Caicó terá novo Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Sem atingir a meta de vacinação contra sarampo e poliomielite, o Ministério da Saúde orientou aos municípios que mantenham os postos de saúde abertos em horário estendido no sábado (1º). A medida ocorrerá como um segundo “dia D” da campanha de vacinação.

No caso de Caicó, o índice de imunização chegou a 75% das crianças, mas a meta é de 95%. Parte das Unidades Básicas de Saúde alcançou o objetivo, portanto estarão abertas aquelas onde existe o déficit vacinal.

Vão funcionar as UBS do João XXIII, Paulo VI, Walfredo Gurgel, Barra Nova, Castelo Branco, Nova Descoberta, Centro e Paraíba. No caso do bairro Boa Passagem serão dois pontos de vacinação: UBS e Escola Municipal Inah de Medeiros Dantas.

Powered by WPeMatico

III Jornada de Valorização à Vida acontece em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta sexta-feira (31), às 14h30, será apresentada à imprensa a programação da III Jornada de Valorização à Vida. O encontro acontece na Casa da Cidadania (antiga prefeitura), sob a coordenação da Prefeitura Municipal, AMOVIDA, Cáritas Diocesana, CVV e UFRN.

A programação oficial começa no sábado, 1º de setembro, com o Encontro Razões Para Viver, na Ilha de Sant’Ana, às 16h. O calendário de eventos segue até o dia 21 de setembro. Nesta data será celebrado  o ato inter-religioso “Que todos sejam um”, às 19h, no anfiteatro da Ilha.

Com o tema “Falar é a melhor solução”, o vento é organizado com apoio da Diocese de Caicó, Prefeitura Municipal, Cáritas Diocesana, UFRN, Faculdade Católica Santa Teresinha, IFRN, UnP, Centro de Valorização da Vida, AMOVIDA (Associação de Valorização e Amor à Vida do Seridó Potiguar).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Município de Caicó providencia melhorias para os catadores de materiais recicláveis

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quinta-feira (30), o prefeito de Caicó, Marcos José, esteve reunido com os catadores de materiais recicláveis na presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, e o adjunto Renato Viola.

Na ocasião, o prefeito ouviu o relato dos catadores em relação ao trabalho desenvolvido na área do lixão. O Município se prontificou em providenciar algumas melhorias para mais de 70 pessoas que ocupam diariamente aquele local.

O Ministério Público reivindicou a implantação de banheiros químicos, além de uma caixa d’água, no local em que os catadores realizam a reciclagem no lixão e a solicitação já foi atendida pela prefeitura. Foi instalado um reservatório com capacidade para cinco mil litros.

Em relação ao Território de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Marcos direcionou para a secretaria de Meio Ambiente as medidas exigidas pelo Ministério Público (construção de cercas, guarita e vigilância), assim como a cobertura e melhoramento do lixão, sendo que esse trabalho será realizado em conjunto com a Infraestrutura e Serviços Urbanos.

No tocante a Assistência Social, o prefeito se reuniu com a secretária Jarine Cristina, o representante da Cáritas Diocesana e o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, para debater sobre a distribuição de cestas básicas para os catadores que estão no lixão.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Semana da Pátria começa neste sábado (1º) em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Município de Caicó inicia a programação da Semana da Pátria neste sábado (1º). O membro da coordenação da Semana da Pátria, François de Araújo Fernandes (Poposa), destacou que a solenidade de abertura será na Praça da Liberdade, às 7h15.

No local haverá o hasteamento do Pavilhão Nacional e bandeiras do Rio Grande do Norte e do Município, com a presença do prefeito de Caicó, Marcos José, além do comandante do 1º BEC, comandante do 6º BPM, 3º DPRE, 3º Subgrupamento de Bombeiros Militares, Bombeiros Mirins, Escoteiros, 10ª DIREC e comissão.

