No RN, municípios do Seridó ficam sem energia elétrica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quatro municípios do Rio Grande do Norte ficaram sem energia elétrica por alguns minutos na manhã desta terça-feira (25). Segundo a Companhia Energética do RN (Cosern), o fornecimento foi interrompido em Acari, Parelhas, Caicó e Jardim de Piranhas, na região do Seridó, das 10h09 às 10h45.

De acordo com a Cosern, a interrupção foi provocada pelo desligamento automático do sistema proteção elétrico da subestação de Acari, que é interligada às subestações dos outros municípios afetados. A causa do problema ainda está sendo investigado.

Caicó realiza Mostra de Dança na Ilha de Sant’Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DANÇA-FESTIVAL-1200-696x418

Na próxima sexta-feira (28), acontece a Mostra de Dança de Caicó, no anfiteatro da Ilha de Sant’Ana, a partir das 19h. O evento não é competitivo e foi proposto por profissionais da dança do município, tendo a parceria da Prefeitura Municipal na sua realização, através da Coordenação de Esporte, Coordenação de Eventos e Coordenação de Cultura, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O encontro proporciona a expressividade da dança, com diversidade de movimentos, envolvendo professores de dança e coreógrafos, junto a crianças e jovens que participam de grupos de dança ou que fazem apresentações solo, favorecendo a troca de experiências e a exposição dos trabalhos.

A Mostra de Dança será dividida em dois blocos, com mais de dez grupos. Cada um deles irá apresentar uma ou mais coreografias, envolvendo danças urbanas como hip hop, swingueira e pop, bem como outras modalidades como salsa, samba de gafieira, ballet clássico e forró.

Justiça acolhe denúncia e torna réu o procurador-geral Rinaldo Reis

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

rinaldoreis

O juiz titular da 18ª Vara Cível de Natal, Pedro Rodrigues Caldas Neto, rejeitou pedido do procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, e acolheu ação civil pública proposta por servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte, tornando Reis réu. A decisão foi publicada no Diário de Justiça.

“A instauração do contencioso judicial se impõe, inclusive, como meio de se assegurar ao autor o acesso ao seu direito de ação, concebido na projeção de uma verdadeira garantia constitucional da obtenção de pronunciamento meritório em razão de pretensão instrumentalizada em juízo”, escreveu o magistrado, que negou, no entanto, tutela antecipada que requeria o bloqueio dos bens de Rinaldo Reis.

O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, está sendo acusado em ação civil pública por associações de servidores do Ministério Público por ter, segundo a peça, utilizado recursos públicos para fins privados.

A denúncia narra que o chefe do Ministério Público do Rio Grande do Norte teve despesas de viagens custeadas pelo MPRN enquanto atuava na condição de presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, entidade de direito privado.

Ao todo, a denúncia aponta que foram utilizados R$ 83.220,12, contabilizados entre 2015 e o início de 2017. A ação civil pública ainda cita que outras pessoas acompanhavam o procurador, mas não deixa claro se também elas tiveram despesas custeadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

A ação é movida pela Associção Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp), Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp) e Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsemp).

banner_seridopneus-770

Nélter solicita urgência no envio de projeto de Lei que organiza Policia Militar no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

nelter-queiroz

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (25) pedindo urgência do Governo no envio da matéria que trata da Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Rio Grande do Norte ao Poder Legislativo. Ele defende pressa na análise e votação do projeto.

“Essa Lei vai organizar a nomenclatura de toda a Polícia Militar. No Seridó, será de suma importância porque a companhia da PM de Currais Novos passará a ser batalhão, garantindo mais autonomia e segurança para região”, Explicou o deputado, que ressaltou que as mudanças positivas chegarão a outras regiões do Estado.

