Rio Grande Norte tem saldo positivo no emprego em julho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte teve saldo positivo na criação de empregos em julho. O estado registrou a abertura de 570 novas vagas, uma alta de 0,14% em relação ao estoque do mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nessa quarta-feira (22). O resultado é a diferença entre 11.937 admissões e 11.367 desligamentos.

O desempenho do mercado de trabalho potiguar foi influenciado principalmente pela Agropecuária, que abriu 966 vagas, uma alta de 6,54%. As áreas Extrativa Mineral, Administração Pública e Serviços também tiveram saldos positivos no mês.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Candidata a vice-presidente pelo PSOL visita RN neste sábado (25)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A candidata a vice-presidente pelo PSOL, Sonia Guajajara, estará no Rio Grande do Norte neste sábado (25) para cumprir agendas de campanha em Natal e João Câmara.

Sonia chega a Natal no final da manhã e se reúne com correligionários locais. Em seguida, ela segue para João Câmara, na Comidade do Amarelão, onde participará da Festa da Castanha, tradicional evento cultural, folclórico e econômico da cidade que apresenta e comercializa produtos de origem indígena.

Durante a tarde, ela participará do evento É a Vez das Mulheres no Poder, que será realizado no comitê de campanha do Professor Carlos Alberto ao Governo do Estado com previsão de início as 15h. O comitê fica localizado na esquina das avenidas Coronel Estevam e Bernardo Vieira.

Sobre Sônia Guajajara

Mulher, nordestina e indígena. À frente da coordenadoria executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sonia Guajajara  é uma das maiores lideranças ambientais do país, unificando mais de 305 povos em torno de pautas que combatem os interesses dos setores mais poderosos da sociedade brasileira. É primeira vez na história do país que uma indígena compõe uma chapa para disputar a Presidência da República.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Tomba realiza grande mobilização em Santa Cruz para apresentar Agripino como seu candidato a deputado federal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na noite desta quinta-feira, (24), durante evento no centro de Santa Cruz, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) reuniu uma multidão para apresentar José Agripino (DEM) como o candidato a deputado federal do seu grupo político.

O parlamentar justificou o apoio a Agripino: “é o maior parceiro do desenvolvimento de Santa Cruz”. “Quando chego em Brasília, o gabinete que procuro é de José Agripino, que já destinou recursos para obras nos mais diversos setores da cidade”, disse o principal líder político da região do Trairi.

Impressionado com a proporção do evento, o líder democrata aproveitou para reforçar o compromisso de manter a relação bem-sucedida com o município.  “Santa Cruz sempre contou com nosso mandato e as pessoas sabem que vou continuar atuando firme para que a cidade se desenvolva cada vez mais”, ressaltou Agripino.

Durante o evento, a prefeita Fernanda Costa fez questão de falar sobre o trabalho fundamental do senador para manter a verba de manutenção do Hospital Regional de Santa Cruz (mais de R$ 300 mil por mês).

Antes da programação na rua, o candidato à Câmara federal acompanhou a inauguração do comitê do deputado estadual Tomba Farias.

Powered by WPeMatico

Fernando Antônio reúne caravanas do Seridó durante lançamento de candidatura a deputado estadual em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com a presença de caravanas de vários municípios do Seridó, Fernando lançou sua candidatura a deputado estadual nesta quinta-feira (23), em Caicó.

Representantes dos municípios de São José do Seridó, Cruzeta, Acari, São João do Sabugi, Ouro Branco, Jucurutu, Florânia, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas estiveram presentes para apoiar a candidatura de Fernando, que ganha robustez nesse início de campanha.

Na oportunidade, Fernando recebeu o apoio dos ex-prefeitos de Florânia, Silval Salomão, e de Serra Negra do Norte, Alysson Medeiros. Ambos fizeram questão de reafirmar que decidiram apoiar Fernando diante do seu caráter e seu espírito público, sendo um grande nome para representar o Seridó na Assembleia Legislativa.

Quem também anunciou seu apoio foi o prefeito de Jucurutu Valdir Medeiros. “Nessa noite em especial, quero declarar oficialmente o meu apoio a Dr. Fernando a deputado estadual, homem sério, trabalhador, responsável com o estado, em quem declaro meu voto”, afirmou.

Emocionado com o grande apoio popular, Fernando disse que política é lugar de gente séria e que aceitou o desafio de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa para lutar por políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, pela convivência com o semiárido, educação de qualidade e segurança pública.

O evento político contou com a presença do candidato a governador Brenno Queiroga, da candidata a senadora Magnólia Figueiredo e dos candidatos a deputado a federal, José Pedro e Arthur Dutra, além de várias outras lideranças políticas que afirmaram seu apoio.

Powered by WPeMatico

MP Eleitoral ajuíza ações contra “fichas-sujas” e candidatos com irregularidades no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Já foram ajuizadas 44 ações de impugnação de candidatura. Cerca de 500 processos foram analisados e trabalho ainda não terminou.

