Prefeitos do PSDB declaram apoio à reeleição de Garibaldi Filho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A campanha de reeleição do senador Garibaldi Filho (MDB/RN), pela coligação 100%RN, ganhou a adesão de prefeitos do PSDB/RN, nesta segunda-feira (20). O apoio foi oficializado em reunião na sede do diretório do MDB, em Natal, com presença de lideranças de diversas regiões do estado.

Para o senador Garibaldi Filho, o apoio maciço à sua candidatura, que conta com mais de 100 prefeitos do Rio Grande do Norte, evidencia a continuidade de seu mandato como uma causa justa e legítima.

“Vários prefeitos já declararam apoio a nossa candidatura e hoje contamos aqui com o apoio de quase 10 prefeitos do PSDB. Agradeço a todos, pois o apoio deles vai se somar ao dos demais que já estão conosco em prol da continuação de um mandato eficiente no Senado Federal”, destaca.

Estiveram presentes na reunião os seguintes prefeitos do PSDB: Sueleide Araújo (Tenente Laurentino), Sérgio Fernandes (Serra Negra), Clécio Azevedo (Bom Jesus), Miguel Cabral (São Pedro do Potengi), Neto Mafra (Barcelona) e os vice-prefeitos; Flávio Teixeira (Touros) e Rodrigo Aladin (Macau), além das lideranças do partido em Canguaretama: Targino e Renato Tavares, de Serra de São Bento, Chico de Erasmo e de Nova Cruz, Flávio Azevedo.

Acompanharam a reunião, os prefeitos Marcão Fernandes (MDB – Lajes), Boba Macedo (MDB – Coronel Ezequiel), Wanessa Morais (MDB – Serra Negra de São Bento) e Valdemar de Gois (DEM -Poço Branco) compareceram.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Obra de recapeamento da Hermes/Salgado Filho será retomada esta semana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Até a próxima quinta-feira será retomada a obra de recapeamento asfáltico das avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho no sentido Zona Sul/Centro. O trecho entre a praça das Flores e o viaduto do Quarto Centenário (sentido Centro/ Sul) já foi todo asfaltado. A paralisação da obra ocorreu porque o Ministério do Turismo não havia feito o repasse dos recursos. Esse repasse foi feito há 15 dias, mas por um equivoco do Ministério foi depositado na conta da Caixa Econômica Federal em Brasília. Na sexta-feira foi detectado o erro e o dinheiro foi depositado hoje na conta relativa a essa obra na CEF em Natal.

As obras continuarão sendo realizadas no período noturno para evitar maiores transtornos no trânsito, já que essa é uma via por onde trafegam cerca de 120 mil veículos diariamente.

Paralelamente também começará a ser executado o serviço de sinalização da via no trecho cujo asfaltamento já foi concluído. No outro trecho é preciso um prazo de 30 dias para ser feita a sinalização depois da colocação do asfalto.

A obra está orçada em cerca de R$ 2,8 milhões e deve ser concluída em mais 60 dias.

Powered by WPeMatico

Gestão pública e ambiente de negócios marcam apresentação de Brenno Queiroga na FIERN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Segundo candidato ao Governo do RN a apresentar propostas ao empresariado potiguar, Brenno Queiroga (SDD) disse que o primeiro passo, caso seja eleito, será organizar a casa. “Vamos fazer uma licitação para aquisição de softwares para conhecer a realidade do governo e em seguida otimizar a máquina pública”, disse, acrescentando que esse trabalho tem como objetivo principal recuperar a governabilidade e capacidade de investimento. O passo seguinte, de acordo com o candidato, será investir em infraestrutura, o que deverá ser feito a partir do segundo ano de governo.

Brenno Queiroga fez referência, em resposta ao presidente da FIERN, ao ambiente hostil aos negócios, que estão expulsando os investimentos da terra potiguar. “85% dos empregos gerados aqui são da iniciativa privada. É preciso integrar os sistemas de informação dos órgãos que participam dos licenciamentos para que se possa ir quebrando essas arestas e diminuindo as dificuldades”, acrescentou.

