Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar se link tem fake news sobre eleições

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no WhatsApp ganhou uma atualização na segunda-feira (5) para permitir buscas sobre assuntos e links que circulam na internet. Com isso, eleitores podem verificar se conteúdo é falso ao pesquisar sobre ele no aplicativo.

A ferramenta foi criada para as eleições de 2020 e voltou a ser atualizada em abril de 2022. O “Tira-Dúvidas do TSE” conta com mais de 530 mil inscritos, segundo o tribunal. Para usar o serviço, basta salvar o número (61) 9637-1078 na sua lista de contatos, acessar o link wa.me/556196371078 ou apontar a câmera do seu celular para o QR Code abaixo.

Powered by WPeMatico

WhatsApp monta batalhão com 200 advogados antes de eleições no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O WhatsApp montou um batalhão de 200 advogados para atender eventuais pedidos de juízes pelo país na reta final da campanha eleitoral brasileira, com a empresa controlada pela Meta se preparando para enfrentar eventuais decisões e consultas, informou à Reuters o chefe de políticas públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan.

Aplicativo de mensagens mais usado do país, o WhatsApp ganha ainda mais atenção pública em anos de eleição, como o atual, dada a crescente busca do serviço para disseminação de notícias falsas, mas também de decisões judiciais.

Diferente de mídias sociais como Facebook e Twitter, o WhatsApp não faz moderação de conteúdo das mensagens compartilhadas na sua plataforma, afirmando que elas são protegidas por criptografia. No entanto, todas as mídias sociais têm sido cobradas a fazer mais para evitar a disseminação de discursos de ódio e a veiculação de notícias falsas.

Powered by WPeMatico

Moraes nega pedido do governo e proíbe propaganda da ‘Semana Brasil’ em período eleitoral

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, negou nesta segunda-feira (5) o pedido de autorização do governo para veicular uma propaganda chamada “Semana Brasil”.

A publicidade tinha como objetivo estimular o consumo a partir da mobilização do setor do varejo, com oferta de preços e condições especiais para produtos e serviços.

O ministro lembrou que, durante o período eleitoral, propagandas institucionais do governo só podem ser veiculadas se houver “urgência e a gravidade de necessidade pública”. E disse que isso não ficou comprovado no caso concreto.

“A despeito da relevância da ação, nada impede que o setor interessado assim o promova, com a adoção de outras medidas por parte da Administração Pública que não seja a divulgação da campanha, considerando especialmente se tratar de uma parceria privada”, afirmou.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Com baixa adesão, Ministério da Saúde vai prorrogar campanha de vacinação contra a poliomielite

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro diante da ainda baixa cobertura vacinal contra a doença. O prazo inicial da campanha que começou em 8 de agosto era até esta sexta-feira (9).

Até o momento, segundo dados do Ministério, 34% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina que previne contra a paralisia infantil. A meta do Ministério é vacinar 95% do público-alvo de 14,3 milhões de pessoas.

A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Caicó vai sediar entre os dias 08 e 10 de setembro no Ceres da UFRN o I Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O evento tem como objetivo propiciar aos licenciandos, professores, gestores e pesquisadores um espaço para debater sobre o cenário tão preocupante do ensino e aprendizagem da matemática no País.

De acordo com a Professora Etienne, uma das coordenadores do evento, o Encontro acontecerá formato híbrido e com varias atividades presenciais e ja conta com mais de 300 inscritos de vários estados brasileiros e conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

O evento promete reunir palestrantes de várias regiões do Brasil e de outros países. Um deles é o Professor Miguel Ribeiro, da Unicamp na cidade de Campinas em SP. O professor Miguel é graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade da Beira Interior, Portugal. Realizou o mestrado em Matemática pela Universidade de Coimbra, mestrado em Didática da Matemática pela Universidade de Huelva na Espanha e doutorado em Didática da Matemática também pela Universidade de Huelva. Passou como pesquisador visitante pelas universidades do Reino Unido; Estados Unidos; Barcelona; Huelva; Itália; Chile; México; Noruega.

Cármen Lúcia manda redes sociais excluírem postagens que ligam Lula a invasões de igrejas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta segunda-feira (5) que redes sociais excluam postagens do deputado Eduardo Bolsonaro(PL-SP) que associam o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva a invasões de igrejas e perseguição a cristãos.

Cármen Lúcia atendeu a um pedido dos partidos que formam a federação de apoio à candidatura de Lula. A campanha alegou ao TSE que as publicações representavam propaganda eleitoral irregular negativa e veiculação de desinformação na internet.

