As obras da Barragem de Oiticicas serão suspensas até o dia 20 de maio. Os serviços foram retomados, porem o Movimento dos Atingidos e Atingidas concordou com a decisão do Governo do RN de voltar a suspender as obras, confirme determinação do Decreto Estadual nº 29.668, de 04/05/2020, que prorrogou as medidas de isolamento social.
Eis a nota do Movimento:
O Movimento dos atingidos e atingidas pela construção da Construção da Barragem Oiticica concorda com a SEMARH em manter as obras do complexo barragem de oiticica suspensas até 20 de maio do corrente ano, conforme determinação do Decreto Estadual nº 29.668, de 04/05/2020, que prorrogou as medidas de isolamento social.
Entendemos que diante do aumento exponencial do coronavírus no estado e região e a grande mobilização humano no local e no entorno do complexo barragem de Oiticica, poderão contribuir para elevar o número de pessoas contaminadas e, consequentemente aumentar a demanda do sistema de saúde da região a um processo de superlotação e esgotamento.
Entendemos que neste momento o isolamento/distanciamento social se impõe como único meio de desacelerar a transmissão do vírus e seu contágio, achatando a curva de contaminação e preservando a capacidade de ação dos sistemas de saúde, dando tempo para a implantação de políticas públicas de proteção a vida que assegurem as condições para que as pessoas possam permanecer em casa durante o período de isolamento social.
É fundamental garantir que as pessoas tenham acesso aos alimentos saudáveis, com especial atenção às parcelas mais empobrecidas da população. Por fim, entendemos também que após 20 de maio, prazo que se exauri o Decreto Estadual nº 29.668, de 04/05/2020, será realizada uma nova avaliação sobre a retomada das obras do complexo barragem de Oiticica, conforme as determinações cientificas, sanitárias e das autoridades de saúde do estado.
Assessoria e coordenação do movimento dos atingidos e atingidas pela construção da barragem de Oiticica!
