Diocese de Caicó anuncia nomeações e transferências para 2026 em comunicado do bispo Dom Antônio Ranis

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Diocese de Caicó divulgou, nesta segunda-feira (1º), uma ampla lista de nomeações e transferências de padres para o ano de 2026. O comunicado foi assinado pelo bispo diocesano, Dom Antônio Ranis Rosendo dos Santos, que destacou tratar-se de um passo importante no caminho sinodal vivido pela Igreja local desde sua chegada ao Seridó, em junho deste ano.

Segundo o bispo, todo o processo ocorreu após meses de escuta, diálogo e discernimento pastoral, envolvendo o clero, religiosos, lideranças e comunidades. Ele afirmou que as decisões buscam fortalecer a evangelização e “cuidar melhor do Povo Santo de Deus”, sempre orientadas pelo bem espiritual das comunidades.

“Às vezes somos chamados a fazer mudanças que, mesmo trazendo saudade, são expressão de fé, maturidade e comunhão”, afirmou Dom Ranis no comunicado. Ele pediu que os fiéis acolham as decisões com espírito de unidade e confiança na ação do Espírito Santo.

Nomeações e transferências para 2026
A seguir, os movimentos oficiais anunciados para o próximo ano:

Pe. Andson Gabriel dos Santos Moreira – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, Acari
Pe. Carlos Eduardo de Lira – Pároco da Paróquia de São João Batista, Cerro Corá
Pe. Cláudio Dantas de Oliveira – Pároco da Paróquia de São José, Carnaúba dos Dantas
Pe. Edson Medeiros de Araújo – Pároco da Paróquia de Sant’Ana, Currais Novos
Pe. Emanuel Medeiros de Araújo – Pároco da Paróquia de Santo Estêvão, Caicó
Pe. Everaldo Araújo de Lucena – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, Serra Negra do Norte
Pe. Fagner Sérgio de Medeiros Dantas – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, Jardim de Piranhas
Pe. Francisco Estevo de Araújo – Vigário Paroquial da Paróquia de Sant’Ana, Currais Novos
Pe. Gleiber Fernandes de Araújo Medeiros Melo Ramalho e Dantas – Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Jardim do Seridó
Pe. Givanildo Medeiros de Araújo – Pároco da Paróquia de São Severino Mártir, Timbaúba dos Batistas
Pe. Janilson Alves de Oliveira – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Cruzeta
Pe. Jerônimo Batista de Araújo – Pároco da Paróquia de São Sebastião, Parelhas
Pe. João Diniz do Nascimento Júnior – Pároco da Paróquia de Sant’Ana, Caicó
Pe. José Marcos de Medeiros Dantas – Pároco da Paróquia de São Vicente Férrer, São Vicente
Pe. José Mário de Medeiros – Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, Tenente Laurentino
Pe. Josenilton Hipólito de Araújo – Pároco da Paróquia de São Sebastião, Florânia
Pe. José Tadeu de Araújo – Pároco da Paróquia de São João Batista, São João do Sabugi
Pe. Leonardo Felipe Soares – Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, Currais Novos
Pe. Luiz Carlos Alves da Silva – Pároco da Paróquia de Sant’Ana, Santana do Seridó
Pe. Rivaldo Pereira Dantas – Pároco da Paróquia de São Sebastião, Jucurutu
Pe. Rodrigo Jovita Ubaldo – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Caicó
Pe. Ronneyvingli Edley Galvão Bezerra – Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars
Pe. Sandoval Matias da Silva – Vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião, Parelhas
Pe. Valdeci Donato da Silva – Pároco da Paróquia de São Sebastião, Equador
Diác. Aldair Medeiros Dantas Silva – Vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião, Parelhas
Novas funções diocesanas
Dom Ranis também anunciou nomeações para serviços de governo e coordenação pastoral:

Vigário Geral da Diocese: Pe. Emanuel Medeiros de Araújo
Coordenador Diocesano de Pastoral: Pe. Rômulo Azevedo da Silva
Além disso, conforme os cânones sobre a função dos vigários forâneos, foram designados:

Pe. Ivanoff da Costa Pereira – Vigário Forâneo da Forania de Caicó
Pe. Rivaldo Pereira Dantas – Vigário Forâneo da Forania do Vale do Piranhas
Pe. Welson Rodrigues do Nascimento – Vigário Forâneo da Forania de Currais Novos
Pe. Cláudio Dantas de Oliveira – Vigário Forâneo da Forania de Jardim do Seridó
“O padre que chega não apaga o amor construído”, diz o bispo
Em tom de comunhão e gratidão, Dom Ranis ressaltou que as mudanças têm como objetivo fortalecer a missão evangelizadora. Ele destacou que os sacerdotes enviados às novas comunidades darão continuidade ao trabalho pastoral já existente, enquanto os que deixam suas paróquias “levam consigo o bem vivido e deixam sementes que continuarão a dar fruto”.

O bispo concluiu pedindo a intercessão de Sant’Ana e as luzes do Espírito Santo sobre este novo tempo para a Diocese de Caicó.

