Dr. Tadeu consegue licença prévia do IDEMA para construir o CISCOM em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

Após regularizar o terreno e encaminhar a documentação para a Caixa Econômica Federal no sentido de agilizar a viabilização do CISCOM – Centro Industrial de Serviços e Comércio do Seridó, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, recebeu nesta quarta-feira, 26, do IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, a viabilidade ambiental do empreendimento.

“Este foi mais um importante passo para a realização de um sonho antigo dos empreendedores do Seridó e de Caicó, que sonham com esse distrito industrial, de comércio e serviços. Vamos seguir na luta”, afirmou Dr. Tadeu.

O IDEMA concedeu a licença prévia na área de 49,97 hectares no Sítio Riacho do Meio, Rodovia RN 118 – Km 16, Zona de Expansão Urbana, Município de Caicó/RN.

banner_seridopneus-770

Estudos meteorológicos mostra que expectativa que o período de chuvas inicie antes do esperado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

De acordo com os estudos meteorológicos, o período chuvoso do próximo ano poderá iniciar bem antes do que se espera. Aumentou em 75% a chance de que o La Niña continue presente durante os próximos meses de dezembro de 2022 e em janeiro e fevereiro 2023. No entanto, após o fim do fenômeno climático e algum período de neutralidade, começam a surgir chances da volta do El Niño.

O período das chuvas no Seridó é esperado com grande expectativa pelos sertanejos, que aguardam uma quadra chuvosa que proporcione o bem-estar da vida no sertão do semiárido potiguar. Nesse sentido, as experiências de inverno são uma forma de amenizar a expectativa das chuvas.

A previsão veio do Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade para (IRI, na sigla em inglês), da Universidade de Columbia. De acordo com a meteorologista Cindy Fernández, do Servicio Meteorológico Nacional (SMN) argentino, “quando chegar o verão, o que se observa nas previsões é que [La Niña] tenderá a enfraquecer, pelo que começarão a atuar outros fatores que irão contribuir ou inibir seus efeitos”.

Governo Federal atrasa repasses para obras de Oiticica e compromete cronograma

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Oiticica_SEMARH-1110171

O Governo Federal não realizou o repasse dos recursos financeiros, em torno de R$ 146 milhões, para a execução e conclusão das últimas etapas de construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu. A ausência dos recursos impossibilita o cumprimento do cronograma e entrega das obras em dezembro deste ano, como prevê o contrato, do qual o Governo do Estado é o gestor.

A ausência desses recursos comprometeu a entrega da obra dentro do prazo estabelecido. Diante desse cenário, o Governo do RN, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, que executa a obra, foi obrigado a solicitar ao Governo Federal a prorrogação do termo de compromisso 001/2013 para a construção da barragem Oiticica.

A prorrogação do termo de compromisso solicita que a nova data de entrega da Barragem seja dezembro de 2023. Embora com ausência de repasse, o Governo do RN já iniciou o fechamento da barragem. Essa semana, concluiu o aumento da cota, isto é, aumentou a parede do reservatório. Com isso, a barragem que acumulava 16 milhões de metros cúbicos de água, está com capacidade ampliada para acumular 50 milhões de metros cúbicos, garantindo a segurança hídrica, com abastecimento humano e irrigação à agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico da região.

Apesar do pedido de prorrogação, também segue em processo de licitação as agrovilas de São Fernando e Jardim de Piranhas, obras sociais que fazem parte do Complexo Oiticica e beneficiarão 112 famílias.

As famílias de agricultores serão transferidas para a agrovila porque moram e tiram o seu sustento da zona rural e suas casas estão localizadas na área inundável da bacia hidrográfica da barragem Oiticica.

As agrovilas foram planejadas respeitando o modo de vida dessa população rural: receberão casas novas com abastecimento de água e energia elétrica, lotes de terra individuais e de produção coletiva e associação comunitária. A agrovila de Jardim de Piranhas terá escola e posto de saúde.