Powered by WPeMatico

“Extermínio de policiais é falência do Estado”, afirma Carlos Eduardo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em sua maratona pelo Alto Oeste no fim de semana, o candidato a governador pela coligação 100%RN, ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo(PDT), demonstrou indignação com a matança de policiais que já vitimou este ano 21 profissionais da segurança no Rio Grande do Norte. “O extermínio de policiais é a falência do Estado”.

O Rio Grande do Norte é o Estado mais violento do Brasil com cerca de 1.316 assassinatos em 2018. “É uma situação trágica e incontrolável por este governo. Cada um de nós pode ser a próxima vítima”, protestou o candidato.

O último caso, o do cabo PM Ildônio José, massacrado por bandidos quando ocupava um ônibus de estudantes universitários de Caraúbas a Mossoró e interceptado por um grupo de bandidos, é um exemplo da realidade cruel no Rio Grande do Norte: “Este policial é um herói, mas precisamos preservar vivos os nossos heróis. Ele foi surrado, humilhado e executado friamente por criminosos. Levou um tiro de escopeta na cabeça. Tipo de situação inaceitável”.

Carlos Eduardo defende rigor e garante o restabelecimento da ordem quando for governador. “Quem mata policial, não tem limites. A polícia precisa ser respeitada e não caçada. Essa é uma das provas de Estado inerte e indiferente. Creio em Deus, defendo a vida e a liberdade, mas nossos policiais terão em mim apoio para acabar com esse pesadelo. Motivados, equipados e treinados. Prestigiados. Tratando bandido como bandido deve ser tratado e protegendo o cidadão de bem. Matar policial é matar a defesa da sociedade”.

Powered by WPeMatico

Na FIERN, Fátima apresenta suas propostas e diz que terá diálogo permanente com empresários

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A candidata do PT ao Governo do Estado, senadora Fátima Bezerra, foi a primeira a participar nesta segunda-feira, 20, na Casa da Indústria, do Fórum Sistema FIERN Caminhos do RN.

Fátima disse que se eleita terá um diálogo permanente com a Federação das Indústrias no sentido de tratar das iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Esta é uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento do Estado”, pontuou.

Ela reconheceu que o controle das contas públicas será fundamental para o Rio Grande do Norte ter possibilidade de melhorar os serviços públicos e recompor os investimentos em infraestrutura e programas sociais. Na ocasião, também elogiou a iniciativa de elaboração do MAIS RN, que faz um diagnóstico da situação do Estado e apresenta metas para a retomada do desenvolvimento.

Powered by WPeMatico

Justiça Federal do RN absolve servidor acusado de receber valores do Bolsa Família

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte absolveu um servidor público que havia sido acusado de ser beneficiário do programa Bolsa Família. A sentença do Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior foi de absolvição considerando que ficou provado nos autos que o nome do acusado e da mãe dele foram usados ilegalmente para o cadastro do programa Bolsa Família. Durante o depoimento, o acusado disse acreditar que os seus dados podem ter sido coletados para os fins da prática ilícita durante internação em um hospital público, o que ocorreu próximo ao período de início da inserção como beneficiário.

“Nesse ponto, tais informações merecem especial atenção por parte dos órgãos de controle do programa assistencial e repressão ao crime organizado. Ora, não raro nos deparamos com notícias de quadrilhas altamente especializadas em aplicar golpes em pacientes internados em hospitais da rede pública. Podemos citar, por exemplo, a venda de dados de pacientes para recebimento indevido do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres/DPVAT, em diversos estados brasileiros”, destacou o Juiz Federal, na sentença.

O magistrado Walter Nunes disse que não há dúvida sobre a materialidade do fato, mas tudo indica que uma pessoa se passando por mãe do acusado foi quem, de fato, estava recebendo os valores.

