Médicos suspendem alimentação oral de Bolsonaro após distensão abdominal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Informação do G1

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, está estável e teve a alimentação oral suspensa, informou boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein na manhã desta quarta-feira (12).

De acordo com o hospital, a suspensão momentânea da alimentação pela boca ocorreu “devido ao surgimento de uma distensão abdominal”. Dessa forma, o candidato volta a ter “alimentação parenteral (endovenosa) exclusiva até a próxima avalição”.

“O estado de saúde do paciente continua estável, sem febre ou outros sinais de infecção”, diz o boletim. “Os exames laboratoriais permanecem estáveis”, acrescenta a nota, assinada pelos médicos Antônio Luiz Macedo, cirurgião; Leandro Echenique, clínico e cardiologista; e Miguel Cendoroglo, diretor superintendente do hospital.

Também nesta quarta, o candidato recebeu a visita do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen. Segundo a assessoria de Etchegoyen, o ministro veio a São Paulo na terça para uma agenda privada e decidiu ir até o candidato nesta manhã.

O general não falou com a imprensa. A assessoria do GSI não informou o que foi conversado; disse apenas que a visita foi de cortesia. O Palácio do Planalto, porém, confirmou que o ministro levou uma mensagem do presidente Michel Temer (MDB) desejando pronta recuperação.

Na manhã desta quarta, Bolsonaro participaria da série de entrevistas do G1 e da CBN com os presidenciáveis (veja o calendário), mas, por causa da internação, ele não pôde comparecer ao estúdio da rádio em São Paulo.

A entrevista com Bolsonaro havia sido acertada em agosto, em sorteio realizado na presença de representantes dos partidos. Conforme explicitado na ocasião, um dos pressupostos para a entrevista ocorrer é a presença física do candidato no estúdio da CBN.

Diante da ausência de Bolsonaro em razão do atentado sofrido durante a campanha, o G1 e a CBN procuraram, na terça-feira (11), a assessoria do candidato e ofereceram a possibilidade de a entrevista presencial ocorrer em outra data neste mês, no mesmo horário das demais: das 8h às 9h. Ainda não houve resposta.

O presidenciável está internado desde sexta-feira (7) no hospital na Zona Sul de São Paulo se recuperando de uma facada levada durante ato de campanha no Centro de Juiz de Fora (MG) um dia antes. Na terça (11), teve alta da UTI, indo para uma unidade de cuidados semi-intensivos.

Powered by WPeMatico

Sessão do TRE-RN é marcada por 06 indeferimentos de candidaturas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na sessão plenária da terça-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou o julgamento de 07 registros de candidaturas, incluindo a análise do Demonstrativo de Regularidade de Ato Partidário (Drap) da coligação Trabalho e Superação I, composta pelos partidos PRB, PTB, PR, PPS, PMB, PTC, PSB, PRP, PSDB, PSD, Avante e PROS. Acerca do Drap, a corte eleitoral votou pelo deferimento parcial dos registros.

Houve também o julgamento de 02 pedidos referentes ao cargo de Senador. O primeiro tratava-se do registro do ex-prefeito de Canguaretama/RN, Jurandir Freire Marinho, que teve seu pedido indeferido pela corte eleitoral em razão da condição de ilegibilidade atribuída a ele. Conforme constatou a Justiça Eleitoral, Jurandir Marinho teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no ano de 2012.

Ainda referente ao cargo de Senador, o segundo caso tratava-se do registro de candidatura de Eann Styvenson Valetim Mendes. O TRE-RN realizou o deferimento do pedido, após analisar as comprovações emitidas pelo candidato a Senador acerca de sua desincompatibilização (afastamento do cargo ou função) dentro do prazo legal, isto é, 03 meses antes do pleito.

A Justiça Eleitoral também julgou nesta terça-feira o registro de candidatura de Antônio Barbosa dos Santos Júnior, que pretendia se candidatar ao cargo de Deputado Federal pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), mas teve seu pedido indeferido em razão da ausência de comprovações quanto à sua desincompatibilização dentro do prazo legal.

Quanto aos demais casos julgados, 03 tratavam-se de propensos candidatos ao cargo de Deputado Estadual, são eles: Délcio Pedroso Costa (Coligação Trabalho e Superação IV), Jeronimo Alves (MDB) e Maria Eunice Roque Tavares (Rede). Todos encontravam-se em débito com a Justiça Eleitoral em virtude da ausência de quitação eleitoral e da omissão de prestação de contas, restando ao TRE-RN o indeferimento desses pedidos.