Em junho deste ano, o Governo do RN já entregou as obras sociais em Jucurutu: a agrovila Raimundo Nonato e a cidade de Nova Barra de Santana.

SOBRE A BARRAGEM

A Barragem Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN, a quinta maior do Brasil, sendo o terceiro maior reservatório do estado. Quando concluída, a barragem beneficiará 43 municípios e mais de 800 mil pessoas.

Lagoa Nova e Bodó têm suspensão de abastecimento entre os dias 28 e 31 de outubro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

As cidades de Lagoa Nova e Bodó estarão com o abastecimento suspenso de 28 a 31 de outubro. No período, o abastecimento será feito para as comunidades rurais atendidas pela adutora Serra de Santana, que é operada pelo CONISA. No final da tarde de segunda-feira (31) o envio de água retorna para Lagoa Nova e Bodó. O prazo de normalização do abastecimento para essas cidades deve ocorrer até a sexta-feira (4).

O rodízio nesta região do Seridó tem sido necessário porque no segundo semestre existe aumento de consumo de água. A região não teve chuvas suficientes para promover a recarga de diversos mananciais. Por esse motivo, é importante que a população utilize o uso racional da água, corrigindo vazamentos em imóveis e evitando o desperdício.

banner_seridopneus-770

Ministro mantém liberação de consignados a beneficiários de programas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A norma que amplia a margem de crédito consignado e prevê a liberação dessa modalidade para beneficiários de programas sociais teve a validade mantida pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele, em sua decisão divulgada nessa quarta-feira (26), rejeitou o pedido de medida cautelar feito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7223.

O PDT questiona a mudança nas regras de acesso aos empréstimos consignados determinadas pela Lei 14.431/2022. Entre as alterações está a autorização para que os cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de programas federais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, possam fazer empréstimo consignado.

Powered by WPeMatico

PTB aprova fusão com Patriota e novo partido vai se chamar Mais Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As direções nacionais do PTB e do Patriota aprovaram nesta quarta-feira, 26, a fusão entre os dois partidos. O nome da nova legenda será Mais Brasil e o número adotado, 25. A união foi selada após as duas siglas não terem conseguido atender as exigências da cláusula de barreira, que asfixia o funcionamento de partidos pequenos ao não liberar para eles recursos e tempo de propaganda.

O ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson não ocupará cargos no novo partido e não deve estar nem entre os filiados. Para ser oficializado, o casamento ainda precisa passar pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A fusão consolida um processo de desidratação do PTB, que originalmente dizia representar o legado trabalhista do ex-presidente Getúlio Vargas. No período da redemocratização, porém, a legenda passou a ser integrada por Jefferson. Em 2005, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o então deputado foi o delator do mensalão.

Powered by WPeMatico

Bolsonaro chama comandantes militares para reunião ministerial antes de ofensiva contra TSE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou os três comandantes das Forças Armadas para uma reunião na noite desta quarta-feira (26), na qual foi discutido o suposto boicote à propaganda de rádio e televisão da campanha do chefe do Executivo.

Após o encontro, o mandatário concedeu uma entrevista coletiva à imprensa em que anunciou que irá recorrer “às últimas consequências” da decisão do ministro Alexandre de Moraes de arquivar a ação em que a sua chapa alega que houve supressão de inserções de rádio no Norte e no Nordeste. Bolsonaro disse que Moraes “matou no peito” a ação.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Moraes nega pedido para investigar inserções nas rádios

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, negou na noite desta quarta-feira (26) pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) para investigar a alegação de irregularidades em inserções eleitorais por emissoras de rádios. Para Moraes, os dados apresentados pela campanha sobre supostas irregularidades são inconsistentes.

