Demitida da Globo, Maitê Proença processa a emissora e pede fortuna

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A atriz Maitê Proença está movendo um processo contra a Rede Globo, da qual foi demitida no segundo semestre de 2016, após 37 anos de casa.

Segundo o Notícia da TV, a eterna “Dona Beija” solicita um montante de R$ 500 mil como indenização por direitos trabalhistas aos quais ela não teria tido acesso durante as quase quatro décadas em que prestou serviços ao canal carioca.

A primeira audiência do caso aconteceu na manhã desta terça-feira (31), na 54ª Vara do Trabalho, no Rio de Janeiro (RJ). No processo, Maitê vem sendo representada pela própria filha, Maria Proença Marinho, que é advogada.

Lista negra

A atriz, vale lembrar, acabou vetada na Globo depois de revelar ao programa “Roda Viva” ter descoberto pela imprensa que seria demitida.

Quando começaram os boatos de que eu já tinha sido dispensada, liguei para a pessoa que tinha me dito que o contrato seria renovado e ela me falou que, de fato, ia ser descontinuado“, revelou ela à atração da TV Cultura, em novembro de 2017.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Globo dispensa equipe e aborta novo programa de Regina Casé

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A apresentadora Regina Casé, longe do vídeo desde a extinção do “Esquenta!”, em janeiro do ano passado, não conseguiu emplacar seu novo projeto. Segundo informações da jornalista Carla Bittencourt, a Globo já dispensou os profissionais envolvidos na criação.

Regina, que participava ativamente do processo, está “arrasada”. A atração corria no núcleo de Boninho – responsável pelo “Mais Você” e pelo “Vídeo Show”, dentre outros –, com direção de Creso Eduardo Macedo, que, no momento, comanda o “The Voice Brasil”.

Casé chegou à TV através de novelas como “Vereda Tropical” (1984) e “Cambalacho” (1986); em 1991, ao lado de Luiz Fernando Guimarães, emplacou o “Programa Legal” na faixa “Terça Nobre” – que também abrigou o “Brasil Legal” (1995). Nos anos seguintes, conduziu atrações como “Muvuca” (1998) e “Central da Periferia” (2006)

Enquanto não retoma as atividades como apresentadora, Regina Casé irá se dedicar aos folhetins. Ela está escalada para “Troia”, novela que marca a estreia da autora Manuela Dias às 21h, na qual viverá a mãe do protagonista, entregue a Cauã Reymond. Regina está longe do gênero desde “As Filhas da Mãe” (2001).

Nota oficial

Em contato com o RD1, a Comunicação da Globo nega o cancelamento da atração de Regina Casé. Segue comunicado, na íntegra: “Não é verdade que o novo programa de Regina Casé tenha sido descartado pela Globo. O projeto do programa continua em andamento, mas neste momento Regina Casé, que recebeu e aceitou o convite da autora Manoela Dias para voltar às novelas depois de 18 anos, se dedica à obra”.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Boina-azul brasileiro cumpre missão no Sudão do Sul destacando honra em servir

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O coronel Correia Filho regressou ao Brasil no final de julho, terminando um serviço de um ano na Missão da ONU no Sudão do Sul, Unmiss.*

Numa entrevista à ONU News, da capital sul-sudanesa, Juba, o oficial militar diz que “foi realmente uma honra poder servir” no país mais jovem do mundo.

“A gente realmente nota a necessidade. Vivendo aqui a gente vê o sofrimento do povo, vê as dificuldades que teria para resolver seus problemas sozinhos. Então, o apoio da ONU é fundamental. É, realmente, um país novo, que está tentando se estruturar. O apoio da ONU é essencial para que eles consigam fazer isso o mais rápido possível e consigam dar ao seu povo uma condição de vida melhor. Realmente, a gente vê que é bem precária a condição deles aqui.”

Tropas da Unmiss em Abyei, uma área disputada por Sudão e Sudão do Sul. , by ONU/Tim McKulka

Contingente

Neste momento, existem 10 militares brasileiros na Unmiss, além de cinco especialistas e cinco funcionários. Também existem seis agentes da polícia do Brasil.

No terreno, Correia Filho diz que as maiores dificuldades estão relacionadas com a realidade das instituições do país ainda serem tão recentes. O Sudão do Sul conquistou a sua independência há apenas sete anos.

“O contato com as partes envolvidas no acordo de paz nem sempre é fácil. Aqui, no Sudão do Sul, muitas das autoridades, na verdade, às vezes não parece que estão procurando a paz, efetivamente. Então é difícil fazer com que eles cooperem. Esses foram os maiores desafios na verdade. Mas eu estou muito feliz com o que consegui fazer lá também. Consegui ter um bom relacionamento com as autoridades locais, de uma maneira geral.”

Dificuldades

Correia Filho explica que, em nível pessoal, o mais complicado foi a ligação à internet, que nos primeiros meses tornou muito difícil o contato com as famílias. Resolvido esse problema, no entanto, a vida no Sudão do Sul foi mais fácil do que ele esperava.

Correia Filho participou numa missão da ONU, pela primeira vez, há quase 20 anos. O militar foi um dos brasileiros que integraram o contingente brasileiro da primeira Missão das Nações Unidas no Timor-Leste, Unamet, no final dos anos 90.

