RN pode ganhar mais uma vaga para deputado federal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O estado do Rio de Janeiro pode perder três vagas de deputado federal a partir da eleição de 2018. Relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado altera o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados em função da atualização da população de cada estado feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015. O projeto é do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), e seu estado, o Pará, é o que mais aumentará sua representação passando de 17 para 21. O total de deputados, 513 , continua inalterado.

Outros estados que vão ter maior número de representantes serão Minas Gerais, que pula de de 53 para 55; e Amazonas, de 8 para 10. Além do Rio de Janeiro, que cai de dos atuais 46 para 43, também perdem representantes o Rio Grande do Sul, de 31 para 29; Paraíba, de 12 para 10, e Piauí , de 10 para 8.

— Na prática estamos cumprindo a Constituição, que prevê essa revisão da proporcionalidade sempre a um ano das eleições, pelo tamanho da população de cada estado. Essa proporcionalidade não é revista desde 1985 e de lá para cá houve mudanças significativas no número de habitantes de cada ente federativo registradas pelos censos do IBGE. Pela Constituição nenhum estado pode ter menos de oito nem mais de 70 deputados federais — explicou Flexa Ribeiro.

Em seu parecer o senador Antonio Anastasia argumentou que manter a desproporcionalidade na representação dos estados significa conceder maior valor ao voto de brasileiros residentes em alguns estados e menor valor ao voto de outros brasileiros, residentes em outras unidades da federação.

Fecam-RN reúne presidentes de Câmaras em Currais Novos e Caicó nesta sexta-feira (07)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), vereador Raniere Barbosa (PDT), cumpre agenda nesta sexta-feira (07) na região do Seridó potiguar. Pela manhã, a partir das 9 horas, o parlamentar se reúne com presidentes de casas legislativas em Currais Novos e, após às 15 horas, em Caicó, ambas na Câmara Municipal das respectivas cidades.

As duas reuniões fazem parte da série de encontros promovidos pela Fecam para instalar os polos regionais da entidade. O objetivo é que a Federação esteja ainda mais próxima dos cidadãos, permitindo o debate em torno de problemas comuns e a busca por soluções conjuntas entre os municípios.

“Com a definição dos polos e dos coordenadores de cada região, a Fecam estará presente em todo o Estado, ainda mais presente na vida dos potiguares. Tudo para que os vereadores possam contar com o máximo empenho da entidade na busca por soluções para suas reivindicações”, disse Raniere Barbosa.

banner-CDS-1

Ceres Caicó realiza workshop sobre Geoecologia e Biogeografia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande (UFRN), por meio do Departamento de Geografia, do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) campi Caicó, realiza nesta quinta-feira, 6, até o domingo, 9 de abril, no anfiteatro da unidade, a segunda edição do workshop de Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais, com foco na região Nordeste, por meio de debates em mesas-redondas.

O evento vai abordar o papel da UFRN no auxílio da gestão dos recursos hídricos e busca formular propostas de articulação acadêmica a nível regional para captação de recursos externos às Instituições de Ensino Superior (IES).  Além disso, conta com atividades de campo na região seridoense.

A programação completa do evento está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde devem ser realizadas as inscrições. O workshop será aberto a estudantes de graduação e pós-graduação.

banner_seridopneus-770

“Um parlamentar eleito pelo Povo não vota contra seus interesses”, diz carta dos bispos potiguares a bancada do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

_DSC9748

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, e o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, se encontraram com deputadores federais e senadores do Rio Grande do Norte, em Brasília, no final da manhã desta quarta-feira, 5.

Na ocasião, foi entregue à bancada potiguar uma nota, em nome dos bispos, contando, também com a assinatura dos padres das três dioceses potiguares. A mesma nota, que incentiva os cristãos a se mobilizarem contra à proposta da Reforma da Previdência, será lida nas missas do Domingo de Ramos, dia 9 de abril, em todas as paróquias do Estado.

