Campanha de Jair Bolsonaro recebe reforço de Leleu Fontes em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Leleu e Bonsonaro

O ex-vereador de Caicó, Leleu Fontes é o mais novo reforço da campanha de Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente do Brasil em 2018. Leleu visitou o gabinete do deputado, recentemente em Brasília.

“Foi uma conversa informal sobre política e a minha disposição para estabelecer no RN uma frente de luta em defesa da ordem e do progresso, acreditando que passaremos o Brasil a limpo e iniciar a construção de um novo tempo, com Jair Bolsonaro na presidência da República”, destacou.

https://www.youtube.com/watch?v=4dB-9j60OY4

Fonte Marcos Dantas.

Prefeitura doa terreno a Instituto para programa habitacional que beneficiará servidores públicos em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

687474703a2f2f6d6172636f7364616e7461732e636f6d2f77702d636f6e74656e742f75706c6f6164732f323031372f30342f6e6f7661636169636f612e6a7067

O prefeito Batata sancionou a lei que autoriza a doação de um terreno, medindo 45 mil, 408 metros quadrados ao Instituto Anastasis de Desenvolvimento. A área está localizada no bairro Nova Caicó.

Pela Lei, o terreno destinar-se-á exclusivamente à promoção, por parte do Instituto Anastasis de Desenvolvimento, de programa habitacional destinado a contemplar o programa Parcerias Minha Casa Minha Vida – Imóvel na Planta – Carta de Crédito Associativo – Recursos FGTS, para os servidores públicos efetivos do município de Caicó, nos termos do Edital de chamamento público 003/2016.

Auditores Fiscais farão mobilização em defesa da previdência na próxima sexta (28)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os Auditores Fiscais do RN anunciaram uma mobilização, na próxima sexta (28), em apoio ao movimento nacional em defesa da previdência pública e contra os atrasos salariais do Governo do Estado. A programação do Fisco começa às 9 horas, na sede do Sindicato, e deve contar com a participação de diversas autoridades políticas, sindicais, religiosas e de outras entidades da sociedade civil.

Vamos fazer um ato público em defesa da previdência e contra a reforma, numa manhã de debates e participação política. Às 13h30, faremos uma Assembleia Geral Extraordinária para discutirmos, também, a questão dos atrasos salariais e encaminhamentos pertinentes. Em seguida, às 14h30, sairemos juntos para grande concentração e passeata unificada de todos os movimentos sociais e sindicais, em frente ao Shopping Midway”, informou o presidente do Sindifern, Fernando Freitas.

O movimento de rua pretende reunir trabalhadores de todas as áreas e segmentos. A Frente Potiguar em Defesa da Previdência alerta que essa reforma enviada ao Congresso Nacional na PEC 287 vai afetar não somente os servidores públicos, mas todos os trabalhadores brasileiros.

banner_seridopneus-770

Álvaro Dias critica ações de segurança no RN após noite de terror em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O vice-prefeito de Natal Álvaro Dias comentou no twitter sobre a crescente crise e problemas de segurança que o Rio Grande do Norte tem passado nos últimos meses. A situação tem se agravado dia-a-dia e os números compravam o colapso que o cidadão potiguar vive, de extremo medo.

Na noite desta segunda-feira, a cidade de Caicó amargou uma noite de caos e violência, com assaltos e roubos à população. Álvaro alertou para que o governo retome o controle da segurança, com estratégias e estruturais para a polícia.

Alvaro-TT-Segurança

banner_seridopneus-770

Representantes da CEPadeia Produtiva do Queijo artesanal discutem soluções na AL

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

15758430bbb7a1438ad328315a75bf5e

Produtores, consultores, técnicos e políticos da região do semiárido lotaram o Plenário Cortez Pereira em audiência pública para discutir a cadeia produtiva do queijo artesanal no Rio Grande do Norte. O debate foi proposto pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB), e contou ainda com a colaboração e sugestões de Fernando Mineiro (PT) e Gustavo Fernandes (PMDB).

“O queijo artesanal integra uma importante característica histórica e cultural do Estado, especialmente pela habitualidade do consumo e produção. A modernização e definição das condições de fiscalização são imperiosas para dar segurança jurídica aos investidores do setor, notabilizada pela dificuldade em apurar a produção clandestina e sem os devidos padrões de higiene”, justifica Hermano.

Hermano é autor de projeto que regulamenta a atividade, que atualmente enfrenta dificuldades pelas condições de produção, o que leva a fiscalização agropecuária a, frequentemente, embargar as atividades. Preocupa produtores porque a cadeia do leite, matéria-prima do produto é uma das únicas que ainda resistem aos efeitos da estiagem no Rio Grande do Norte.