Powered by WPeMatico

Pesquisa indica que 97% da população da Grande Natal sentem insegurança ao sair de casa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN) e IN-Pacta, incubadora da UFRN, apresentaram ontem o relatório final da campanha “Eu Decido a Segurança do RN”, que coletou junto à população do nosso estado a impressão e o sentimento que se tem diante da violência que nos assola, bem como propostas para melhorar a Segurança Pública. A campanha durou todo o mês de agosto e neste período mais de 8 mil cidadãos responderam ao questionário, sendo que mais de três mil deram propostas para o sistema de segurança.

A solenidade aconteceu no auditório Deputado Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa. Todos os candidatos ao governo do Estado foram convidados. Apenas não estiveram presentes o candidato Freitas Junior e o candidato à reeleição Robinson Faria. Todos os que compareceram receberam em mãos a cópia do relatório bem como as mais de 3 mil sugestões encaminhadas pela população.

“A metodologia utilizada, baseada em inteligência artificial, foi capaz de apontar correlações não perceptíveis pela estatística convencional”, explicou o professor Gláucio Brandão, coordenador da incubadora IN-Pacta, e professor da UFRN.

Os dados foram apresentados pelo pesquisador Felipe Zumba, também professor da universidade. “Esperamos realmente que essas valiosas informações sejam aproveitadas pela classe política do nosso estado”, disse Zumba diante da numerosa plateia.

Assistiram à apresentação também outras autoridades políticas, membros da arquidiocese, do Ministério Público Estadual, Magistratura, Auditores Fiscais, Advogados e representantes de instituições como Fiern, Sindicato dos Trabalhadores da Educação e imprensa local. A pesquisa foi dividida pelas quatro mesorregiões do estado.

Nos dados obtidos ficou comprovado, por exemplo, que na mesorregião Leste Natal e Grande Natal), 97,4% das pessoas não se sentem seguras ao sair de casa, e que para 41,5% das pessoas o roubo é o crime que mais preocupa, seguido do homicídio (27%) e tráfico de drogas (20%). Fazendo a separação por gênero, o roubo é a maior preocupação para 40,6% as mulheres e 42,3% dos homens.

WhatsApp Image 2018-09-11 at 18.12.18

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Juiz nega pedido de Fátima para tirar propaganda que mostra sua aliança com Robinson em 2014

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O juiz Almiro Lemos negou representação com pedido de DIREITO DE RESPOSTA ajuizada pela Coligação da candidata Fátima Bezerra (PT) contra o candidato Carlos Eduardo (PDT), alegando, em suma, que no dia 10 de setembro de 2018, nas inserções da propaganda gratuita, 1º bloco, na televisão, os Representados, utilizaram para mostrar a aliança feita entre Fátima e Robinson em 2014.

“Eles se uniram pelo poder em 2014 e governaram juntos por muito tempo. Deu no que estar aí, um Rio Grande do Norte desgovernado, pense nisso na hora de escolher o novo governador do Rio Grande do Norte. “

A alegação dos advogados de Fátima era de que a propaganda é difamatória e injuriosa.

“Não se vislumbra qualquer conduta que transborde para os tipos penais previstos como fundamento para o direito de resposta. Não amolda-se sequer minimamente a tais figuras a afirmação de que dois candidatos “se uniram pelo poder”, na medida em que, de fato, o que se busca na eleição é o acesso ao poder e as formações de coligação e de apoio, em última instância são uma união pelo poder, nada havendo de injurioso em tal registro.

De igual maneira, não se há dizer “sabidamente inverídico” o fato, pois, consoante se infere da própria representação, união houve, já que não se rompe aliança inexistente”, diz o juiz federal ao negar o pedido de Fátima.

“Com efeito, a própria representação apresenta notícia de “rompimento” entre a representante e o então governador, ora candidato, colhendo-se da notícia apresentada que o rompimento era “fato do dia”, “ainda resumido aos bastidores”, destacando, inclusive, que o rompimento seria pessoal, e não partidário: “Pelo que o blog apurou por fontes até o momento, a posição de Fátima não é a do PT. Ou seja, a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria da Juventude e Secretaria da Mulher continuam com o PT”. Destaca-se, ainda, que a nota juntada pela própria representante data de 19 de outubro de 2015, o que distancia o fato de um ano das eleições, período que não pode ser havido como “curto”.

Têm-se a toda evidência, então, que não há fato “sabidamente inverídico” na afirmação de que “governaram juntos por muito tempo”, se a própria representação apresenta notícia registrando o rompimento pessoal da candidata majoritária e destacando a permanência do partido com algumas secretarias”, continuou a decisão que indeferiu o pedido.