O comunicado foi encerrado com a bênção fraterna do bispo.

banner_seridopneus-770

Currais Novos instala Procuradoria da Mulher em solenidade com presença da vice-prefeita Milena Galvão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com o plenário lotado, Currais Novos instalou na manhã desta segunda-feira (1º) a Procuradoria Especial da Mulher, em solenidade realizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ProMulher/ALRN) e que contou com a presença da vice-prefeita Milena Galvão; da deputada estadual Cristiane Dantas, procuradora Especial da Mulher da ALRN; da vereadora Leilza Palmeira, que assume a função de procuradora municipal da mulher; da promotora de Justiça Ana Jovina; da promotora Mariana Barbalho, ouvidora da Mulher do MPRN; e da sargento Luzia, coordenadora da Patrulha Maria da Penha. A iniciativa reforça a rede municipal de proteção às mulheres e integra o processo de interiorização da Procuradoria da Mulher no RN.

Durante a solenidade, a vice-prefeita Milena afirmou que a instalação da Procuradoria representa um avanço importante para o município, reforçando o acolhimento, a garantia de direitos e o enfrentamento às diversas formas de violência. “A Procuradoria chega para fortalecer nossa rede, garantir direitos e ampliar a autonomia feminina. Nenhuma mulher deve se sentir sozinha em Currais Novos”, destacou.

A nova Procuradoria passa a atuar com uma equipe dedicada à causa feminina: Leilza Palmeira (procuradora especial), Milena Januário (procuradora adjunta) e Luiza Palmeira (coordenadora). O órgão será responsável por acolher denúncias, orientar vítimas, promover campanhas educativas e articular ações entre as redes socioassistenciais.

Com a instalação, Currais Novos passa a integrar o conjunto de 52 Procuradorias Municipais da Mulher no Rio Grande do Norte. Para a deputada Cristiane Dantas, cada implantação simboliza uma porta aberta para proteção e reconstrução:

“Uma Procuradoria da Mulher não é apenas um espaço físico. É onde a mulher encontra acolhimento e caminhos para reconstruir sua vida. Estamos falando de proteção

Acordo com a União libera crédito ao RN, mas congela reajustes e limita concursos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Acordo homologado na última semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF) permitirá ao Rio Grande do Norte contratar até R$ 855 milhões em empréstimos, mas implica também o cumprimento de uma série de restrições fiscais impostas pela União. As condições envolvem limites para reajustes salariais, concursos, criação de cargos e expansão de despesas, e já despertam atenção de categorias do funcionalismo público, que apontam falta de valorização, impactos sobre carreiras e pouca efetividade das medidas em resolver problemas estruturais.

O STF homologou o acordo na última segunda-feira (24). Com ele, o RN pode contratar até R$ 855 milhões em empréstimos, mas se compromete a adotar medidas de contenção de despesas, com impacto direto sobre reajustes dos servidores estaduais, concursos, criação de cargos e novas despesas obrigatórias. O Governo terá acesso a recursos do Plano de Recuperação Fiscal (PEF) mesmo sem cumprir as metas do programa. O acordo foi homologado pelo ministro Cristiano Zanin, relator da ação movida pelo Estado (ACO 3733). Na ação, o Rio Grande do Norte pediu que a União fosse obrigada a conceder garantia para operações de crédito e concordou com as contragarantias previstas no artigo 167-A da Constituição Federal.

Todas as vedações do artigo 167-A deverão ser cumpridas até que o RN atinja três metas: despesa de pessoal abaixo de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL); caixa líquido positivo; e despesas correntes abaixo de 90% das receitas. Entre as restrições impostas estão: ausência de reajustes gerais; vedação à criação de cargos; impossibilidade de novos concursos (exceto reposições); proibição de novas despesas obrigatórias; e impossibilidade de ampliar benefícios tributários ou programas que aumentem gastos.

Prefeitura de Caicó prorroga prazo de adesão ao REFIS 2025 até 19 de dezembro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó prorrogou até 19 de dezembro de 2025 o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2025), instituído pela Lei Municipal nº 5.616/2025. Todas as demais normas, condições e exigências da lei permanecem inalteradas.

A prorrogação atende ao aumento da procura por regularização fiscal e à necessidade de oferecer mais tempo para formalização dos acordos, contribuindo para a recuperação de créditos e para a arrecadação municipal. O programa permite negociar débitos como IPTU, ISS e taxas municipais, com descontos em juros e multas, além de parcelamento facilitado.

A adesão pode ser realizada na Secretaria Municipal de Tributação, na Rua Professor Joaquim Lima, nº 71 (lateral da Escola Kenedy), ou pelo WhatsApp (84) 99439-5022. Esta é a última prorrogação prevista para 2025, e a orientação é não deixar para a última hora.

O REFIS 2025 é uma oportunidade para quitar dívidas, reduzir encargos e fortalecer as finanças do município.

banner_seridopneus-770

Jucurutu: MPRN recomenda desativação do antigo Mercado Público

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Jurucutu a desativação urgente do antigo Mercado Público municipal. A orientação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (29) e indica ainda a transferência de todas as atividades para o Mercado Modelo.

A Promotoria apontou que as atuais condições sanitárias do Mercado Público são precárias. A situação de insalubridade coloca em risco a saúde da população. O Ministério Público tem o dever legal de atuar na defesa de interesses difusos e coletivos. Por isso, a recomendação visa assegurar um ambiente saudável para os cidadãos.

A construção do novo Mercado Modelo foi concluída há quase um ano. A inauguração da obra ocorreu em dezembro de 2024. Contudo, a nova estrutura continua sem qualquer utilização. Esse fato contrasta com a necessidade urgente de melhoria sanitária na cidade. A Promotoria de Justiça realizou uma visita técnica ao local no mês de novembro.

