Ceres recebe I Encontro Potiguar de Professores de Espanhol

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Currais Novos, recebe de 26 a 28 de abril, o I Encontro Potiguar de Professores de Espanhol, realizado pela Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (Apele-RN), composta por uma comissão de professores nacionais, locais e internacionais.

O evento tem como tema Los Desafíos Para Los Profesores de Español en el Contexto Brasileño Tras La Revocación de La Ley 11.161 e objetiva promover o debate sobre pesquisas no âmbito da língua espanhola, das literaturas e ensino do idioma. Uma das propostas do encontro é a abertura de fórum de discussão sobre o futuro do ensino no contexto brasileiro após revogação da Lei nº 11.161, de agosto de 2005, que tornou obrigatória a oferta de Espanhol no Ensino Médio.

Além de professores da UFRN e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a programação conta com a participação de um conferencista espanhol e professores de instituições superiores do país como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Ceará (UFC), entre outras.  O evento é aberto a estudantes e professores de graduação e pós-graduação.

banner_seridopneus-770

Wilma se afasta da Câmara de Natal para tratar de câncer

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

wilmadefaria

A vereadora Wilma de Faria (PTdoB) formalizou nesta terça-feira (18) o afastamento da Câmara Municipal de Natal para tratamento médico. A ex-governadora e ex-prefeita de Natal enfrenta complicações de um câncer no intestino. Em nota, ela informa que passou por um procedimento cirúrgico simples no Hospital do Coração, no último dia 10.

Leia o texto na íntegra da assessoria da parlamentar:

Nota: A vereadora Wilma de Faria formalizou esta semana o pedido de afastamento temporário das funções na Câmara Municipal do Natal para dar continuidade ao tratamento de saúde ao qual tem sido submetida nos últimos meses. No último dia 10, a ex-governadora passou por um procedimento cirúrgico simples no Hospital do Coração e, a partir de agora, iniciará uma nova fase do tratamento. Wilma tem se recuperado bem e deverá retornar em breve às suas atividades na Câmara Municipal do Natal.

Marqueteira do PT confirma ao juiz Moro caixa 2 nas campanhas de Dilma

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

dilma-olho

A marqueteira Mônica Moura confirmou nesta terça-feira (18), durante depoimento ao juiz Sergio Moro, ter recebido caixa 2 nas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff de 2010 e 2014. Mônica Moura é esposa e sócia de João Santana, responsável pelo marketing das campanhas de Lula (2006) e Dilma (2010 e 2014).

Segundo ela, em 2010, parte do caixa 2 foi pago pelo partido e parte pela Odebrecht. Em 2014, todo o caixa 2 foi pago pela Odebrecht.

Mônica Moura disse também que era com Antonio Palocci que sempre acertava pagamentos das campanhas  do PT desde 2006 – até 2012. A marqueteira disse que o ex-ministro a mandava procurar a Odebrecht, e a empresa pagava sempre uma parte do caixa 2. Ela citou, entre outras, as campanhas do ex-presidente Lula (2006), Fernando Haddad (2012) e de Dilma (2010 e 2014).

No exterior, Mônica Moura disse que a Odebrecht pagou por campanhas no Panamá, na Venezuela, em Angola e em El Salvador. Venezuela, Angola e Panamá não tinham a ver com Palocci nem PT, disse Monica a Moro. Só El Salvador foi a pedido de Lula – e Palocci acertou com ela, afirmou. Mônica Moura disse no depoimento que não existe marqueteiro no Brasil que faça campanha sem receber por meio de caixa 2.

banner-CDS-1

Aneel aprova reajuste de 3,38% para consumidores de energia do Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As tarifas de energia da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) serão reajustadas em 3,38% a partir do dia 22 de abril. O reajuste foi aprovado nesta terça-feira (18) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para os consumidores de baixa tensão, que são os residenciais, o reajuste médio será de 3,08%, já para os consumidores de alta tensão, os industriais, terão reajuste de 4,07%.