No domingo (02), às 7h15, será realizado o desfile das Escolas da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na Avenida Seridó.  Na segunda-feira (03), às 19 horas, na Ilha de Sant’Ana, a Semana da Pátria terá a apresentação de Bandas e Fanfarras. No dia 05, a programação prossegue com o desfile das escolas e instituições da Zona Leste de Caicó, no bairro Castelo Branco.

Já no dia 7 de setembro será realizado o tradicional desfile cívico na Avenida Coronel Martiniano, a partir das 7 horas, quando haverá a revista pelo prefeito municipal, Marcos José, os comandantes do 1º BEC e 6º BPM. Às 7h15 começa o desfile das escolas e instituições.

A coordenação da Semana da Pátria lembra que será proibida qualquer manifestação política durante o desfile cívico. Também não será permitida parada durante o desfile e os organizadores esperam que as entidades sejam pontuais.

A Semana da Pátria é uma organização da prefeitura municipal de Caicó, secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) e tem como parceiros o 1º BEC, 6º BPM, 10ª DIREC, 3º Subgrupamento de Bombeiros Militares, Bombeiros Mirins, Grupo de Escoteiros, 3º DPRE, CIPAM, escolas públicas e privadas e imprensa.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

eleiçõesA propaganda eleitoral gratuita começa a ser divulgada no rádio e televisão para todo o país nesta sexta-feira (31). Durante o primeiro turno, o conteúdo político será veiculado até 4 de outubro, três dias antes de os eleitores comparecerem às urnas. No total, serão 35 dias de propaganda – dez a menos que antes da aprovação da Reforma Eleitoral de 2015 (Lei 13.165/2015).

Em casos em que haja segundo turno, a veiculação será retomada no dia 12 de outubro, ou seja, na primeira sexta-feira após o primeiro turno. Serão mais 15 dias até o dia 26 de outubro – dois dias antes dos eleitores voltarem às urnas.

A definição quanto aos dias de exibição das campanhas leva em conta o cargo em disputa. Os programas dos presidenciáveis irão ao ar às terças-feiras, quintas e aos sábados. No rádio, das 7h às 7h12min30seg e das 12h às 12h12min30seg. Na televisão, das 13h às 13h12min20seg e das 20h30 às 20h42min30seg. Nestes mesmos dias, serão transmitidas as propagandas dos candidatos a deputado federal. Já a publicidade dos que concorrem aos governos estaduais e do Distrito Federal, bem como ao Senado e a deputado estadual e distrital será exibida às segundas-feiras, quartas e sextas. Nos domingos, não haverá propaganda eleitoral.

Juntos, os programas dos candidatos à Presidência da República ocuparão dois blocos de 12 minutos e 30 segundos cada, totalizando 25 minutos a cada dia de exibição. Mesmo tempo destinado à propaganda do conjunto de candidatos a deputado federal. Os que concorrem aos cargos de governadores dividirão 18 minutos de campanha no rádio e na TV. Tempo igual ao destinado aos candidatos a deputados estaduais e distritais. Já os que concorrem ao Senado aparecerão em dois blocos de 7 minutos cada.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Servidores da Saúde protestam contra Governo do RN pelo atraso no pagamento do 13º de 2017

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um protesto ocorreu na tarde desta quinta-feira (30), em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, por servidores da Saúde Estadual, contra o atraso na conclusão do pagamento do 13º salário ainda de 2017.

A categoria ainda sofre com os atrasos seguidos de salários, que acontecem desde janeiro de 2016.

Com a paralisação, os atendimentos nas unidades ficaram reduzidos. Caravanas com servidores da saúde de municípios do interior do estado somaram forças ao ato.

Protesto

Powered by WPeMatico

MP Eleitoral quer evitar notícias falsas nas Eleições 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público Eleitoral firmou um acordo de colaboração com os Partidos Políticos e coligações potiguares. O objetivo é combater fake news durante as Eleições 2018 e, de acordo com o termo de compromisso assinado pelos grupos, promover “a manutenção de um ambiente eleitoral imune da disseminação de notícias falsas”.

Uma das principais motivações por trás do acordo leva em consideração que as fake news são um grande risco para a democracia – já que a manipulação de notícias, assim como o uso de robôs e perfis automatizados, por exemplo, podem distorcer a liberdade de voto do eleitorado e interferir diretamente na legitimidade do processo eleitoral.

Ao todo, mais de 10 partidos ou coligações concordaram com o documento e se comprometeram a atuar contra as fake news no próximo pleito. Entre eles estão os partidos PSTU, PSDB, PSB, Psol, PRTB, Novo, Rede e Solidariedade. As coligações 100% RN, Do Lado Certo e Trabalho e Superação também assinaram o termo e devem “reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso”.

Powered by WPeMatico

Jácome quer debate para candidatos ao Senado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato ao Senado pelo Podemos Jácome tem chamado atenção para a falta de cobertura dos meios de comunicação à disputa ao Senado, especialmente neste ano, em que os potiguares escolherão dois novos representantes. Para ajudar a suprir a carência de oferta de informações, Jácome propõe a realização de debates entre os candidatos.

“Vemos pouca ou nenhuma repercussão das ações dos candidatos ao Senado na mídia. Além disso, não há o espaço para o debate de ideias. Quero debater para dar à população as condições de votar de forma consciente”, destacou. “É uma forma de exercício da cidadania que, sem sombra de dúvidas, contribuiria para o fortalecimento da democracia”, conclui.

Powered by WPeMatico

Laura Helena divulga nota retirando sua candidatura a deputada estadual

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nota de Laura Helena, que disputaria vaga na Assembleia Legislativa pelo PPS:

A velha forma de fazer política no Rio Grande do Norte impede minha candidatura.

Candidata a Deputada Estadual com o melhor propósito, o de fazer da ação política um instrumento em benefício da nossa gente, me deparo com práticas e posturas com as quais eu não concordo, não adoto e desde o começo me posicionei contra.

Só acredito numa representação justa, construída no ambiente republicano, respeitando

as instituições, o processo democrático e o direito livre e soberano de escolha.

Essas condições não estão presentes nessa campanha e, assim, não há como transigir

diante do mercado livre em que se transformou essa eleição.

Se sempre defendi uma reforma política, agora, então, conhecendo melhor os meandros

de uma campanha, é que vou defender com muito mais força e determinação. E aqui me posiciono não por uma discussão entre a velha e a nova política, mas por uma luta pela boa política, aquela capaz de proporcionar transparência, honestidade, métodos e sobretudo isonomia entre os candidatos.

Uma candidata jovem, mulher e de um partido pequeno, sem grande estrutura, dificilmente reune as condições mínimas para uma disputa justa na conquista de apoio popular e votos.

Essa é a realidade. Infelizmente.

Por vocação, ofereci meu nome ao PPS e dele obtive o melhor apoio.

Por consciência, retiro-me dessa disputa com o sentimento de que voltarei quando as condições forem menos desiguais.

Continuo na política, lutando por um Brasil melhor, por mais justiça social, pela igualdade de gênero, pela erradicação do analfabetismo, a inserção do jovem no mercado de trabalho e a ampliação da democracia.

Saio da disputa eventual, não me retiro e nem nego a boa política.

Muito obrigada.

Laura Helena

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira (31)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Começa nesta sexta-feira (31) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado ou do Distrito Federal, senador, deputado federal ou deputado estadual/distrital que concorrem às Eleições Gerais de 2018. O horário eleitoral do primeiro turno da eleição prossegue até 4 de outubro.

Os candidatos a presidente da República e a deputado federal farão sua propaganda no horário eleitoral gratuito às terças e quintas-feiras e aos sábados.

Os candidatos a presidente da República divulgarão suas propostas e plano de governo em dois períodos de 12m30. Das 7h às 7h12m30s e das 12h às 12h12m30s, no rádio. E das 13h às 13h12m30s e das 20h30 às 20h42m30s, na televisão. Os candidatos a deputado federal divulgarão suas propostas das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25, no rádio. E das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55, na televisão.

Já os candidatos a governador de estado ou do Distrito Federal, ao Senado Federal e a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral gratuito às segundas, quartas e sextas-feiras.

Os candidatos a governador de estado ou do DF farão sua propaganda das 7h16 às 7h25 e das 12h16 às 12h25, no rádio. E das 13h16 às 13h25 e das 20h46 às 20h55, na televisão. A propaganda dos candidatos a senador ocorrerá em dois períodos de 7 minutos. Das 7h às 7h07 e das 12h às 12h07, no rádio. E das 13h às 13h07 e das 20h30 às 20h37, na televisão.

Já os candidatos a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral em dois tempos de 9 minutos. Das 7h07 às 7h16 e das 12h07 às 12h16, no rádio. E das 13h07 às 13h16 e das 20h37 às 20h46, na televisão.

No mesmo período da propaganda eleitoral em rede, a legislação eleitoral estabelece que as emissoras de rádio e de televisão reservarão, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político ou coligação. As inserções devem ser assinadas obrigatoriamente pelo partido ou coligação, e distribuídas entre 5h e 24h, ao longo da programação, observados critérios de proporcionalidade fixados na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

No último dia 28, o TSE aprovou a resolução que regulamenta o plano de mídia (voto e minuta) para os candidatos à presidente da República. A norma estabelece o tempo que cada candidato terá para exibir sua propaganda eleitoral gratuita, e confirma a ordem de veiculação das peças produzidas pelos partidos ou coligações, definida por sorteio.

Recursos e proibições

A legislação determina que a propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar, entre outros recursos, subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete de linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, sob responsabilidade dos partidos e das coligações.

A lei proíbe a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos, sujeitando-se o partido ou a coligação que cometeu infração à perda do direito à veiculação de propaganda no horário eleitoral gratuito do dia seguinte ao da decisão.

Além disso, a reiteração de uma conduta que já tenha sido punida pela Justiça Eleitoral poderá resultar na suspensão temporária da participação do partido ou da coligação no programa eleitoral gratuito. Também é vedada a propaganda paga no rádio e na televisão, respondendo o candidato, o partido e a coligação pelo seu conteúdo.

Entrevistas e pesquisas

No horário eleitoral será permitida a veiculação de entrevistas com o candidato e de cenas externas nas quais ele, pessoalmente, divulgue as realizações de governo ou da administração pública, falhas administrativas e deficiências verificadas em obras e serviços públicos em geral, e atos parlamentares e debates legislativos.

No entanto, a lei proíbe ao partido político, à coligação ou ao candidato transmitir, na propaganda eleitoral gratuita, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado. Ou, ainda, em que haja manipulação de dados, assim como uso de trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou de vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação. Veda também a produção ou veiculação de programa com esse efeito.

Na divulgação de pesquisas no horário eleitoral gratuito, a legislação determina que devem ser informados, com clareza, o período de sua realização e a margem de erro. A lei não obriga a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

Confira a Resolução TSE nº 23.551/2017, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas na campanha eleitoral.

Powered by WPeMatico

IBGE divulga estimativa populacional do Seridó 

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Segundo a estimativa populacional divulgada pelo IBGE, a região do Seridó passa a ter 297 mil, 188 habitantes.

Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jucurutu e Lagoa Nova são os cinco municípios mais populosos. A atual população de Caicó de 67 mil 554 pessoas.

Em nível nacional, o IBGE informou que a população brasileira atingiu quase 208,5 milhões de pessoas nos 5.570 municípios do país.

A estimativa feita, referente a 1º de julho, mostra que ocorreu um crescimento populacional de 0,82% do ano passado para 2018. Os três estados mais populosos estão na Região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos, na Região Norte.

