Trapiá exibiu filmes para grupos de CRAS e CREAS de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Trapiá Filmes que faz parte da Associação Cultural Trapiá exibiu três filmes no último dia 10, para idosas dos serviços CREAS e CRAS da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, de Caicó.

Em janeiro, a SEMTHAS busca desenvolver atividades de Colônia de Férias nos serviços socioassistenciais e a exibição de curtas metragens no Anfiteatro do CERES/UFRN, foi uma proposta da Trapiá Filmes, como forma de levar a este público, as produções realizadas no município, com roteiros, cenários e personagens de identidade com o sertão.

Houve exibição dos filmes “Agora Sou Negro”, que conta a história de André Vicente, historiador e artista visual de Caicó, “Condenadxs”, que traz em dança, o tema da vulnerabilidade e “Mariana e Ludovina” que trata de duas sertanejas fortes, que entre encontros e desencontros, lutam por suas famílias e priorizam o amor aos filhos. Os filmes são realização da Trapiá Filmes e os projetos foram contemplados no edital da Lei Paulo Gustavo no Município de Caicó.

Com um público de 50 pessoas no anfiteatro da UFRN, houve cinema e roda de conversa entre a equipe da Trapiá Filmes, os profissionais da SEMTHAS, e o público dos serviços. “Parcerias como essas fortalecem a efetivação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, junto às mulheres, que ainda precisam de proteção social devido à desigualdade, preconceitos e discriminação, empoderando para o combate a violência de gênero, valorizando a figura feminina na sociedade e promovendo a equidade e a igualdade”, disse Marcelo Leal, coordenador do CREAS em Caicó.

As próximas exibições serão dia 21 de janeiro, no CERES/UFRN, para alunos do curso de História, e em 12 de fevereiro, na Escola Estadual Antônio Aladim.