RN registra chuvas intensas e previsão anima interior

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O interior do Rio Grande do Norte teve chuvas intensas durante o fim de semana. Na região Oeste e Seridó, onde a escassez de água provocou a redução gradual dos níveis dos reservatórios, as chuvas foram significativas durante os três últimos dias. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas prosseguirão até o fim do carnaval.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, as regiões que tiveram maior volume de chuvas no último final de semana, no interior do estado, foram a Chapada do Apodi – que na noite de sábado (30) e início de domingo (31), chegou a registrar 78 milímetros de chuva generalizada – Caraúbas e toda a região do Médio Oeste potiguar. Em Assu, também no Oeste, carros ficaram debaixo d’água devido às chuvas.

No sábado, houve chuvas de 70 a 80 milímetros no Vale do Piranhas. Em Currais Novos foram registrados 30 a 40 milímetros de chuvas, e no domingo voltou a chover forte. A região de Angicos também registrou chuvas, porém o boletim para o município ainda não foi divulgado. Na sexta-feira a noite, segundo Bristot, a chuva chegou forte e com muita ventania em Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta, com níveis de 30 a 40 milímetros.

“As águas do Oceano Atlântico Norte estão com temperaturas mais baixas que as águas do Oceano Atlântico Sul nos últimos dias, o que liberou mais umidade e chuvas intensas no litoral nordestino”, explicou Bristot.

A previsão para os próximos dias, de acordo com meteorologista, é de mais chuvas até a terça-feira de carnaval. “No interior, as chuvas acontecem do fim da tarde até o início da noite, em maior volume, até a próxima sexta-feira (5). Para o litoral a previsão também é de chuva, mas elas devem ocorrer com mais intensidade entre o sábado e a terça-feira de carnaval”, afirmou Bristot, ressaltando que as amostras meteorológicas apontaram que a Chapada do Apodi, Seridó, Chapada de Angicos e Pedro Avelino foram as regiões onde mais choveu entre a última sexta-feira e noite do domingo.

Em uma reunião marcada para o dia 18 e 19 de fevereiro, em Natal, deverão ser analisados indicativos de chuvas para os meses de março, abril e maio. De acordo com o Dnocs, as chuvas das últimas duas semanas despejaram 14 bilhões de litros de água na Barragem do Açu e a medição de hoje indica 489,5 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 20,4% da capacidade do reservatório.