O Estado mais populoso é o de São Paulo, com 45,5 milhões de habitantes, concentrando 21,8% da população do país. Já o Estado de Roraima é o menos populoso, com 576,6 mil habitantes, apenas 0,3% da população total.

De acordo com o IBGE, essa revisão incorporou os imigrantes venezuelanos no estado de Roraima, onde 99% estavam concentrados nos municípios de Boa Vista e Pacaraima.

Powered by WPeMatico

Executiva nacional do partido Rede Sustentabilidade está ameaçando acabar com a candidatura de Styvenson

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

styvenson

Executiva nacional da Rede Sustentabilidade ameaça retirar candidatura do capitão Styvenson ao senado. A decisão é da executiva nacional do partido Rede. O partido estaria descontente com a relação com o Capitão Styvenson, candidato a senador. Segundo a assessoria do partido no Rio Grande do Norte, a executiva nacional questiona a falta de aproximação de Styvenson com o partido.

A decisão é de cima para baixo, revela a assessoria do partido no RN. E a retirada da candidatura do primeiro suplente pode ser a decisão de cima para matar o candidato de baixo.

Uma das exigências é a associação da candidatura do capitão potiguar a candidatura da presidenciável Marina Silva, o que Styvenson não aceita, nem com Marina, nem com nenhum outro candidato.

Com informações de Thaísa Galvão.

Kleber Fernandes apresenta seus candidatos nas eleições 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O vereador de Natal licenciado e atual Secretário da Casa Civil, Kleber Fernandes (PDT), realizou na noitr desta quarta-feira (29), reunião no Clube Albatroz – no bairro de Petrópolis, em Natal – para apresentar os seus candidatos para o pleito de 7 de outubro.

Carlos Eduardo para Governador; Garibaldi Filho e Antônio Jácome para o Senado; Walter Alves para Deputado Federal e Adjuto Dias para Deputado Estadual. Esta foi a lista de candidatos defendida por Kleber Fernandes no evento.

Em seu discurso ele fez questão de destacar as qualidades de todos e de ressaltar particularmente a importância de eleger o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, a governador do estado do Rio Grande do Norte. “Carlos Eduardo foi um ótimo gestor, mostrou que sabe administrar. E só quem sabe administrar, quem tem coragem para gerir com eficiência terá condições de resgatar o nosso estado. Por isso, temos que votar e elegê-lo governador”, enfatizou.

O candidato a deputado estadual, Adjuto Dias, pontuou a sua atuação como delegado de Polícia Civil no vizinho estado da Paraíba. “Nossa história na área da segurança é importante, porque foi construída no estado vizinho, onde os índices de criminalidade têm sido reduzidos consideravelmente. Temos experiências que podem ser aplicadas no nosso RN”, destacou.

O deputado federal e candidato à reeleição, Walter Alves também levou sua palavra para os amigos de Kleber Fernandes. “Saio daqui muito satisfeito. Esse encontro está sendo um dos maiores que já fui até agora”, animou-se.

Powered by WPeMatico

Prefeitura do Natal e TJRN assinam convênio de criação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos Fiscais do Município

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

thumbnail_TJ_Convênio_CEJUSC_F_Alex Régis (51)Evitar o excesso de processos na área fiscal e beneficiar o contribuinte com soluções viáveis para a quitação de débitos com o FISCO Municipal. Esses são os objetivos principais da criação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos Fiscais Municipais (Cejusc), cujo convênio de constituição foi assinado nesta quinta-feira (30) entre a Prefeitura do Natal e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na sede do TJ. Cerca de 30 mil contribuintes podem ser beneficiados.

O Município esteve representado, na cerimônia, pelo Procurador Geral do Município, Carlos Castim, pelo secretário de Tributação, Ludenílson Lopes, e pela Chefe da Procuradoria Fiscal do Município, Priscila Martins. Assinaram o convênio, pelo TJRN, o presidente, desembargador Expedito de Souza e o presidente do Núcleo Permanente dos Métodos Consensuais, desembargador Cornélio Alves Neto.

