Sebrae-RN leva produtores do Seridó à Festa do Boi 2025 com caravanas voltadas ao leite e ao mel

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Produtores rurais e técnicos da região do Seridó vão participar da Festa do Boi 2025 em caravanas organizadas pelo Sebrae-RN. A feira, considerada a maior do Nordeste, acontece no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim de 10 a 18 de outubro, reunindo exposição e comercialização de animais, palestras, workshops e seminários sobre inovação, manejo e sustentabilidade no campo.

Com foco na valorização das principais cadeias produtivas do estado, o Sebrae promoverá duas caravanas partindo do Seridó, com programações voltadas à apicultura e à pecuária leiteira — atividades estratégicas para o desenvolvimento do semiárido potiguar.

A primeira caravana será no dia 12 de outubro, com o tema “Apicultura e Meliponicultura”, saindo de São João do Sabugi às 5h e passando por Caicó, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas, com retorno previsto para 18h. A segunda ocorrerá em 17 de outubro, com o tema “Inovação na Cadeia do Leite”, partindo da Agência do Sebrae em Caicó e passando por Jardim do Seridó, Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

A iniciativa reforça o papel do Seridó como a maior bacia leiteira do Rio Grande do Norte. Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, o estado produziu, em 2024, 394,5 milhões de litros de leite, o equivalente a 1,09 milhão de litros por dia. O valor da produção somou R$ 981 milhões, consolidando a pecuária leiteira como um dos pilares da economia rural potiguar. Dos dez maiores produtores de leite do RN, nove estão localizados no Seridó. Caicó lidera o ranking estadual, com 122,8 mil litros por dia, seguido por Jucurutu, Jardim de Piranhas, Cruzeta, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Santana do Matos, São João do Sabugi e São José do Seridó.

De acordo com a analista técnica do Sebrae-RN, Kessianny Cristina, as caravanas são uma oportunidade para os produtores locais ampliarem seus conhecimentos e fortalecerem a produção regional.

“Aqui no Seridó, a vocação é a pecuária. Teremos duas caravanas para que produtores e técnicos participem de seminários, conheçam a Festa do Boi e tenham acesso a informações técnicas. A região é a maior produtora de leite e queijo do estado, e queremos intensificar as boas práticas para que o sertanejo viva bem no campo”, destacou.

Ela ressalta que a ação também favorece a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões. “É uma oportunidade de aprendizado coletivo. A cada edição, os participantes voltam com novas ideias que podem aplicar em suas propriedades”, completou Kessianny do Sebrae.

Para o agropecuarista Valdir Canuto, de Caicó, participante assíduo das caravanas, a Festa do Boi é uma experiência transformadora. “A Festa do Boi é muito interessante para quem trabalha no campo. A gente se atualiza, faz cursos práticos, conhece novas tecnologias e ainda pode adquirir animais e equipamentos. Todo ano volto com aprendizados novos”, contou. Valdir, que possui propriedades em Caicó e Jardim do Seridó, afirmou que pretende investir em novos reprodutores de caprinos da raça Kalahari neste ano. “No ano passado, trouxe um boer. Todo dia no agronegócio aparece uma novidade, e lá é o lugar certo para se atualizar”, completou.

As inscrições para as caravanas podem ser feitas online ou presencialmente na agência do Sebrae em Caicó. A taxa simbólica de R$ 20 dá direito a transporte e almoço. As saídas acontecerão às 5h da manhã, com retorno às 18h, garantindo um dia inteiro de aprendizado, networking e imersão no maior evento agropecuário do Nordeste.

Inscrições para caravanas:
Seminário Apicultura – 12/10: https://forms.office.com/r/ynKfafETr6
Seminário Inovação na Cadeia do Leite – 17/10: https://forms.office.com/r/LEw7U0W8zZ

banner_seridopneus-770

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *