Bolsonaro teve grave perfuração no intestino grosso e fez colostomia; entenda

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi ferido com uma facada na tarde desta quinta-feira (6) na cidade de Juiz de Fora (MG). De acordo com cirurgião especializado ouvido pelo G1, esse tipo de lesão é grave, mas a recuperação dependerá de como o corpo irá reagir no pós-operatório. Ele pode ficar até 3 meses com uma bolsa externa ligada ao intestino – entenda os motivos abaixo.

  • Internação de Bolsonaro deve durar pelo menos uma semana, diz médico

O quadro de Bolsonaro:

  • A lesão no fígado foi descartada após laparotomia exploradora – quando os médicos abrem a barriga para checar quais foram os órgãos afetados;
  • O candidato teve um choque hipovolêmico – quando há perda severa de sangue. Após o procedimento médico, o sangramento foi controlado.
  • Ocorreu uma lesão de uma veia na região do abdômen, controlada pelos médicos;
  • Ocorreu uma lesão transfixante (perfuração) grave no intestino grosso, com importante contaminação fecal, que foi resolvida pelos médicos (fechada);
  • Ocorreram três lesões no intestino delgado, que também foram suturadas pelos médicos;
  • Ele fez uma colostomia temporária para evitar uma infecção no intestino grosso.
Equipe médica explica detalhes sobre estado de saúde de Jair Bolsonaro
GloboNews em Pauta
Equipe médica explica detalhes sobre estado de saúde de Jair Bolsonaro

Equipe médica explica detalhes sobre estado de saúde de Jair Bolsonaro

De acordo com o médico Luiz Henrique Borsato, da equipe que atendeu Jair Bolsonaro na Santa Casa de Juiz de Fora, o candidato não deverá ter alta hospitalar antes de “uma semana ou 10 dias”.

“Foi feita a abertura da barriga (laparotomia exploradora), mas como tinha muito sangue, a primeira ideia era que poderia ser uma lesão do fígado, que é um órgão que sangra muito. Mas foi uma lesão de uma veia no abdômen”, disse o cirurgião Flávio Quilici, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Quilici explica que a lesão do intestino grosso é a que precisa de mais atenção. Como é por ali que acontece a passagem das fezes, é necessário fazer um desvio para que não ocorra uma infecção quando passar pelos pontos.

“O problema é que a lesão do cólon (intestino grosso), como perfurou e tem fezes na região, pode contaminar a barriga. Isso obriga, para garantir a segurança do paciente, a fazer um desvio das fezes”, explica.

“O local onde ocorreu a lesão foi muito agredido e extravazou uma quantidade grande de fezes para a cavidade abdominal, acarretando uma contaminação. Aquela área não poderia ser recuperada e foi retirada”.

Colostomia: entenda o procedimento que passou Bolsonaro (Foto: Igor Estrella e Alexandre Mauro/G1)

Colostomia: entenda o procedimento que passou Bolsonaro (Foto: Igor Estrella e Alexandre Mauro/G1)

A colostomia é um procedimento que encaminha as fezes e os gases do intestino grosso para uma bolsa fora do corpo, na região abdominal. A ideia é evitar a passagem das fezes pelos ferimentos, o que poderia causar uma infecção no local da perfuração e/ou uma reabertura das feridas.

O paciente poderá ficar alguns meses com a bolsa. Neste caso, não é um procedimento permanente.

“É grave. Foi atendido rapidamente e foi operado rapidamente. Os riscos que ele passa a correr são os de a veia voltar abrir, além das infecções”, disse Quilici.

Segundo Quilici, a colostomia temporária irá trazer limitações para o candidato antes das eleições. “Isso vai interferir e muito em como ele vai se movimentar na campanha. Ele estará hospitalizado, depois tem um tempo de recuperação, e precisa estar sempre cuidando do líquido que sai para a bolsa”.

Powered by WPeMatico

Apoiadores de Bolsonaro fazem orações em frente a hospital em MG

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A entrada da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG) estava tomada na noite desta quinta-feira, 6, por simpatizantes de Jair Bolsonaro (PSL) e policiais militares e federais. Por volta das 19h, apoiadores do candidato fizeram uma corrente de oração.