A Consern atende mais de 1,3 milhão de clientes, nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Segundo informações da empresa, 86% dos clientes são residenciais.

banner_seridopneus-770

“RN continua livre de aftosa”, destaca superintendente da Agricultura

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O superintendente federal do Ministério da Agricultura, Getúlio Batista, reafirmou, em entrevista a 96 FM nesta segunda-feira (17), que o Rio Grande do Norte continua com o rebanho certificado livre de aftosa com vacinação. O RN foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de aftosa ainda em 2014. Desde então o Ministério da Agricultura vem acompanhando a qualidade gado potiguar e não registrou variação.

“Sabemos que temos um rebanho de qualidade e com boas genéticas. Por isso o Ministério vem acompanhando o nosso estado. O nosso estado continua com a certificação de área livre de aftosa com vacinação, sem conformidade. Nossa função é garantir todo o suporte para que essa certificação continue”, disse. Além do monitoramento, o Ministério da Agricultura tem trabalhado para ampliar a participação do Brasil no mercado exterior. O Brasil possui o maior rebanho comercial de gado bovino do mundo, com mais de 215 milhões de cabeças. O agronegócio representa 21% do PIB brasileiro com mais de R$ 1,27 trilhões em faturamento.

Projeto que reajusta em 40% diárias dos vereadores pode ser votado em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Blog do Marcos Dantas foi informado que um projeto de lei que concede reajuste de quase 40%, no valor das diárias dos vereadores de Caicó, pode entrar na pauta de votação a qualquer momento.

Para compromissos “representando à Câmara” na região do Seridó, atualmente um vereador recebe diárias de R$ 300,00. Se o evento for em Natal, a diária já passa para 400 reais, e se for em outros estados, para 600 reais. Caso os compromissos não durem mais do que meio-dia, o edil recebe a metade do valor.

Se o projeto for aprovado, as diárias passariam para 400 reais (interior do RN); 600,00 (Capital do RN) e 800 reais (para outros Estados). Pelo que o Blog conseguiu apurar, a iniciativa de colocar o projeto em pauta seria da própria Mesa Diretora.

banner_seridopneus-770

RN continua em risco de seca extrema

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Apesar das chuvas de março, principalmente sobre as porções Oeste e Litoral do Estado, a situação de risco de seca este ano no Rio Grande do Norte não está afastada. Segundo o mapa de riscos, elaborado pelo aplicativo Monitor de Secas da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as chuvas do mês passado contribuíram para uma redução na área de seca excepcional (S4, o mais grave) e extrema (S3) para seca grave (S2) na região do Oeste potiguar.

Os indicadores ainda mostram um aumento de área com seca excepcional (S4) na parte Central, em direção ao litoral norte. No litoral leste potiguar, os dados indicam uma redução na área de seca extrema (S3) para seca grave (S2). De um modo geral, há ainda uma ampla área que permanece com seca extrema (S3), por causa dos baixos índices pluviométricos observados.

Historicamente, o mês de março contém os maiores índices pluviométricos (acima de 300mm) em todo o estado do Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE) e no Oeste dos estados do Rio Grande do Norte (RN) e Paraíba (PB). Valores entre 150 e 250mm, aproximadamente, também foram observados no centro-oeste de RN, oeste da BA e em uma área do litoral leste do NE, compreendida entre o litoral de RN, passando pelo litoral da PB, até o litoral norte do estado de PE.

A precipitação observada, de um modo geral, no decorrer do mês de março de 2017, mostra que os índices pluviométricos mais significativos, valores acumulados acima de 300 mm, se concentraram, principalmente, no setor norte do NE, como no norte dos estados do MA, PI e CE. No centro-sul dos estados do MA e CE também houve acumulados significativos de precipitação, no entanto os valores variaram entre 150 e 250mm, aproximadamente. Nas demais áreas do NE os totais acumulados de chuva foram inferiores a 125mm.

O Rio Grande do Norte, considerando os 54 reservatórios monitorados pelo Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), da Agência Nacional de Águas (ANA), tem 39 com volume abaixo de 30% da capacidade máxima. Apenas, dois reservatórios estão com volume acima de 90% do que poderiam armazenar. O SAR monitora 47 reservatórios sob a responsabilidade do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e sete do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Considerando apenas os 47 açudes monitorados pelo Igarn a situação é crítica: dados do dia 13 deste mês apontam que o nível de reserva total está na casa dos 17% (ou 760 milhões de m³) frente aos 4,4 bilhões de m³ da capacidade desses reservatórios.

banner_seridopneus-770

EMPARN registra boas chuvas na Semana Santa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O boletim pluviométrico da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) trouxe o registro de boas chuvas em todas as regiões do estado no acumulado da manhã da última quinta-feira (13) até a manhã desta segunda-feira (17). Choveu Em 78 dos pluviômetros monitorados, com precipitações mais fortes em municípios das regiões Central e Agreste.

