Apesar de ainda em pequena quantidade, já existem adesões de pessoas do Seridó ao Programa de “Doação Voluntária de Corpos para Estudos Anatômicos”, do Departamento de Morfologia da UFRN.
A informação foi confirmada por Eudes Euler de Souza Lucena, professor da Área de Anatomia Humana do Curso. No Estado, existem mais de 200 pessoas cadastradas.
De acordo com a própria UFRN, a utilização do cadáver para efeitos didáticos não deve ser ignorada e é imprescindível, uma vez que cirurgias, diagnósticos e prognósticos realizados pelos diferentes profissionais das áreas relacionadas à saúde devem ser corretamente executados e interpretados.
No entanto, o material humano para estudo está cada vez mais raro de ser disponibilizado, o que compromete a qualidade do ensino oferecido. Por este motivo, a exemplo de como é realizado em outros países, a UFRN vem intensificando a campanha voluntária de corpo para o estudo anatômico, para que através dos corpos doados possamos continuar formando profissionais com elevado grau de conhecimento da Anatomia Humana para sua atuação profissional em toda nossa sociedade.