Participaram da visita os secretários municipais de Agricultura, de Saúde e de Obras do município. A vistoria confirmou que as pendências no Mercado Modelo já foram resolvidas. As instalações de energia elétrica dos boxes foram individualizadas. Portanto, a nova estrutura está totalmente pronta para ser usada.

Diante disso, o Ministério Público recomendou a adoção das providências necessárias para a transferência. O prazo final para desativar o antigo Mercado Público é 20 de dezembro de 2025

UFRN abre inscrições para curso gratuito sobre como montar árvore genealógica em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Laboratório de Estudos de Populações Sertanejas (Lapops), com apoio da UFRN, PROEx-UFRN, CERES, PPGHC, Labordoc e Lenhep, está com inscrições abertas para o curso “Como montar uma árvore genealógica”. A formação é voltada ao público em geral e busca introduzir os participantes ao campo da Genealogia, apresentando pesquisas recentes, técnicas básicas de investigação familiar e orientações para que cada cursista possa iniciar sua própria árvore genealógica.

As aulas acontecerão presencialmente no CERES – Campus de Caicó, Sala A7, entre os dias 4 e 19 de dezembro de 2025, sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. O curso tem carga horária de 20 horas e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas pelo site doity.com.br/arvoregenealogica.

Outras informações estão disponíveis no Instagram do Lapops (@lapops_ufrn).

banner-CDS-1

Quatro bairros de Currais Novos terão abastecimento religado nesta segunda-feira (01)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os bairros Sílvio Bezerra de Melo, Parque das Pedras, Loteamento Seridó e Setor Industrial, em Currais Novos, tiveram o envio de água suspenso na manhã deste domingo (30).

A Caern vai trabalhar em manutenção de tubulação de grande diâmetro. A previsão é concluir o serviço no início da tarde desta segunda-feira (01). A normalização ocorre em até 72 horas.

Novo júri do Caso Zaira começa nesta segunda-feira (1) em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O início do novo Júri Popular do Caso Zaira, no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal, acontecerá nesta segunda-feira (1º). O julgamento terá acesso limitado apenas a alguns familiares da vítima e do réu e deve se estender até a sexta-feira (5).

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a restrição busca proteger informações sensíveis e preservar a dignidade da vítima, já que o processo segue em segredo de justiça. Profissionais de imprensa não poderão entrar no Salão do Júri. O primeiro julgamento, realizado em Caicó, foi anulado após a defesa abandonar o plenário.

Ao longo da semana, serão colhidos 23 depoimentos, entre testemunhas de acusação, defesa e o próprio réu, com cerca de oito oitivas por dia, presencialmente ou por videoconferência. O processo já reúne aproximadamente 7 mil páginas.

A defesa do réu sustenta que Zaira Cruz, de 22 anos, não foi assassinada. Os advogados afirmam que a jovem teria morrido de causas naturais e alegam que a marca interna encontrada no pescoço dela teria sido provocada durante a necropsia, quando a cartilagem teria sido rompida. Segundo a defesa, não havia sinais externos de lesão.

Zaira foi encontrada morta no dia 2 de março de 2019, durante o Carnaval de Caicó. O policial militar Pedro Inácio Araújo responde por estupro e homicídio. O júri foi transferido da Comarca de Caicó para Natal a pedido da defesa, que questionou a imparcialidade do julgamento na região do Seridó.

banner_seridopneus-770

Pichação com ofensa a policial do 6°BPM é registrada em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma pichação com teor ofensivo dirigida a um policial militar do 6º Batalhão da PM foi registrada no muro da escola Santa Terezinha, no centro de Caicó, durante a madrugada deste domingo (30). A inscrição chamou atenção por citar diretamente o militar e por envolver referência a um suposto grupo.

A Polícia Militar registrou o fato na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, que abriu investigação para identificar os responsáveis pela pichação e apurar as circunstâncias do episódio.

O caso é tratado como injúria contra funcionário público, conduta prevista no Código Penal quando o servidor é alvo de ofensa relacionada ao exercício da função.

banner_seridopneus-770

“Caicó é Luz”: Prefeitura anuncia programação natalina com acender das luzes, cortejo, pastoril e show natalino com artistas caicoenses

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura Municipal de Caicó apresenta o tema oficial do Natal Luz 2025: “Caicó é Luz”, uma mensagem que traduz a identidade da cidade e reforça o espírito de fé, união e esperança que marca o período natalino no Seridó.

O tema foi proposto pela Secretaria de Comunicação e aprovado pelo prefeito Dr. Tadeu, para evidenciar o sentimento de pertencimento dos caicoenses com a cidade e o nascimento de Jesus. “Caicó é luz porque acolhe, inspira e ilumina caminhos. Seja pela religiosidade, tradição ou pelo trabalho diário de sua gente. Jesus é a luz do mundo e Caicó reflete essa luz através de sua gente”, afirma o prefeito.

A decoração, assinada pelo arquiteto e urbanista caicoense Marcílio Avelino, traz elementos que valorizam a cidade e convida caicoenses e visitantes a vivenciarem um natal cheio de encanto. A secretaria de Cultura montou a programação cultural, valorizando os artistas da cidade. Toda programação conta com diversas secretarias, entre elas, a de Infraestrutura, Semutran e Comunicação.

Caicó é Luz será lançado oficialmente no dia 3 de dezembro, junto com a programação que inclui apresentações culturais, música e acender das luzes da decoração natalina.