Powered by WPeMatico

Hacker invade sistema de informática da Assembleia Legislativa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

NOTA ASSEMBLEIA – SISTEMA INFORMÁTICA

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte informa à sociedade, à imprensa e aos órgãos de controle que o sistema de informática foi atingido por um ataque de vírus promovido por hackers. Permanecem preservados os bancos de dados internos.

No momento em que ocorreu a invasão, precavidamente, a Assembleia optou pela suspensão temporária da sua página na internet, fechando o sistema para evitar transtornos.

É importante esclarecer que o serviço da rede de internet do Poder Legislativo é contratado à operadora OI e a Assembleia tem licença para uso de todos os programas, incluindo softwares de segurança. Outros órgãos públicos também foram atingidos pelo vírus com origem internacional.

O Poder Legislativo lamenta a interrupção momentânea das informações do trabalho dos deputados estaduais, ao mesmo tempo em que reafirma que todas as medidas cabíveis já foram tomadas e que as diretorias administrativas e de informática estão trabalhando para uma solução com brevidade.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Palácio José Augusto

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cancerO câncer avança e 18,1 milhões de novos casos serão registrados em 2018 no mundo, com um total de 9,6 milhões de mortes. Os dados foram publicados nesta quarta-feira, 12, pela Agência para a Pesquisa do Câncer, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento alerta que, se nada for feito, as incidências vão atingir 29,4 milhões de novos casos em 2040, uma expansão de 63% nos próximos 20 anos. A mortalidade deve subir de 9,6 milhões de pessoas hoje para 16,3 milhões em 2040.

Essa é a primeira vez desde 2012 que novos números estão sendo publicados. Há cinco anos, eram 14,1 milhões de novos casos e 8,2 milhões de mortes. O que as entidades alertam ainda é que serão os países emergentes que mais registrarão o aumento de casos, com um salto de 62% até 2040 e um total de 10 milhões de novos casos.

Powered by WPeMatico

Sistema de informática da Assembleia Legislativa do RN é hackeado e site fica fora do ar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

alrnO sistema de tecnologia da informação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi invadido por hackers, conforme confirmou a assessoria do órgão. Por precaução, o Legislativo informou que tirou o site do ar para evitar que os invasores alterem fotos e matérias, e tenta recuperar o acesso aos programas. Na manhã desta quarta-feira (12), uma imagem na página inicial informava que o site estava em manutenção.

Ainda de acordo com a Assembleia Legislativa, os dados da intranet não foram perdidos. O órgão também negou que os criminosos virtuais tenham pedido dinheiro em troca da devolução das informações. As edições nos sistemas que lidam com folha de pagamento e orçamento foram suspensos.

Powered by WPeMatico

Além do irmão Dadá, Bibi Costa também declara apoio à candidatura de José Agripino para deputado federal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bibi_passeata

Além de já contar com ao apoio do ex-prefeito e ex-deputado estadual Dadá Costa, o candidato a deputado federal José Agripino passa a contar com o reforço em Caicó do ex-prefeito Bibi Costa.

Em depoimento gravado nesta quarta-feira (12), Bibi Costa fez questão de frisar porque decidiu apoiar Agripino. “Eu voto em José Agripino, porque venho acompanhado sua trajetória política desde o seu início. Como prefeito de Natal, como governador duas vezes e vários mandatos de senador, eu confio nele, nos ajudou muito quando administramos Caicó, esse é o federal do Rio Grade do Norte”, declarou.

Dadá e Bibi Costa apoiam a dobradinha de José Agripino federal e a candidatura a reeleição do irmão, deputado estadual Vivaldo Costa.

banner_seridopneus-770

Policial feminina paraibana é assassinada a tiros no Sertão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A policial feminina paraibana Aline Ribeiro de Araújo, de 31 anos, foi assassinada a tiros, na madrugada dessa terça-feira (11), na casa onde morava na cidade de Tuparetama, Sertão de Pernambuco. Ela era soldado da Polícia Militar daquele estado, lotada no 23º Batalhão.

Em nota enviada ao Portal Correio, a Polícia Militar de Pernambuco lamentou a morte de Aline. Segundo o comunicado, a soldado foi atingida por dois tiros –  provavelmente disparados com a arma de fogo da própria vítima.

Feminicídio é principal suspeita

Apesar de o celular e a arma terem sido levados pelo atirador, a possibilidade de latrocínio está praticamente descartada. “A principal linha de investigação é que o crime tenha sido praticado pelo ex-companheiro da vítima, o que configura feminicídio”, informou a PM.

