Em três anos, principais empresas citadas na Lava Jato demitiram quase 600 mil pessoas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A recessão, a queda do preço do petróleo, a redução dos gastos do governo e a Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção envolvendo a Petrobrás, empreiteiras e agentes do governo, tiveram efeito devastador no emprego.

Levantamento do Jornal “O Estado de S.Paulo” com dez das maiores empresas citadas na Lava Jato mostra que, somente entre funcionários diretos e terceirizados dessas companhias, o corte de vagas entre o fim de 2013 (antes da deflagração da Lava Jato, em março de 2014) e dezembro de 2016 foi de quase 600 mil pessoas. Analistas apontam que o efeito foi ainda maior, quando se consideram as vagas indiretas.

Empresas do setor de óleo e gás, como a Petrobrás, foram afetadas pela redução da cotação do petróleo, que hoje está próxima de US$ 50. Já as grandes construtoras e incorporadoras tiveram de lidar com o alto endividamento da população, que deixou de comprar imóveis, e com a conclusão – ou interrupção – de projetos de infraestrutura, diante da deterioração das contas do governo.

Fábio Dantas e Cristiane poderão deixar o PCdoB já que partido deve apoiar Fátima ao Governo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Aliado de primeira hora do governador Robinson Faria (PSD), o vice-governador Fábio Dantas poderá deixar o PCdoB até o próximo ano. É que Fábio, esposo da deputada estadual Cristiane Dantas pretende apoiar qualquer projeto de Robinson para 2018.

Como o PCdoB tem tendência de apoiar o projeto de Fátima Bezerra (PT) ao Governo, Fábio e Cristiane ficariam impedidos de apoiar o PSD. Maior prefeito do PCdoB no Estado, Arlindo Dantas de São José do Mipibu também acompanharia a decisão de Fábio Dantas, seu filho. O atual presidente do PCdoB no Estado, Antenor Roberto, nunca conseguiu se eleger no Rio Grande do Norte, mas controla o diretório estadual há anos. Em fevereiro do próximo ano, quando se vence a vigência do partido no Rio Grande do Norte, Antenor deve concorrer novamente ao cargo.

 

banner_seridopneus-770

PT ainda têm esperanças de que ex-ministro Palocci não faça delação premiada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cúpula do PT não acredita mais na possibilidade de o ex-presidente Lula chegar a agosto de 2018, quando ocorre o registro de candidaturas, sem condenação colegiada que o deixe inelegível. Creem que o petista deve ser sentenciado por Sergio Moro em até quatro meses. O Tribunal Regional Federal leva, em média, só 120 dias para analisar recurso — e mantém ou amplia a pena em 70% das decisões do juiz. Para que ele dispute o Planalto, a sigla aposta em liminar a ser obtida no STF ou STJ.

Trecho do artigo 26 da Lei da Ficha Limpa prevê que tribunais superiores podem suspender a inelegibilidade por liminar se considerarem o recurso do réu plausível. O PT quer manter Lula em alta nas pesquisas até lá, para ter os números como instrumento de pressão.

Os petistas ainda têm esperanças de que Antonio Palocci não faça delação premiada, ou ao menos poupe o partido, apesar dos enfáticos sinais em sentido contrário. A sigla deve enviar emissário para medir a temperatura do ex-ministro em Curitiba.

banner_seridopneus-770

Alexandre Garcia “Marinha confirmou que do mar vê o Pico do Cabugi e não o Monte Pascoal”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Jornalista Alexandre Garcia usou seu twitter na noite deste último sábado (22) para confirmar o que alguns pesquisadores e historiadores vem afirmando há muito tempo como Lenine Pinto e Manoel Cavalcanti. Que o Brasil foi descoberto pelo Rio Grande do Norte, e que o primeiro pico “avistado” pela esquadra de Cabral não teria sido o Monte Pascoal em Porto Seguro na Bahia, e sim o Pico do Cabugi no RN.

A secretaria de turismo do estado resolveu encampar essa luta de defender que a terra onde Cabral pisou pela primeira vez no Brasil foi na praia do Marco.

Com essa informação publicitada por Alexandre Garcia, “que a Marinha confirmou que do mar, vê-se o Cabugi no RN; e não o morrinho do sul da Bahia”, poderemos literalmente ter mudanças na história do Brasil e que seria excelente para as terras de Poti.

Alexandre-Garcia

Líder do DEM afirma: “Reforma passará pente fino em isenções”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

efraim filho

O deputado federal paraibano e líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Efraim Filho, declarou que a reforma da previdência fará caça aos inadimplentes e um pente fino nas isenções previdenciárias concedidas.

“Para Efraim, essa medida permitirá que se conheça com precisão o real tamanho do rombo na área. Não podemos pensar numa reforma que sacrifique o trabalhador, mas que haja benevolência com devedores, que seja passada um verdadeiro pente fino em isenções concedidas, porque foi feito muita bondade com o chapéu alheio”, disse o deputado.

Eleitor que não votou ou justificou nas últimas três eleições terão títulos cancelados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Até o dia 2 de maio, o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes deve regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após esse prazo, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado, lembrando que a legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. O cancelamento automático dos títulos de eleitores ocorrerá entre 17 a 19 de maio de 2017.

Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Catedral de Caicó estará fechada para obras em preparação par a Festa de Sant’Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CATEDRAL-DE-SANTANA

A Catedral de Santana em Caicó estará fechada a partir desta segunda-feira (24). O piso do altar da igreja será trocado e todas as celebrações serão transferidas para a Igreja do Rosário. Ainda não tem data marcada para a sua reabertura.

As obras fazem parte da preparação para a festa de Sant’Ana, que neste ano de 2017 será realizada de 20 a 30 de julho.

Presidente do TCE defende o fortalecimento da arrecadação em Estados e municípios

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

gilberto-jales

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales, defendeu hoje (23) um novo pacto federativo para resolver grande parte dos problemas financeiros da União, Estados e municípios.

“A sociedade precisa fortalecer as máquinas de arrecadação dos estados e municípios. A da União já é forte. O que ocorre hoje é mais ou menos assim: ninguém respeita a secretaria de tributação do município, [respeita] mais ou menos a do estado, e a Receita Federal todo mundo respeita”, analisou o conselheiro do TCE em entrevista à TV Tropical neste domingo (23).

“Nós temos uma tradição de centralização no país, que está na cultura do povo e no sistema político. As forças coercitivas de arrecadação ficam nas mãos dos entes mais poderosos”, disse Jales.

Na opinião de Gilberto Jales, a repactuação do bolo tributário se faz necessária porque muitas obrigações [saúde, educação e segurança] passaram para os Estados e municípios sem que a receita acompanhasse o aumento dos gastos.

Em média 68% de todos os tributos arrecadados no Brasil vão direto para o governo federal, que todo mês redistribui um percentual para os Estados e municípios. No m das contas, acaba assim: 57% da arrecadação ca em Brasília, 25% nos Estados e 18% nos municípios. “O grande problema de Estados e municípios é o gasto de pessoal. Não há receita suficiente para bancar as despesas com ativos e inativos”, comentou o presidente do TCE.

banner_seridopneus-770

MPF apura vídeos que incentivam jovem a se mutilar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo investiga a divulgação de vídeos com “jogos perigosos” para crianças e adolescentes nas redes sociais. Os canais estimulam automutilação e suicídio. Os promotores acionaram o Google, empresa responsável pelo YouTube, onde os vídeos estão hospedados. Donos desses canais chegam a lucrar até R$ 20 mil mensais com publicidade.