O Juiz Federal, na sentença, apontou falhas no processo de investigação. “A partir do momento em que o acusado falou que, provavelmente, tinha havido uma fraude com a utilização do nome de sua mãe, a investigação, no mínimo, deveria ter tomado o cuidado de procurar ouvi-la. Não o fez. Se contentou em ir pelo caminho mais fácil, imputar a prática do crime ao acusado, quando ele, sequer, era o beneficiário direto”, ressaltou.

Powered by WPeMatico

Em 2 anos e meio, 458 presos romperam tornozeleiras eletrônicas no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

tornozeleiraEm 2 anos e meio, 458 tornozeleiras eletrônicas foram rompidas no Rio Grande do Norte. Neste mesmo período, mas sem o uso do dispositivo, o número é ainda mais alarmante: 1.800 presos deixaram de obedecer as regras do regime semiaberto e também se tornaram fugitivos da Justiça. Significa que, em 30 meses, pelo menos 2.258 detentos que deveriam estar sob algum tipo de vigilância ou controle do Estado voltaram à condição de procurados.

Os dados acima foram repassados ao G1 pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais de Natal, após acesso à Central de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Avaliação do governo Temer piora ainda mais na pesquisa CNT/MDA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TEMERO presidente Michel Temer (MDB) viu piorar ainda mais seu índice de aprovação, segundo a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira, 20: apenas 2,7% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom — no levantamento anterior, de maio, a taxa era de 4,3%.

Também aumentou o número de pessoas que consideram o governo Temer ruim ou péssimo: 78,3% ante 71,2% na pesquisa de maio. A porcentagem de quem considera a administração do emedebista regular passou de 21,8% para 17,7%. Não sabem ou não responderam 1,3% (foram 2,7% em maio).

A avaliação do desempenho pessoal de Temer também teve queda: o presidente é aprovado por 6,9% dos entrevistados e desaprovado por 89,6%. Em maio, os índices eram de 9,7% e 82,6%, respectivamente. O número de pessoas que não souberam ou não responderam diminuiu de 7,8% para 3,5%.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Vice-procurador-geral eleitoral reitera inelegibilidade de Lula

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Lula e GleisiO vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jacques de Medeiros reiterou nesta segunda-feira seu posicionamento pela inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contrário à efetivação do registro de sua candidatura.

Em parecer sobre quatro petições de cidadãos que questionam a elegibilidade do petista, que protocolou o pedido de registro de candidatura na última quarta-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-PGE argumenta que Lula não pode disputar a Presidência porque foi condenado por colegiado em segunda instância.

“Tal circunstância implica na inelegibilidade do candidato”, diz, no parecer, lembrando que o próprio Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou impugnação da candidatura.

“Nestes termos, embora legítima a iniciativa dos cidadãos em apresentar notícias de inelegibilidade, não há, no caso, reflexos nas providências já adotadas pelo Ministério Público Eleitoral”, explica.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Sindicato dos Bancários e Fenaban retomam negociações nesta terça

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BANCO DO BRASILEstá agendada para esta terça-feira (21), às 14h, uma nova rodada de negociações entre os Sindicatos dos Bancários do país e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) continuando o debate da última sexta-feira (17).

A nova reunião foi agendada devido à falta de uma proposta dos bancos que paute às reivindicações da categoria, que vão desde as melhorias salariais até a revogação da Reforma Trabalhista, segundo informações do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte.

Os bancos se comprometeram de enviar a proposta ainda nesta segunda-feira (20), para que o Comando Nacional dos Bancários possa avaliar até a tarde de amanhã para formatação de uma contraproposta.

A Presidência do Sindicato dos Bancários do estado de São Paulo informou que a responsabilidade da categoria não deflagrar uma nova greve é de total responsabilidade da Fenaban em caso as negociações não avancem.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Em 20 anos, população brasileira terá 24,5% de idosos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

idosoO Brasil esta ficando mais experiente. É o que apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017, o país superou a marca de 30 milhões de idosos. A previsão é de que, em 2042, a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%).