Cronograma
18h – Concentração na Ilha de Sant’Ana
19h – Acender das Luzes
• Cortejo natalino da Ilha de Sant’Ana para a Praça da Catedral –Bandinha Natalina
• Apresentação do Pastoril do Seo Mateus
• Show Canções de Natal – Jonas Linhares e Convidados

Vivaldo Costa destaca obra literária que resgata memória e identidade cultural de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para homenagear sua terra natal, Caicó, e destacar a importância do livro “Caicó de Antigamente”, escrito pelo jornalista e advogado Ruy Medeiros Fernandes. Durante o pronunciamento, Vivaldo ressaltou que a obra reúne crônicas e relatos que preservam a memória afetiva, histórica e cultural do município, permitindo que novas gerações conheçam tradições, costumes e personagens que marcaram a formação da cidade.

Para o parlamentar, além de representar um registro literário, o livro reforça o sentimento de pertencimento dos caicoenses. “Ruy Fernandes fez um trabalho precioso. Caicó tem uma história rica, uma identidade forte e tradições que precisam ser lembradas e valorizadas”, destacou.

Ao mencionar o conteúdo da obra, o deputado enfatizou que o livro coloca em evidência as potencialidades turísticas de Caicó, além de celebrar acontecimentos que marcaram e ainda marcam a vida do município. Entre eles, Vivaldo destacou eventos como o Carnaval de Caicó e a tradicional Festa de Santana, considerada uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Nordeste.

“Eventos assim movimentam a economia, atraem visitantes, fortalecem o turismo e mantêm viva nossa cultura. Caicó está no mapa dos grandes eventos do Rio Grande do Norte e merece continuar sendo vista assim”, afirmou o parlamentar.

Publicado recentemente, o livro “Caicó de Antigamente” teve grande repercussão no Seridó. Seu lançamento reuniu leitores, professores, pesquisadores e admiradores da história local, alcançando importante reconhecimento cultural na região.

A obra propõe um convite à memória, revisitando infâncias, ruas, tradições e experiências que moldaram a identidade caicoense ao longo das décadas. Para muitos leitores, especialmente aqueles nascidos ou ligados ao Seridó, a leitura desperta saudade, reflexão e orgulho.

Além de valorizar o passado, o livro reforça a importância de registrar a história local para as futuras gerações. “Preservar a memória é um exercício de amor à terra. Obras como essa ajudam a contar quem somos e de onde viemos”, concluiu Vivaldo.

Seridó mobiliza 14 municípios em encontro que valoriza catadores e impulsiona a coleta seletiva

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A oitava edição do Encontro de Catadores para Catadores do Seridó reuniu, nessa última quarta-feira (26), em Caicó, trabalhadores de 14 municípios em uma programação dedicada ao fortalecimento da coleta seletiva, valorização profissional e construção de políticas inclusivas. Realizado no Centro Pastoral Dom Wagner, o evento é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Caicó, Rede Recicla Seridó, Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Seridó (COOPCASE) e Sebrae-RN, por meio do Projeto Pró-Catador.

Participaram catadores e catadoras de Caicó, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente, Acari, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Ipueira, Santana do Seridó, Parelhas, Currais Novos e Timbaúba dos Batistas, alguns deles já atendidos pelo Sebrae por meio do Pró-Catador, outros acompanhados pela Cáritas.

Para Pedro Medeiros, gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, o encontro reforça laços fundamentais entre instituições, cooperativas e trabalhadores. “Foi uma programação para fortalecer arranjos, unir instituições e ampliar o reconhecimento da categoria”, destacou Pedrinho do Sebrae, lembrando que a Agência em Caicó mantém um ecoponto ativo e a comunidade do entorno abraçou de forma exemplar a prática da coleta seletiva. “É contagiante a alegria com que os catadores chegam ao Sebrae. Eles transformam o ambiente e nos motivam semanalmente”, afirmou

Polícia Civil prende homem suspeito por homicídio em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, na manhã desta sexta-feira (28), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem de 29 anos, suspeito de envolvimento em um homicídio registrado em 2023, na cidade de Caicó.

De acordo com as investigações, o crime teve como vítima Lucas Alexandre dos Santos, atingido por cerca de dez disparos de arma de fogo enquanto trafegava em uma motocicleta pela Rua Professor Leônidas Monteiro, no bairro João XXIII, em Caicó. As investigações apontam que o homicídio está relacionado a conflitos entre grupos criminosos.

Durante as diligências realizadas no imóvel do suspeito, os policiais encontraram R$ 1.160,00 no quarto e R$ 710,00 na sala, ambos acondicionados em papel filme e com forte odor característico de substância entorpecente. No momento da aproximação, o homem ainda tentou destruir o próprio celular, arremessando-o no vaso sanitário, porém o aparelho foi recuperado e será periciado.

O suspeito foi conduzido à 46ª DP para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Toda a ação foi coordenada pela 46ª Delegacia de Polícia (DP) de Caicó, com apoio do 3º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó e da 47ª Delegacia de Polícia de Jardim de Piranhas.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça seu compromisso no enfrentamento aos crimes contra a vida e solicita que a população continue contribuindo com informações anônimas por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Terço Jovem na Praça realiza segunda edição e reúne juventude e famílias em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Terço Jovem na Praça realiza, no dia 1º de dezembro, sua segunda edição, desta vez na capela de São João Batista, no bairro João XXIII, às 19h. A iniciativa, que nasceu do desejo de aproximar a juventude da vida religiosa, surpreendeu na primeira realização ao reunir cerca de 200 pessoas entre jovens e moradores da comunidade. Com músicas, reflexões e momentos especiais de oração, o encontro tem se consolidado como um espaço de evangelização, acolhimento e forte experiência espiritual.