Segundo a ministra, as postagens divulgam informações falsas. “Não são críticas políticas ou legítima manifestação de pensamento. O que se tem é mensagem ofensiva à honra e imagem de pré-candidato à presidência da República, com divulgação de informação sabidamente inverídica”, escreveu a ministra na decisão.

Powered by WPeMatico

Ipec: 85% dos brasileiros acreditam que fake news podem influenciar as eleições deste ano

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dados da pesquisa Ipec encomendada pela Globo, divulgados nesta terça-feira (6), apontam que a grande maioria dos eleitores brasileiros (85%) acredita que as fake news podem impactar na eleição deste ano. Os que dizem que as fake news não devem influenciar são 12%, enquanto os que não sabem ou não responderam são 3%.

Os mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos, são os que mais acreditam (91%) que as notícias falsas podem ter algum impacto na eleição. O número cai à medida que o eleitor fica mais velho, chegando ao mínimo (75%) entre eleitores com 60 anos ou mais.

O instituto também perguntou se, ao receber uma notícia, o entrevistado busca verificar se as informações são verdadeiras.

Sempre verificam: 43%

Às vezes verificam: 27%

Raramente verificam: 12%

Nunca verificam: 15%

Não sabem ou não responderam: 2%

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bancos fecham neste 7 de Setembro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No feriado da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (7), não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na quinta-feira (8), o dia é normal nos bancos. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking.

Contas de consumo – como água, energia e telefone, por exemplo – que tiverem o dia 7 de setembro como vencimento poderão ser pagas na quinta-feira (8), sem acréscimo de juros, quando as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes.

De acordo com a Febraban, normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Debate de candidatos ao governo é marcado por críticas a Fátima Bezerra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quatro candidatos ao governo do Estado se encontraram ontem (5) no debate promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação. Na ocasião, responderam questionamentos entre si, feitos por jornalistas e por entidades empresariais sobre temas variados, com destaque para o desenvolvimento econômico do Estado.

A ausência da governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, fez os candidatos Clorisa Linhares (PM), Daniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (SD) e Styvenson Valentim (Podemos), enfatizarem as críticas à sua gestão.

Com a ideia de fazer um debate  propositivo, com a apresentação de ideias e dos caminhos para levar o estado ao desenvolvimento, dentro dos planos de governo de cada um, os candidatos destacaram a necessidade de enxugar a máquina pública, reduzindo os custos com pessoal.

Em vários momentos os participantes fizeram referência à ausência da governadora criticando a sua gestão. A assessoria da governadora informou em nota que a governadora está em agenda na região Oeste do Estado até a próxima quarta-feira, priorizando o contato direto da candidata com a população, já que o tempo de campanha é curto.

Powered by WPeMatico

Pacheco e Barroso se reúnem nesta terça para discutir o piso salarial da enfermagem

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), têm uma reunião na tarde desta terça-feira (6) para discutir o piso salarial da enfermagem.

Decisão de Barroso no domingo (4) suspendeu a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro que criou o piso e estabeleceu o valor em em R$ 4.750.

O piso seria pago pela primeira vez nesta segunda, e valeria para os setores público e privado. O valor ainda serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

O ministro ressaltou que é preciso valorizar a categoria, mas que neste momento “é necessário atentar aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados”. Para Barroso, Legislativo e Executivo não cuidaram das providências para viabilizar a implementação do piso.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Conselho critica suspensão do piso salarial dos enfermeiros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Entidades representativas de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Rio Grande do Norte criticam a suspensão da lei que estabeleceu o piso salarial da categoria, determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), no domingo (4).

O Conselho Regional de Enfermagem do RN (Coren) e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-RN) afirmam que lutarão para o cumprimento do piso, fixado em R$ 4.750 para os setores público e privado e que seria pago pela primeira vez nesta segunda-feira (5).

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren/RN), Manoel Egídio, disse que a decisão do ministro pegou a categoria de surpresa. Ele criticou a justificativa usada pelo STF para suspender a Lei.
“O ministro Barroso está solicitando informações sobre os impactos financeiros, tanto nos entes públicos quanto privados, mas tudo foi discutido num grupo de trabalho na Câmara Federal. Inclusive, como relatou o ex-ministro [Alexandre) Padilha, as discussões foram apresentadas em estudo pela Federação dos Hospitais, pelas entidades da enfermagem e pela Federação Nacional dos Municípios”, critica Egídio.

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Natal lança campanha de prevenção do câncer infantojuvenil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O câncer infantojuvenil ainda representa no Brasil a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, com índice em torno de 8%. Em muitos casos o início do tratamento acontece tardiamente, diminuindo as chances de cura que é de 80% quando o diagnóstico é precoce.