“O produtor está ameaçado pela fiscalização. O esforço da produção para fazer esse queijo chegar às maiores cidades se esvai todo com a série de exigências feitas. Precisamos modernizar esse processo com ações. A lei seria um princípio, um marco, mas é preciso mais”, reclamou o representante da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Dalton  Cunha Filho.

Só no Seridó, uma das principais regiões produtoras do Estado, há 318 queijeiras. Para o prefeito de uma das principais cidades da região, Robson de Araújo, o Batata, chefe do Executivo de Caicó, a discussão precisa avançar. “Sabemos da boa intenção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em trazer esse assunto à tona, mas pedimos também mais celeridade porque os produtores precisam de segurança jurídica”, pediu o prefeito.

Parlamentares chamam atenção para o drama da seca no Nordeste

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A estiagem atual na região nordestina, considerada a pior dos últimos 50 anos, atinge mais de 20 milhões de pessoas. O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) é relator do PLS 791/2015, de autoria de José Agripino (DEM-RN), que cria o Fundo de Atendimento às Situações de Emergência e de Calamidade Pública Decorrentes de Secas.

Elmano está preocupado com a falta de chuvas no Nordeste no momento atual, que é tradicionalmente o período chuvoso. Ele diz que quase todos os açudes do semiárido estão vazios: “as águas não foram suficientes para encher os grandes e médios reservatórios de água”.  Com isso, o senador receia que não haja água para abastecer a região no segundo semestre.

Chuvas registradas em Caicó seguem sendo irregulares

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Sidney Silva destaca em seu blog que as chuvas que foram registradas no Rio Grande do Norte em 2017, até este mês de abril, não foram suficientes para que os reservatórios que abastecem às cidades tivessem a recarga de seus volumes. As chuvas foram, até aqui, irregulares. O meteorologista, Luiz Carlos Molion, anunciou que seria assim.

Fazendo uma pesquisa no site da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, constatamos que os registros de 2017 estão bem a baixo dos anos de 2015 e 2016. É bom lembrarmos que estamos apenas no mês de abril.

Vejam os dados de registro de chuvas em Caicó fornecidos pela Emparn:

De Janeiro a Abril de 2017:

  • 6º BPM 117,0mm
  • Alude Mundo Novo – 372,1mm
  • Distrito da Palma – 4,4mm
  • Itans – 434,1mm
  • Emater – 190,8mm
  • Distrito de Laginhas – 7,4mm

Ministério do Trabalho convoca ceramistas do RN para esclarecer as normas de segurança no trabalho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN) foi notificado pelo Ministério do Trabalho para promover uma série de reuniões visando o esclarecimento acerca dos procedimentos das normas de segurança do trabalho e das condições dos trabalhadores.

Nesse sentido, as reuniões acontecerão nas seguintes datas e localidades:

  • Parelhas: Data: 25 de abril – Hora: 19h – Local: Colégio Arnaldo Bezerra
  • Carnaúba dos Dantas: Data: 26 de abril – Hora: 19h – Local: Associação dos Ceramistas do Vale do Carnaúba (ACVC)
  • Açu: Data: 27 de abril – Hora: 9h – Local: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
  • Natal/Grande Natal: Data: 05 de maio – Hora: 10h – Local: Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern)

O presidente do Sindicer-RN, Vargas Soliz Pessoa, pede a atenção de todos para esse agendamento que será de grande importância  no que tange a legalidade das empresas do setor.

É importante a presença de todos, associados e não associados.

banner_seridopneus-770

Rogério Marinho supõe que sindicalistas “não tenham costume de acordar cedo para trabalhar”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

rogerio_mst

O Deputado Federal Rogério Marinho (PSDB) ironizou os manifestantes que fizeram protesto em frente a residência do parlamentar, no bairro Petrópolis, na Zona Leste de Natal. Os sindicalistas protestaram contra a reforma que pretende mudar a Consolidação das Leis Trabalhista, nesta segunda-feira (24).

Veja nota do deputado:

Toda manifestação é desejável desde que respeite os direitos de cada cidadão. Fazer protestos em frente a um condomínio prejudica a todos que moram lá e até a vizinhança. Eu espero que façam manifestações em locais adequados e que, das próximas vezes, os sindicalistas acordem mais cedo, pois saí para cumprir compromissos às 7h. Eles só chegaram às 9h. Talvez, não tenham costume de acordar cedo para trabalhar. Por fim, não tenho como resolver a verdadeira preocupação deles em relação a modernização das leis trabalhistas. Eles não querem perder a boquinha do imposto sindical obrigatório. É minha posição e já está tomada. O fim da obrigatoriedade do imposto será apresentado junto ao relatório das novas leis do trabalho.

banner-CDS-1

Após atuação de Agripino, municípios do RN terão prazo maior para quitar dívidas com governo federal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

agripino e mendonça

A atuação do senador José Agripino (RN), nesta segunda-feira (24), foi primordial na solução da dívida de cerca de R$ 95 milhões dos municípios do Rio Grande do Norte com Tesouro Nacional. É que durante o governo Rosalba Ciarlini, recursos referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foram repassados durante dez meses a mais às prefeituras potiguares.