“Em nome da Prefeitura eu quero manifestar o nosso reconhecimento à sensibilidade demonstrada pela gestão do desembargador Expedito diante de mais essa iniciativa de aproximar, não só a Justiça, mas também o jurisdicionado da solução maior, que, muitas vezes, ele busca na tentativa de compor um problema e a gente sabe que, muitas vezes, diante do quadro de crise que nós estamos vivenciando, a mediação ela se mostra como alternativa mais aconselhável  e consequentemente mais eficiente”, analisou o Procurador do Município, Carlos Castim.

Powered by WPeMatico

Agripino cumpre agenda em Brasília e no Ministério da Saúde pede ampliação de vagas do Mais Médicos para o RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Agripino 01

No cumprimento da atuação parlamentar, o senador José Agripino se reuniu em Brasília com o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS), Denilson Campello, no Ministério da Saúde.

No encontro, o parlamentar solicitou a ampliação de vagas do programa Mais Médicos para o RN. Os municípios de São Francisco do Oeste e Pau dos Ferros deverão ser os primeiros do Rio Grande do Norte a serem beneficiados com a ampliação de vagas.

Para Agripino a importância do tema justifica a agenda na capital federal.  “Mesmo estando em plena campanha eleitoral e uma agenda lotada de compromissos, eu não poderia deixar de vir a Brasília para esta reunião, que tem uma importância ímpar para a saúde do estado. Saio do encontro com boas notícias e na certeza de que muito em breve não somente São Francisco do Oeste e Pau dos Ferros serão beneficiados com as vagas, mas também outros municípios do RN”, frisou.

Segundo Denilson Campello, atualmente o programa Mais Médicos possui 18.240 vagas distribuídas pelo país, sendo que 1,6 mil estão em aberto para reposição imediata. “Esta semana haverá uma reunião para reconduzir as vagas para municípios que mais precisam e, nos próximos 60 dias, vamos refazer a distribuição dos médicos e das vagas”, explicou.

TSE pode julgar amanhã presença de Lula na TV

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Do Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai fazer uma sessão extraordinária na próxima sexta-feira (31), a partir das 14h30. A ideia é analisar pedidos de registro de candidatos à Presidência da República ainda pendentes de julgamento pelo plenário do TSE, segundo o Broadcast Político apurou com integrantes do tribunal.

A sessão extraordinária de sexta-feira ocorrerá um dia depois do prazo final para o envio ao TSE da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado na Operação Lava Jato. O pedido do registro do petista é alvo de 16 contestações no tribunal, entre elas a impugnação formulada pelo Partido Novo.

Nesta quarta-feira (29), o Novo reforçou ao TSE o pedido para barrar a participação de Lula no horário eleitoral do rádio e da televisão. As peças de publicidade dos presidenciáveis no horário eleitoral serão veiculadas às terças, quintas e sábados, começando no próximo sábado (1).

A expectativa dentro do TSE é a de que seja levado ao plenário o pedido de medida cautelar para barrar a presença de Lula no horário eleitoral, mas ministros não descartam a possibilidade de o próprio registro do ex-presidente ser julgado.

O objetivo principal da ofensiva jurídica do Partido dos Trabalhadores é garantir a presença do petista no horário eleitoral gratuito.

A pauta da sessão extraordinária do TSE ainda não foi divulgada.

“A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, convocou sessão extraordinária da Corte para esta sexta-feira (31), a partir das 14h30. O edital de convocação para a sessão foi assinado na noite desta quarta-feira (29) pela magistrada e deve ser publicado amanhã (30) no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Não foi divulgada a pauta dos feitos que serão objeto de julgamento durante a sessão”, informou a assessoria do TSE na noite desta quarta-feira.

As sessões do tribunal ocorrem tradicionalmente às terças e quintas-feiras.