“Os observadores militares lá no Timor-Leste tinham uma vida muito mais difícil, porque eles não tinham nenhum apoio. Eles recebiam a diária da ONU e tinham que se virar. E não tinha muito como se virar, porque não tinha onde comprar comida, não tinha onde alugar uma casa. Então vim preparado para algo desse tipo. Quando cheguei na Missão aqui, encontrei uma estrutura muito boa, na verdade, montada me aguardando.”

Surpresa

Neste momento, existem 10 militares brasileiros na Unmiss., by Unmiss/Eric Kanalstein

Correia Filho diz que esta segunda missão foi uma surpresa. Segundo ele, os militares no Brasil apenas costumam participar numa iniciativa destas, porque existe muita procura por parte dos militares.

O país tem uma longa história de contribuição com as operações de paz da ONU. Suas tropas estão presentes em 10 missões das Nações Unidas em todo o mundo, em localidades como Darfur, no Sudão, Chipre, Líbano, Angola e, até 2017, Haiti.

Ao longo de 70 anos, mais de 3,5 mil soldados da paz morreram em serviço. Um total de 42 boinas-azuis brasileiros morreram desta forma, incluindo 27 no Haiti.

No final, o coronel Correia Filho diz que ele e os seus colegas conseguiram manter a situação tranquila na região, para possibilitar o trabalho das agências da ONU, e que isso é o mais importante. O brasileiro sai da missão “muito feliz”.

*Reportagem em parceria com Unmiss.

Powered by WPeMatico

Agências da ONU dizem que israelenses e palestinos têm de priorizar direitos das crianças

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os direitos das crianças continuam sendo violados em Gaza, na Cisjordânia e em Israel, de acordo com um comunicado de três altos funcionarios da ONU, que trabalham na região.

Em nota, divulgada nesta quarta-feira,  eles se dizem “profundamente preocupados” com relatos contínuos de “crianças mortas ou gravemente feridas, algumas com apenas 11 anos” em áreas administradas por autoridades palestinas.

Autores

Assinaram o comunicado, o coordenador humanitário para os Territórios Palestinos, Jamie McGoldrick, o chefe do Escritório de Direitos Humanos na região, James Heenan, e a representante especial do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, Genevieve Boutin.

Os três disseram que todos os responsáveis precisam tomar medidas concretas e imediatas para “permitir que as crianças vivam sem medo.” Segundo eles, “as crianças em Israel estão expostas a trauma, medo e ferimentos graves.”

A nota afirma que  em todos os Terrotórios Palestinos, mais particularmente a Faixa de Gaza,” as crianças tem todos os seus direitos “roubados”.

Números

Sete crianças palestinas foram mortas durante ataques de Israel em julho. Já do lado israelense, duas meninas de 14 e 15 anos também sofreram ferimentos causados ​​por foguetes lançados por grupos armados palestinos.

A ONU informa que, desde o início das manifestações em 30 de março, 26 crianças palestinas foram mortas, 21 baleadas durante as manifestações, cinco perderam a vida em ataques aéreos.

O comunicado ressalta que “várias dessas crianças sofrerão deficiências ao longo da vida, inclusive como resultado da amputação de membros”. Além disso, milhares precisam de assistência psicossocial urgente, atendimento médico especializado e apoio para reabilitação.

Dificuldades

Os autores também destacaram a crise humanitária, lembrando que, em Gaza, as famílias têm apenas quatro horas de eletricidade por dia, a água potável é cara e difícil de encontrar. E em um mês, quando começa o ano letivo, milhares de famílias não terão como comprar material escolar para seus filhos.

McGoldrick, Heenan e Boutin também deploraram o “uso muitas vezes cínico das crianças na retórica política e propaganda de todos os lados” e a exposição de crianças à violência.

A nota termina com um apelo “a Israel, bem como à Autoridade Palestina e às autoridades do movimento Hamas em Gaza, para colocar os direitos das crianças à frente de quaisquer outras considerações e tomar medidas imediatas para aliviar o seu sofrimento.”

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mais de 8,5 milhões sofrem de fome severa no Iêmen, alerta coordenadora humanitária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O conflito no Iêmen e a série de ataques contra a infraestrutura de Hodeida, o principal porto do país, estão ameaçando centenas de milhares de crianças. O alerta foi feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Leis básicas

Em entrevista à ONU News, de Sanaa, a capital iemenita, a coordenadora especial humanitária no Iêmen, Lise Grande, disse que a crise atual foi criada pela guerra.

A coordenadora conto que 8,5 milhões de pessoas estão sofrendo fome severa. A maioria pode comer apenas uma vez a cada dois dias. Muitas famílias fazem apenas duas refeições por semana.

Já a diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, lembra que os ataques contra instalações civis são desumanos e inaceitáveis, além de configurarem um desrespeito às leis básicas de guerra.

Os ataques ao porto de Hodeida têm um efeito dramático sobre a população. Mais de 70% de toda a ajuda humanitária, bens comerciais e alimentos levados para o Iêmen têm que passar por ali.

Os ataques no Iêmen estão ocorrendo ainda contra estações de fornecimento de água, saneamento e higiene. Com isso, aumentam os casos de cólera e diarreia que ceifam a vida das crianças.  Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a situação se agrava desde a notificação do primeiro surto de cólera em abril do ano passado.

Rebeldes

No sábado, um centro de saneamento, apoiado pelo Unicef, foi atacado e o principal tanque danificado. Um dia depois, uma estação de abastecimento de água e a principal fonte para a cidade portuária e estratégica.