NOTA DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL SOBRE A PEC 287/2016 – REFORMA DA PREVIDÊNCIA

“Eu vi, eu vi a aflição de meu povo (…), e ouvi os seus clamores
por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.”
Êxodo 3,7

Nós, Bispos da Província Eclesiástica de Natal, em comunhão com o clero da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e Caicó, fiéis ao Evangelho e à missão da Igreja, e em solidariedade para com o povo potiguar e todos os brasileiros e brasileiras, neste momento de tantas incertezas ante as propostas de reformas que tramitam no Congresso Nacional, recordamos à classe política potiguar que

UM PARLAMENTAR ELEITO PELO POVO NÃO VOTA CONTRA SEUS INTERESSES!

Desde a antiga Grécia, o conceito de democracia sempre esteve associado à participação popular. Das reuniões nas praças – Ágora, onde o povo debatia sobre o que era melhor para a cidade – pólis, evoluímos para um modelo de democracia representativa, no qual a sociedade delega a um representante o direito de falar em seu nome. O povo do Rio Grande do Norte, em 2014, elegeu oito Deputados Federais e um Senador para falarem dignamente em seu nome.

Estando às vésperas da votação, no Congresso Nacional, de uma ampla e inusitada Reforma da Previdência, instrumentalizada por uma alteração à nossa soberana Constituição Brasileira (PEC nº 287/2016), sentimo-nos obrigados, na condição de sacerdotes e membros de uma Igreja que tem por missão defender a vida e o bem-estar do povo em plenitude,  a cobrar dos nossos parlamentares a posição que deles se espera: a de reprovar essa proposta que atenta contra os interesses do povo, repudiando toda e qualquer tentativa de retrocesso social.

Ultimamente, sob o falso fundamento de déficit, crise econômica e outros episódios cíclicos, o Governo tem investido fortemente na alteração de direitos sociais, previdenciários e trabalhistas que foram incorporados à sociedade por dura luta popular. Sabemos conscientemente que a Reforma da Previdência atingirá de forma desigual e mais ostensiva os mais humildes, os descamisados, especialmente os trabalhadores rurais e as mulheres, numa inequívoca violação aos direitos humanos.

Vemos, com apreensão e repúdio, o silêncio perturbador de boa parcela da classe política brasileira, que aderna a essa mudança de forma passiva e adesista. Esperamos, com redobrada atenção, que os nossos mandatários, legatários principais da confiança do nosso povo, não traiam os interesses daqueles eleitores que no 1º domingo do mês de outubro de 2014, saíram de suas casas, em sua maioria habitações simples e desguarnecidas de tudo, para votarem em candidatos em quem depositaram a esperança num porvir venturoso e de maior justiça social. Afinal, Cristo deixou como lembrança: “A quem muito foi dado, muito será cobrado (pedido)”. (Lc 12,48)

Convocamos, pois, os cristãos e cristãs, bem como todas as pessoas de boa vontade, particularmente de nossas comunidades, a se mobilizarem contrárias à proposta de Reforma da Previdência, ora em tramitação, para defender os direitos básicos conquistados a duras penas pelo povo brasileiro, visando preservar, principalmente, aqueles direitos assegurados para os mais pobres e socialmente vulneráveis. Permanecemos atentos e de olhos abertos no acompanhamento do voto dos nossos representantes, Senadores e Deputados Federais do Rio Grande do Norte!

Natal, 05 de abril de 2017.

Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal
Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC – Bispo de Caicó
Dom Mariano Manzana – Bispo de Mossoró

Caern divulga calendário de abastecimento de Caicó para o mês de abril

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está abastecendo a cidade de Caicó através do sistema de rodízio. Mensalmente é divulgado o calendário de abastecimento.  Atualmente, a cidade está sendo atendida pelo sistema da Adutora Manoel Torres, com captação no leito do Rio Piranhas, na cidade de Jardim de Piranhas. O calendário poderá sofrer alteração caso acha alguma intercorrência na catação.

CONFIRA O CALENDÁRIO

BARRA NOVA, ACAMPAMENTO, PARTE DO CENTRO DA CIDADE (Da Rua José de Oliveira até a Rua Renato Dantas, situados da Av. Seridó em direção ao Bairro Acampamento)
Dias: 01,02; 06, 07, 08; 12,13,14; 18,19,20; 24,25,26; 30…
OBS: Os demais setores do centro da cidade terá água todos os dias, por motivo da rede de abastecimento da Zona Norte está interligada na rede desses setores.