Eles deram as mãos e rezaram o pai-nosso. No fim, rezaram pela recuperação rápida do candidato. Muitos usam camisas pretas com a imagem do candidato e carregam bandeiras do Brasil.

Após a oração, funcionários da coordenação do hospital pediram ao grupo para que fizesse silêncio em respeito aos pacientes e a Bolsonaro.

Policiais federais isolaram a área do hospital e só deixam pacientes, médicos e pessoas ligadas a Bolsonaro passarem deste limite. Guardas municipais também estão no local para regular a entrada e saída de carros do hospital. Com informações do Estadão Conteúdo.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

‘Quadro é grave, mas ele está estável’, diz médico que operou Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A equipe médica da Santa Casa de Juiz de Fora (MG) concedeu uma entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (6) para falar sobre a cirurgia de Jair Bolsonaro, que, à tarde, foi esfaqueado durante um ato de campanha na cidade mineira.

Cícero Rena, chefe de departamento de cirurgia, afirma que Bolsonaro não tem condições de ser transferido do hospital no momento.

“As lesões causadas por armas brancas têm em tese risco para a vida. Neste momento o paciente não tem condições de ser transferido”, afirma.

Os médicos afirmaram que o candidato chegou à Santa Casa de Juiz de Fora em choque e foi submetido a uma cirurgia de emergência. Houve uma “volumosa hemorragia interna” causada por uma lesão profunda em uma veia do abdômen.

O hospital informa que, inicialmente, a colostomia de Jair Bolsonaro pode permanecer por um período de até dois meses. Depois o candidato deverá passar por uma nova cirurgia para a retirada do procedimento.

Ele teve lesão de um veia do abdômen, lesão grave no cólon transverso e no intestino grosso. “Optamos por fazer uma ressecção da lesão e colocamos uma colostomia, dada à gravidade do paciente. As lesões que colocavam em risco o vida do paciente foram tratadas e ele está estável no momento”, disse Cícero Rena, que ainda afirmou que “quadro é grave, mas que ele está estável”.

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, está a caminho de Juiz de Fora para avaliar se há condições de transferir Jair Bolsonaro para a capital paulista. Segundo o médico Luiz Borsato, que operou Bolsonaro, o candidato do PSL chegou à Santa Casa com risco de morrer. A recuperação pode levar dias ou até semanas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro passa por colostomia e se recupera na UTI após facada que atingiu intestino e provocou hemorragia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Do G1

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) não deverá receber alta hospitalar antes de “uma semana ou 10 dias”, disse em coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (6) o médico Luiz Henrique Borsato. Ele falou a jornalistas na Santa Casa de Juiz de Fora (MG) onde o candidato está internado após ser alvo por uma facada durante ato de campanha nesta tarde.

“Antes de uma semana ou dez dias ele não vai receber alta”, afirmou o médico, ressalvando no entanto que “não tem como dar certeza” do tempo preciso que o candidato permanecerá hospitalizado.

Os médicos disseram que houve o rompimento de uma veia no abdômen e lesões no intestino delgado e no instestino grosso.

“O que houve foi um sangramento na veia abdominal, que logo foi estancado, e lesões nos intestinos grosso e delgado. Foi retirada a parte lesada do intestino grosso e o intestino delgado foi costurado”, disse Borsato. “As lesões internas foram graves e colocaram em risco a vida do paciente.”

O candidato passou por uma cirurgia e deverá ser submetido a outra operação para reverter a colostomia, realizada em caráter temporário.

Borsato disse ainda na entrevista coletiva que não foi constatada nenhuma lesão no fígado de Bolsonaro, e que não sabe de onde veio esta informação.

Bolsonaro está consciente e irá passar a noite na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os profissionais também afirmaram que não há como precisar o tempo que o candidato passará na unidade, onde já recebeu a visita de dois filhos.

O médico afirmou também que o candidato chegou à unidade “com uma camisa amarela, sem colete de proteção”.

Segundo o último boletim médico, Bolsonaro é considerado um paciente grave que está submetido a cuidados intensivos no (Centro de Tratamento de Terapia Intensiva) CTI. Na noite desta quinta, ele apresentava quadro estável.

Transferência
Cícero Pena disse que a transferência de Bolsonaro para outro hospital é uma opção da família, mas que neste momento o presidenciável não tem condições de ser levado para outro local.

O médico Luiz Henrique informou que uma equipe do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, estaria a caminho para Juiz de Fora. A previsão que os profissionais cheguem à cidade por volta das 0h. Há ainda a previsão de que seja divulgado um novo boletim médico às 10h30 de sexta-feira (7).

Bolsonaro levou uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde desta quinta. Ele era carregado nos ombros por apoiadores quando um homem se aproximou e o feriu na barriga. O agressor foi preso.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Acabou o rodízio: Neymar é o novo capitão fixo da seleção brasileira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

neymarA seleção brasileira já começou a mostrar mudanças após a eliminação precoce na última Copa do Mundo. Tanto é que, nesta quinta-feira, véspera do duelo com os Estados Unidos, primeiro amistoso após o Mundial, o técnico Tite confirmou que, ao contrário do que vinha acontecendo anteriormente, agora a equipe possui um capitão fixo: Neymar, camisa 10 e principal jogador do time.

Desde 2016, quando o ex-treinador do Corinthians assumiu a seleção, estava acontecendo um rodízio entre os jogadores mais experientes da equipe e cada um utilizava a faixa em um jogo. Nas cinco partidas da Copa do Mundo, jogadores como Miranda, Thiago Silva e Marcelo desempenharam a função.

Porém, a partir de agora, Neymar, sempre que estiver em campo, será o grande líder da equipe, algo que ele desempenhou apenas uma vez, em duelo com o Paraguai, pelas eliminatórias da Copa. O primeiro “teste” dele como fixo na função será já nesta sexta-feira, contra os Estados Unidos.

Powered by WPeMatico

PRF inicia Operação Independência no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quinta-feira (6) a Operação Independência 2018. Até domingo (9), os policiais vão reforçar a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais do Brasil.

De acordo com a PRF, a operação foca na prevenção e redução de acidentes de trânsito. No mesmo período no ano passado, foram registrados 23 acidentes, 25 feridos e uma mortes nas rodovias federais que cruzam o RN. Além disso, a ação da PRF busca garantir a fluidez do tráfego e aumentar a percepção de segurança nas rodovias.

Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, serão priorizadas ações de combate ao excesso de velocidade, uso de bebida alcoólica e ultrapassagens proibidas. Os motociclistas também serão fiscalizados quanto ao uso de capacete com a cinta jugular atada e com viseira. A operação pretende ainda promover ações educativas. Os motoristas serão convidados para assistirem vídeos de conscientização.

Powered by WPeMatico

O que se sabe sobre o suspeito de esfaquear Jair Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

acusadoAdelio Bispo de Oliveira, preso na tarde desta quinta-feira (6) suspeito de esfaquear Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, teve problemas com pelo menos uma parte de sua família. Segundo afirmou o marido de uma sobrinha dele, Adelio era distante da família.

Em entrevista à imprensa, Pedro Augusto Lima Possa, advogado do suspeito, “Adelio confessou e assumiu a autoria do atentado” nesta quinta. Solteiro e natural de Montes Claros, Adelio completou 40 anos em maio e está em Juiz de Fora há pouco tempo, em busca de trabalho. De acordo com sua defesa, atualmente ele trabalhava como garçom.

Segundo a assessoria de comunicação do 2º Batalhão da Polícia Militar de Minas, o suspeito é formado em pedagogia.

Motivação religiosa e política

Lima Possa afirmou à imprensa, na noite desta quinta, que Adelio autorizou a Polícia Federal a fazer buscas em sua casa, que foram acompanhadas pelo advogado. “Acabei de chegar da residência dele, onde foram realizadas buscas pela Polícia Federal, autorizadas por ele, e só agora as testemunhas serão ouvidas”, afirmou o defensor.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

TSE autoriza envio de tropas federais para reforçar segurança de 97 municípios do RN nas eleições 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

exércitoO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para a atuarem em 97 municípios do Rio Grande do Norte durante as eleições 2018. O pedido foi aprovado na manhã desta quinta-feira (6). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), que encaminhou a solicitação em julho, a corte superior atendeu a integralidade, ou seja, o reforço da segurança em todas as cidades listadas no pedido original.

A demanda com pedido de reforço de cada cidade foram encaminhadas ao TRE por 32 juízes eleitorais do estado, com os respectivos fundamentos para o pleito. A necessidade da solicitação, segundo o TRE, se justificou pela deficiência no quantitativo de policiais, aliada ao agravamento da crise da segurança pública, para atuar perante as eleições.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Ciro Gomes chega a Natal mas decide retornar para acompanhar crise pelo ataque a Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nota oficial

Em decorrência do atentado de hoje em Juiz de Fora(MG) com o candidato Jair Bolsonaro, o candidato do PDT a Presidente da República, Ciro Gomes, decidiu cancelar, em comum acordo com o candidato a governador Carlos Eduardo(PDT), a reunião marcada para esta noite no América.

O presidenciável Ciro Gomes deixa Natal para acompanhar a crise causada pelo episódio após condenar o lamentável ato contra Jair Bolsonaro.

PDT

Powered by WPeMatico

Acusado de esfaquear candidato Jair Bolsonado era filiado ao Psol

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

adelio-bispo-oliveira

ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA, de 40 anos foi segurado pela população após esfaquear o abdômen do candidato a presidente da república Jair Bolsonaro que lidera nas pesquisas em todo o Brasil.

Segundo informações de sua página pessoal do Facebook, o acusado do atentado é solteiro e mora em Montes Claros Minas Gerais. O acusado esteve filiado de 2007 a 2014 ao Psol. Atualmente está desfiliado.

MP recomenda que Prefeitura de Jardim de Piranhas regulamente horário da festa da padroeira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Festa de Nossa Senhora dos Aflitos 2018, que será realizada entre os dias 13 e 23 de setembro em Jardim de Piranhas, deve ocorrer no horário compreendido entre as 22h e as 4h. É o que recomenda o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da comarca. A adoção do horário possibilitará o regular policiamento do local.

A recomendação, que foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (6), é direcionada ao secretário municipal de Cultura e Turismo para que ele estabeleça o horário de 4h como o limite para o término dos eventos sociais públicos da festividade.

A atuação preventiva do MPRN ocorre porque o efetivo à disposição da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar é insuficiente para cobrir, adequadamente, a segurança da festa pública, dado o número e o fluxo de pessoas que aportam na cidade durante o período, sendo indispensável a convocação de outros agentes para reforçar o policiamento ostensivo no evento. Os policiais militares convocados nestas condições estão limitados à jornada de serviço de seis horas, conforme previsão em legislação estadual.

MAIS RN será entregue na segunda-feira (10) aos candidatos ao Senado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Será realizada nesta segunda-feira, dia 10, às 9 horas, na Casa da Indústria, a entrega pela FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte,) da edição atualizada do MAIS RN aos candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte.

A versão atualizada detalha um plano estratégico para o desenvolvimento do Estado, com uma “Agenda Potiguar 2019/2022”, na qual há definições de metas e ações que abrangem áreas desde a prestação de serviços essenciais (segurança, educação, saúde, transporte e recursos hídricos), equilíbrio fiscal, retomada da capacidade de investimentos melhoria do ambiente de negócios.

Foram convidados para a entrega do estudo os quinze candidatos ao Senado: Alexandre Motta (PT), Ana Celia (PSTU), Antônio Jácome (Podemos), Capitão Styvenson (Rede), Joanilson de Paula Rêgo (Democracia Cristã), Garibaldi Alves Filho (MDB), Geraldo Melo (PSDB), João Maria Napoleão (Rede), João Morais (PSTU), Jurandir Marinho (PRTB), Lailson de Almeida (PSOL), Levi Costa (PRTB), Magnólia Figueiredo (Solidariedade), Telma Gurgel (PSOL) e Zenaide Maia (PHS). A FIERN também convidou todos os dirigentes dos partidos políticos e franqueou a participação para os candidatos a deputados estadual e federal.

“Às vésperas de uma eleição, é oportuno entregarmos aos candidatos e à sociedade um estudo completo, com diagnóstico do estado e com as ações e metas indicativas propostas no MAIS RN, que pensa os próximos 20 anos e traz uma agenda de resgate {Agenda Potiguar 2019/2022} para os próximos quatro também”, afirma o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, que defende um amplo pacto político e social em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Esperamos que a atualização do projeto possa dar essa visão de futuro para um Estado mais forte.”