A ONU estima, que 22 milhões de iemenitas precisem de assistência após anos do conflito entre o governo e as forças da coalização, lideradas pela Arábia Saudita. O grupo combate os rebeldes houthis pelo controle do Iêmen.

Powered by WPeMatico

Agência da ONU precisa de US$ 120 milhões para ajudar 3,6 milhões de pessoas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

São precisos US$ 120 milhões, urgentemente, para ajudar 3,6 milhões de pessoas esquecidas em várias partes do globo. O alerta foi feito esta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

Estas crises são causadas por secas, cheias, conflitos e épocas de baixa produção que empurram milhões de pessoas para uma situação de subnutrição e fome.

Crises  

Afeganistão, Sudão e Síria estão a ser atingidos por secas. Bangladesh sofre com uma forte época de monções. Já na República Centro-Africana, a situação é agravada com a violência; no Haiti, a ameaça é maior com a época dos furacões. A agência menciona ainda riscos para o Iraque, a região do Sahel e Mianmar.

Segundo a FAO, estas são as crises com as maiores dificuldades de financiamento. Para alguns destes países e regiões, a agência ainda só recebeu 6% dos fundos necessários.

Na Síria, por exemplo, o setor agrícola responde à metade das necessidades alimentares do país, mas a seca está ameaçando a produção de alimentos. Na região do Sahel, as populações ainda lidam com os efeitos da seca do ano passado, além do agravemento dos conflitos e insegurança.

Menino rohingya num dos assentamentos em Cox’s Bazar ameaçados pelas chuvas. , by Acnur/Caroline Gluck

Resposta

A FAO diz que todas estas crises devem piorar na segunda metade do ano se mais financiamento não for conseguido. A agência apenas angariou 30% do  US$ 1 bilhão que pediu no princípio do ano para ajuda humanitária.

A FAO pretende distribuir sementes, ferramentas agrícolas e rações para animais, reabilitar redes de distibuíção e armazenamento de água. Também quer realizar campanhas de vacinação de animais, prestar tratamentos veterinários, melhorar a gestão de solos e água e criar programas de transferência de dinheiro.

Alerta

Em nota, o diretor da divisão de Emergência e Reabilitação da FAO, Dominique Burgeon, disse que o objetivo “é destacar estas necessidades críticas em crises subfinanciadas onde os recursos para agir são extremamente limitados.”

Para ele, “é preciso agir agora, para assegurar intervenções que podem salvas vidar, proteger métodos de subsistência e aumentar a resistência em face de crises futuras”.

Burgeon acredita que, “com a ajuda dos parceiros, é possível evitar o piorar da segurança alimentar em algumas das crises mais negligenciadas de 2018”.

Powered by WPeMatico

Brasil tem 147,3 milhões de eleitores; aumento de 3,14% desde 2014

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

eleiçoesO eleitorado brasileiro aumentou 3,14% nos últimos quatro anos, saltando de 142.822.046 votantes, em 2014, para 147.302.354 eleitores, divulgou hoje (1º) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores estão distribuídos pelos 5.550 municípios e em 171 localidades de 110 países.

Há ainda 1.409.774 eleitores que não poderão votar nem se candidatar este ano, por estarem com os direitos políticos suspensos, segundo o tribunal. De acordo com o TSE, a maioria do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, com 77.337.918 (52,5%), enquanto os homens somam 69.901.035 (47,5%). Em 2014, as mulheres eram 74.459.424 (52,13%) e os homens, 68.247.598 (47,79%).

Houve crescimento expressivo dos eleitores no exterior nos últimos quatro anos, passando de 354.184 para 500.727 eleitores, aumento de 41,37%. Para o presidente do tribunal, Luiz Fux, esse aumento é resultado de um esforço conjunto entre a Justiça Eleitoral e o Ministério das Relações Exteriores para facilitar o cadastro de eleitores residentes em outros países.

Powered by WPeMatico

Homem é assassinado em loja de auto peças

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um dono de uma loja de auto peças foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (1º) no bairro Neópolis, na Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 16h, dois homens em uma moto chegaram na frente do estabelecimento, onde a vítima estava consertando o próprio carro, e fizeram os disparos.

Ainda segundo a PM, cerca de 3 tiros atingiram o dono da loja. Após a ação, os criminosos fugiram do local sem levar nenhum pertence da vítima. O homem foi socorrido ao pronto-socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A polícia fez procuras pelos suspeitos, mas até o momento, ninguém foi identificado. Por G1 RN

Powered by WPeMatico

Padeiro é baleado na cabeça e morre no Oeste potiguar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um padeiro foi morto na noite desta terça-feira (31) no Centro de Baraúna, município do Oeste potiguar. De acordo com polícia ele estava na calçada de uma casa quando dois homens em uma moto se aproximaram e dispararam contra a vítima. Adler Abner foi atingido na cabeça e morreu no local.

Os criminosos fugiram e até o momento ninguém foi preso. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) recolheu o corpo. A polícia não tem informações sobre a motivação do crime. Por G1 RN

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

O que você precisa saber sobre o VAR, novidade na Copa do Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pela primeira vez em competições nacionais organizadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o sistema de árbitro de vídeo (VAR) será utilizado para auxiliar as marcações dos juízes. A tecnologia estreia nesta quarta-feira (1º), quando será realizada as partidas de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

O primeiro jogo com o sistema será o confronto entre Santos e Cruzeiro, marcado para 19h30, na Vila Belmiro. Às 21h45, outros dois duelos: Corinthians x Chapecoense e Grêmio x Flamengo. Na quinta-feira (2), o Palmeiras visita o Bahia.

