Risco em barragem leva Vale a tirar 500 pessoas de casa em Barão de Cocais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ao menos 500 pessoas tiveram que deixar suas casas na madrugada desta sexta-feira (8) em Barão de Cocais (MG) após um aviso de ruptura da barragem Sul Superior da mina Congo Soco, da Vale. Sirenes alertaram a população para evacuar a área, em plano de emergência acionado pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Por meio de nota, a Vale destacou que a medida é preventiva e foi realizada após a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura ser negada por uma consultoria internacional, a Walm. Por isso, a mineradora deu início ao nível 1 de seu Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10/2)”, diz trecho do comunicado da mineradora.

A prefeitura de Barão de Cocais, em sua página do Facebook, disse ter sido alertada de um “desnível na estrutura” e afirmou que os moradores estavam sendo encaminhados ao ginásio da cidade onde receberiam abrigo temporário.

“Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio. O evacuamento está sendo realizado por precaução”, diz o comunicado.

A ação ocorre exatamente 15 dias após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, localizada a cerca de 140 km de Barão de Cocais. A tragédia deixou, até o momento, 157 mortos e 182 desaparecidos.

Em redes sociais, moradores da região registraram o susto diante da sirene, disparada durante a madrugada. O alerta soou nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras. Por Yahoo Notícias

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770