ZONA NORTE – Os Bairros Alto da Boa Vista, Parte Alta do Recreio (Da rua Cesar Rodrigues Fechine até as proximidades do motel, Setor próximo ao Marizão,  Samanaú, Salviano Santos, Penitenciária, Nova Caicó, Serrote Branco III.
Dias: 03,04,05; 09,10,11; 15,16,17; 21,22,23; 27,28,29

Vila do Príncipe, Darci Fonseca, Recreio, parte baixa, (da Rua Cesar Rodrigues Fechine em direção ao Rio Seridó), Loteamento Serrote Branco, Serrote Branco II e Boa Passagem.
Dias: 01,02; 06, 07, 08; 12,13,14; 18,19,20; 24,25,26; 30…

ZONA SUL – BAIRRO PARAÍBA
Dias: 03,04,05; 09,10,11; 15,16,17; 21,22,23; 27,28,29

ZONA LESTE – SERÃO ABASTECIDOS POR 72 HORAS E 72 HORAS DESABASTECIDOS – BAIRROS – Vila Altiva, Penedo, Nova Descoberta, Conjunto Castelo Branco, Jardim Satélite(IPE), Canutos e Filhos, Loteamento Diniz, Maynard, Santa Costa, Vila Graciosa, Romeiros de Santana, Cidade Judiciária, Rua Cândido Gato, Vila Brasil, Bento XVI, Vila Carlindo Dantas, Itans.
Dias: 01,02; 06, 07, 08; 12,13,14; 18,19,20; 24,25,26; 30.

ZONA OESTE – SERÃO ABASTECIDOS POR 72 HORAS E 72 HORAS DESABASTECIDOS – BAIRROS – João XXIII, Walfredo Gurgel,  Luiz Januário(Novo Horizonte) e Parte do setor do matadouro público e parte do Bairro Barra Nova, Frei Damiao e São José, parte do setor do Hospital do Seridó, Batalhão de Policia Militar, Adjuto Dias, Paulo VI, Soledade, Hospital Regional (SESP).
Dias: 03,04,05; 09,10,11; 15,16,17; 21,22,23; 27,28,29

OBS: Os bairros São José e Frei Damião serão abastecidos por 8 horas nos dias informados, sendo 4 horas para os setores elevados e 4 horas para os setores mais baixos.

BAIRROS: João Paulo II e Hospital Regional(SESP) (SOMENTE DURANTE O DIA)
Dias: 01,02; 06, 07, 08; 12,13,14; 18,19,20; 24,25,26; 30.

Agripino defende que todos os parlamentares do RN no Congresso destinem emendas de bancada para a transposição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

_DSC9861

Preocupado com os baixos índices das barragens no Rio Grande do Norte, o senador José Agripino (RN) propôs nesta quarta-feira (5) que os onze parlamentares potiguares destinem suas emendas de bancada para a transposição do Rio São Francisco. O pedido foi feito durante audiência da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) sobre o tema, com a presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

 “Na próxima reunião com a bancada federal, vou propor que, assim como eu fiz este ano, os parlamentares do Rio Grande do Norte destinem suas emendas de bancada para a transposição”, destacou Agripino.

“E aproveito ainda esta reunião na CDR para sugerir que uma das emendas de bancada desta comissão seja específica para o ramal do Apodi”, acrescentou o senador, que também é presidente nacional do Democratas.

José Agripino defendeu ainda que parlamentares do Nordeste destinem o máximo de recursos possível no orçamento da União para a transposição do rio São Francisco. “Com essas três ações práticas, nós saímos da dúvida para uma perspectiva segura em prol desta obra que beneficiará milhões de pessoas”, frisou Agripino.