No Brasil, a tecnologia foi testada no ano passado na final do Campeonato Pernambucano entre Sport x Salgueiro.

Abaixo, confira um guia de perguntas e respostas para esclarecer as principais questões envolvendo o uso do árbitro de vídeo.

– Árbitro e VAR conversam o tempo inteiro?

O fone do árbitro e o microfone do VAR estão abertos o tempo todo, mas isso não significa que durante todo o jogo um esteja falando com o outro. A comunicação é feita apenas para avisar em lances que estão sob checagem que pode levar a uma revisão.

– Existe um idioma universal do VAR, como na aviação?

Há alguns comandos preestabelecidos a serem dados para indicar revisão. É uma linguagem direta e objetiva.

– Ninguém sabe o que é dito entre juiz e VAR?

A comunicação só é ouvida pelo árbitro, assistentes em campo e por quem está na sala do VAR, localizada no estádio onde será realizada cada partida.

– Quais as diferenças do VAR utilizado na Copa do Mundo e na Copa do Brasil?

No Mundial da Rússia, foram utilizadas entre 33 e 35 câmeras. Na Copa do Brasil, serão de 14 a 16. Na Copa, quatro pessoas trabalhavam na sala do VAR, enquanto no Brasil são três.

– O VAR avalia todos os lances durante o jogo?

O VAR assiste ao jogo na íntegra. Ele avalia pênaltis marcados e não marcados,  impedimentos, lances de cartão vermelho direto aplicados ou não aplicados e identificação do jogador na punição de cartão.

– Tudo é gravado?

Sim, para ser avaliado depois pela comissão de arbitragem. O sistema será alimentado com as imagens da transmissão da TV Globo -utilizadas também pela Fox-, dona dos direitos de exibição do torneio. Os clubes têm direito de pedir o áudio e o vídeo.

– O árbitro de campo pode chamar o VAR?

Pode consultar caso haja dúvida em alguma marcação para pedir revisão.

– Quantos são os auxiliares de vídeo?

No Brasil, as equipes são formadas por três pessoas: um árbitro de vídeo principal, um assistente e um supervisor. Na Copa do Mundo, foram quatro pessoas.

– Como os auxiliares de vídeo foram preparados?

Foram implementadas mais de 400 horas de treinamento para mais de 80 árbitros e assistentes, que passaram por aulas teóricas, simulações ao vivo, treinos com reprises de jogos e testes off-line em seis estádios diferentes. Além disso, testes foram realizados em cerca de 50 jogos amistosos.

– De quem é a decisão final, do árbitro do campo ou do auxiliar de vídeo?

Sempre do árbitro de campo. Para os lances interpretativos, o auxiliar de vídeo passará a opinião, e o de campo tomará a decisão, podendo consultar ou não o monitor.

– O árbitro do campo pode rever o lance no monitor?

A Fifa recomenda que apenas lances de interpretação devam ser revistos pelo árbitro no monitor. Um exemplo: quando houve uma mão na bola, se ela foi de forma intencional ou não. Em lances não interpretativos não é necessário, como para determinar se a bola saiu ou não de campo ou confusão de identidade de jogadores.

– O VAR auxilia em qualquer lance de cartão?

Não, apenas em incidentes passíveis de cartão vermelho.

– Como em outros esportes, jogadores e comissão técnica podem pedir ajuda do VAR?

Não, isso é proibido. Jogadores que insistirem no gesto indicando uma televisão (usado pelo juiz para indicar que pediu auxílio do VAR) podem inclusive serem punidos com cartão.

– Até quando o árbitro pode mudar uma marcação de campo por decisão do VAR?

Depende do tipo de lance. Nos casos de pênaltis ou de infrações que resultem em um gol, a revisão precisa acontecer antes ou, no máximo, até antes do reinício da primeira interrupção do jogo após o lance polêmico. Nos casos de erro de identificação de jogador ou incidente punível com cartão vermelho ou amarelo a revisão pode acontecer a qualquer momento.

– Existe um tempo limite para a tomada de decisão quando o árbitro corre para a TV ao lado do campo?

Não existe um limite, mas a tendência, pelos estudos e testes feitos, é que as decisões levem entre 30 segundos e um minuto, contando desde o anúncio de que a jogada está sob revisão até a decisão final do árbitro.

– Existe um limite de vezes que o VAR pode ser acionado durante um jogo?

O VAR pode ser acionado quantas vezes forem necessárias durante o jogo. Sempre caberá ao assistente de vídeo avisar ao árbitro se é necessária uma revisão.

– O árbitro pode mudar a finalidade de um pedido de VAR? Por exemplo, pede por causa de uma dúvida de impedimento, mas, ao rever as imagens, detecta um pênalti.

Sim, ao consultar o VAR pode haver mudança da finalidade. Por exemplo: se em uma jogada de disputa dentro da área, antes do impedimento houver um pênalti, mas só o impedimento tiver sido marcado originalmente, o assistente de vídeo pode apontar que houve um pênalti e ele será cobrado normalmente.

– O que acontece se um jogador tirar a camisa para comemorar um gol, receber o amarelo e o gol for anulado pelo VAR?

O cartão amarelo será mantido mesmo que o gol seja anulado, pois consiste em uma atitude antidesportiva.

– Qual a recomendação para os bandeirinhas em caso de dúvida em um impedimento?