Com a inversão na pirâmide social, já que até 2030 teremos mais idosos do que crianças de zero a 14 anos, a presença de pessoas com mais idade no mercado de trabalho e nas instituições de ensino tende a ser cada vez maior.

Para se ter uma ideia, dos mais de oito milhões de matriculados em cursos de graduação, presenciais e a distância, aproximadamente 24 mil têm  60 anos ou mais, segundo o Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), de 2016.

Powered by WPeMatico

16 devem ser indiciados pelas mortes de 4 presos em Alcaçuz, diz delegado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil vai indiciar 16 homens que já cumprem pena na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, mais conhecida como Pavilhão 5 de Alcaçuz, pelas mortes de quatro presos, cujos corpos foram encontrados na manhã neste domingo (19), dentro da unidade. Segundo o delegado Marcelo Aranha, da Delegacia de Nísia Floresta, na Grande Natal, apenas dois suspeitos negaram o crime.

Os dois que não confessaram participação disseram ao delegado de plantão neste domingo, Elói Xavier, que estavam dormindo no momento dos crimes. “Agora, o caso será enviado ao Poder Judiciário para prosseguimento do caso e futuro julgamento dos acusados”, disse Marcelo Aranha.

Ainda de acordo com o delegado, as vítimas eram da facção criminosa PCC, antes de se filiarem ao Sindicato Crime. Porém, os companheiros da nova facação acreditavam que eles estavam repassando informações ao PCC.

Powered by WPeMatico

Tiroteio deixa um morto e dois feridos em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

crime favela do fioUm tiroteio ocorrido no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, terminou com duas pessoas feridas e uma morta no final da tarde desta segunda-feira (20). A polícia ainda não identificou os envolvidos na troca de tiros.

 A ocorrência foi registrada na Rua dos Pegas, próximo à 7ª Delegacia de Polícia de Natal. As vítimas socorridas ainda estão no hospital e a polícia também não divulgou informações sobre o que motivou essa troca de tiros.

Powered by WPeMatico

Após Dia D, RN atinge 55% da cobertura de vacinas contra pólio e sarampo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaRealizado no último sábado (18), o Dia D da campanha contra poliomielite e sarampo levou o Rio Grande do Norte a atingir 55% da cobertura vacinal para as duas doenças.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20), foram aplicadas 104.645 vacinas contra a pólio no RN. O total representa 55,41% da cobertura.

Para a prevenção contra o sarampo, os números no território potiguar são semelhantes. Após o Dia D, foram aplicadas 104.175 vacinas, o que equivale a 55,16% da cobertura.

Brasil

Nos dados de todo o país, a campanha atingiu pouco mais da metade do público-alvo.No total, mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada) foram aplicadas até esta segunda-feira (20). A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

Powered by WPeMatico

Começam hoje inscrições para bolsas remanescentes do ProUni

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ProUni funciona em mais de 900 faculdades do paísA partir de hoje (20), estudantes interessados em concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem fazer a inscrição pela internet. Ao todo serão ofertadas 106.252 bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular, das quais 18.070 são integrais e 88.182, parciais de 50%.

O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior do país. Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. É preciso ter obtido nota superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Os interessados precisam ainda preencher um ou mais dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

As bolsas integrais são para estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais destinam-se a candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Powered by WPeMatico

Pesquisa Ibope: Lula, 37%; Bolsonaro, 18%; Marina, 6%; Ciro, 5%; Alckmin, 5%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20) apurou os percentuais de intenção de voto para presidente da República em dois cenários com candidatos diferentes do PT – o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro cenário e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no segundo.

Cenário com Lula

No cenário que inclui como candidato do PT o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pesquisa apresentou o seguinte resultado:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37%

Jair Bolsonaro (PSL): 18%

Marina Silva (Rede): 6%

Ciro Gomes (PDT): 5%

Geraldo Alckmin (PSDB): 5%

Alvaro Dias (Podemos): 3%

Eymael (DC): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Henrique Meirelles (MDB): 1%

João Amoêdo (Novo): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0

Vera (PSTU): 0

João Goulart Filho (PPL): 0

Branco/nulos: 16%

Não sabe/não respondeu: 6%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Cenário com Haddad

Lula está preso em Curitiba, condenado em segunda instância no caso do triplex no Guarujá. Pela Lei da Ficha Limpa, ele está inelegível. Por essa razão, a Procuradoria Geral da República impugnou (questionou) a candidatura.

