Seridó se destaca com bons índices de vacinação contra a Febre Aftosa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

2e28f3ba-cab8-40f6-b9ed-12c7b9b275c7-768x576

A região do Seridó se destaca entre as demais no Rio Grande Norte com bons índices de vacinação contra a Febre Aftosa. O relato foi  do diretor do setor de inspeção e sanidade animal do IDIARN, Renato Dias em entrevista a imprensa, onde enfatizou que a região atinge entre 98 e 99% de cobertura. Neste contexto, os municípios  Caicó e Currais Novos abrigam as principais criações e também os principais rebanhos, seja de uma genética qualificada ou não.

A campanha foi iniciada em todo o Estado no dia 01 de maio com meta de imunizar acima de 97% de todo o rebanho que corresponde em torno de 930 mil animais. Até o momento já foram imunizados 30% do rebanho vacinado e declarado, onde a declaração vai até o próximo dia 15 de junho.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes. O RN foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Desde que conseguiu a classificação, sonhada há décadas pelos criadores potiguares, o Estado passou a estar apto a exportar seus animais para qualquer país do mundo.