O plano estratégico de desenvolvimento do RN foi entregue aos candidatos à presidente da República, que participaram do “Fórum FIERN Caminhos do Brasil”, e posteriormente aos oito candidatos a governador, entre os dias 20 e 22 de agosto, no “Fórum FIERN Caminhos do RN”. Agora, será a vez da entrega aos candidatos às duas vagas no Senado em disputa, no Estado, nestas eleições.

Powered by WPeMatico

Vice-Prefeita de Assu afirma que Carlos Eduardo é o administrador que o RN precisa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MDB de Assú realizou na noite dessa quarta-feira, dia 5 de setembro, uma reunião dos amigos de Carlos Eduardo (PDT), com amigos do MDB, militantes e lideranças políticas da cidade e região.

“A situação que se encontra o nosso Rio Grande do Norte se mostra que precisamos de um bom administrador. Carlos Eduardo já mostrou isso quando foi 4 vezes prefeito de Natal, e pela última vez pegou a nossa capital no verdadeiro caos e ele arrumou a casa. Tenho certeza que será um grande Governador, será o governador que o nosso estado precisa”, disse Sandra Alves.

(Com informações do Blog Alex Silva Assu)

EVENTO MDB DE ASSU (1))

Powered by WPeMatico

TRE-RN e OAB assinam convênio para implantar sistema de videoconferência para sustentação oral de advogados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Assinado o convênio entre o Tribunal Regional Eleitoral e Ordem dos Advogados do Brasil para implantação do sistema de videoconferência para sustentação oral dos advogados durante as sessões de julgamento no âmbito da Justiça Eleitoral. A novidade, que já havia sido apresentada durante a primeira sessão plenária, presidida pelo desembargador Glauber Rego, está pronta para ser implantada no TRE-RN.

A iniciativa faz parte do novo plano de gestão e tem como objetivo acelerar o trâmite dos processos e facilitar a rotina dos advogados junto à Justiça Eleitoral. “Estamos nos modernizando e encurtando distâncias. A nova ferramenta trará agilidade no julgamento dos processos e ao mesmo tempo facilitará o trabalho dos advogados que atuam junto ao TRE-RN”, afirmou o presidente. A assinatura do convênio contou com a participação de dos juízes Wlademir Capistrano, Gustavo Smith, José Dantas de Paiva e André Luís de Medeiros além de advogados que atuam junto ao eleitoral. “A videoconferência é um instrumento que veio para ficar. Já utilizamos a ferramenta na Vara da Infância e temos ótimos resultados. A Justiça Eleitoral está de parabéns pela iniciativa”, disse o juiz José Dantas que falou em nome dos colegas.

O presidente da OAB-RN, Paulo Coutinho, também elogiou a iniciativa. “Nós temos um ganho que, para advocacia, é importantíssimo, pois concede ao advogado a possibilidade de não precisar se deslocar até a capital para realizar a sustentação oral” disse. O advogado Cristiano Barros destacou a importância da OAB-EM manter a parceria com TER com o objetivo de modernizar e garantir a possibilidade da sustentação oral fora das instalações do Tribunal. “É um momento de engrandecimento e de modernidade. Outros tribunais já utilizam o sistema com bastante sucesso”, declarou.

IMG_7739

Powered by WPeMatico

CREA-RN reúne candidatos ao governo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN realizará nos dias 10 e 11 de setembro, na sede do Crea-RN, o Encontro dos Candidatos ao Governo do Estado com os profissionais das áreas que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua. “A ideia é ouvir dos candidatos, propostas em defesa do desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte”, afirma a presidente do Crea-RN, a engenheira Ana Adalgisa Dias.

Os candidatos já receberam a Carta da Engenharia, Agronomia e Geociências, elaborada de forma democrática por representantes do Crea-RN e das entidades que compõem o sistema, com propostas voltadas ao fortalecimento do setor no Rio Grande do Norte.

Serviço:

Evento: Encontro dos Candidatos ao Governo do Estado

Data: 10 e 11 de setembro de 2018,

Horário: 9h às 12h

Local: Plenário do Crea-RN, na Av. Salgado Filho, 1840, Lagoa Nova – Natal/RN.