Para mobilizar a sociedade a estar atenta aos sinais e, dessa forma reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas, a Prefeitura de Natal lançou este ano a campanha “Saber cedo é se encher de esperança”, destinada a alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer infantil. A campanha integra o movimento Setembro Dourado e será veiculada nas rádios, tvs e usando a mídia externa para chamar a atenção para o tema, além da internet, levando informações à população. 

“Mais um ano damos as mãos às entidades médicas e de assistência às famílias que trabalham com o câncer infantil para levar informação à população e alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer infantil. Como médico e prefeito, acredito que é fundamental essa parceria entre o Poder Público e as instituições privadas para levar a frente ações como essas que todos os anos desenvolvemos na busca da medicina preventiva”, disse o prefeito Álvaro Dias. 

Powered by WPeMatico

Eleições 2022: Pedidos para voto em trânsito crescem 278% em relação a 2018; são 333 mil no 1º turno

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O número de eleitores que pediu voto em trânsito para o primeiro turno das eleições deste ano cresceu 278% em relação a 2018. Foram 332,5 mil neste ano, ante 88 mil na disputa anterior, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para um eventual segundo turno, foram 314,8 mil solicitações, enquanto em 2018 o número foi de 83,5 mil, um crescimento de 277%.

De acordo com o TSE, os eleitores ou as eleitoras ausentes do seu domicílio eleitoral tanto no 1º como no 2º turno que solicitaram a mudança poderão votar em qualquer capital ou em municípios com mais de 100 mil eleitores.

Quem estiver fora da cidade onde mora, mas dentro do mesmo estado do domicílio eleitoral, pode votar para todos os cinco cargos em disputa: deputado estadual, deputado federal, senador (um por unidade federativa), governador e presidente.

Já caso o eleitor esteja fora do estado de origem, poderá votar apenas para presidente da República. As pessoas inscritas no exterior, que estiverem em trânsito no Brasil, também só podem votar para o chefe do Executivo nacional.

Powered by WPeMatico

Quase metade do eleitorado diz não votar em Bolsonaro de jeito nenhum; Lula é rejeitado por 36%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (5), encomendada pela Globo, indica que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), é rejeitado por 49% do eleitorado brasileiro, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem 36% de rejeição. Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 29 de agosto, Lula estacionou, e Bolsonaro oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula tem maior reprovação entre pessoas com renda familiar de mais de 5 salários mínimos (55% dizem não votar no petista de jeito nenhum) e evangélicos (52%). Bolsonaro, por sua vez, é mais rejeitado entre pessoas sem religião ou que não professam as fés católicas ou evangélicas (58%) e entre moradores do Nordeste (58%).

Powered by WPeMatico

Presidente da Uefa diz que Copa de 2030 será em Portugal e na Espanha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, surpreendeu nesta segunda-feira (5) ao afirmar “ter certeza” de que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em Portugal e Espanha. Espanhóis e portugueses apresentaram candidatura conjunta para receber o Mundial em junho do ano passado.

“Tenho a certeza de o Mundial 2030 vai ser disputado em Portugal e Espanha, dois países que sentem o futebol”, afirmou o dirigente, na abertura do Football Talks, evento organizado pela Federação de Portugal de Futebol, em Lisboa. “É uma candidatura vencedora e faremos tudo para ajudar estes países que têm paixão pelo futebol, vivem e respiram futebol e têm boas infraestruturas.”

Trata-se da segunda vez que os países ibéricos apresentam candidatura conjunta para sediar a Copa. Em 2010, Portugal e Espanha tentaram receber o Mundial de 2018, que acabou ficando com a Rússia. O Catar sediará o grande evento entre novembro e dezembro deste ano. E a próxima Copa será dividida entre Estados Unidos, Canadá e México em 2026.

Powered by WPeMatico

Ipec: Lula segue com 44%; Bolsonaro tem 31%; Ciro, 8%; Tebet, 4%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (5), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022. Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 29 de agosto, Lula se manteve com o mesmo percentual; Bolsonaro oscilou um ponto para baixo –na ocasião, tinha 32%. Segundo o Ipec, o resultado indica um cenário de estabilidade na disputa.

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 8% das intenções. Simone Tebet (MDB) tem 4%. Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à pesquisa anterior do Ipec e se mantiveram empatados no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Felipe d’Avila segue com 1%, como na semana passada. Soraya Thronicke (União Brasil) também aparece com 1%. Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB)Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.

Powered by WPeMatico