O Ministério Publico Eleitoral já apresentou, até o início da manhã dessa quinta-feira (23), um total de 44 ações de impugnação de registros de candidatura (Aircs) no Rio Grande do Norte, sendo 42 contra candidatos e duas contra coligações. Os alvos são os “fichas-sujas” e também aqueles que apresentaram problemas na filiação partidária, dívida com a Justiça Eleitoral ou desrespeitaram algumas das regras para obter seus registros.

O trabalho prossegue e o prazo para impugnações só se encerra no próximo domingo, 26. O julgamento dessas ações, e a decisão final sobre as candidaturas, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), que deverá intimar os impugnados para apresentar suas defesas.

Até o momento aproximadamente 500 processos já foram analisados pela equipe da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN) e, além das 44 Aircs, foram emitidos 186 pareceres com pedidos de diligência e 28 pelo deferimento de candidaturas. O número desses últimos só não é maior pois o MP aguarda mais informações da Justiça Eleitoral, para poder protocolar os demais.

Da lista de impugnados pelo Ministério Público, 29 tentam vaga na Assembleia Legislativa; seis na Câmara dos Deputados; três no Senado (Geraldo Melo, Jurandir Marinho e Maria Magnólia) e três à suplência; e um concorre ao Governo do Estado (Heró Bezerra).

Motivação – Dentre as razões para as impugnações, 13 casos se referem à falta de quitação eleitoral; nove dos candidatos não foram devidamente escolhidos em convenção; seis apresentam problema nas filiações; outros seis não comprovaram que se desincompatibilizaram dos cargos no prazo legal; e quatro tiveram prestações de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou da União (TCU).

Há ainda outras quatro Aircs motivadas por condenações judiciais, sendo duas por improbidade (Luiz Antônio “Tomba” Farias e Maurício Marques), uma por gastos ilícitos (art 30-A, da Lei das Eleições; Jumária Mota) e outra criminal (Dison Lisboa).

Para a PRE/RN, a grande preocupação é barrar os chamados candidatos “fichas-sujas”, ou seja, aqueles que já possuem condenação e se enquadram nas hipóteses de inelegibilidade da Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.

Cota de gênero – As duas coligações que tiveram seus demonstrativos de regularidade de atos partidários (Draps) impugnados são de deputados estaduais e não respeitaram o percentual mínimo de 30% para ambos os sexos, com um número de candidatas menor que o obrigatório. O Partido Renovador Trabalhista (PRTB) apresentou três candidatos do sexo masculino e só uma do feminino, já na Coligação Trabalho e Superação II (PR, PSB, PSDB, PSD e PROS) foram 23 candidatos e somente seis candidatas.

Confira a lista completa, por ordem alfabética (atualizada até o o início da manhã do dia 23 de agosto)

Candidato

Cargo

Coligação

Motivação da Impugnação

Amauri Lacerda” de Brito

Deputado estadual

Do Lado Certo

Ausência de filiação partidária e impossibilidade de registro de candidatura avulsa.

Ana Cristina de Lima – “Professora Ana Cristina”

Deputado estadual

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Não filiado a partido político.

Antônio Marcos de Abreu Peixoto – “Delegado Peixoto”

Deputado estadual

Avança RN I

Rejeição das contas pelo TCU

Cibelle” de Oliveira “Marques” Cavalcante

2ª Suplente Senado

Rede sustentabilidade

Candidato não escolhido em convenção partidária para disputar o cargo indicado

Cláudio Henrique de Sá Rodrigues – “Major Henrique”

Deputado federal

Do Lado Certo

Ausência de escolha em convenção partidária.

Coligação Trabalho e Superação II

Deputado estadual

DRAP

Inobservância do percentual mínimo de candidatura de cada gênero

Delcio” Pedroso “Costa”

Deputado estadual

Trabalho e Superação IV

Quitação eleitoral. omissão no dever de prestar contas.

Dilson Freitas Fontes – “Leleu”

Deputado Federal

Trabalho e Superação I

Ausência de escolha em convenção partidária.

Elzimar” Peixoto Monteiro

Deputado estadual

Trabalho e Superação IV

Desincompatibilização. ausência de comprovação.

Emanuel Marques do Nascimento – “Joãozinho Pescador”

Deputado estadual

Trabalho e Superação IV

Quitação eleitoral. omissão no dever de prestar contas.

Erivan Alves Farias – “Erivan de Seu Elino”

Deputado estadual

Renova RN III

Desincompatibilização. Vice-prefeito. assunção ao cargo 6 meses antes do pleito.

Fernando Wanderley Vargas da Silva – “Mineiro”

Deputado federal

Do Lado Certo

Ausência de quitação eleitoral. multa eleitoral.

Francimere Dionísio” da Silva Lima

Deputado estadual

Rede sustentabilidade

Ausência de escolha em convenção partidária.

Francisco das “Chagas Catarino”

Deputado federal

100% RN I

Ausência de quitação eleitoral em face de multa imposta e não paga ou parcelada.