Segundo o parlamentar, o projeto foi construído ouvindo membros da Polícia e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. “Esse pleito é antigo. Faço esse apelo que o Governo não demore mais a enviar esse projeto à Assembleia”, disse. Nélter Queiroz fará uma visita pessoalmente a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, para fazer a solicitação.

banner_seridopneus-770

Escola Profissional Júlia Medeiros completa 45 anos em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Escola Profissional Júlia Medeiros, localizada no bairro Paraíba está completando 45 anos de existência nesta quarta (26). A partir das 8 horas terá início a solenidade, onde os ex-diretores e ex-professores serão homenageados com uma comenda de reconhecimento, segundo informou a atual diretora da Escola Júlia Medeiros, a educadora e vereadora Maria Cleide.

A Escola Profissional Júlia Medeiros oferece cursos gratuitos para a comunidade e, ao longo de sua trajetória, contribuiu para a formação de milhares de jovens e adultos e também direcionou várias pessoas para a escolha de uma profissão, o que gerou muitas oportunidades de emprego e renda.

Em reunião com presidente Temer, Robinson trata de investimentos para o Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

25042017-Encontro-com-presidente-Temer-em-Brasília

O governador Robinson Faria discutiu sobre investimentos para o Rio Grande do Norte em reunião com o presidente Michel Temer após almoço com governadores, na tarde desta terça-feira, 25, em Brasília. O encontro privado teve a participação do ministro da Fazenda Henrique Meirelles e do deputado federal Fábio Faria.

Robinson relatou que foram discutidas operações de crédito para a realização de investimentos no estado, no sentido de fortalecer a economia, e gerar emprego e renda.

“Também tratei de um apoio para ajudar no custeio e na folha de servidor. Além disso, ainda cobrei celeridade na liberação de um convênio para acabar com a fila de cirurgias de ortopedia e trauma”, ressaltou o governador Robinson Faria, destacando que ainda cuidou da liberação de recursos para garantir a continuidade das obras hídricas, dando bastante ênfase à barragem de Oiticica.

Durante almoço com governadores, que aconteceu mais cedo na casa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foram discutidos projetos que tramitam no Congresso Nacional de interesse dos estados, além de assuntos relacionados ao momento político e econômico do País.

banner_seridopneus-770

Ensino superior do RN e PB discute em Seminário ações para a paz

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Questionamentos e cobranças sobre o sustento financeiro para as políticas públicas de enfrentamento aos preconceitos e qualquer discriminação entre grupos sociais pontuaram o Seminário Educação em Direitos Humanos: Compromisso e Desafio das Universidades, realizado durante essa segunda-feira, 24, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Aos participantes, o representante do Ministério da Educação (MEC), Daniel Ximenes, observou que mesmo sendo “um tema marginal” para a maioria da sociedade, é dever das instituições de educação inseri-lo nos projetos pedagógicos e nas diversas atividades acadêmicas.

Ao falar sobre o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, idealizado pelo MEC, Daniel Ximenes, também diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), corroborou que há escassez de recursos públicos. Além disso, ponderou ser essa uma questão de prioridade para as universidades: “Esse é um trabalho institucional e as reitorias devem respaldá-lo”, completou.

No decorrer do evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex), três expositores apresentaram os planos institucionais voltados para o cumprimento do Pacto: Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, coordenadora do Comitê Gestor do Plano da UFRN; Maria Bernardina Juvenal Freire de Oliveira, vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um representante da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Na saudação aos participantes, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, destacou o papel das universidades como multiplicadoras dessa defesa dos direitos humanos: “Precisamos também mostrar para a sociedade a importância dessas ações”.

CERES Caicó promove mesa-redonda sobre depressão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove nesta quinta-feira, 27, uma mesa-redonda para debater sobre depressão. Aberto à comunidade em geral, o evento acontece a partir das 17h, no auditório do campus de Caicó.

Participarão como palestrantes os professores Tiago Rocha Pinto e Lizie Emanuelle E. Brasileiro, da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN, além do professor Dulcian Medeiros de Azevedo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).