Os organizadores – o diácono Damião Mendes e as jovens Ermelinda Cândido e Pâmela Ísis – destacam que o evento é aberto a toda a cidade, não apenas à Zona Oeste. Para esta edição, o tema escolhido é “Não tenhas medo, não estou aqui. Que sou eu, tua mãe”, inspirado na devoção a Nossa Senhora de Guadalupe e no livro de Isaías. Além da participação dos jovens, o encontro terá uma bênção especial para as famílias. A coordenação reforça o convite para que todos levem algo que represente seu lar, em um momento de fé, unidade e renovação.

Ato de vandalismo é registrado contra o patrimônio público colocando fogo em lixeira coletora no centro de Caicó; prefeitura emite nota

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nota da prefeitura de Caicó sobre ato de vandalismo por trás da Catedral de Sant’Ana de Caicó:

A Prefeitura de Caicó manifesta profunda indignação diante do ato de vandalismo registrado da noite desta quinta-feira para hoje, sexta-feira, 28, quando um coletor de lixo instalado recentemente pela gestão municipal, localizado por trás da Catedral de Sant’Ana, foi incendiado e completamente destruído, virando cinzas.Trata-se de um ataque não apenas ao patrimônio público, mas ao trabalho coletivo que busca manter nossa cidade limpa, organizada e acolhedora. Cada equipamento instalado representa investimento, cuidado e respeito ao cidadão. Quando alguém destrói, está atentando contra todos os cidadãos caicoenses.O município está adotando as medidas cabíveis e reforça o pedido de colaboração da população para que denuncie atitudes criminosas como esta. A Caicó que estamos construindo passa, necessariamente, pela consciência, pelo zelo e pelo compromisso de cada um com o bem comum. Não vamos tolerar ações que vão na contramão do desenvolvimento e do respeito à nossa cidade. Caicó é nossa e merece cuidado, não destruição. Indignação e repúdio. Respeito com Caicó sempre.

Cavalo solto na pista provoca acidente em Jardim de Piranhas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um cavalo solto na pista provocou um acidente na noite desta quinta-feira, 27, em Jardim de Piranhas, na saída para Caicó. O animal, aparentemente assustado, acabou avançando repentinamente e atingindo uma motocicleta que transportava duas pessoas.

Apesar do impacto, nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves. Populares que passavam pelo local ajudaram no atendimento inicial enquanto o socorro era acionado. O caso reacende o alerta para a presença frequente de animais soltos em rodovias da região, risco que já resultou em diversos acidentes ao longo dos últimos anos.

As autoridades devem ser acionadas para a identificação do proprietário do animal e adoção das medidas necessárias para evitar novas ocorrências.

Vereadores de Ouro Branco recebem denúncia de possível “rachadinha” na gestão de Samuel Souto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara de Vereadores recebeu uma denúncia que aponta possíveis irregularidades na gestão do ex-prefeito Samuel Souto e deve votar, nos próximos dias, a abertura de uma CPMI para investigar o caso. O foco é esclarecer um suposto esquema ilegal de complementação salarial dentro da administração municipal.

Segundo os documentos enviados ao Legislativo, uma servidora comissionada, diretora do Departamento de Compras Públicas, teria sido beneficiada com valores muito acima do permitido. Ela deveria receber R$ 1.650, mas passou a receber mais de R$ 5 mil em alguns meses desde junho de 2025 – tudo isso sem lei específica e sem transparência.

A denúncia aponta para supostas manobras administrativas para aumentar a remuneração por meio de uma rubrica de “complementação salarial”, mecanismo que não tem amparo legal para cargos comissionados.

Entre os pontos que devem ser analisados pela futura CPMI estão: aumento salarial clandestino, favorecimento pessoal, violação da Lei de Responsabilidade Fiscal, uso indevido de recursos públicos e possível dano ao erário, já que valores pagos sem base legal podem exigir devolução.

O caso volta a envolver o ex-prefeito Samuel Souto, já cassado pela Justiça Eleitoral, em novas suspeitas de irregularidades.

Após a votação na Câmara, o caso também deve ser encaminhado ao Ministério Público e Tribunal de Contas. Se confirmados, os envolvidos poderão responder por improbidade administrativa, dano ao erário e violação dos princípios da legalidade e moralidade.

Fonte: Blog de Sidney Silva

Laudo psiquiátrico aponta que advogado caicoense causador de grave acidente é inimputável e incapaz de responder pelos próprios atos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O caso envolvendo o advogado Allysson Agostinelli Dantas dos Santos, acusado de provocar um acidente em 2024 que deixou duas vítimas com amputações, ganhou um novo direcionamento após a conclusão de um laudo psiquiátrico oficial. A perícia afirma que ele não tinha capacidade de compreender o caráter ilícito de seus atos no momento do acidente e que sua condição mental continua comprometida, enquadrando-o como inimputável.

