Uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh) busca resolver o problema de abastecimento na região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo o secretário Mairton França, em 2016, o governo estadual conseguiu junto à Agência Nacional de Águas (ANA) recursos em torno de R$ 7 milhões para projeto a integração de bacias no Seridó, que deve promover a segurança hídrica na região.
“A ideia é que a gente tenha duas grandes adutoras tronco no Seridó, ambas partindo de Oiticica, ou até mesmo da transposição do Rio São Francisco, que chegarão até Oiticica, e a partir daí teremos pequenas adutoras integrando os outros reservatórios do Estado”, afirmou França, acrescentando que para consolidar estas obras serão necessários pelo menos um investimento de R$ 1 bilhão.
França explica que uma empresa de consultoria já foi contratada pelo governo e está elaborando estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e elaborando projetos para integrar as bacias.
Esses projetos devem beneficiar cerca de 300 mil pessoas, a partir da rede de adutoras que vão captar água na Barragem de Oiticica, que está com 60% das obras concluídas. Atualmente os técnicos da SEMARH estão removendo as famílias das áreas que serão alagadas. Além de assegurar o abastecimento humano, disponibilizará água para produção, no caso da fruticultura irrigada.
https://www.youtube.com/watch?v=hnWIig_Sw2E