Francisco de Assis de Souza – “Assis o Homem do Jumento”

Deputado estadual

Trabalho e Superação IV

Rejeição das contas pelo tribunal de contas do estado

Geraldo” José da Câmara Ferreira de “Melo”

Senador

Trabalho e Superação – Majoritária

Contas rejeitadas pelo TCU, na qualidade de gestor de recursos do fundo partidário.

Givaldo” do Nascimento “Melo”

Deputado estadual

Renova RN II

Ausência de quitação eleitoral. Omissão no dever de prestar contas.

Heronildes Bezerra da Silva – “Heró Bezerra”

Governador

Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)

Não filiado a partido político.

José “Daniel” Lisboa “Arruda” Melo –

Deputado estadual

Trabalho e Superação IV

Ausência de quitação eleitoral. multa eleitoral.

José Lima Santiago – “Gilvan Baladeira”

Deputado estadual

Do Lado Certo

Quitação eleitoral. omissão no dever de prestar contas.

José Ricardo do Ó Gomes – “Ricardo Caxangá”

1º suplente Senado

Renova RN

Ausência de escolha em convenção partidária.

Julieta” de Lima “Magalhães”

Deputado estadual

Renova RN III

Quitação eleitoral. omissão no dever de prestar contas.

Jumária” Souza Fernandes de Oliveira “Mota”

Deputado federal

100% RN I

Condenação pela justiça eleitoral em razão de gastos ilícitos

Jurandir” Freire “Marinho”

Senador

Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)

Contas rejeitadas pelo TCU

Leilane” Heloíse Carvalho de Freitas

Deputado estadual

Renova RN II

Não filiado a partido político.

Lourival Ribeiro” da Silva

Deputado estadual

Avança RN I

Desincompatibilização. ausência de comprovação.

Luiz Antônio Lourenço de Farias – “Tomba Farias”

Deputado estadual

Trabalho e Superação II

Condenação por ato de improbidade

Luiz Gomes”

Deputado estadual

Renova RN III

Ausência de quitação eleitoral. multa eleitoral.

Marcionila Nayara Souza da Silva – “Dra. Marcionila”

Deputado estadual

Trabalho e Superação IV

Candidato não escolhido em convenção partidária para disputar o cargo indicado

Maria da Conceição de Medeiros Costa – “Ceiça Costa”

Deputado estadual

Renova RN II

Não filiado a partido político.

Maria Eunice Roque Tavares – “Nice”

Deputado estadual

Rede sustentabilidade

Quitação eleitoral. omissão no dever de prestar contas.

Maria “Magnólia” Sousa Fernandes –

Senador

Renova RN

Quitação eleitoral. omissão no dever de prestar contas.

Mary Regina dos Santos Costa – “Sargenta Regina”

Deputado estadual

Do Lado Certo

Quitação eleitoral. omissão no dever de prestar contas.

Maurício Marques” dos Santos

Deputado estadual

Do Lado Certo

Condenação por ato de improbidade.

Mayara” Andrade Alves do Nascimento

Deputado estadual

Renova RN III

Ausência de escolha em convenção partidária.

Miguel Salustiano de Lima – “Professor Miguel”

Deputado estadual

Do Lado Certo

Ausência de quitação eleitoral em face de multa imposta e não paga ou parcelada.

Nerivaldo Monteiro”

Deputado estadual

Do Lado Certo.

Ausência de filiação partidária (filiação pendente de cancelamento perante a justiça eleitoral) e ausência de quitação eleitoral.

PRTB

Deputado estadual

DRAP

Inobservância do percentual mínimo de candidatura de cada gênero

Raimundo Alves Barreto Junior – “Professor Barreto”

Deputado estadual

Renova RN III

Desincompatibilização. ausência de comprovação.

Raimundo Mendes Alves – “Dr. Mendes”

Deputado estadual

Avança RN I

Candidato não escolhido em convenção partidária para disputar o cargo indicado

Rayane” Barbosa da Silva –

Deputado estadual

Trabalho e Superação II

Ausência de escolha em convenção partidária.

Rudson Raimundo Honório Lisboa – “Dison Lisboa”

Deputado estadual

PSD

Condenação criminal.

Sandoval Gonçalves de Melo – “Pastor Sandoval”

Deputado federal

Renova RN I

Desincompatibilização. cargo comissionado. exoneração.

Santino Arruda” Silva

1º suplente Senado

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Desincompatibilização. dirigente sindical.

http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mp-eleitoral-ajuiza-acoes-contra-201cfichas-sujas201d-no-rn


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro: Estatuto da Criança e do Adolescente deve ser ‘rasgado’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato ao Planalto, Jair Bolsonaro, disse em entrevista coletiva nessa quinta-feira (23) que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deveria ser rasgado. Na opinião do deputado, o documento estimula a “vagabundagem e a malandragem infantil”.

“O ECA tem que ser rasgado e jogado na latrina. É um estímulo à vagabundagem e à malandragem infantil”, disse ele, como publicado pelo ‘O Globo’.