O acidente ocorreu em 12 de julho de 2024, quando o veículo conduzido por Allysson colidiu com uma motocicleta na RN-118, ferindo gravemente Carlos Victor e Felipe Aclegle. A perícia identificou que o advogado invadiu a contramão, causando o impacto. Na ocasião, ele apresentava sinais de desorientação, e substâncias ilícitas e medicamentos foram encontrados em sua posse.

O laudo destaca que Allysson é portador de Transtorno Bipolar (CID-10: F31), com histórico de internações e processo de interdição, no qual sua mãe atua como curadora provisória. Após o acidente, ele foi beneficiado com liberdade provisória mediante medidas cautelares, incluindo a suspensão da CNH e a ordem de internação. Menos de um mês após receber alta, envolveu-se em outro incidente de trânsito em Caicó e fugiu do local. Dias depois, foi localizado na Paraíba, após se esconder em uma sede da OAB.

O documento pericial, assinado em 24 de novembro de 2025 pelo perito Gustavo Cesar Dias Mendes, conclui que Allysson continua incapaz de responder pelos próprios atos e representa risco ao convívio social sem tratamento adequado. A recomendação é de internação psiquiátrica hospitalar por, no mínimo, 12 meses.

Com a nova avaliação, a defesa solicita a revogação da prisão preventiva e a substituição por medida de segurança, prevista para pessoas inimputáveis consideradas perigosas. Caberá ao Judiciário decidir se ele permanecerá preso ou será transferido para uma unidade de tratamento psiquiátrico.

ALRN aprova Lei Orgânica do Fisco e avança na modernização da administração tributária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (26), o Projeto de Lei Complementar que institui a Lei Orgânica da Administração Tributária do Estado. A matéria, enviada pelo Governo, atualiza o estatuto dos auditores fiscais e reorganiza normas internas do Fisco.

O objetivo é fortalecer a capacidade de arrecadação e dar mais segurança jurídica à atividade tributária no RN. “Essa matéria é de extrema importância para o processo de desenvolvimento do nosso Estado, bem como para os servidores do fisco estadual, que são altamente qualificados e vêm prestando um grande serviço ao RN”, afirmou o deputado Hermano Morais (PV), que apresentou emendas ao projeto para ajuste de dispositivos.

Entre outros projetos aprovados na sessão de hoje, está o da deputada Terezinha Maia (PL) que cria a Plataforma Estadual de Informação e Atendimento Inicial para registro e encaminhamento de pacientes com câncer de mama ao SUS. A iniciativa busca agilizar diagnósticos, organizar fluxos assistenciais e garantir mais acolhimento às mulheres na rede pública.

Outra matéria relevante é o Programa Farmácia Viva na rede estadual de saúde, de autoria da deputada Divaneide Basílio (PT). O projeto institucionaliza o cultivo, processamento e oferta de fitoterápicos no SUS do RN, e foi aprovado com emendas substitutivas das comissões temáticas.

O deputado Taveira Júnior (União) teve aprovado o projeto que institui a Política Estadual de Proteção e Atenção Integral a Pais, Mães e Familiares de Vítimas de Feminicídio — Lei “Valéria de Anália, Vidas que Ficam”. A proposta estabelece ações de suporte psicológico, social e humanizado às famílias que enfrentam perdas decorrentes da violência de gênero. Do mesmo parlamentar, foi aprovado ainda o projeto que cria a “Semana da Escuta Empática” nas escolas da rede estadual, realizada anualmente em setembro.

A pauta também contemplou iniciativas na área de mobilidade e esporte. O deputado Neilton Diógenes (PP) teve aprovado o projeto que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicletas, ajustada por emenda da CCJ à legislação já existente sobre incentivo ao ciclismo no RN.

Nos blocos de reconhecimento cultural, turístico e histórico, os deputados aprovaram uma série de matérias, como a declaração da Banda de Música Nair Austero Soares, de Martins, como patrimônio cultural imaterial (projeto da deputada Isolda Dantas-PT); o reconhecimento do Festival Curta Caicó como patrimônio imaterial e turístico (projeto do deputado Francisco do PT); e a inclusão da Meia Maratona do Sol e da Rota das Cavernas como patrimônios imateriais do RN, do deputado Neilton Diógenes.

Também receberam reconhecimento o Festival Halleluya de Artes Integradas, de Ubaldo Fernandes (PSDB), a Feirinha de Frutas de Pium e o tradicional restaurante Paçoca de Pilão, estes dois últimos apresentados pelo deputado Taveira Júnior.

O plenário ainda votou denominações de equipamentos públicos — como a Central do Cidadão Presidente Café Filho, no bairro da Ribeira, proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes, e a rodovia RN-023, que passa a se chamar Rodovia Prefeito Uady Farias, conforme projeto do deputado Tomba Farias. Foi aprovado também o projeto que define as divisas territoriais entre Extremoz e Ceará-Mirim, apresentado pela deputada Terezinha Maia.

Por fim, o Legislativo autorizou sessões solenes solicitadas pelos deputados Ubaldo Fernandes e Francisco do PT, reconhecendo datas e instituições relevantes para o Estado.

ALRN leva o Legis Vídeo ao Seridó e amplia a transparência pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza hoje, 26, mais um movimento que aproxima o poder público da vida real das pessoas. O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), comandou a assinatura do Termo de cooperação técnica entre a ALRN e as Câmaras municipais do Seridó, marco da implantação do Programa Legis Vídeo na região. A iniciativa amplia a transparência, fortalece a comunicação legislativa e devolve ao cidadão um direito essencial, o de acompanhar, entender e participar do trabalho que afeta diretamente o seu cotidiano.