A recomendação é para não levantarem a bandeira e deixarem o lance seguir, pois assim será possível fazer uma revisão do lance para anular ou não caso ele resulte em gol.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Tiroteio em mercadinho termina com quatro mortos na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um tiroteio terminou com quatro homens mortos no fim da manhã desta quarta-feira (1º) em um mercadinho na cidade de Macaíba, na Grande Natal. Uma mulher e mais dois homens foram baleados e socorridos.

O mercadinho fica na rua José Coelho, mais conhecida como Rua do Fio, no centro da cidade. Segundo o delegado Normando Feitosa, homens armados chegaram ao estabelecimento e mataram um vigilante, ainda não identificado. Assim que os tiros foram disparados, um policial militar, que é parente do vigilante, reagiu e trocou tiros com os criminosos. Três deles morreram na frente do mercadinho.

Dos três homens mortos, dois usavam coletes à prova de balas. Outros bandidos conseguiram fugir. A mãe do vigilante e dois parentes, que também estavam no mercadinho, foram atingidos. O PM socorreu os feridos para a UPA da cidade.

A Polícia Militar faz buscas pelos criminosos que escaparam, mas até o momento ninguém foi preso.  Por G1 RN

Powered by WPeMatico

Avião cai em Goiás e deixa morto e feridos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um avião de pequeno porte caiu na região de Planaltina de Goiás nesta quarta-feira (1º). Uma pessoa morreu e duas ficaram gravemente feridas.

Como apurado pelo Correio Braziliense, o acidente aconteceu em uma fazenda particular, próximo à divisa com Água Fria (GO).

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), as vítimas estão sendo transportadas de helicóptero para hospitais da região.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave privada, do modelo Embraer 711-ST, estava com todas as licenças em dia.

Powered by WPeMatico

Presidente do TSE diz que Lula está inelegível

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou em decisão publicada nesta quarta-feira, 1, que há “inelegibilidade chapada”, ou seja, evidente, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso da Lava Jato, e pré-candidato à Presidência da República.

A afirmação foi feita ao arquivar processo que pedia que o TSE declarasse Lula inelegível desde já, antes do registro de candidatura na Corte Eleitoral, que deve ocorrer até o dia 15 de agosto. O autor do processo, o advogado de Goiás, Manoel Pereira Machado Neto, argumentava que a inelegibilidade do petista é “notória” e que sua eventual candidatura ocasionaria prejuízos sociais e econômicos ao País.

“Não obstante vislumbrar a inelegibilidade chapada do requerido, o vício processual apontado impõe a extinção do processo”, afirmou Fux, que deixa o comando do TSE em 14 de agosto, um dia antes do prazo final para registro de candidatura.

O TSE será comandado em seguida pela ministra Rosa Weber. A frase do ministro consta da versão final da decisão que extinguiu o pedido de declaração de inelegibilidade antecipada, divulgada nesta quarta-feira. Para o ministro, o processo é genérico e “apresentado por um cidadão isolado, antes do início do período legalmente destinado à oficialização das candidaturas”.

Neto pedia que o TSE declarasse a inelegibilidade do ex-presidente, impedindo antecipadamente o registro de sua candidatura. O advogado solicitava ainda que o Partido dos Trabalhadores fosse notificado para que apresentasse um novo pré-candidato “com caráter elegível” ao cargo de presidente da República.

Integrantes da Corte Eleitoral ouvidos pelo Broadcast/Estadão sob a condição de anonimato avaliam que o caso de Lula deverá levar o plenário do TSE a julgar o provável registro de sua candidatura até o fim deste mês, antes do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, marcado para 31 de agosto.

O palanque eletrônico é considerado pelo PT como uma oportunidade de o ex-presidente – que cumpre prisão em Curitiba – aparecer em rede nacional.

A percepção consolidada pela Lei da Ficha Limpa é de que o registro deve ser negado quando o candidato tem a sentença confirmada por um tribunal colegiado – no caso de Lula, isso ocorreu quando o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) confirmou a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP) e elevou a pena para 12 anos e 1 mês de prisão. O ex-presidente está preso desde 7 de abril na capital paranaense. Com informações do Estadão Conteúdo.

Powered by WPeMatico

Criança só pode entrar no ensino fundamental se fizer 6 anos até março, decide STF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (1º), por seis votos a cinco, manter a validade de normas que estipulam idade de 4 anos e 6 anos, respectivamente, completados até 31 de março, para ingresso no ensino infantil e no fundamental.

O julgamento começou em maio. Naquele mês, quatro ministros consideraram válidas as normas do Conselho Nacional da Educação (CNE). Outros quatro votaram pela derrubada da barreira de março, por considerarem que a criança pode ser matriculada em qualquer período durante o ano que completar 4 ou 6 anos.

Na retomada do julgamento, nesta quarta-feira, o resultado voltou a ficar empatado. O ministro Marco Aurélio entendeu que o corte etário deveria ser mantido, e Celso de Mello votou contra essa exigência.

Voto de desempate

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, última a votar, defendeu a manutenção do corte etário para a matrícula.

Segundo a ministra, a legislação brasileira levou em consideração “um grande estudo” para instituir o corte etário em 31 de março e essa regra não fere o princípio da isonomia. “O conselho levou em consideração as condições dos alunos nacionalmente”, afirmou.

Para ela, derrubar essa barreira provocaria uma “desorganização” no sistema de ensino.