O corpo de Aline Ribeiro foi encontrado por uma funcionária da casa, que foi até o local a pedido da mãe da policial, que estava estranhando a dificuldade de comunicação com a filha.

Aline entrou para a Polícia Militar de Pernambuco há menos de três anos. Ela deixa uma filha de 5 anos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Promotores que movem ação contra candidatos podem ser investigados, diz colunista da Folha de São Paulo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Da coluna de Mônica Bergamo/Folha de SP

A corregedoria do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), o órgão que fiscaliza e controla as atividades de procuradores e promotores, deve apurar eventuais irregularidades na atuação de alguns deles contra políticos que disputam a campanha eleitoral.

Em um memorando encaminhado ao órgão, Luiz Fernando Bandeira de Mello, conselheiro do CNMP, cita ações propostas contra os presidenciáveis Fernando Haddad, do PT, Geraldo Alckmin, do PSDB, e a prisão do ex-governador e candidato ao Senado pelo Paraná, Beto Richa (PSDB-PR).

Mello quer que sejam analisados “o tempo decorrido entre a suposta prática dos crimes delituosos e a propositura das ações”, para saber se elas foram aceleradas para causar “eventual impacto nas eleições”.

No pedido de averiguação, o conselheiro diz ser “evidente” que um promotor deve ajuizar uma ação se ela, “por acaso”, estiver concluída “à época da eleição”. “Mas também não pode reativar um inquérito que dormiu por meses ou praticar atos em atropelo apenas com o objetivo de ganhar os holofotes durante o período eleitoral”, afirma.

E o CNMP abriu um processo disciplinar contra o promotor Fernando Krebs, de Goiás, que chamou o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de “maior laxante do Brasil”.

Krebs já responde a queixa-crime apresentada contra ele pelo magistrado. Em sua defesa, o promotor afirma que exerceu apenas o seu direito à liberdade de expressão e à crítica.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

MP se baseou em carta anônima contra Carlos Eduardo para abrir investigação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A investigação aberta pelo Ministério Público contra o ex-prefeito e candidato ao Governo, Carlos Eduardo (PDT), foi aberta com base em uma carta anônima.

Carlos Eduardo fez a revelação por meio do seu Twitter, mostrando indignação com relação ao inquérito aberto pelo promotor Márcio Cardoso para investigar se o reajuste no preço da passagem de ônibus em Natal tem alguma relação com supostas doações para a campanha eleitoral.



Powered by WPeMatico

Fisco Estadual sabatina candidatos ao Governo do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Sindicato dos Auditores Fiscais do RN está promovendo uma sabatina com todos os candidatos ao Governo do Estado. O objetivo é conhecer as propostas do próximo governante para a área sócio-econômico-financeira, com ênfase no fortalecimento da administração tributária.

A sabatina começou na última segunda-feira (10) e vai até o dia 20. Já foram sabatinados Carlos Eduardo Alves (PDT), Carlos Alberto (PSOL) e Freitas Júnior (REDE).

Nesta quinta-feira (13) será a vez de Fátima Bezerra (PT), Breno Queiroga (SOLIDARIEDADE), Dário Barbosa (PSTU) e Heró Bezerra (PRTB).

A sabatina começa às 10h, na sede do Sindifern, em Candelária e é aberta ao público em geral. Além da fala livre dos candidatos, eles ainda respondem perguntas pré-formuladas pelos auditores e, também, perguntas livres da plateia.

Powered by WPeMatico

Cobertura da vacinação para pólio e sarampo no RN chega a 91%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinadengueDados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), indicam que a campanha de proteção já aplicou 20,8 milhões de doses aplicadas. No Rio Grande do Norte, dos 188 mil que se encaixam no público-alvo, a cobertura alcançou 91,49% que receberam doses da vacina de poliomielite e 90,89% de sarampo. Ambos percentuais estão abaixo da média nacional, que marca, atualmente, 93%, e da meta estipulada no início da campanha, que era de 95% para cada uma das vacinas.

A campanha nacional se estende até a próxima sexta-feira (14) nos municípios que não atingiram a meta inicial. Este já é o segundo prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, que havia limitado o fim da campanha para o dia 31 de agosto, mas o alto número de municípios abaixo da meta motivaram o aumento do prazo. Em todo o Brasil, mais de 4 mil municípios do país cumpriram a meta.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar independentemente da situação vacinal. Cerca de 800 mil crianças de todo o Brasil ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. No Rio Grande do Norte, 16 mil crianças ainda não estão protegidas.