A declaração foi dada ao ser questionado por um jornalista sobre a denúncia de racismo contra ele, que será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na resposta, ele criticou a deputada federal Maria do Rosário (PT), que o processa por ofensas.

Bolsonaro lembrou que Maria do Rosário não votou para aprovar o projeto que permite que menores de idade que praticassem crimes junto com adultos fossem julgados como se tivessem mais que 18 anos de idade.

O candidato iniciou nessa quarta-feira (22) uma agenda no oeste paulista, tradicional reduto tucano. Bolsonaro está investindo na defesa das pautas dos ruralistas, como a liberação de armas e criminalização da ocupação de terras, para conquistar os eleitores de Geraldo Alckmin.

Powered by WPeMatico

Procurador-Jurídico explica a suspensão do Projeto Lugares de Charme em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em entrevista ao Panorama 95 desta sexta-feira (24), o Procurador-Jurídico do Município de Caicó, Sérgio Magalhães explicou que a motivação para a Gestão Marcos do Manhoso ter suspendido a execução do Projeto Lugares de Charme, foi a existência de qualquer legalidade jurídica no processo. Em parceria com o Sebrae, o Projeto beneficiaria a revitalização do Mercado Público.

“É um projeto que infelizmente está totalmente fora das normais legais. Sabemos da importância dele para o Município, tem pessoas empenhadas nele, mas minha função como Procurador é zelar pela legalidade. E não existe nenhuma possibilidade jurídica de dar continuidade a esse projeto, da forma como ele foi feito”, explicou Dr. Sérgio.

Na entrevista, o procurador deixou claro que se reuniu com diretores do Sebrae, ainda nesta quinta-feira (23), explicou todas as razoes para a suspensão do projeto, e o próprio Sebrae teria concordado com as argumentações jurídicas. “O Projeto Lugares de Charme não acabou, vamos começar do zero, corrigir todas as falhas, e ele será realizado porque sabemos da sua importância”.

Powered by WPeMatico

Vettel lidera 1º treino livre para GP da Bélgica; Hamilton é terceiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na caça ao líder Lewis Hamilton, o alemão Sebastian Vettel teve um início de trabalho promissor em Spa-Franscorchamps e liderou o primeiro treino livre, disputado na manhã desta sexta-feira (24), visando o GP da Bélgica de Fórmula 1.

O piloto da Ferrari cravou o tempo de 1min44s358 e superou o holandês Max Verstappen, segundo mais rápido com a marca de 1min44s509 com a Red Bull.A terceira colocação ficou com o líder do Mundial de Pilotos, o britânico Lewis Hamilton, que cravou 1min44s676 em sua melhor volta. O piloto da Mercedes tem diferença de 24 pontos para Vettel.Os pilotos voltam à pista às 10h (de Brasília) desta sexta-feira para o segundo treino livre. O GP da Bélgica está marcado para domingo, às 10h10 (de Brasília).

Veja como terminou o 1º treino livre:

1) Sebastian Vettel (Ferrari) 1min44s358

2) Max Verstappen (Red Bull/TAG Heuer) 1min44s509

3) Lewis Hamilton (Mercedes) 1min44s676

4) Kimi Räikkönen (Ferrari) 1min44s718

5) Valtteri Bottas (Mercedes) 1min44s724

6) Daniel Ricciardo (Red Bull/TAG Heuer) 1min45s558

7) Esteban Ocon (Force India/Mercedes) 1min45s786

8) Nico Hülkenberg (Renault) 1min45s951

9) Sergio Pérez (Force India/Mercedes) 1min46s169

10) Carlos Sainz (Renault) 1min46s210

11) Pierre Gasly (Toro Rosso/Honda) 1min46s300

12) Romain Grosjean (Haas/Ferrari) 1min46s387

13) Charles Leclerc (Sauber/Ferrari) 1min46s554

14) Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari) 1min46s557

15) Brendon Hartley (Toro Rosso/Honda) 1min46s932

16) Lance Stroll (Williams/Mercedes) 1min46s965

17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1min47s012

18) Lando Norris (McLaren/Renault) 1min47s364

19) Sergey Sirotkin (Williams/Mercedes) 1min47s367

20) S.Vandoorne (McLaren/Renault) 1min47s452

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

UnP e OAB/RN firmam parceria para aulas de Pós-Graduação presenciais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os advogados terão acesso as aulas com início imediato neste novo semestre.

A Universidade Potiguar, integrante da Rede Laureate, e a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) firmaram uma parceria para a disponibilização de aulas presenciais de Pós-Graduação para os associados da entidade a partir do segundo semestre de 2018. Com isso, os advogados terão acesso a descontos especiais nos nove cursos de Pós-Graduação da UnP na área do Direito.

O acordo foi firmado no dia 22 de agosto em cerimônia realizada na sede da OAB/RN, no bairro de Candelária, em Natal. As aulas acontecerão na Unidade Roberto Freire e os diplomas dos concluintes receberão um selo impresso da OAB/RN.