Na mesorregião Oeste, choveu em Areia Branca, 34,4 milímetros(mm); Campo Grande, 31,4mm; Assu, 30,0mm; São Rafael, 28,8mm; Gov. Dix-sept Rosado, 13,4mm; Baraúna, 12,1mm; Frutuoso Gomes, 12,0mm e ainda em Rodolfo Fernandes, Viçosa, Messias Targino, Ipanguaçu, Pau dos Ferros, Riacho de Santana, Umarizal, entre outros municípios.

Na mesorregião Central, choveu mais forte em Santana do Matos, 57,0mm; Equador, 37,5mm; Ouro Branco, 33,0mm; São Bento do Norte, 33,0mm; São Vicente, 32,5mm; Caicó, 29,4mm; São Fernando, 24,4mm; Timbaúba dos Batistas, 22,5mm; Florânia, 22,0mm; São João do Sabugi, 22,0mm; Pedro Avelino, 18,4mm; Cerro Corá, 16,3mm e Lajes, 16,0mm. Choveu ainda em Jardim do Seridó, Caiçara do Rio dos Ventos, Acari, Guamaré, entre outros.

No Agreste, choveu mais forte em Vera Cruz, 63,7mm; Serrinha, 28,6mm; Boa Saúde, 25,4mm; Jaçanã, 25,2mm; Monte das Gameleiras, 21,0mm e ainda em Parazinho, Bento Fernandes, Sitio Novo, Santa Maria, Tangará, João Câmara e Rui Barbosa. No Leste, choveu em São Gonçalo do Amarante, 54,5mmn; Goianinha, 54,3mm; Natal, 44,7mm; Maxaranguape, 28,0mm; Pureza, 23,9mm e Montanhas, 21,5mm. Choveu ainda em Senador Georgino Avelino, Espírito Santo, Extremoz e Canguaretama.

Município de Caicó adere ao Programa Escola da Terra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cidade de Caicó está inserida no Programa Escola da Terra. A primeira capacitação foi realizada no Campus da UFRN de Caicó, com uma carga horária de 32 horas presenciais. A técnica pedagógica do Centro Municipal do Ensino Rural, Cecília Leontina, informou que participaram da capacitação nove professores que atuam em turmas multisseriadas.

O objetivo do Programa Escola da Terra é promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

Caracteriza-se por promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas, oferecer recursos: livros do PNLD Campo e kit pedagógico que atendam às especificidades formativas das populações do campo e quilombolas, apoiar técnica e financeiramente aos estados, Distrito Federal e municípios para a ampliação e a qualificação da oferta de educação básica às populações do campo e quilombolas em seus respectivos sistemas de ensino.

Atualização dos cadastros habitacionais termina nesta terça-feira e cadastrados participam de reunião na Ilha de Sant’Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O processo de atualização do Cadastro Único termina nesta terça-feira (18), no auditório do Centro Administrativo de Caicó. A atualização começou na terça-feira (11), sendo destinada para as pessoas que fizeram as inscrições em 2012 e o trabalho está sendo desenvolvido pela secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social. O trabalho é coordenado pelo secretário David Evandre.

Nesta terça-feira (18) serão atendidas 150 pessoas, no período da manhã.

Todos os inscritos no cadastro de 2012 participaram de uma assembleia no ginásio da Ilha de Sant’Ana, na segunda-feira (17), às 18 horas, com a presença de representantes do CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores e IBRHIS – Instituto Brasileiro de Habitação e Interesse Social. Eles explicaram para as pessoas cadastradas os procedimentos para o Município de Caicó conseguir a aprovação dos projetos para a concretização do programa habitacional.

Os documentos necessários para a atualização dos cadastros são os seguintes: NIS, CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de renda, certidão de casamento e laudo médico para as pessoas com deficiência.