Duas ações

O Supremo analisou duas ações. Uma foi apresentada pelo governo do Mato Grosso do Sul, que pedia a declaração de legalidade de artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O artigo estabelece que o ingresso no ensino fundamental está limitado a crianças com 6 anos completos no início do ano letivo.

A outra ação foi apresentada pela Procuradoria Geral da República, contra as normas do CNE, que estipulam que a criança tenha completado a idade mínima no fim de março – para a PGR, as normas restringem o acesso à educação.

G1

Powered by WPeMatico

Escolas se mobilizam para Dia D da Base Nacional Comum Curricular

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Escolas de todo o Brasil vão se mobilizar, nesta quinta-feira, 2, para estudar, conhecer e discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Dia D da BNCC, como ficou conhecida a data, tem apoio do Ministério da Educação.

A mobilização contará com a participação de professores, gestores e técnicos de educação, em parceria com as secretarias de educação de todos os estados, que irão orientar suas escolas quanto às discussões da BNCC do ensino médio. O Consed também convidou as instituições particulares para se juntarem a essa ação.

Para o diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, Raph Gomes Alves, essa é mais uma forma de fazer com que todos conheçam a proposta desta etapa de ensino da BNCC. “Essa iniciativa visa dar voz ao professor que está na sala de aula, a todos que trabalham diariamente para implementar um novo ensino médio, que olhem para as perspectivas de cada um dos jovens e que mudem a curva dos resultados insatisfatórios”, enfatiza.

De acordo com Raph, o Consed irá consolidar essas sugestões e encaminhá-las ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Ele destaca, ainda, que a participação das escolas e professores no debate será importante e estratégica para o MEC trabalhar e atuar na revisão desse documento. “Para que a BNCC alcance o seu objetivo é de grande importância que muitas mãos se envolvam na construção desse material”, afirma.

A presidente do Consed, Cecília Motta, compartilha da mesma opinião do diretor de Currículos do MEC. Ela comenta que essa foi mais uma das formas encontradas pelo conselho para fazer com que a BNCC receba a contribuição de todos os professores que estão com a mão na massa todos os dias nas escolas de ensino médio.

“De uma certa maneira, todo mundo participou da construção da BNCC, mas vários professores de escolas que ficam mais isoladas não puderam apresentar as suas contribuições. Ao final desse dia, esperamos ter um documento que represente o pensamento do professor brasileiro. Uma fotografia de quem está no chão da escola”, pontua Cecília.

Entre os dias 23 e 27 de julho foram realizadas reuniões internas com as secretarias estaduais de educação para que as informações da mobilização chegassem às regionais de ensino e, posteriormente, aos diretores e professores. Nos encontros, o Consed enviou formulários de preenchimento com respostas específicas de sugestões paras disciplinas alvo dos debates na base: língua portuguesa, ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática.

As escolas terão entre os dias 2 e 26 deste mês para lançar suas contribuições à BNCC na plataforma, no portal do Consed. As sugestões dos professores serão consolidadas e enviadas pelo órgão ao CNE logo na sequência.

BNCC – A proposta de BNCC para ensino médio foi entregue pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação em abril deste ano e a expectativa é que o documento seja homologado no fim de 2018. No estágio atual, órgãos, entidades, associações e interessados podem oferecer suas contribuições e sugestões até as 23h59 de 29 de agosto, data da última audiência pública a ser realizada pelo conselho, em Brasília.

O MEC auxilia o CNE nas audiências públicas dessa etapa da base. Os encontros não têm caráter deliberativo, de acordo com o CNE, mas são essenciais para que o órgão elabore um documento normativo que reflita as necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro, além dos desafios a serem enfrentados para a oferta de uma educação de qualidade a todos os estudantes. A próxima audiência pública será realizada no dia 10 de agosto, em Belém.

A etapa do ensino médio da BNCC, assim como ocorreu na elaboração da proposta para a educação infantil e o ensino fundamental, homologada em dezembro de 2017, será o marco para orientar os currículos desta fase de ensino.

Para saber mais sobre o Dia D, basta acessar o vídeo de apresentação e outros materiais de divulgação na plataforma YouTube.

As escolas podem lançar suas contribuições à BNCC na plataforma do Consed.

  • Análise da Proposta BNCC Ensino Médio em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Análise da Proposta BNCC Ensino Médio em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Análise da Proposta BNCC Ensino Médio em Língua Portuguesa
  • Análise da Proposta BNCC Ensino Médio em Linguagens e suas Tecnologias
  • Análise da Proposta BNCC Ensino Médio em Matemática e suas Tecnologias

Assessoria de Comunicação Social

Powered by WPeMatico

Policiais metralham carro após confundirem paraibanos com bandidos no Ceará

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quatro pessoas foram alvejadas à bala na noite desta terça-feira (31), no interior do Ceará. Todos viajavam da cidade de Patos com destino ao Maranhão onde iriam participar de um torneio de sinuca.

Segundo informações extraoficiais as vítimas teriam sido confundidas com bandidos, por trabalhadores de um restaurante, que, teriam alertado à polícia que haviam homens possivelmente armados em um veículo.

Durante a abordagem policial, dois ocupantes do veículo modelo Corola, com placas de João Pessoa, foram feridas. Uma delas sofreu um tiro de raspão na cabeça e a outra identificada apenas como Messias, sofreu um disparo nas costas e foi a óbito.