Powered by WPeMatico

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza reunião e discute pacto em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher esteve reunido no Palácio da Cidadania (antigo prédio da prefeitura de Caicó,) com a presença das conselheiras titulares e suplentes. O Município de Caicó esteve representado no encontro através das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Tributação. Entre vários assuntos, o Conselho discutiu o Pacto Municipal de Enfrentamento da Violência contra a Mulher.

A assistente Social do setor de Cadastro Único da Prefeitura de Caicó, Yamara Medeiros, destacou que na reunião foi apresentado o Pacto Municipal pela Não Violência das Mulheres do Município de Caicó. “Esse pacto estava em análise e nós buscamos resgatar e a próxima busca é a questão do projeto de lei, inclusive será solicitada uma audiência pública para socializar o pacto com toda a população”, disse Yamara.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Lucinete Costa, enfatizou que a audiência pública vai tornar o pacto mais conhecido, além de discutir a forma de efetividade do referido pacto pela não violência contra a mulher.

Entre as ações do pacto estão a reabertura da delegacia da mulher e a implantação da Casa Abrigo. “Há uma melhoria nesse processo organizativo, mas reconheço que a gente precisa cada vez mais está antenada na luta pela efetividade das bandeiras públicas”, disse Lucinete.

Powered by WPeMatico

Bolsonaro é esfaqueado durante campanha em Minas Gerais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Jair Bolsonaro levou uma facada na tarde desta quinta-feira (6) durante um ato de campanha em Juiz de Fora, no Sul de Minas Gerais. De acordo com a assessoria de imprensa do candidato do PSL à Presidência, o corte foi ‘superficial’.

Segundo o “G1”, o capitão reformado estava sendo carregado por apoiadores quando sentiu dor. Ele foi retirado do local imediatamente por um carro da Polícia Federal e levado para a Santa Casa da cidade.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento do ataque. (assista no player acima)

O colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, disse que Bolsonaro usava um colete a prova de balas. No entanto, o golpe atingiu o abdômen do candidato, logo abaixo do colete.

Eduardo Bolsonaro, filho de Jair, disse no Twitter que o pai não corre risco de morte.

“As informações que tenho são preliminares e neste tipo de situação sempre há muita notícia desencontrada. Mas chegou a mim que Jair Bolsonaro foi esfaqueado num evento em MG, mas está fora de risco de morte. Peço que orem por ele e sabendo de algo mais publico aqui”, escreveu o candidato à Câmara dos Deputados.

Powered by WPeMatico

Caicó está classificada entre as dez cidades da Rede Municipal do RN que alcançaram as Metas do IDEB

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da educação (MEC) divulgou na última segunda-feira (03) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/2017), onde mostra Caicó no ranking dos dez municípios, entre os 167 (cento e sessenta e sete) do RN, que ultrapassou a Meta prevista, ficando em 7 (sétimo) lugar, com a nota 4,5, superando a projeção de 4,2 prevista para 2017. Observa-se também que o rendimento ora apresentado, já supera a meta de 2019, estabelecida em 4,4.

Destaca-se na classificação do Ensino Fundamental (séries finais), no primeiro lugar, a Escola Municipal Presidente Kennedy. Já nos anos iniciais (5 ano) Caicó está classificada em 29º lugar, pontuando 4,9, superando a projeção para 2017, estabelecida em 4,6.

Destacam-se na classificação do Ensino Fundamental (séries iniciais), as Escolas Municipais: Hermann Gmeiner, com nota 5,8, Auta de Souza com 5,5, Presidente Kennedy com 5,4 e a Walfredo Gurgel com 5,0, nos primeiros lugares, respectivamente.

“Parabenizamos as Escolas que uniram esforços e atingiram e/ou superaram as Metas projetadas, inclusive àquelas que apesar de não se apresentarem como destaque, conquistaram um importante avanço! ainda há muito trabalho a ser feito. A equipe da Secretaria, juntamente com as Escolas, com o Conselho Municipal de Educação, realizarão análises e intervenções para que possamos galgar conquistas cada vez maiores”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Gregório.