Powered by WPeMatico

João Maia participa de encontro regional em Caicó e reunião em Cruzeta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quarta-feira (29), o candidato a deputado federal João Maia voltou a cumprir agenda política no Seridó. João Maia participou de encontro com lideranças da região e reunião política.

Cruzeta foi a primeira cidade a receber o presidente do PR. Lá, João Maia recebeu os apoios de Ariluzia de Joaquim, vereadora mais votada da história; do ex-prefeito Medeirinho, do ex-vereador e presidente do PR, Joaquim de Medeirinho e do ex-vereador Paulo Roberto. Na ocasião, aconteceu o lançamento da campanha de João Maia e também do deputado estadual e candidato a reeleição, Vivaldo Costa. A Styllus Churrascaria ficou lotada para ouvir as propostas dos candidatos.

Em seguida, João Maia participou de um grande encontro político na cidade de Caicó, reunindo lideranças de toda região. O anfitrião do ato político, ocorrido no Hotel Porto Bello, foi o prefeito da capital do Seridó, Marcos do Manonho. Em Caicó, João Maia conta com o apoio de sete vereadores: Andinho, Zaqueu, Alisson, Rosângela, Pastor Erinaldo, Diogo Silva, Zé Filho, bem como dos ex-vereadores: Zé Maria e Rubão Germano.

Powered by WPeMatico

Até carro funerário e ambulância foram multados na Greve dos Caminhoneiros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

caminhoes_em_estradasQuase metade das empresas que discutem a cobrança de multa por obstrução de rodovias durante a greve dos caminhoneiros não são prestadoras de serviços de transporte. Esse é o caso de 73, de um total de 151 punidas. Entre os veículos multados, estão uma moto, um carro funerário, uma ambulância de serviço psiquiátrico e três carros de passeio. Há também caminhões que fazem transporte próprio da empresa e, portanto, nada têm a ver com a discussão sobre o frete rodoviário.

Entre as multadas estão 25 microempresas, que são cobradas em valores que variam de R$ 1,6 milhão a R$ 11 milhões. Microempresas são aquelas cujo faturamento anual não ultrapassa R$ 360 mil. “Se tiverem de pagar, muitas vão quebrar”, disse a advogada Marcella Daibert.

Ela defende o supermercado Fernandes, de Paty de Alferes, no interior do Rio de Janeiro. O caminhão-baú do estabelecimento ficou retido num bloqueio em Seropédica, no Rio de Janeiro, quando ia ao Ceasa buscar mercadoria. Ao ser parado, o motorista pensou que ia ser assaltado. “Ele não desceu com vontade de fazer greve”, frisou a advogada, sustentando que ele foi vítima dos grevistas e não atuou na obstrução da via. Retido até tarde da noite, ele foi ameaçado de abandono pela mulher, que não acreditou na história da paralisação. As mensagens de WhatsApp foram juntadas ao processo. A multa é de R$ 1,6 milhão.

Powered by WPeMatico

MPRN recomenda finalização de plano básico de saneamento em São Fernando

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caicó, recomendou à Prefeitura de São Fernando que adote as providências para concluir a elaboração do plano municipal de saneamento básico. A recomendação visa fazer com que o Município cumpra as obrigações assumidas no Termo de Execução Descentralizada (TED) junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Fundação Nacional de Saúde no Rio Grande do Norte (Funasa/RN).

O papel da UFRN e da Funasa é capacitar e apoiar tecnicamente a elaboração dos planos municipais de saneamento básico de 86 municípios do Rio Grande do Norte que firmaram o TED – dentre os quais, o Município de São Fernando.

Para emitir a recomendação, o MPRN ainda considerou que é de inteira responsabilidade do Município apresentar ao grupo de trabalho do TED todos os produtos firmados, e que, de acordo com o cronograma de atividades do referido termo, as Prefeituras já deveriam ter finalizado a elaboração de todos os produtos.