O caso está sendo analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso e será decidido pelo TSE depois de ouvir a defesa de Lula, a favor do registro da candidatura.

Em razão desse quadro jurídico, o Ibope pesquisou outro cenário, com o atual candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad.

Nesse cenário, o resultado seria:

Jair Bolsonaro (PSL): 20%

Marina Silva (Rede): 12%

Ciro Gomes (PDT): 9%

Geraldo Alckmin (PSDB): 7%

Fernando Haddad (PT): 4%

Alvaro Dias (Podemos): 3%

Eymael (DC): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Henrique Meirelles (MDB): 1%

João Amoêdo (Novo): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Vera (PSTU): 1%

João Goulart Filho (PPL): 1%

Branco/nulos: 29%

Não sabe/não respondeu: 9%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: dois pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 2002 eleitores em 142 municípios

Quando a pesquisa foi feita: de 17 a 19 de agosto

Registro no TSE: protocolo nº BR‐01665/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro;

0% significa que o candidato não atingiu 1%; traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

Powered by WPeMatico

Arrecadação com a Cosip já ultrapassa 2 milhões e 500 mil reais este ano em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Reprovação de Temer cresce para 89,6%, diz pesquisa MDA/CNT

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da República, Michel Temer, é reprovado por 89,6% da população, de acordo com pesquisa do instituto MDA, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta segunda-feira, 20. Na pesquisa anterior, realizada em maio deste ano, a reprovação era menor, de 82,5%.

A aprovação do presidente caiu e passou de 9,7% para 6,9%. Outros 3,5% responderam que não sabem ou não quiseram responder, ante 7,8% da consulta anterior.

A avaliação negativa do governo também piorou e passou de 71,2% para 78,3%. A avaliação positiva caiu de 4,3% para 2,7%. Aqueles que avaliaram o governo como regular passaram de 21,8% para 17,7%. Os que não sabem ou não souberam responder passaram de 2,7% para 1,3%.

Esta edição da pesquisa da CNT/MDA está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09086/2018.

Foram realizadas 2.002 entrevistas em 137 municípios de 25 Unidades da Federação, entre os dias de 15 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, considerando o nível de confiança de 95%. Com informações do Estadão Conteúdo.

Powered by WPeMatico

Município de Caicó vai priorizar contratos de serviços emergenciais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito Marcos do Manhoso reuniu alguns fornecedores que prestam serviço ao Município de Caicó, nesta segunda-feira (20). Ele destacou que o momento é de contenção de despesas e os pagamentos serão feitos a partir desta terça-feira (21), considerando a ordem cronológica.

O secretário de Tributação e Finanças, Francisco Oliveira, explicou que as senhas bancárias estão sendo trocadas e, dentro de dez dias, as compras emergenciais serão normalizadas. É importante destacar a ordem cronológica, já que a partir dela começa a contar o prazo para a data do recebimento do pagamento pelo serviço.

Outra medida adotada pela gestão é com relação ao cancelamento de algumas licitações que não tem caráter emergencial para o Município, como o certame de mídia orçado em mais de 500 mil reais. No momento, a prioridade serão os serviços emergenciais.

Powered by WPeMatico

Vacinação contra o sarampo e a poliomielite atinge metade do público-alvo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo atingiu a metade do público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde. No total, mais de 11 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,5 milhões de cada) foram aplicadas até esta segunda-feira (20), alcançando 50% das crianças de um ano a menores de cinco em todo o país

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal deles e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

Campanha continua

A campanha começou no dia 6 de agosto e ainda vai até o dia 31 de agosto. A lista dos postos pode ser conferida no site da Secretaria de Saúde de cada local.

