Eleições 2018 terão urnas com impressora

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O sistema eleitoral brasileiro tem uma grande novidade, em 2018, o voto será impresso. A nova medida foi aprovada em minirreforma no ano passado e a intenção é de que as urnas eletrônicas tenham impressoras acopladas a fim de registrar o voto em papel. Sendo assim, o uso de modelos de impressora de qualidade será um ponto primordial.

A forma de votar será da seguinte maneira: o eleitor vai até a sua respectiva seção eleitoral e digita na urna eletrônica os números do candidato de sua escolha. Até aqui tudo bem, nenhuma novidade. O voto então é materializado em papel por meio de uma impressora, o eleitor deve mais uma vez conferir no visor se o voto está correto, se tiver, o papel já cai direto dentro de uma urna inviolável. Assim, o eleitor não tem contato com o papel e tampouco pode levar uma cópia para casa, essa medida aumenta o sigilo e diminui os riscos de fraude.

Ainda em 2002, o governo federal realizou testes do voto impresso em diversas cidades espalhadas pelo país. As provas não foram satisfatórias, pois houve muitos problemas técnicos no sistema das urnas e das máquinas de impressora. Os eleitores tiveram que enfrentar filas muito maiores do que as que já existem atualmente e a demora do tempo de votação dobrou.

Marcelo Odebrecht diz que Dilma e Lula sabiam de caixa 2

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

lula_dilma

O empresário Marcelo Odebrecht afirmou em delação premiada que Dilma Roussef e Luiz Inácio Lula da Silva sabiam de doações não contabilizadas da empreiteira para a campanha deles à Presidência da República, o chamado caixa 2.

O empresário disse que se encontrou com a ex-presidente Dilma em 2015 no México, e afirmou que fez um alerta sobre a possível contaminação que o caixa 2 poderia causar à campanha dela por causa das investigações da Lava Jato.

“No que tange à questão de caixa 2, tanto Lula quanto Dilma, eles tinham conhecimento de um montante, não necessariamente do valor preciso, mas tinham conhecimento da dimensão de todo o nosso apoio ao longo dos anos. A Dilma, ela sabia, que grande parte do nosso apoio tava direcionado para João Santana [responsável pelo marketing da campanha]. E especificamente em 2015, no encontro que tive, já com a Operação Lava Jato deflagrada, tive consciência de todos os depósitos que tinham sido feitos, eu mostrei a ela a quantidade que poderia contaminar a campanha dela”, disse em um dos depoimentos da delação premiada.

banner_seridopneus-770

Ex-prefeito de Serra Negra do Norte assumirá comando do PDT

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

rogerio-mariz

O ex-prefeito de Serra Negra do Norte, Rogério Mariz está de malas prontas para o PDT, de quebra Rogério passará a comandar a legenda em seu município.

Com a chegada de Rogério Mariz no partido, é possível que novos aliados ingressem na legenda, entre eles ex-vereadores do município que possuem forte atuação política.

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira para profissionais de saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa nesta segunda-feira (17). Nos primeiros dias, a prioridade será a vacinação dos profissionais de saúde e gestantes. Para o público, as vacinas serão disponibilizadas depois, seguindo o calendário das Secretarias Municipais ou Estadual de Saúde. Em 13 de maio, os órgão vão realizar o “dia D” de vacinação. Meta é vacinar mais de 1 milhão de pessoas.

Nos postos de atendimento do Governo do Estado, para os demais públicos a vacina terá início dia 24 de abril e vai até o dia 26 de maio. Diferente dos anos anteriores, neste os professores de escolas públicas e privadas também foram incluídos entre os grupos prioritários da campanha, dos quais já fazem parte as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Papa Francisco implora pela paz na Síria e no Oriente Médio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

66390330_Pope-Francis-delivers-his-Urbi-et-Orbi-to-the-city-and-the-world-message-from-the-balco

O Papa Francisco implorou pela paz no Oriente Médio e na Síria, onde “reinam o horror e a morte”, em sua tradicional bênção “Urbi et Orbi” do Domingo de Páscoa.

Ante milhares de fiéis congregados na praça de São Pedro do Vaticano, o Papa rogou a Deus que “conceda a paz a todo o Oriente Médio” e ajude “a quem trabalha ativamente para levar alívio e consolo à população civil da Síria, vítima de uma guerra que não cessar de semear horror e morte”.

Francisco denunciou “o vil ataque” ocorrido neste sábado na periferia de Aleppo contra civis que fugiam e que até o momento deixou pelo menos 126 mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. “Ontem foi o mais recente ataque desprezível contra refugiados que fugiam”, disse.

A explosão atingiu ônibus que levavam moradores xiitas que aguardavam para cruzar de território tomado por rebeldes para território do governo, em um acordo de retirada entre os dois lados.

O Pontífice também pediu a Deus que conceda “aos representantes das nações o valor de evitar que se propaguem os conflitos e acabar com o tráfico de armas”.

Na tradicional bênção à cidade e ao mundo após a missa pascal, o Papa argentino não esqueceu de seu próprio continente: pediu a Deus para que “sustente os esforços de quem, especialmente na América Latina, se compromete a favor do bem comum das sociedades, tantas vezes marcadas por tensões políticas e sociais, e que, em alguns casos, é sufocado pela violência”.

banner-CDS-1

Caicó participa do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

diego_cidades

A Confederação Nacional dos Municípios e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realizaram em Brasília, o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Caicó esteve representada no evento pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diego Vale.

A programação contou com debates sobre diversos assuntos, como: Governança das Cidades Históricas; Competitividade do Turismo nas Cidades Históricas; e Patrimônio Cultural como vetor de Desenvolvimento. Participaram do evento o ministro da Cultura, Roberto Freire, a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.

Com o título de Patrimônio Imaterial do Brasil concedido pelo IPHAN, a Festa de Sant’Ana Caicó tornou-se uma das nove cidades históricas do Rio Grande do Norte. “Estamos no roteiro das Cidades Históricas Turísticas do Brasil e isso desperta para a necessidade de implementar políticas de incremento do turismo com a valorização dos nossos patrimônios materiais e imateriais”, destaca Diego Vale.

Para o secretário, o patrimônio dá sentido de pertencimento à comunidade e pode gerar riquezas e renda. “Para tornar o turismo cultural sustentável é preciso que as políticas públicas de turismo estejam incluídas num contexto social, ambiental e econômico”, enfatizou.