Para o Gerente de Matrículas da UnP, Raimundo Neto, a parceria é de grande importância e beneficia a sociedade, de modo geral. “O objetivo é de melhorar o desempenho dos profissionais que já estão no mercado de trabalho, e quem ganha com isso é a população. Esse é o nosso papel enquanto Universidade, de educar e transformar. Além de estreitar laços entre instituições de tradição no estado”, ressalta.

“Estamos muito felizes com a parceria e temos certeza que será de sucesso. A capacitação é imprescindível e o Direito se renova a cada dia. O advogado com especialização estará mais preparado para os desafios da carreira e essa parceria com a UnP já começa grande, ofertando diversos cursos da Escola do Direito”, destaca o Presidente da OAB/RN Dr. Paulo Coutinho.

Powered by WPeMatico

INSS libera consulta à primeira parcela do 13º salário de aposentados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou na quinta-feira (23) a consulta à primeira parcela do 13º salário, que será de 50% do valor das aposentadorias. Cerca de 30 milhões de pessoas devem receber os benefícios.

Segundo destaca o G1, os aposentados podem consultar o pagamento pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo disponível em “Histórico de Crédito do Benefício”. O beneficiário também pode fazer a consulta em agências do INSS ou criando uma senha no site do órgão.

O depósito da gratificação será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018.

A segunda parcela do 13º corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios de novembro.

Quem recebe – Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Schumacher ‘chora ao ver belezas naturais’, diz familiar a revista

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

São poucas as informações sobre o ex-piloto da Ferrari, Michael Schumacher desde que ele sofreu um acidente de esqui em 29 de dezembro de 2013. Nesta semana um familiar do alemão declarou à revista “Paris Match”, que ele responde ao ser cercado por belezas naturais.

Na última semana foi anunciado pela revista suíça “L’Illustré”, que Schumacher e sua família estariam de mudança para um mansão na ilha de Mallorca, na Espanha. De acordo com Rouarch, a mulher do ex-piloto, Corina, comprou uma mansão que pertencia ao presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.

Quase cinco anos depois de ter sofrido o acidente e entrado em coma com graves lesões cerebrais, seu estado de saúde continua incerto. E a família do heptacampeão mundia divulga poucas informações.

Powered by WPeMatico

Número de candidatas mulheres está abaixo do determinado pelo TSE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A lei eleitoral exige que os partidos e as coligações respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, Assembleias Legislativas e Câmaras municipais. Mesmo assim, a cada 10 candidatos das eleições de 2018, apenas 3 são mulheres, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O índice segue muito abaixo da média da população brasileira, que tem cinco mulheres a cada 10 pessoas.

Como explica o ‘G1’, as coligações e partidos têm registrado chapas com menos mulheres que o exigido. Isso tem feito com que coligações inteiras sejam impugnadas ou notificadas a ajustar a composição.

O site fez um levantamento em todos os tribunais regionais eleitorais (TREs) e constatou que ao menos 32 chapas já foram ou impugnadas ou notificadas em oito estados (AM, CE, MA, MG, RJ, RN, SP e TO). Em outros sete (AP, DF, ES, MS, PE, SE e SC), ainda não há notificações, que ainda podem ser feitas. Outros 12 estados não responderam.

Com base em dados do TSE, o estudo constatou que ao menos 10% das coligações no país (das cerca de 700) estão descumprindo a cota. Contudo, a informação não é precisa, pois a base de candidatos e a base de coligações estão sendo atualizadas diariamente.

Segundo a lei, as siglas têm até o dia 7 de setembro para o preenchimento das vagas remanescentes até o limite máximo de candidatos para deputado estadual e federal. Isso quer dizer que, até essa data, é possível que outros pedidos de registro sejam apresentados e as proporções de gênero mudem.

Ao mesmo tempo, o Ministério Público Estadual (MPE) e os TREs analisam os pedidos de registro e acionam os partidos e as coligações que estão abaixo da cota de mulheres.

O prazo para o registro das candidaturas terminou no dia 15 de agosto. Após a notificação da Justiça de não cumprimento do percentual, os partidos têm um novo prazo para adequar os registros. Caso isso não aconteça, a candidatura entra em risco.

A Justiça Eleitoral tem até 17 de setembro para analisar e julgar eventuais recursos dos registros.

Fundo partidário

Nessas eleições, o TSE decidiu que os partidos devem repassar 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para as candidaturas femininas. Batizada de “fundão”, a nova regra disponibiliza $ 1,7 bilhão de dinheiro público para financiar campanhas eleitorais. No caso de partidos com mais de 30% de candidatas mulheres, o repasse dos valores deve ser proporcional.

O tribunal também considerou que o patamar de 30% vale para o tempo de TV e para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Powered by WPeMatico

Caicó: Equipes de Nossa Senhora promovem festa dos anos dourados no sábado (25)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

c8b2412b-377b-4009-9c23-5bb34c371322

As Equipes de Nossa Senhora, Setor Caicó, realiza no próximo sábado (25), no Clube Acassec, na zona leste da cidade, festa dos anos 60, 70 e 80. A animação fica por conta de Max e Banda, de Caicó, e Banda 2, de Parelhas. O repertório é totalmente específico.