As vítimas contaram que policiais já chegaram atirando no veículo que ficou cravado de balas. Os demais ocupantes do veículo saíram ilesos.

Ricardo Souza / maispatos.com

Powered by WPeMatico

PCdoB confirma candidatura de Manuela d’Ávila à Presidência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ao discursar, depois de ter a candidatura lançada com apoio unânime dos delegados do partido, Manuela d’Ávila apresentou bandeiras como a da reforma da segurança pública, a justiça tributária, o combate às grandes corporações e a revogação da reforma trabalhista e da emenda constitucional que estabeleceu um teto para os gastos públicos por 20 anos. Ela criticou o “desemprego recorde”, a queda da massa salarial e a evasão de jovens de universidades e escolas técnicas.

Apos o evento, a candidata voltou a dizer que abrirá mão de disputar a Presidência caso haja unidade dos três outros partidos da esquerda que pretendem concorrer ao pleito.

“Serei candidata, a partir da homologação, para defender o nosso país da cobiça das grandes corporações e das grandes potências internacionais. Sou candidata porque o Brasil é um sonho que pode ser realizado, porque acreditamos que é possível defender o desenvolvimento sustentável, aquele que coloca a Região Amazônica no centro das alternativas”, disse.

Reforma da Previdência

Sobre a Previdência, a candidata defendeu que se faça antes uma auditoria para saber o “tamanho do déficit”, e depois propor uma reforma que combata os privilégios. Manuela d’Ávila também disse apoiar a taxação dos lucros, dividendos e das grandes fortunas. “É necessário radicalizar a democracia. Ou seja, ocupar poder. É possível construir uma política com muito mais participação da sociedade”, prometeu ainda.

Em diversos momentos do discurso, a candidata criticou também a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo ela, tem sido perseguido porque lidera as pesquisas de intenção de voto. “Nós acreditamos na necessidade de, durante os próximos 60 dias, não baixarmos a bandeira da defesa da liberdade de Lula”, disse.

Participaram da convenção o governador do Maranhão, Flávio Dino; a senadora Vanessa Graziotin (AM); a deputada Jandira Feghali (RJ); e a presidenta nacional da sigla, Luciana Santos. Também estiveram presentes a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, e a coordenadora da campanha de Manuela, a ex-vice-prefeita de São Paulo Nádia Campeão.

Perfil

Nascida em Porto Alegre (RS) em agosto de 1981, Manuela Pinto Vieira D’Ávila é jornalista. Ingressou em 1999 na União da Juventude Socialista, ligada ao PCdoB, e mais tarde chegou à vice-presidência da UNE. Foi vereadora na capital gaúcha e deputada federal por dois mandatos.

Sua atuação sempre foi focada em pautas sociais especialmente educação, juventude e direitos humanos. Manuela também já se candidatou, sem sucesso, duas vezes, à prefeitura de Porto Alegre, em 2008 e 2012. Desde 2015, ocupa uma vaga na Assembleia Legislativa do estado.

Powered by WPeMatico

‘Doutora Enfermeira’ é presa em flagrante, acusada por diversos crimes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Fernanda Silva Almeida, que se autointitula “Doutora Enfermeira” nas redes sociais, foi presa em flagrante, na tarde desta quarta-feira, pela Polícia Civil, na sede da Delegacia do Consumidor (Decon), acusada por diversos crimes, entre eles, receptação qualificada, por ter em posse produtos desviados do Hospital Municipal Pedro II.

– Ela vai responder pelos crimes de exercício ilegal da medicina, armazenamento de produto vencido, falsidade material, tendo em vista os receituários médicos sem o devido preenchimento, e receptação qualificada, pois existiam no local materiais provenientes do Hospital Municipal Pedro II. Ela conseguiu esse material, mas ainda não disse como – contou a deletada titular da Decon, Daniela Terra.

Ela contou, ainda, que Fernanda já havia sido autuada em 2014 por crime de ordem tributária, por armazenar produto vencido, em 2016 por injúria, e, no ano passado, novamente por armazenar produtos fora da validade. No mesmo ano, também foi autuada por exercício ilegal da medicina.

A “Doutora Enfermeira” disse, em depoimento informal, que já fazia os procedimentos de aplicação de metacril há muitos anos, mas que a máquina de lipoaspiração encontrada no salão não era utilizada por ela, mas, sim, por uma médica, identificada apenas como Adriana, que também será chamada para prestar esclarecimentos.

Ainda de acordo com a delegada, Fernanda Silva Almeida trabalha como auxiliar-administrativa no Hospital Federal dos Servidores do Estado, no bairro da Saúde. A delegada contou, também, que ela possui faculdade de enfermagem, mas que não tem registro no Conselho de Enfermagem (Coren-RJ).

Em nota, o Conselho disse que irá apurar supostas infrações:

“Fernanda da Silva de Almeida é inscrita como auxiliar de enfermagem no Conselho Regional de Enfermagem – Coren-RJ – desde 2002. A profissional não tem inscrição de enfermeira. Diante do exposto pela reportagem, a presidência do Coren-RJ, na função ex-officio, convocará a profissional citada para apurar supostas infrações éticas cometidas”.