Powered by WPeMatico

TSE pode julgar na sexta-feira o registro de candidatura de Lula

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve convocar para a próxima sexta-feira (31) uma sessão extraordinária da Corte para analisar os últimos pedidos de registros de candidaturas para a presidência da República nas eleições de outubro. A motivação é o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão para o cargo, que começará no dia seguinte.

Na sessão, pode ser julgado o pedido de registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, a pauta de julgamentos ainda não foi confirmada. Lula está preso desde 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP).

Em tese, o ex-presidente estaria enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados. No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE até 17 de setembro.

Powered by WPeMatico

PGR pede devolução do auxílio-moradia retroativo pago aos juízes do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TJ RNA Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou parecer favorável à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os magistrados potiguares devolvam cerca de R$ 40 milhões pagos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) em 2017 como auxílio-moradia retroativo.

Dentro do processo que está no Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral em exercício, Luciano Mariz Maia, pediu a revogação da liminar do relator, ministro Marco Aurélio Mello, que revogou a determinação do CNJ até o julgamento do caso.

“Prevalecer a tese de que os valores já teriam se incorporado ao patrimônio dos magistrados equivaleria, em última análise, a impedir a atuação do CNJ nas hipóteses de pagamentos únicos e autoconcedidos pelo Judiciário em desconformidade com a Resolução CNJ 199/2014 e com a Medida Cautelar na Ação Originária 1773/DF”, ponderou.

Powered by WPeMatico

TJRN julga inconstitucional proibição para homossexuais doarem sangue

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

doaçãoOs desembargadores que integram o Pleno do Tribunal de Justiça do RN decidiram, nesta quarta-feira (29), que restringir a doação de sangue de homens homossexuais é inconstitucional. A decisão ocorreu no julgamento de uma ação movida por um homem que foi impedido de doar sangue após afirmar que havia se relacionado sexualmente com homens nos últimos 12 meses.

A doação de sangue por homens homossexuais é vetada pela Resolução nº 153/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O autor da ação – que exercia a doação desde 2007 – alegou que a resolução da Anvisa é “discriminatória e anticonstitucional”.

O relator do recurso, desembargador Cornélio Alves, acolheu o pleito. O voto foi acompanhado, à unanimidade, pelos demais integrantes do Tribunal Pleno para declarar a inconstitucionalidade desta proibição.

Powered by WPeMatico

Servidores da saúde paralisam atividades nesta quinta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os atendimentos nas unidades de saúde do Estado ficarão reduzidos nesta quinta-feira (30). Nesse dia, servidores do setor farão uma manifestação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para reivindicar a conclusão do 13º salário de 2017 e também contra os atrasos de salários que, de acordo com a categoria, acontecem desde janeiro de 2016.

Conforme explicado pelo Sindicato dos Servidores em Saúde do RN, o Sindsaúde, como os trabalhadores de várias unidades estarão concentrados no maior hospital do estado, toda a rede será afetada.

No começo de agosto, o Governo do Estado prorrogou o decreto de calamidade na saúde pública pela terceira vez. Também neste mês, foi iniciado o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais de 2017. De acordo com o Governo do Estado, a porcentagem dos trabalhadores que ainda não receberam o direito é de 25%.

Powered by WPeMatico

Procuradoria do Estado deixa de funcionar em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Procuradoria Geral do Estado fechou suas portas em Caicó. A portaria Nº 162/2018-GPGE com a determinação foi publicada na edição desta quinta-feira (30), do Diário Oficial, veja aqui.

De acordo com a publicação, existem problemas estruturais no prédio sede do Núcleo Regional da Procuradoria Geral do Estado de Caicó e a insuficiência de pessoal de apoio para atendimento das necessidades do órgão. Outros motivos são, a redução de gastos e a virtualização dos processos administrativos e judiciais.

Com o fechamento, as atividades desenvolvidas na Procuradoria Geral do Estado em Caicó, passam a ser desenvolvidas pela Procuradoria Regional de Mossoró, inclusive será feita a distribuição de todos os processos de competência da PRE de Caicó.

Powered by WPeMatico