As senhas estão sendo vendidas antecipadamente ao preço de 20 reais em Arleide Ótica, na Avenida Coronel Martiniano, Loas Ribamar, na Avenida Seridó e Fabrício Ótica, na Rua Otávio Lamartine. Os casais que fazem parte do movimento também estão vendendo as senhas. Na festa, o ingresso será vendido ao preço de 30 reais.

Dr. Sérgio Magalhães: “Não existe nenhuma possibilidade jurídica de dar continuidade ao Lugares de Charme, da forma como ele foi feito”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Procurador-Jurídico do Município de Caicó, Sérgio Magalhães explicou que a motivação para a Gestão Marcos do Manhoso ter suspendido a execução do Projeto Lugares de Charme, foi a existência de qualquer legalidade jurídica no processo. Em parceria com o Sebrae, o Projeto beneficiaria a revitalização do Mercado Público.

“É um projeto que infelizmente está totalmente fora das normais legais. Sabemos da importância dele para o Município, tem pessoas empenhadas nele, mas minha função como Procurador é zelar pela legalidade. E não existe nenhuma possibilidade jurídica de dar continuidade a esse projeto, da forma como ele foi feito”, explicou Dr. Sérgio.

O procurador deixou claro que se reuniu com diretores do Sebrae, ainda nesta quinta-feira (23), explicou todas as razoes para a suspensão do projeto, e o próprio Sebrae teria concordado com as argumentações jurídicas. “O Projeto Lugares de Charme não acabou, vamos começar do zero, corrigir todas as falhas, e ele será realizado porque sabemos da sua importância”.

Fonte Marcos Dantas

Sites de compra que emitem boletos para pagamento chegam a 75% no país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

códigoPelo menos 75% dos sites de compras brasileiros já emitem boletos para pagamento, possibilitando que pessoas que não têm contas bancárias possam aproveitar a comodidade do e-commerce, de acordo com dados do Sebrae. Dados da Febraban mostram ainda que no país são pagos mais de 10 milhões de boletos por dia, ou 3,7 bilhões por ano. Mesmo assim, o documento ainda não se adaptou à tela dos smarthphones, que já respondem por 41% das compras online.

Segundo o diretor do Comitê de Facilitadores da Associação de Gestão de Pagamentos Eletrônicos (Pagos), Carlos Ogata, o boleto democratiza o acesso ao comércio eletrônico porque permite que consumidores que não têm cartão de crédito paguem por suas compras. “O boleto tem um grande apelo junto aos consumidores, pois permite comprar online mesmo sem ter uma conta bancária e ainda ter descontos especiais oferecidos pelos lojistas para quem escolhe esta forma de pagamento”, disse.

Powered by WPeMatico

Adjuto Dias lança campanha em Caicó nesta sexta-feira (24)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato a deputado estadual, Adjuto Dias (MDB), lança sua campanha no município de Caicó na noite de hoje (24/08) no clube Pingo D’Água, localizado na rua Generina Vale, centro da cidade. O evento vai reunir lideranças políticas locais e regionais e a população da região.

Adjuto Dias é delegado concursado da Polícia Civil do estado da Paraíba e filho do ex-deputado e atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB). Adjuto busca na eleição deste ano, resgatar a cadeira do MDB, que foi ocupado por seu pai, por Manoel Torres de Araújo e José Josias Fernandes.

Powered by WPeMatico

Flamengo vence o Vitória e fica a dois pontos do líder São Paulo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Flamengo fez um grande primeiro tempo e venceu o Vitória por 1 a 0 nesta quinta-feira, diante de 51 mil torcedores, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado levou o time carioca aos 40 pontos, na terceira colocação, a apenas dois de distância do líder São Paulo.

O gol da partida foi marcado por Diego, mas o destaque foi o atacante Vitinho. O jogador recém-contratado fez sua melhor apresentação desde a estreia pelo Flamengo no início do mês. Ele acertou uma bola no travessão logo no início, participou de quase todas as jogadas ofensivas, mas cansou no segundo tempo e foi substituído.

A queda de rendimento de Vitinho também esfriou o time carioca, que pouco produziu na etapa final. No entanto, o desempenho foi muito superior do que aquela equipe que levou de 3 a 0 do Atlético-PR no final de semana. O Vitória justificou a permanência na zona de rebaixamento – é o 17º colocado, com 19 pontos.

O Flamengo volta a campo no domingo, às 16h, para enfrentar o América-MG. O time rubro-negro, no entanto, estará mais preocupado com o duelo do meio da semana. Na próxima quarta-feira, visitará o Cruzeiro no jogo de volta das oitavas da Libertadores depois de ter perdido por 2 a 0 no Maracanã. O Vitória receberá o Atlético-MG, domingo, às 16h, no Barradão.

