada pelo professor Leandro Vieira Cavalcante, ligado ao Departamento de Geografia (DGC) do Ceres, tem como foco analisar o uso, a posse e a propriedade da terra na região do Seridó, considerando aspectos sociais, econômicos e territoriais do local. O projeto procura identificar as principais práticas agrícolas características do Seridó, bem como o uso e o acesso à terra, as dinâmicas das classes sociais presentes no campo, a concentração fundiária, entre outros temas importantes para a pesquisa.