O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Sete pessoas morreram devido à doença no país, sendo 4 em Roraima e 3 no Amazonas.

Já em relação à poliomileite, ou paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.

A campanha tem por objetivos:

Vacinar quem nunca tomou a vacina;

  • Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
  • Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Powered by WPeMatico

PRF: Com aprovação de PL, ganhos poderão ultrapassar os R$12 mil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ótima notícia para quem tem interesse no Concurso PRF. Uma nova vantagem está prestes a ter confirmação e deixará o salário dos funcionários com mais atrativos. Teve aprovação pelo plenário do Senado Federal o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 19/2018. A partir disso, os PRFs podem atuar em dias de folga no chamado plantões voluntários remunerados, recebendo adicional por isso. Os vencimentos mensais podem chegar a R$12mil.

O funcionário receberá R$420 a mais por 6h de efetivo trabalho e R$900 por 12h cumpridas para o esquema de plantões voluntários com remuneração. Conforme a FenaPRF, a Medida Provisória 837/2018 teve discussão no plenário da Câmara dos Deputados. A MP teve aprovação e transformação em PLV.

Com a sanção do projeto que permite folgas com remuneração, além de outros benefícios, o salário de um PRF pode chegar aos R$12mil. Essa é uma ótima notícia e um ótimo atrativo, de forma principal para quem está em preparação a todo vapor para o concurso futuro.

O salário bruto de um policial rodoviário federal é de R$9.931,57, que já está acrescido ao vale-alimentação de R$458. Tirando os descontos e deduções, o vencimento líquido do PRF fica em torno de R$7.800. Porém, para funcionários que tenham lotação em uma área de fronteira haverá ainda o acréscimo de um quantitativo de R$2mil reais, sem impostos.

Com o esquema do trabalho em dias de folgas e tendo remuneração, o servidor terá R$420 a mais por 6h de trabalho efetivo e R$900 por 12h em cumprimento. Para 24h do plantão extra, ele terá o salário de R$1.800, em situação de lotação em uma área de fronteira.

Desse modo, caso acrescidos os R$7.800 líquidos de remuneração, com os R$2mil para atuação em fronteira e o possível quantitativo de R$1.800 para 24h de trabalho em dia de folga, o PRF poderá ganhar mais de R$12mil, fora as vantagens não somadas como: auxilio-creche; vale-transporte e vale-alimentação.

Posteriormente a divulgação da portaria autorizativa do Concurso PRF, que está confirmado com a oferta de 500 oportunidades para o emprego de policial rodoviário federal, aumenta a expectativa pela divulgação do edital. Conforme o setor de concursos da Polícia Rodoviária Federal, o intuito é conseguir a divulgação do documento com as normas do Concurso ainda este mês. Contudo, tudo depende do procedimento da seleção da banca, que ainda está em prosseguimento.

A exigência é que o concorrente necessite ter de 18 a 65 anos de idade. É possível a concorrência de homens e mulheres e a escolaridade requisitada é o nível superior completo, em qualquer área de formação. A PRF faz a exigência ainda de que o concorrente tenha carteira de habilitação, na categoria B ou superior.

O dia da inscrição será informado no site www.concursos.com.br.  Acesse o site diariamente para não perder o prazo da inscrição.

Powered by WPeMatico

Pessoas cegas poderão receber cartões de crédito e débito em braile

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pessoas com deficiência visual poderão receber cartões de crédito e de movimentação de contas bancárias com as informações em braile. O direito é previsto em projeto (PLC 84/2018) que tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde aguarda designação de relator.

O texto garante aos correntistas cegos, sem custo adicional, quando por eles solicitado, um kit que conterá uma etiqueta adesiva de filme transparente para ser fixada ao cartão com identificação em braile, se de crédito ou débito, e os seis dígitos finais do número.

Também faz parte do kit um porta-cartão conveniente ao transporte do usuário que possibilite o acesso às informações necessárias, em braile, do número e tipo de cartão, da bandeira, do nome do emissor, da data de validade, do código de segurança e do nome do portador do cartão.