A audiência, proposta pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) reuniu parte da bancada potiguar e também contou com a participação de Dom Jaime Vieira, o arcebispo de Natal, Dom Antônio Carlos, bispo de Caicó, e Dom Mariano Mazana, bispo de Mossoró.

banner_seridopneus-770

Formação da 1ª turma do Programa de Formação Básica para o trabalho aconteceu ontem em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TURMA DE FORMANDOS

A primeira turma de adolescentes do Programa Formação Básica para o Trabalho do CAMP SBC em parceria com as Aldeias Infantis SOS Brasil em Caicó foi formada em solenidade que acontece nesta terça-feira (04/04), em Caicó. O evento aconteceu no auditório do Ceres da UFRN e contou com a presença do presidente do CAMP SBC, Luiz Antônio Novi, do gestor das Aldeias Infantis SOS Brasil, Santiago Júnior, do patrono da turma, Padre Francisco de Assis Costa, de Veracilda Vale Fernandes, Secretária Adjunta de Educação, e dos presidentes dos Rotary Clubes de Caicó. Além de representantes de instituições, autoridades e familiares.

“Esse evento estabelece um marco na política da criança e do adolescente de Caicó, fomentado por propósitos colaborativos e que já constatamos o início de uma transformação que começa a dar frutos em nossa cidade, fortalecendo políticas públicas e gerando desenvolvimento com responsabilidade social.”, destacou Santiago Júnior.

As Aldeias Infantis SOS de Caicó, em parceira com o CAMP São Bernardo do Campo atuarão de forma sinérgica e eficiente com foco na incidência da Promoção, Defesa e Garantia de direitos de crianças e adolescentes com ênfase no programa da aprendizagem, como forma de combater e erradicar o Trabalho Infanto-Juvenil promovendo o trabalho adolescente protegido.

“Sem dúvida é uma oportunidade que estamos dando a esses jovens. Observamos diariamente uma grande quantidade de jovens pelas ruas envolvidos com o mundo das drogas e precisamos ver esses jovens aqui em Caicó inseridos na educação e no trabalho. Esse é o nosso objetivo e com certeza aqui vamos ter essa resposta e vamos alcançar os nossos objetivos”, disse o presidente do CAMP SBC, Luiz Antonio Novi.

TEDxUnP acontece dia 8 de abril e compartilha ideias que têm transformado o RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ideias inovadoras e pessoas inspiradoras que estão ajudando a transformar realidades se encontram no dia 8 de abril no TEDxUnP. O evento é realizado pela primeira vez no Rio Grande do Norte com palestras de seis pessoas que têm sido protagonistas em mudanças sociais em território potiguar e com ações refletidas por todo país.

Com o tema “Aqui para o Bem”, o TEDxUnP é organizado pela Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, e terá uma plateia limitada em 100 pessoas, que se inscreveram previamente para participar do encontro, mas também será 100% transmitido on-line para todo o mundo através do site www.tedxunp.com.br a partir das 16h.

Conheça os palestrantes:

  • Mario Jambo – juiz federal que está revolucionando o sistema penal por meio de penas alternativas e da promoção de ações educacionais;
  • Francisco Irochima – médico oftalmologista, inventor e empreendedor, ele vem desenvolvendo no RN novas tecnologias para melhorar a saúde pública através de gadgets e soluções simples aplicadas em celulares e impressoras 3D;
  • Flávio Rezende – jornalista e empreendedor social, é fundador da Ong Casa do Bem que vem mudando a vida de jovens em situação de risco do bairro de Mãe Luiza, em Natal, por meio da cultura, esporte e da educação;
  • Cláudio Medeiros – diretor do Projeto Acalanto, teve a vida transformada quando se tornou pai adotivo e tem dedicado a vida em prol das crianças invisíveis;
  • Jussier Ramalho – empresário potiguar que acredita que a dificuldade pode ser o caminho para a possibilidade. Desde a infância humilde até se tornar um dos palestrantes mais conhecidos do Brasil;
  • Carolina Damásio – médica infectologista e criadora do projeto a Arte de Nascer, atua com atividades lúdicas envolvendo a arte na humanização do cuidado e a integralidade da atenção às gestantes de Macaíba.

O TEDxUnP será realizado na Unidade Roberto Freire da Universidade Potiguar.