Desenvolvido pelas professoras Jessiane Fernandes e Raimunda Francinete, junto a alunos da Escola Municipal Maria Fernandes da Silva, sediada no bairro João Paulo II em Caicó, o Projeto Cidadão: Cidadania na Escola terá seu relatório entregue à Câmara Municipal. A idéia das professoras e dos alunos é entregar o relatório a todos os vereadores.
De acordo com Jessiane, o projeto surgiu com o propósito de despertar nos alunos o debate o sobre os direitos e deveres de um cidadão, para exercer de forma plena a cidadania. “Foi necessário que os alunos fizessem o exercício de enxergar os problemas no bairro junto a sua família por meio de entrevista. A família refletiu sobre as perguntas, enviou as respostas e foi discutido em sala de aula”, explicou.
Chegou-se à conclusão de alguns problemas primordiais no bairro como: o saneamento básico que não contempla todo o bairro, nenhuma rua é calçada, não há um local para que as crianças brinquem, não existe uma praça, a coleta de lixo não é frequente, há muito lixo no bairro, existe uma quadra construída pela população, mas que não está em boas condições de uso, está faltando remédio no posto de saúde, o laboratório de informática e a biblioteca da escola que desde a gestão anterior essas salas foram iniciadas e não foram concluídas.
“Após esse levantamento, refletiu-se sobre o que os representantes desta cidade tem feito pelo bairro nos últimos 7 anos, não houve lembrança sobre melhorias que acontecesse no bairro durante esse período. Então se iniciou questionamentos como: por que o bairro era invisível aos olhos dos representantes políticos dessa cidade? As informações da população constam que só visitam o bairro em época de campanha”, destacou a professora.
Após as discussões em sala de aula, o próximo passo foi dar visibilidade ao Projeto, através de alguns cartazes, com as entrevista realizada junto aos pais para realização de um Ato Público em frente à escola e nas ruas do bairro, além de entrevistas em programas de rádio.