Ranking das cidades da rede municipal nos anos finais (8ª e 9º ano):
1. Rafael Godeiro
2. Ouro Branco
3. São João do Sabugi
4. Cruzeta
5. Lajes
6. Severiano Melo
7. Caicó
8. São Fernando
9. Doutor Severiano
10. Equador

Powered by WPeMatico

Luta de Nelter viabiliza novo asfalto em todo o perímetro urbano de Jucurutu

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20180906-WA0040

As obras de construção da nova estrada que liga Jucurutu a Caicó (RN-118), foram iniciadas nesta quarta-feira (05). Pelo projeto original, que teve a ordem de serviço dada pelo secretário Vagner Araújo no dia 24 de agosto, o trecho asfáltico do perímetro urbano de Jucurutu ficaria de fora.

Porém, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), que há tempos cobra do Governo do Estado a construção da nova estrada entre Jucurutu e Caicó, esteve na última semana no Centro Administrativo Estadual acompanhado dos vereadores Fagner Brito, Francinildo Aquino e Jubira Saldanha para participar de audiência com Vagner Araújo com o intuito de reforçar a necessidade de que obras da nova RN-118 também contemplassem a área urbana de Jucurutu.

“Nosso pedido foi atendido pelo Governo do Estado e as máquinas começaram nesta quinta-feira (06) os serviços a partir do bairro Freitas, saindo do parque de vaquejada e irá refazer todo o asfalto de Jucurutu passando pelos bairros Alto da Bela Vista, Centro, Vila de Santa Isabel, Cohab e Novo Horizonte, saindo para Caicó”, informou Nelter.

“Essa luta é antiga e foi viabilizada graças à nossa força política junto ao Governo do Estado. Eu não abri mão de que toda zona urbana de Jucurutu fosse beneficiada com o asfalto novo. Tive audiência no Departamento de Estradas de Rodagens (DER) ano passado onde fui acompanhado de vereadores jucurutuenses. Na época, nós já havíamos solicitado ao general Fraxe para que a obra contemplasse toda cidade”, relembrou o parlamentar.

Prefeito Marcos do Manhoso prestigia Projeto de educação para o trânsito da PRF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2018-09-06 at 11.32.30

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (06), na escola Municipal Presidente Kennedy, localizada no centro de Caicó, a entrega do material do projeto de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que conta com a parceria com o município de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

O evento contou com a presença do prefeito Marcos José que destacou a importância de parcerias para motivar e sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a responsabilidade com a segurança no trânsito. “O bom motorista e pedestre tem que ser educado desde a escola, projetos como este só facilita as boas práticas no trânsito. A parceria é importante porque traz para dentro do ambiente escolar os profissionais que lidam diariamente com o trânsito nas vias”, destacou.

O Festival Estudantil Temático de Trânsito – FETRAN PEDAGÓGICO, tem como slogan “Transformando atitudes para salvar vidas”, e é um dos maiores Projetos de Educação para o trânsito do país e tem como principal objetivo inserir a Educação para o Trânsito de forma concisa e contínua na rotina escolar, pois a melhor forma de incutir a transformação de pensamento e de comportamento no trânsito é trabalhar diretamente e continuamente na educação.

PRF e prefeitura de Caicó devem ampliar projeto de Educação para o Trânsito

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dentro da atribuição de Educação para o Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza o FETRAN (Festival Estudantil Temático de Trânsito). Esse projeto é uma parceria com escolas e secretarias municipais de Educação. No caso de Caicó, a primeira unidade a receber o projeto foi a Escola Municipal Presidente Kennedy, mas há uma intenção de ampliar para a rede de ensino do Município.

Segundo o inspetor Gilbene Queiroz, da PRF, o FETRAN procura sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis como forma de evitar os acidentes de trânsito. “Já que estes são umas causas de mortes entre alunos, como as quedas de ciclistas, atropelamentos e ausência do cinto de segurança ou capacete”, explicou Gilbene.

Nesta sexta-feira (06), foi realizado um desfile simbólico com os estudantes assistidos pelo programa, que contou com a participação do prefeito de Caicó, Marcos José, e da secretária de Educação, Lúcia Gregório. “Vamos estender a outras escolas, para que tenhamos cidadãos mais conscientes”, enfatizou Marcos.