SALÃO NA BAIXADA TINHA SILICONE INDUSTRIAL E METACRIL

Durante a manhã, agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) fecharam um salão de beleza que funcionava de forma irregular em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O local, segundo denúncias recebidas pelo EXTRA e repassadas à especializada, é utilizado por Fernanda Silva de Almeida e oferece procedimentos estéticos, entre eles a técnica do “Levanta bumbum”. No espaço, na Vila Iracema, os policiais encontraram um produto com as mesmas características do silicone industrial (apreendido para análise) e mais de 300 caixas do metacril – o mesmo produto utilizado pelo médico Denis Furtado, o Doutor Bumbum, que está preso. A “Doutora Enfermeira” não estava no local, mas foi encontrada pela polícia em sua residência, no mesmo bairro.

Por Jornal Extra

Powered by WPeMatico

Município de Caicó vai reformar ginásio poliesportivo Manoel Torres

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quarta-feira (01), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve no bairro Castelo Branco, onde a prefeitura vai iniciar a obra de reforma do ginásio poliesportivo Manoel Torres.

Várias atividades esportivas e até culturais são realizadas na quadra com a participação da comunidade do Castelo Branco e bairros adjacentes, incluindo crianças, jovens e adultos. O local está fechado há mais de dois anos por apresentar diversos problemas em sua estrutura, inclusive com risco de desabamento.

“É uma das praças de esportes mais importantes de Caicó, mas que estava fechada por muito tempo. Não é um serviço simples, pois o piso afundou e a laje cedeu. Em breve, nós vamos entregar ao povo do Castelo Branco e de toda a cidade de Caicó esse ginásio tão importante”, disse o prefeito Batata.

Powered by WPeMatico

Município de Caicó vai começar obra da ciclovia na zona norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quarta-feira (01), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve no bairro Vila do Príncipe, nas proximidades do açude Recreio. Naquela área, a prefeitura vai iniciar a obra da ciclovia, além de uma pista de atletismo.

“Assinamos a ordem de serviço e, na próxima semana, a empresa chega com os funcionários para dar início à obra. É um sonho antigo dos moradores dessa área e, depois de vários meses, com planejamento conseguimos recuperar essa obra importante para a prática do esporte e que vai trazer outros benefícios”, disse o prefeito Batata.

Powered by WPeMatico

TSE nega a antecipação da inelegibilidade de Lula

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Lula e GleisiO ministro Luiz Fux, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou uma ação cautelar que pedia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse declarado inelegível antecipadamente. Em decisão publicada na terça-feira (31), o ministro extinguiu o processo sem entrar no mérito da questão. Foi a segunda vez que o TSE negou uma ação para declarar Lula inelegível antes do registro de sua candidatura à presidência.

Apesar da decisão, o jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira (1) trouxe a informação de que o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux, considera que “um político enquadrado na Lei da Ficha Limpa não pode forçar uma situação, se registrando, para se tornar um candidato sub judice”. Ainda que não tenha citado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a declaração foi dita após ser questionado sobre a estratégia do PT para a corrida presidencial.

Do lado petista, o partido fará sua convenção no sábado (4) sem indicar o candidato a vice de Lula, nome que deve ser apresentado até 15 de agosto. Uma ala do PT voltou a ventilar o nome de Gleisi Hoffmann como opção para o cargo.  Lula foi condenado em segunda instância no processo do triplex e, por isso, está inelegível segundo as regras da lei da Ficha Limpa sancionada por ele em 2010.

Powered by WPeMatico

Criança deve ter feito 6 anos até 31 de março para entrar no fundamental, decide STF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

educacao_infantilO plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quarta-feira, 1, com seis votos, a regra que estabelece que a criança precisa completar seis anos até o dia 31 de março para ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental.

Com placar apertado, o julgamento só foi decidido no último voto, com a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. Os ministros debateram sobre a resolução doConselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece a regra dos seis anos completos até o dia 31 de março. Apesar da vigência do texto, pais têm obtido em diferentes esferas judiciais liminares favoráveis à matrícula de crianças que ainda não chegaram a essa idade.

Cinco ministros ficaram vencidos ao defender a matrícula de crianças que completassem seis anos em qualquer período do ano. O julgamento sobre o tema havia sido interrompido em maio, após empate (com oito votos) e pedido de vista (mais tempo de análise) do ministro Marco Aurélio Mello. Nesta quarta, ele formou o quinto voto favorável ao modelo atual. Depois dele, votaram o decano Celso de Mello, contra a resolução, e Cármen, que desempatou o julgamento, sendo favorável à resolução.

Powered by WPeMatico

Convenção do Governador Robinson Faria terá protesto de servidores da UERN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A convenção do PSD, que ocorrerá neste domingo (05), na UERN da Zona Norte de Natal, para oficializar a candidatura à reeleição do governador Robinson Faria (PSD), já tem um protesto marcado e anunciado.

Será dos próprios servidores da UERN.

O ato político é contra o atraso salarial, a falta de pagamento do 13º salário de 2017 e ainda contra a falta de cumprimento do aumento da categoria.

Powered by WPeMatico

REDE fará convenção no campus central do IFRN nesta sexta-feira (03)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A REDE Sustentabilidade no Rio Grande do Norte convida todas as pessoas filiadas, simpatizantes, apoiadoras e voluntárias da legenda, para participar da Convenção Estadual do partido.

A convenção acontecerá em Natal, no IFRN Central, no próximo dia 3 de agosto (sexta) às 17h e será marcada pela oficialização das candidaturas de Freitas Júnior (Governador), João Napoleão (Senador), Deputados Federais e Estaduais para o pleito de 2018.

Convenção 03 Agos

Powered by WPeMatico