“Ao unir inovação, participação social e educação cidadã, a Assembleia Legislativa reafirma que governar com responsabilidade é trabalhar para que cada cidadão veja, compreenda e se reconheça no processo público. Hoje, no Seridó, esse compromisso se renova, com história, com presença, com futuro, e com a certeza de que democracia forte se constrói com portas abertas e informação ao alcance de todos”, ressaltou Ezequiel.

Com a adesão das câmaras de Acari, Currais Novos, Lagoa Nova, Bodó, Cerro Corá, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Florânia, Jucurutu, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Parelhas, Santana do Seridó, Equador, Cruzeta, São José do Seridó, Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Ipueira e Ouro Branco, 24 municípios passam a integrar uma rede que torna o Legislativo mais próximo, compreensível e acessível para a população. Para quem vive no Seridó, essa parceria significa mais do que modernização: significa poder acompanhar as decisões que influenciam sua escola, seu posto de saúde, suas estradas, sua rotina e seu futuro. É a política chegando ao cidadão sem portas fechadas e sem distâncias simbólicas.

“Este é um ato importante que reflete o compromisso de nossas instituições, a Assembleia Legislativa e a Câmara de Acari, em trabalhar juntos para o desenvolvimento das nossas comunidades. Em nome de todos os presidentes de Câmaras aqui presentes, agradeço a parceria e o cuidado com o povo do nosso Seridó”, destacou Paloma Vitória da Silva, presidente da Câmara de Acari.

O evento também contará com um workshop sobre o uso da Inteligência Artificial no Legislativo, ampliando o repertório tecnológico das câmaras municipais e preparando servidores para uma comunicação pública mais ágil, eficiente e alinhada ao mundo contemporâneo. Somam-se a isso os cursos de capacitação profissional do Programa Integra RN, promovido pela Escola da Assembleia, que há anos transforma realidades ao investir em formação cidadã, qualificação e inclusão social. Cada nova etapa desse programa toca vidas: abre oportunidades, fortalece comunidades e inspira novas trajetórias.

O Legis Vídeos, que agora ganha força no Seridó, também alcança destaque nacional ao figurar entre os finalistas do Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2025 na categoria Gestão, ao lado de iniciativas de outros estados. O reconhecimento reafirma o valor de um projeto que nasceu com o compromisso de tornar o Parlamento mais transparente e mais próximo de quem realmente importa: o povo potiguar.

Na oportunidade a Assembleia Legislativa entregou exemplares da Constituição Estadual, revisado.

O evento acontece no mesmo período em que o município recebe mais uma edição do projeto Em Ação.

Nelter Queiroz reforça pleito por novos equipamentos para a Policlínica do Seridó e homenageia Diocese de Caicó pelos 86 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em pronunciamento realizado nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) voltou a direcionar sua atenção ao município de Caicó e à melhoria da assistência em saúde na região do Seridó. Na ocasião, o parlamentar reforçou o pleito do prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, encaminhado ao reitor da UFRN, Daniel Diniz, solicitando a doação de um tomógrafo e de um aparelho de ressonância magnética para a Policlínica Regional do Seridó.

“A chegada desses equipamentos à nossa região representa uma conquista histórica. Sua viabilização será possível em razão da modernização do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que receberá novos aparelhos. Hoje, muitos seridoenses enfrentam longas esperas ou precisam se deslocar para outros municípios para realizar exames essenciais, como tomografia e ressonância. Isso gera transtornos, custos e pode atrasar diagnósticos e tratamentos fundamentais”, destacou o deputado.

Nelter enfatizou que a incorporação dessa tecnologia colocará a Policlínica Regional do Seridó em um novo patamar de modernização, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais dignidade aos usuários do sistema público de saúde. A iniciativa beneficiará diretamente a população dos municípios consorciados ao CIS-SERIDÓ: Caicó, Currais Novos, Ipueira, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Lagoa Nova, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

VOTO DE CONGRATULAÇÕES

Durante sua participação nos trabalhos legislativos, Nelter Queiroz também apresentou Voto de Congratulações à Diocese de Caicó, pelos seus 86 anos de criação, celebrados em 25 de novembro. O parlamentar ressaltou a importância histórica e social da Diocese para toda a região do Seridó.

“Há mais de oito décadas, a Diocese tem desempenhado um papel essencial na formação humana, espiritual e comunitária do nosso povo. Fortalece a fé, promove inclusão social e constrói uma trajetória marcada por compromisso, presença e serviço. É uma caminhada que inspira, conforta e integra a população seridoense à obra de nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou.

Polícia Militar conduz dois suspeitos e apreende arma de fogo na zona Oeste de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Militar realizou, na madrugada desta quarta-feira (26), a condução de dois suspeitos e a apreensão de uma arma de fogo no bairro Adjuto Dias, zona Oeste de Caicó.

Segundo informações repassadas pelo 6º BPM, a Rádio Patrulha realizava rondas na região quando visualizou dois indivíduos em atitude suspeita. Durante a abordagem, os policiais localizaram uma arma de fogo com a dupla.

Diante da situação, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Caso Zaira Cruz: Defesa quer reconstruções 3D no julgamento e alega tentativa de cerceamento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A defesa de Pedro Inácio Araújo de Maria, que será julgado a partir da próxima segunda-feira, 1º de dezembro, em Natal/RN, vem manifestando preocupação com um pedido feito pelo Ministério Público.