O assunto ganhou repercussão nos últimos dias com relatos de suicídios e automutilações pelo País supostamente ligados ao jogo virtual Baleia-Azul, que incentivaria esse tipo de prática. Os casos mobilizaram escolas, famílias e a polícia, que investiga se o jogo existe e quem seriam os responsáveis por estimular as agressões.

banner-CDS-1

Em 30 dias, número de açudes críticos sobe para 61,6%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A queda no volume de chuvas no interior do Rio Grande do Norte manteve crítica a situação volumétrica dos principais reservatórios do Estado. De acordo com o Relatório de Situação Volumétrica, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn) em um mês, o número de açudes considerados em volume morto subiu de 15 para 18.

Atualmente, 61,6% dos 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos monitorados pelo Igarn estão em situação crítica, entre seco e em volume morto. Na primeira quinzena de março, em levantamento semelhante, esse percentual era de 57%. O relatório atual mostra que, no caso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o volume de água subiu pouco mais de 74 milhões de metros cúbicos desde 13 de março, chegando a 19% de sua capacidade total.

Já a Barragem Santa Cruz do Apodi teve uma redução mínima, passando de 136,053 milhões de metros cúbicos para 133,719 m³, permanecendo na casa dos 22% de capacidade total. A Barragem de Umari, que não atende ao consumo humano e teve suas comportas fechadas para aumento das reservas hídricas do Estado, também aumentou de volume, passado dos 46,828 m³, no relatório de 13 de março, para atuais 57,419 milhões de metros cúbicos, 19,61% da sua capacidade total.

Importantes reservatórios da região Seridó como o Itans, em Caicó, e o Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, receberam pequeno volume de água após as chuvas, entretanto permanecem com volumes inferiores a 2% de suas capacidades.

banner_seridopneus-770

FECAM/RN, TCE/RN e Femurn promovem encontro em Martins

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e a Federação das Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) promovem nesta quarta (26) e quinta-feira (27) a segunda edição do projeto Escola Itinerante, dessa vez no município de Martins. O encontro de gestores municipais será no auditório do Chalé Lagoa dos Ingás, a partir das 8 horas.

Segundo o presidente da FECAM-RN, vereador Raniere Barbosa (PDT), o evento será mais uma oportunidade de capacitação e qualificação para servidores e assessores dos legislativos potiguares. “Já realizamos o mesmo encontro em Mossoró com grande receptividade. O objetivo é auxiliar as Câmaras Municipais para que sigam os procedimentos necessários, conforme a orientação do TCE, e possam prestar o melhor serviço possível aos cidadãos do nosso Estado”, disse Raniere.

Conforme números do TCE, o encontro em Martins atinge uma área composta por 30 cidades. As inscrições podem ser realizadas no portal do próprio Tribunal de Contas (www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Curso). São disponibilizadas três vagas para cada Prefeitura e duas para cada Câmara Municipal. O público-alvo do evento são prefeitos, presidentes de Câmaras e seus assessores. O projeto Escola Itinerante tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada.

Judoca potiguar conquista medalha no Campeonato Brasileiro Regional

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Equipe Potiguar

O atleta potiguar José Guilherme de Andrade Sitonio, patrocinado pelo Sinpef-RN, conquistou o 3º lugar na categoria sênior meio leve (até  66Kg) no Campeonato Brasileiro de Judô Regional, realizado neste sábado e domingo, em Aracaju/SE.

Ao todo 116 judocas potiguares lutaram pelo tricampeonato da competição reunindo atletas da Região 2, que corresponde aos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Campeonato Brasileiro da Região 2  é a segunda região do País com a maior participação de judocas. A seleção masculina de judô do Rio Grande do Norte sagrou-se tricampeã do Campeonato Brasileiro Regional dessa competição.

Para o presidente do Sinpef-RN, José Antônio Aquino, o atleta está em alto nível. “Acredito que Guilherme entre na Seleção Brasileira e com boas chances de ir para as próximas Olimpíadas”, argumenta Aquino.

Guilherme Sitonio, como é mais conhecido, é um atleta patrocinado pelo SINPEF/RN. O judoca promete treinar bastante e já se vê representando o Brasil nas Olimpíadas do Japão em 2020.