 

 

Powered by WPeMatico

Fachin nega pedido para afastar inelegibilidade de Lula

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Da Agência Brasil

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou uma liminar (decisão provisória) pedida pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que buscava garantir a presença do político na disputa pela Presidência da República.

O recurso havia sido protocolado ontem (5) pelos advogados de Lula, paralelamente a outro recurso, ingressado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra a decisão daquela corte de barrou a candidatura do ex-presidente, com base na Lei da Ficha Limpa.

Em ambos os recursos, a defesa insiste na tese de que uma liminar concedida pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) garante a Lula o direito de concorrer à eleição como candidato do PT.

Fachin, que no julgamento no TSE foi o único a votar a favor da candidatura de Lula, ocasião em que considerou válido o argumento sobre a decisão da ONU, desta vez afirmou que a liminar do organismo internacional é válida somente no âmbito eleitoral, não servindo para suspender os efeitos de uma condenação criminal.

Efeitos

Isso porque, enquanto no TSE a defesa atacou a decisão que negou registro à candidatura de Lula, no STF os advogados buscavam suspender os efeitos de outra decisão, a proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que impôs a Lula a pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Tal efeito suspensivo teria o mesmo resultado de afastar a inelegibilidade de Lula.

“Em suma: o pronunciamento do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido, reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral”, resumiu Fachin na decisão em que negou a liminar.

Para garantir o nome de Lula na urna eletrônica, resta ao ex-presidente agora aguardar o trâmite do recurso que ingressou no TSE. Ontem (5), a ministra Rosa Weber, presidente da Corte Eleitoral, disse que seguirá o rito previsto para o processo. Isso significa que abriu três dias para manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE), somente após a qual deverá encaminhar o caso ao Supremo.

Como o PT tem apenas até o dia 11 de setembro para decidir se substitui ou não Lula como cabeça de chapa, a defesa do ex-presidente entrou ainda na noite de quarta-feira (5) com mais uma petição no STF, solicitando que seja concedida uma medida cautelar urgente, antes do recurso apresentado no TSE ser encaminhado ao Supremo. O ministro Celso de Mello foi sorteado como relator deste pedido.

Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Powered by WPeMatico

Ciro Gomes cumpre agenda em Natal com Carlos Eduardo nesta quinta (06)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes cumpre agenda em Natal nesta quinta-feira (06) ao lado do candidato ao Governo do RN, Carlos Eduardo (PDT). Participará de reunião às 19h no Clube América.

Na mais recente pesquisa Ibope divulgada pela TV Globo, Ciro aparece empatado com Marina em 2º lugar com 12% e Bolsonaro em 1º lugar com 22%.

Mas em um cenário de 2º turno tendo Bolsonaro como adversário, Ciro venceria o pleito com uma maioria de 11%. O candidato do PDT tem 44% contra 33% de Bolsonaro.

Sobre a última pesquisa

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 2.002 eleitores

Quando a pesquisa foi feita: 1 a 3 de setembro

Registro no TSE: BR‐05003/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro

0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado

Powered by WPeMatico

Três jogos encerram 23ª rodada do Brasileirão nesta quinta; veja duelos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A 23ª rodada do Brasileirão termina nesta quinta-feira (6). Em campo, times que vão desde a briga pela elite do campeonato aos que lutam contra a zona de rebaixamento. Ontem (5), após o Corinthians perder para o Ceará, o técnico Osmar Loss foi demitido. Tristeza para alguns, mas para os colorados é só alegria. O Inter bateu o Flamengo e, agora, é o novo líder.

Confira abaixo os jogos desta quinta:

Fluminense x Vitória – Maracanã, às 19h

Santos x Grêmio – Pacaembu, às 19h

América-MG x Vasco – Independência, às 20h

Powered by WPeMatico

Governador Robinson Faria falta ao debate sobre Segurança Pública, recebe críticas e fica sem defesa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governador Robinson Faria (PSD), candidato à reeleição, faltou ao debate sobre Segurança Publica promovido pela Band Natal e mediado pela jornalista Anna Ruth Dantas.

A ausência de Robinson foi registrada pela mediadora e todas as perguntas foram feitas, porém ficaram sem resposta.

Powered by WPeMatico