Segundo a defesa, o MP solicitou à Justiça que seja proibida a exibição de simulações em 3D, reconstruções técnicas e materiais periciais produzidos pela equipe técnica do réu, além de tentar impedir que o assistente técnico apresente seu parecer diretamente aos jurados.

Pedro Inácio está preso acusado pela morte de Zaira Cruz, ocorrida em 2019. Agora, às vésperas do júri, sua defesa afirma que tentará demonstrar o que afirma serem erros periciais ocorridos na investigação”.

De acordo com o advogado Jader Marques, análises independentes e reconstruções tridimensionais anexadas aos autos seriam fundamentais para mostrar que seria “impossível uma morte por esganadura sem marcas no pescoço”, como sustenta a versão oficial. Para a defesa, apenas a apresentação dessas provas poderá permitir que os jurados compreendam as inconsistências do caso.

A defesa diz ainda confiar que o Poder Judiciário garantirá aos jurados acesso a todas as informações científicas relevantes, evitando “grave equívoco e injustiça”.

A nota também informa que a equipe de defesa estará na Comarca de Natal/RN, nesta sexta-feira (28/11), à disposição da imprensa para prestar esclarecimentos. O horário e o local serão divulgados posteriormente.

O júri popular segue marcado para 1º de dezembro.

MP ajuíza ação e mira “bets” criadas por lei em município do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei municipal de Bodó que instituiu o Serviço Público de Loteria Municipal, conhecido como LotSeridó. A atuação foi da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

A ação questiona a legalidade da norma que autorizou a exploração de apostas de quota fixa – as chamadas “bets” – em âmbito local. O MPRN argumenta que a Constituição Federal estabelece que somente a União pode legislar sobre serviços de loterias, um entendimento já pacificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Súmula Vinculante nºº 2.

Para o MPRN, não há interesse local que justifique a competência do Município para legislar sobre o tema. A complexidade na fiscalização e controle da exploração de sorteios e apostas exige um regime mais abrangente, incompatível com a atuação municipal.

Além disso, ao autorizar modalidades lotéricas previstas em lei federal, a lei de Bodó estabeleceu um sistema sem a fiscalização da União, a quem compete regulamentar e credenciar as operadoras de apostas de quota fixa por meio do Ministério da Fazenda.

Paralelamente à ADI, o MPRN obteve na Justiça já neste mês de novembro a decretação de medidas cautelares de sequestro, bloqueio e indisponibilidade de bens no valor de até R$ 145 milhões. A medida se deu em investigação sobre um esquema de exploração irregular de apostas, inicialmente amparado pela lei municipal.

A investigação do MPRN apura a ocorrência de crimes como lavagem de dinheiro, induzimento à especulação, exploração de jogo de azar e loteria não autorizada, associação criminosa e crimes contra as relações de consumo. O esquema usava a LotSeridó para dar uma aparência de legalidade a plataformas de apostas online.

O MPRN agiu devido à flagrante ilegalidade das operações, reforçando a jurisprudência do STF, como a ADPF 337, que proíbe municípios de explorar serviços de aposta e loterias. As medidas cautelares, que incluem o bloqueio de saldos em contas, aplicações financeiras, bens imóveis e veículos, foram consideradas urgentes para evitar a fuga de capitais e proteger o ressarcimento dos danos causados pela atividade ilícita.

As empresas credenciadas na LotSeridó, em apenas 10 meses de funcionamento, movimentaram cerca de R$ 415 milhões em arrecadação, conforme demonstrado pela própria Prefeitura de Bodó. As investigações indicam, ainda, o uso de “laranjas”, empresas de fachada e a utilização de falsificação digital institucional para induzir consumidores a erro sobre a legalidade das apostas

Praça do bairro Soledade recebe dança, mágica e capoeira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No próximo sábado, 29, a Praça Irmã Josefa, no bairro Soledade, será território de capoeira, dança e mágica, em mais uma etapa do Projeto Trapiá nas Escolas e na Praça — jornada que começou em agosto, levando arte e cultura popular às salas de aula, e que agora transborda para as ruas.

O evento, totalmente gratuito, começa às 19h, com o ballet da Associação Cultural Trapiá apresentando “Dançando o Meu Sertão”, espetáculo que costura passos delicados com a força da identidade nordestina. Na Associação Cultural Trapiá, três turmas de ballet se formam, com crianças de 5 a 7 anos, de 8 a 12 anos e jovens a partir dos 13. Cada grupo carrega seu próprio ritmo e suas descobertas, cultivadas em aulas, de fevereiro a novembro.

Após apresentação do ballet, o mágico Capitão Jack abre portas para o impossível, trazendo seu show “A Mágica é Arte que Faz Encantar”, onde o lúdico se mistura ao riso, e o impossível surge nas mãos do artista. A noite se completa com a roda de capoeira da Associação Ginga Neném, onde o som do berimbau conduz corpos em movimento, traçando círculos de ancestralidade e poesia viva.

O que se anuncia é mais do que uma apresentação: é o encontro entre comunidade e arte, entre tradição e futuro, entre o gesto ensaiado e o improviso da vida.

A realização é do Ponto de Cultura Associação Cultural Trapiá, com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc, Prefeitura de Caicó, Secretaria de Cultura de Caicó, Ministério da Cultura e Governo Federal.