Após detectar o erro, o governo federal pediu a devolução da parte enviada a mais aos municípios. O pagamento deveria ser feito em parcela única, até o próximo dia 28. Procurado por representantes da Federação dos Município do Rio Grande do Norte (FEMURN) e ao saber das dificuldades das prefeituras para cumprir o prazo, o senador José Agripino solicitou de imediato reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Após audiência no ministério com a participação do presidente da Federação, Benes Leocádio, e de alguns prefeitos potiguares, o senador conseguiu a garantia do MEC de que os municípios terão um prazo maior para quitar essa dívida.

banner_seridopneus-770

PSB passa oficialmente para oposição ao Governo Federal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após o fechamento de questão contra as reformas trabalhista, da previdência e política que prevê a lista fechada, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e outros dirigentes da legenda, deixaram claro que, sem a chancela de cargos no ministério e votando contra as principais matérias do governo, o PSB não pertence a base de Michel Temer, e com essas posições oficiais, é oposição. Os dois líderes do partido na Câmara, Teresa Cristina (MS), e do Senado, Fernando Bezerra (PE), foram votos vencidos contra o fechamento de questão nas bancadas.

– O partido nunca esteve no governo. Esse governo não nos representa. Fica inviabilizada nossa permanência na base. Quem está lá sem a indicação do PSB, é quem tem que se resolver. É prudente que o Palácio do Planalto comece a contabilizar votos a menos – disse o vice-presidente de relações governamentais do PSB, Beto Albuquerque.

– Se estamos contra as principais reformas e programas do governo consideradas essenciais, tire suas próprias conclusões – disse o presidente Carlos Siqueira.

Sobre as punições aos parlamentares que não cumprirem a decisão e votarem a favor das reformas, Siqueira lembrou que o estatuto prevê de advertência até expulsão, mas fez um apelo para que cumpram a posição da Executiva Nacional.

Coordenador Municipal da Defesa Civil participa de evento em SP

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caicó e secretário de Meio Ambiente, Emmanoel Sabino, participou do 1º Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas de Desastres Naturais, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos/SP.

O evento teve como objetivo analisar o conteúdo e a disseminação dos alertas de desastres naturais, além de discutir melhorias para o sistema de monitoramento destes fenômenos. O encontro foi primordial para entender como prevenir e alertar os munícipes sobre desastres.

Segundo Emmanoel, o seminário tratou muito dos desastres relacionados às chuvas. O evento repassou informações de como os gestores, através da Defesa Civil Nacional, poderão conseguir os recursos necessários para minimizar os impactos causados pelas chuvas.

A Defesa Civil de Caicó foi contemplada com dois pluviômetros automáticos e, a partir de agora, poderá monitorar os índices pluviométricos em determinadas áreas e detectar através dos números os locais que estarão vulneráveis as inundações e dessa forma chegar de forma mais rápida e solucionar os problemas.Também foi promovida uma parceria com estagiários da UFRN sobre os levantamentos das áreas de risco em Caicó.

Projeto “Ei, conte-me uma história” será desenvolvido em Caicó incentivando a leitura

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Livres Caicó vem convida toda comunidade a participarem da PRIMEIRA EDIÇÃO do PROJETO “Ei, Conte-me uma História”. Uma ação para arrecadar livros, que serão distribuídos na comunidade atendida com o projeto e bibliotecas de uma unidade escolar municipal urbana ou rural da cidade de Caicó.

Com o objetivo de arrecadar livros infanto-juvenis, incentivar, por meio do acesso aos livros, a leitura de crianças e adolescentes das comunidades atendidas pelo projeto, aumentar, por meio da arrecadação e doação, o acervo de livros nas bibliotecas, a campanha é importante à medida que permite a criação de um acervo de livros infanto-juvenis que podem ser acessados, frequentemente, por crianças e adolescentes da comunidade atendida pelo projeto, estimulando o hábito da leitura e, ao mesmo tempo, a reflexão, a fantasia e o desenvolvimento de conteúdos que contribuam para a formação de bons cidadãos.