Vitinho, logo aos cinco minutos, arriscou de fora da área e mandou no travessão. Só dava Flamengo. O time carioca tinha quase 70% da posse de bola e encurralava o adversário. Éverton Ribeiro também assustou o goleiro Ronaldo em chute de fora da área. Na sequência, o meia cruzou da esquerda, Réver escorou e Henrique Dourado mandou uma bomba de primeira para o gol. Ronaldo espalmou.

A pressão continuava. Vitinho chutou e Ronaldo mandou para escanteio. Até que aos 40 minutos, Vitinho mandou na área da esquerda, Paquetá cabeceou, o goleiro Ronaldo deu rebote e Diego apareceu para abrir o marcador.

O Flamengo seguiu impondo o ritmo no segundo tempo. Lucas Paquetá teve grande chance de ampliar ao dar uma cavadinha por cima do goleiro, mas a bola saiu para fora. Vitinho sumiu na etapa final e o time rubro-negro também passou a criar menos.

O técnico Mauricio Barbieri então decidiu trocar o atacante por Marlos Moreno, que na primeira oportunidade fez fila no time do Vitória, invadiu a área na hora de bater para o gol perdeu o controle da bola.

A equipe visitante colocou o goleiro Diego para trabalhar pela primeira vez aos 38 minutos do segundo tempo. Lucas Fernandes avançou pela direita e chutou cruzado em cima do titular da meta do Flamengo.

O Vitória esboçou uma pressão nos minutos finais. Mas a equipe demonstrou completa desorganização. E só na base da vontade não conseguiu igualar o marcador. O Flamengo encosta novamente na liderança e se mantém na briga pelo título.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 1 X 0 VITÓRIA

FLAMENGO – Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá (Piris da Motta) e Diego; Éverton Ribeiro, Henrique Dourado (Lincoln) e Vitinho (Marlos Moreno). Técnico: Mauricio Barbieri.

VITÓRIA – Ronaldo; Jeferson, Lucas Ribeiro, Aderllan (Ruan Renato) e Marcelo Benítez; Arouca (Willian Farias), Rodrigo Andrade (Lucas Fernandes), Léo Gomes, Neílton e Yago; Léo Ceará. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.

GOL – Diego, aos 40 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

CARTÕES AMARELOS – Yago e Lucas Ribeiro (Vitória); Éverton Ribeiro e Cuéllar (Flamengo)

PÚBLICO – 48.757 pagantes (51.878, no total)

RENDA – R$ 1.090.353,60

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio.

Powered by WPeMatico

Proposta reduz Imposto de Renda de taxistas devido perdas com aplicativos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TÁXIUm projeto de lei em tramitação no Senado quer garantir que os motoristas de táxi paguem menos Imposto de Renda. A proposta seria uma espécie de compensação pelo impacto causado aos taxistas com a legalização dos aplicativos de transporte individual de passageiros como Uber, Cabify e 99Pop. O texto (PLS 462/2017) está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Pelo projeto, fica concedido um benefício temporário de cinco anos para a categoria dos taxistas, período em que haverá redução, de 60% para 20%, do percentual de renda líquida tributável desses trabalhadores. Ou seja, se hoje o motorista de táxi paga Imposto de Renda sobre 60% dos ganhos brutos com a atividade, passará a pagar apenas sobre 20% de seus rendimentos.

Powered by WPeMatico

Ministério Público Eleitoral ajuíza 44 ações para impugnações de candidaturas no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

eleiçõesDa Tribuna do Norte – O Ministério Publico Eleitoral já apresentou, até o início da manhã dessa quinta-feira (23), um total de 44 ações de impugnação de registros de candidatura (Aircs) no Rio Grande do Norte, sendo 42 contra candidatos e duas contra coligações. Os alvos são os “fichas-sujas” e também aqueles que apresentaram problemas na filiação partidária, dívida com a Justiça Eleitoral ou desrespeitaram algumas das regras para obter seus registros.

O trabalho prossegue e o prazo para impugnações só se encerra no próximo domingo, 26. O julgamento dessas ações, e a decisão final sobre as candidaturas, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), que deverá intimar os impugnados para apresentar suas defesas.

Até o momento aproximadamente 500 processos já foram analisados pela equipe da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN) e, além das 44 Aircs, foram emitidos 186 pareceres com pedidos de diligência e 28 pelo deferimento de candidaturas. O número desses últimos só não é maior pois o MP aguarda mais informações da Justiça Eleitoral, para poder protocolar os demais.

Da lista de impugnados pelo Ministério Público, 29 tentam vaga na Assembleia Legislativa; seis na Câmara dos Deputados; três no Senado (Geraldo Melo, Jurandir Marinho e Maria Magnólia) e três à suplência; e um concorre ao Governo do Estado (Heró Bezerra).

Powered by WPeMatico

Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

celularApesar de proibido na maior parte das salas de aula do país, o uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano. Mais da metade dos professores dizem que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos, que podem ser desde pesquisas durante as aulas, até o atendimento aos estudantes fora da escola. O uso não se restringe aos docentes: mais da metade dos estudantes afirmam que utilizaram o celular, a pedido dos professores, para fazer atividades escolares.

A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada esta semana, mostra que o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.

