EMPARN sediará segunda reunião de 2017 sobre previsão de chuvas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) reunirá na sede do Jiqui, em Parnamirim, meteorologistas de vários estados e de instituições nacionais para a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro. O cronograma ainda está sendo fechado, mas já estão confirmadas as presenças de técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A abertura do evento acontece na segunda-feira, 20, às 9h, e em seguida estão previstas palestras e reuniões técnicas (as reuniões não serão abertas para a imprensa). O encerramento será no dia 21, às 11h, com a divulgação do boletim sobre a quadra chuvosa de março a maio.

Esse boletim apresentará novos dados e virá com maior precisão sobre as condições de chuva para a estação chuvosa de 2017.Lembrando que no primeiro encontro, realizado em Fortaleza/CE durante o mês de janeiro, as condições analisadas mostravam uma forte tendência de chuvas próximo da normalidade para o período de fevereiro a abril.

banner-CDS-1

Governo amplia abastecimento de água por carros-pipa para cidades em colapso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do RN receberá R$ 12.716,681 milhões de reais, oriundos do Ministério da Integração Nacional, para ampliar a Operação Vertente, responsável pelo abastecimento de água potável, por meio de carros-pipa, nos municípios em situação de emergência decorrente do longo período de seca.

A portaria de autorização de empenho e transferência da primeira parcela dos recursos, no valor de R$ 3,2 milhões de reais, foi publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU). Os recursos fazem parte do apoio federal à recuperação de áreas atingidas por desastres naturais e ao socorro e assistência à população.

Segundo o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Elizeu Dantas, com essa liberação a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Gabinete Civil do Governo do Estado, iniciará a Operação Vertente II, que prevê o abastecimento de 65 municípios, e o atendimento de aproximadamente 350.400 pessoas afetadas pela seca.

Atualmente, uma média de 150 mil pessoas são atendidas pela Operação Vertente em 13 cidades do Seridó e do Alto Oeste Potiguar, sendo elas: Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Acari, Carnaúba dos Dantas, Alexandria, Luís Gomes, Antônio Martins, Pilões, João Dias, Tenente Ananias, Paraná e São Miguel.

banner_seridopneus-770

Prefeito Amazan participou de reunião com equipe do Idema em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Prefeito-Amazan-encaminhou-pleitos-de-Jardim-do-Seridó-ao-Idema

O prefeito municipal de Jardim do Seridó, Amazan (PSD), participou na manhã desta sexta-feira (10), em Natal, de uma reunião com a equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA – RN), para discutir questões ambientais do município.

O gestor tratou de assuntos como, o esgotamento sanitário, abatedouro, destinação de resíduos sólidos, projeto de educação ambiental do Idema e da Caravana Ecológica, que fará sua próxima edição em Jardim do Seridó, na segunda semana de março.

Estiveram presentes na reunião, o diretor geral do Idema Rondinelle Oliveira, diretor técnico Luís Augusto Santiago Neto, o representante do Núcleo de Obras Públicas do Idema, Francisco França, prefeito Amazan, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Carlos Fernandes e do fiscal ambiental, Márcio Bezerra.

banner_seridopneus-770

Comporta do açude Curemas será fechada para reservar as águas das chuvas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

curemas-1

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu – CBH PPA visitou na tarde desta sexta-feira (10/02) o açude Curemas, no município de Coremas/PB. O objetivo foi observar a situação atual do abastecimento do Coremas-PB, comunicar a prefeitura a necessidade de fechamento imediato da comporta de montante do Adutor 1 e encontrar providências necessárias à continuidade do abastecimento do município.

Após visita ao reservatório e ao sistema de abastecimento o comitê esteve em reunião com a prefeita da cidade, Francisca das Chagas Andrade, para reiterar o fechamento da comporta by pass unidade geradora nº 01, conforme deliberado na Reunião Extraordinária de 22/12/2016 e ofício nº 1965/2016/SER-ANA, que foi encaminhado em 2016.

“O fechamento dessa comporta é fruto do entendimento do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos ainda no ano passado. O que nós acordamos foi que logo após o início das chuvas o DNOCS, que é órgão operador do reservatório, fecharia esse comporta para que o açude possa reservar água para uso futuro. Nós recebemos a informação da ocorrência e da previsão de fortes chuvas nas regiões do sertão e alto sertão da Paraíba – no vale do Piancó. Inclusive, com o Rio Piancó com bom volume de água em direção ao açude Curemas, assim vamos proceder com o que foi acordado e a comporta será fechada para reservar água”, disse Procópio Lucena, presidente do comitê.

Parte da cidade de Coremas-PB (região central e vila DNOCS) continua sendo abastecida por captação flutuante situada no canal de fuga da Usina Coremas. Esse canal é alimentado por recalque direto do reservatório para o Adutor 1, cuja vazão é descarregada por meio da válvula anelar by pass que se encontra danificada.