Ao mesmo tempo o projeto insere-se na necessidade de aumentar o número de leitores da cidade de Caicó e região e, com isso, preparar crianças e adolescentes para serem atores de seu próprio futuro. O projeto EI, CONTE-ME UMA HISTÓRIA representa, também, uma ação do LIVRES Caicó em prol da formação social, tornando os participantes responsáveis pela comunidade onde vivem e por contribuir, pelo seu engajamento, na construção de um mundo mais justo e humano.

Qualquer pessoa de qualquer bairro e região da cidade de Caicó. Empresas, instituições de ensino e comunidade em geral podem, através de nossos parceiros, participar do projeto. Para tal, basta trazer a contribuição, até o ponto de encontro na praça da Igreja St Cruz no bairro Barra Nova, no dia estabelecido neste.

28 de abril é instituido como o “Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

18033289_1388272691239604_2735900334711666507_n

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o “Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho”, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Já no dia 7 de abril foi comemorado o “Dia Mundial da Saúde”, data estabelecida com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Escola Diocesana de Fé e Política abre inscrições

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Contribuir para a formação cristã a partir de uma reflexão teológica, bíblica e ética para construção de uma sociedade justa, humana e solidária. Este é o objetivo da Escola Diocesana de Fé e Política Zilda Arns. Com o tema “SANEAMENTO BÁSICO: Direito humano, dever do Estado”. O curso iniciará nova turma em 13 de maio e as inscrições estão abertas a partir de hoje, 24 de abril.

A formação é dividida em cinco módulos (60 horas). As aulas serão realizadas aos sábados durante os 6 meses de duração. Com a conclusão, no mês de novembro, os participantes receberão certificado expedido pela comissão responsável pelo curso. Mais informações pelo telefone 84 3421.3632.

Posse da Nova Diretoria da CDL Caicó acontece nesta terça-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp-Image-2017-04-24-at-11.31.21

As entidades empresariais, ACISC, CDL e SindComércio, convidam seus associados e a população seridoense para participarem da posse da nova diretoria da CDL de Caicó, nesta terça-feira, 25 de abril, às 19h, na Casa do Empresário de Caicó. Na mesma oportunidade, será apresentado o Projeto “SESC nas Empresas” e a Palestra “Potencialize seus resultados e torne sua vida extraordinária”, com Clauber Araújo.

Município de Caicó recebe caminhão para o projeto Feira das Mulheres

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Município de Caicó, através do prefeito Batata Araújo, recebeu um caminhão Mercedes-Benz. O veículo faz parte de um convênio com o Governo Federal e será utilizado no projeto Feira das Mulheres Agricultoras que será implantada em breve em Caicó, baseado no programa de Agricultura Familiar.

“Já recebemos barracas, balanças, duas Fiat Fiorino e agora o caminhão. Um convênio de 2013 e que apesar de apenas quatro meses de governo já estamos conseguindo chegar a sua conclusão”, disse o prefeito Batata.

A Feira das Mulheres será criada através da parceria entre p Município de Caicó, sindicatos e associações comunitárias e contará com 80 barracas padronizadas, onde serão comercializados os produtos da agricultura familiar. O prefeito ainda confirmou que em breve será licitado outro caminhão semelhante, mas que será equipado com refrigeração para transportar as carnes do matadouro público de Caicó.

A aquisição do novo veículo foi articulado pela gestão do ex-prefeito Roberto Germano.

Rangel apresenta projeto que poderá implantar energia solar nos prédios públicos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

rangel

O vereador apresentou na sessão desta segunda-feira (24) o projeto de Lei 23/2017 que permite a gestão municipal utilizar recursos da Contribuição Social de Iluminação Pública (COSIP) para investimento em energia renováveis nos prédios públicos do município. O projeto de energia solar é pioneiro no Brasil e só trará benefícios para a gestão que irá economizar e consequentemente gerar importantes ganhos ambientais.

Rangel explicou que um dos pontos debatidos sobre a energia solar é que a matéria-prima é cara, mas a alternativa não pode ser vista como uma despesa e sim como investimento, já que estará preservando acima de tudo a água que é de suma importância para a região.

Além dos benefícios já citados, há relevantes ganhos, como a redução dos gastos na conta de luz , a descentralização na geração de energia, entre outros, em que sistemas caseiros não concorrem com equipamentos industrializados.

Ao instalar um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, será economizado na conta de luz já no primeiro mês de funcionamento. O quanto irá economizar dependerá da potência do sistema FV instalado, porém, não precisará mais se preocupar com os aumentos da tarifa de energia por, no mínimo, 25 anos, que é o tempo de garantia fornecido por grande parte dos fabricantes de módulos fotovoltaicos.