Powered by WPeMatico

Bancários suspendem greve marcada para esta sexta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bancoO Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte desistiu de iniciar a paralisação que estava prevista para esta sexta-feira (24). No entanto, a categoria permanece em estado de greve. De acordo com o Sindicato, a parada nos serviços foi suspensa porque as negociações com a Fenaban ainda não foram encerradas.

“O Sindicato dos Bancários do RN informa que a categoria permanecerá em estado de greve, mas a paralisação das atividades não será iniciada na sexta-feira, 24, como previsto em assembleia. Isto porque as negociações com a Fenaban estão se estendendo desde a terça-feira (21) e ainda não foram encerradas. O indicativo de greve foi necessário para garantias legais de que a categoria pode paralisar suas atividades, pois cumpriu todos os prazos, agora aguardamos as definições nacionais para informar os bancários e a população em geral da nova data”.

Powered by WPeMatico

Candidatura do ex-presidente Lula é alvo de 16 contestações no TSE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Lula JulgamentoO prazo para contestar o registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encerrou na noite de ontem (22). Ao todo, foram feitos 16 questionamentos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a elegibilidade do candidato do PT à Presidência da República. O TSE deve publicar em breve um edital de intimação, com todas as contestações, a partir do qual começa a contar o prazo de sete dias para que a defesa de Lula responda aos questionamentos.

Dos questionamentos apresentados, sete são impugnações propriamente ditas, protocoladas por outros candidatos, partidos, coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que são as partes legítimas a impugnar candidaturas, de acordo com a legislação eleitoral.

Entre as impugnações, está a da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que é também procuradora-geral Eleitoral. A petição foi protocolada pouco menos de uma hora após o ministro Luís Roberto Barroso ter sido sorteado relator do registro de Lula, no último dia 15.

Powered by WPeMatico

TSE diz que pedido de voto em evento religioso é abuso de poder econômico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TSEO plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou o entendimento na sessão plenária da última terça-feira, 21, de que o pedido de voto em evento religioso pode configurar abuso de poder econômico. A tese foi fixada no julgamento que culminou com a cassação do deputado estadual Márcio José Oliveira (PR-MG) e do candidato a deputado federal Franklin Roberto Souza (PP-MG) por abuso de poder econômico na campanha de 2014. Com a decisão do TSE, os dois também se tornaram inelegíveis por oito anos.

O caso gira em torno da participação dos dois políticos de um evento religioso promovido pela Igreja Mundial do Poder de Deus. Na ocasião, na véspera das eleições, o líder da igreja teria pedido explicitamente aos fiéis votos para os dois candidatos, em evento que contou com a presença de cinco mil pessoas. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) já havia condenado Oliveira e Souza.

Powered by WPeMatico

Seguindo determinação do MP, prefeitura de Caicó suspende licitação com editora

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O procurador do Município, Sérgio Magalhães, esteve em audiência no Ministério Público, na manhã desta quinta-feira (23). Após a reunião, ele oficiou ao setor de Licitação da Prefeitura cancelando o certame no valor de R$ 499.996,30 para aquisição livros didáticos e paradidáticos, além de determinar a devolução do material à editora vencedora.

O MP já havia recomendado que a Prefeitura de Caicó invalidasse a licitação. Segundo apurado pela Promotoria de Justiça da cidade, tendo em vista o valor total que deveria ser pago em parcela única, tal ato geraria considerável impacto aos cofres públicos municipais já defasados, como demonstram os últimos relatórios disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado.

Caicó realiza o 1º Fórum Comunitário e concorre ao Selo UNICEF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quinta-feira (23), a prefeitura municipal de Caicó, através da SEMTHAS (Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social), realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, no Centro Pastoral Dom Wagner. De acordo com Rafaelli Medeiros, diretora do Departamento da Criança e do Adolescente da SEMTHAS, o fórum é idealizado pelo Selo UNICEF e está sendo executado a partir de uma comissão que envolve diferentes atores sociais, com profissionais de diferentes instituições e políticas públicas de Caicó, incluindo representantes da saúde, educação, esporte e organizações não governamentais da sociedade civil.

“Cada um traz a sua contribuição para o desenvolvimento das atividades. O Município de Caicó está concorrendo ao Selo UNICEF e queremos executar de maneira qualificada as políticas sociais voltadas para a criança e ao adolescente. Independente se nós vamos conquistar ou não, a nossa intenção é executar e garantir políticas públicas de qualidade”, disse Rafaelli.

Ela destacou que todos os setores estão empenhados e uma das etapas é esse Fórum Comunitário. “A gente vai discutir, deliberar e refletir sobre o atual contexto das políticas públicas do Município e propor soluções e um plano de ação para melhorar e garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente”, enfatizou.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jarine Cristina, ao participar do Selo UNICEF, o Município de Caicó assume o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população. O atual ciclo do selo começou em 2017 e vai até 2020. No último ano, o UNICEF visita às cidades participantes e faz uma avaliação. Em dezembro, os municípios aprovados recebem a certificação.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).