“Estivemos informando a gestão municipal o fechamento da comporta. Com isso, o abastecimento de água será interrompido nos próximos dias e o município deverá encontrar uma alternativa para o abastecimento da parte central da cidade e da vila do DNOCS”, explicou Procópio.

Ainda de acordo com ele, “a válvula anelar da comporta by pass 01 ainda continua danificada e, caso não seja fechada, a água que chegar no açude descerá pela comporta e vai seguir pelo rio Piancó -Piranhas. Isso não pode acontecer, uma vez que é necessário que o reservatório acumule água e que possamos ter uma garantia futura dessa água. Por essa razão, acordamos em fechar a comporta de Curemas e reservar as águas das chuvas que estão caindo”, ratificou.

Para a prefeita Francisca das Chagas, “é uma medida extremamente importante para a garantia de reserva de água. Entendemos que a decisão é correta e agora nós vamos buscar outra alternativa para manter o abastecimento enquanto o açude acumula as águas das chuvas que estão chegando”, finalizou.

Ano letivo em São José do Seridó terá início em 02 de março, confirma secretário

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em virtude do processo de posse dos convocados do concurso público, a  secretaria municipal de educação e cultura do  município  de  São José do  Seridó anuncia  para  2 de março o inicio das aulas nas Escolas:

Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas,
Centro Municipal de Ensino Rural Professora Francisca Macêdo de Medeiros,
Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas,
Escola Estadual Jesuíno Azevedo e
Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa.

A  equipe está nos preparativos necessários para um adequado inicio de atividades. A informação foi repassada ao  blog  pelo secretário José Roberto dos Santos.

banner_seridopneus-770

Para Tomba, governo começa a perder a luta para o crime organizado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DEPUTADO-TOMBA-FARIAS-02

“O governo começa a perder a luta para o crime organizado”. A constatação é do deputado estadual Tomba Farias (PSB), que na tarde desta sexta, na Assembleia Legislativa, mostrou-se muito preocupado com o alastramento da criminalidade no Rio Grande do Norte e em outras regiões do País. Segundo ele, o cerco está se fechando, não em torno dos criminosos, mas sim da própria polícia.

O parlamentar observou que já virou rotina, bandidos utilizarem agências bancárias e do Correios como “caixa”, todas as vezes que precisam de dinheiro para as suas despesas. “Agora é assim: o Correio é como se fosse uma caixinha do pessoal. Eles dizem, estamos precisando de um dinheirinho, vamos ali pegar”, assinala o parlamentar.

Destacando que o crime organizado não se contenta mais em explodir os caixas eletrônicos e que agora leva o próprio cofre,  Tomba enfatizou que somente nas últimas semanas, agências foram assaltadas nos municípios de Tangará, São Paulo do Potengi, Umarizal, Lajes Pintada, entre outras cidades do interior do RN.

banner_seridopneus-770

Beneficiários do Bolsa Família devem informar mudança de escola dos filhos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os beneficiários do Bolsa Família que mudaram os filhos de escola neste ano, devem ficar atentos e comunicar a alteração ao setor responsável pelo Cadastro Único dos seus municípios.

A manutenção das crianças e jovens entre 6 e 17 anos matriculados é um dos critérios para a manutenção do benefício e é um dos compromissos firmados pelos beneficiários e pelo poder público nas áreas de educação e saúde para a superação da pobreza. O programa exige uma frequência escolar mensal mínima de 85% para estudantes de 6 a 15 anos e de 75% para estudantes de 16 e 17 anos.

As famílias também devem avisar a escola, durante a matrícula, que o aluno é beneficiário do Bolsa Família. A informação permite à instituição saber que a frequência do aluno precisa ser registrada no Sistema Presença, do Ministério da Educação. Desta forma, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) consegue verificar se a frequência escolar mínima está sendo cumprida.

Consulta pública sobre o Enem é prorrogada até o dia 17

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Educação prorrogou até o dia 17 de fevereiro o prazo para a sociedade opinar sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio. A consulta pública, aberta no último dia 18 de janeiro, já recebeu 414 mil sugestões até a manhã desta quinta-feira (9). O prazo terminaria nesta sexta-feira (10), mas foi prorrogado devido à grande participação popular.

RN terá fábrica de grande porte de equipamento para energia fotovoltaica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte terá uma fábrica de grande porte para produção de placas fotovoltaicas e dos demais equipamentos que envolvem a geração de energia por essa fonte. A informação foi um dos destaques do pronunciamento do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Flávio Azevedo, durante a abertura do “9ª Encontro de Investidores de Energia Solar”, em Natal.

A fábrica será instalada no RN por um grupo chinês que já tem unidades na Alemanha, na Índia e nos Estados Unidos. “Agora eles vão atender a América Latina e escolheram o Rio Grande do Norte [para sediar o empreendimento]”, destacou o secretário. A unidade industrial vai gerar 320 empregos diretos, e tem um potencial multiplicador, uma vez que haverá contratação de fornecedores e da logística necessária à operação no Estado.