Na mesma decisão, Moraes:

aciona o procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, para apurar “possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito” por parte da campanha de Bolsonaro;

aciona a Corregedoria-Geral Eleitoral para apurar eventual desvio de finalidade no uso do Fundo Partidário para a contratação de uma auditoria que embasou as denúncias;

determina o envio do caso para o Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que atenta contra a democracia.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia Civil deflagra operação de combate a roubos em residências e propriedades rurais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a Operação “Volantis”, com o objetivo de combater o crime de roubo em residências e propriedades na zona rural dos municípios de Campo Grande, Caraúbas e Upanema, na região Oeste potiguar. Quatro pessoas foram presas em flagrante e armas também foram apreendidas.

A ação foi coordenada por policiais civis da 72ª Delegacia de Polícia, de Campo Grande. Ao longo das diligências, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos, o que resultou na apreensão de quatro armas de fogo. Os presos, homens de 21, 24, 34 e 65 anos, foram pegos com as armas e devem responder pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

As investigações, que duraram sete meses, foram desencadeadas após uma série de roubos em propriedades rurais dos municípios do Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil, foram cerca de trinta ocorrências de roubo de residências no total que motivaram a realização da operação.

Powered by WPeMatico

Segundo dia de distribuição de passagens termina com viagens esgotadas para 30 cidades do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As passagens gratuitas para 30 cidades do Rio Grande do Norte no período das eleições estão esgotadas. Foi o que informou a Transpasse, empresa responsável pela emissão das passagens, em um dado atualizado às 16h30 desta quarta-feira (26), segundo dia de distribuição no Terminal Rodoviário de Natal.

As passagens em questão têm como destino as cidades do interior do Rio Grande do Norte, tendo como ponto de partida o terminal da capital potiguar. As cidades que já não possuem mais passagens são:

Assú

Mossoró

Messias Targino

Janduís

Campo Grande

Lajes

Paraú

Triunfo Potiguar

Caraúbas

Apodi

Tenente Laurentino Cruz

Jardim de Piranhas

Patu

Olho d´Água do Borges

Umarizal

Mossoró

Riacho da Cruz

Itaú

São Francisco do Oeste

Pau dos Ferros

Encanto

São Miguel

Rafael Godeiro

Almino Afonso

Lucrécia

Frutuoso Gomes

Alexandria

Areia Branca

Cerro Corá

Lagoa Nova

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Quase 40% dos brasileiros fumantes consomem 11 ou mais cigarros ao dia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma pesquisa inédita lançada nesta quarta-feira (26) revelou o perfil do câncer de pulmão no Brasil. Os dados mostram que a maioria dos brasileiros desconhece a gravidade da doença: apenas 15% citaram a severidade da doença, ante 24% do total na América Latina.

Outro dado alarmante é a quantidade de cigarros que os brasileiros fumam por dia: 39% fumam 11 ou mais cigarros por dia (acima da média de 27% da América Latina), sendo 17% fumam todos os dias e  25% fumam ao menos três vezes por semana. O tabagismo (ativo ou passivo) está ligado a 80% dos casos da doença. 

A pesquisa mostrou que 28% dos brasileiros fumam cigarro, abaixo da média de 38% da América Latina, mas fumam mais. Ou seja, não é o país com maior incidência de fumantes, mas tem a maior porcentagem de pessoas que fumam mais de 11 cigarros por dia.

Powered by WPeMatico

Anvisa define composição de vacinas contra influenza para 2023

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem (26) a composição de vacinas trivalentes e quadrivalentes contra a influenza que serão usadas no país em 2023. Para o próximo ano, as doses produzidas a partir de ovos de galinha devem usar as seguintes cepas: Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09; Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2); e Influenza B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

Já nas vacinas não baseadas em ovos, a cepa do vírus A (H3N2) deve ser um vírus similar ao Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2), juntamente com as demais cepas A (H1N1) e B. As vacinas quadrivalentes, que abarcam dois tipos de cepas do vírus Influenza B, deverão conter um vírus similar ao vírus Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), além dos três tipos de cepas obrigatórias para as vacinas trivalentes.

Powered by WPeMatico