Em sua justificativa do projeto, o autor, ex-deputado Rômulo Gouveia, falecido em maio deste ano, destacou que os dados do atual porta-cartão plástico em braile não permitem sua completa utilização. Caso ocorra um engano e o cartão de crédito ou de débito for guardado no porta-cartão errado, o cliente é prejudicado, pois no próprio cartão não há nenhuma informação em braile que possibilite sua identificação. Assim, o deficiente visual sempre necessitará da ajuda de outra pessoa ou outros meios para sua utilização.

“O projeto visa proporcionar à população deficiente visual mais independência e segurança em suas operações financeiras com cartão de crédito”, explicou.

O texto ainda destacou que no Brasil, cerca de 7% da população (16,5 milhões de pessoas) possui algum tipo de deficiência visual. Dessas, 15%, ou seja, 2,4 milhões de pessoas necessitam do Sistema Braile para acessar informações do seu dia a dia. Além disso, o deficiente visual é extremamente dependente dos seus cartões para uma maior garantia de sua autonomia, uma vez que a moeda corrente não possui identificação pelo toque.

A proposta corresponde ao que prevê o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990), que assegura o direito a informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos e serviços que lhe são prestados. Por Agência Senado

Powered by WPeMatico

Eleitor que não for às urnas receberá multa e sofrerá restrições

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Constituição obriga todo brasileiro acima de 18 anos a votar. Aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 e aos analfabetos, o voto é opcional.

O prazo para fazer o título ou modificar dados do documento e do local de votação foi encerrado em maio. O eleitor que não comparecer às urnas será multado e, se foi ausente em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

Com isso, estará proibido de tirar passaporte e de participar de concurso público, entre outras restrições. Apesar das pesquisas apontarem alta intenção de votos em branco e falta de confiança nos políticos, o senador Reguffe (sem partido – DF) defende a importância do voto para o exercício da cidadania.

Powered by WPeMatico

“O Município não pode parar”, disse o prefeito de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (20), o prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, apresentou suas primeiras providências administrativas. E começou, segundo ele, pelos trâmites burocráticos junto às instituições financeiras e o levantamento dos contratos firmados pela prefeitura.

“O Município não pode parar. Semana passada, verificamos os convênios com a Caixa, e muito nos estranhou que recentemente foi feito o repasse para a empresa responsável pelo asfaltamento da cidade, mas a obra está parada há nove meses”, disse Marcos. A empreitara será notificada e se, no prazo de quinze dias, o trabalho não for retomado ocorrerá o destrato.

O prefeito destacou, ainda, o trabalho para destravar as obras da ciclovia e de calçamento, bem como as finanças. “Não estou fazendo terrorismo, mas a situação financeira do Município é crítica. O pagamento dos servidores está em dia, mas preocupa o futuro. Estamos fazendo uma auditória e os cortes não serão pessoais. É questão de gestão”, concluiu o prefeito.

Powered by WPeMatico

Vereador de Natal que disputa vaga de deputado federal tem veículo atingido por tiros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O vereador de Natal Robson Carvalho, candidato a deputado federal pelo PMB, sofreu uma uma tentativa de assalto neste domingo (19), juntamente com seus assessores, nas imediações de Macaíba, quando foram abordados por um veículo COROLA de cor prata, de onde partiram tiros em direção ao veículo do candidato.

Os indivíduos ocupantes do interior do Corola ainda perseguiram, atirando diversas vezes, contra o automóvel do candidato, tendo o motorista de empreender intensa velocidade para escapar da perseguição.

Robson informou que a ocorrência pode ter sido uma tentativa de assalto, face à insegurança que o Estado do Rio Grande do Norte vivencia, mas pode também ter sido um atentado contra a vida do candidato.

Em razão dessas duas possibilidades, a polícia foi acionada para investigar as causas do referido incidente. Robson já fez o registro da ocorrência e o seu veículo será periciado.

Powered by WPeMatico