Powered by WPeMatico

Inscrições para concurso público com 462 vagas no RN terminam dia 23

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

concursoAs inscrições para um concurso público único com o objetivo de preencher 462 vagas de todos os níveis em oito prefeituras e sete câmaras municipais no interior do Rio Grande do Norte segue com inscrições abertas até o dia 23 de setembro. As oportunidades são em todos os níveis e para as áreas da educação, assistência social, saúde e prestação de serviços. Além das vagas, haverá formação de cadastro de reserva.

Organizado pela Funcern, o concurso terá provas de nível médio e superior, com os salários iniciais variando entre R$ 954 a R$ 10 mil, enquanto a carga semanal de trabalho pode ser de 30 ou 40 horas. As inscrições estão abertas desde o fim de agosto e a previsão é que as provas ocorram no dia 21 de outubro, com resultado final divulgado até 30 de novembro.

Pelo edital, a inscrição é de R$ 80 para os cargos de Nível Fundamental e Nível Médio e de R$ 100 para os cargos de Nível Superior. O certame com oportunidade para as prefeituras será realizado no mesmo dia e horário nas cidades de Santa Cruz (56 vagas), Coronel Ezequiel (39 vagas), Campo Redondo (66 vagas), Lajes Pintadas (72 vagas), São Bento do Trairi (30 vagas), Jaçanã (76 vagas), Japi (42 vagas) e Santo Antônio (58 vagas).

Além dessas oportunidades, existem vagas para Câmara Municipal de Japi (2 vagas), Câmara Municipal de Campo Redondo (2 vagas), Câmara Municipal de Jaçanã (3 vagas), Câmara Municipal de Lajes Pintadas (3 vagas), Câmara Municipal de São Bento do Trairi (3 vagas), Câmara Municipal de Coronel Ezequiel (3 vagas) e Câmara Municipal de Santa Cruz (7 vagas).

Powered by WPeMatico

Servidores do Detran paralisam atividades por tempo indeterminado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DETRANNesta quarta-feira (12), os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) iniciam movimento grevista por tempo indeterminado. A reivindicação da categoria é o cumprimento do acordo firmado no ano de 2016, que prevê o reajuste salarial da categoria, além da realização de concurso público.

A decisão de entrar em greve ocorreu após algumas assembleias realizadas pela categoria, nas quais ficou claro, para os grevistas, que o Governo do Estado não tem o interesse de cumprir o acordo firmado há quase dois anos. O representante do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), Alexandre Guedes, explica que um erro de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) fez que os servidores tivessem grandes perdas salariais.

Powered by WPeMatico

Papa convoca bispos para cúpula de prevenção do abuso sexual

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

papa franciscoO Papa Francisco está convocando os bispos de todas as conferências episcopais de todo o mundo para uma cúpula em fevereiro para discutir a prevenção do abuso sexual de clérigos e a proteção de menores.

“O Santo Padre Francisco, depois de ouvir o Conselho dos Cardeais, decidiu convocar uma reunião com os Presidentes das Conferências Episcopais da Igreja Católica sobre o tema da ‘proteção de menores’”, diz o comunicado do Vaticano.

Segundo a agência Associated Press, a reunião, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro, é a primeira desse tipo e sinaliza uma percepção nos níveis mais altos da Igreja de que o abuso sexual clerical é um problema global e não restrito ao mundo anglo-saxão, como muitos líderes da igreja insistem em dizer.

Os conselheiros cardeais-chave de Francisco anunciaram a decisão na quarta-feira (12), quando o mais recente capítulo de escândalo de encobrimento da Igreja Católica ao abuso sexual colocou o seu papado em crise.

Powered by WPeMatico

Pesquisa Inpacta/Adepol revela que 97% dos moradores da região central do RN não se sentem seguros ao sair de casa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MEDIDASEm parceria com a UFRN, através do Instituto InPacta, a Associação dos Delegados da Polícia Civil do RN apresentou aos candidatos ao Governo todos os dados da Pesquisa intitulada de “Eu dedico a Segurança do RN”. Dividida por regiões, a pesquisa traz um panorama dos crimes que mais preocupam os moradores, e soluções para melhorar a segurança pública.

Na Região Central, onde estão localizados também todos os municípios seridoenses, o número dos que não se sentem seguro ao sair de casa chega ao índice alarmante de 97%. Esse percentual aumenta para 98,7% quando são respondidos apenas por mulheres, e 95,9% quando são respondidos por homens.

Ainda de acordo com a pesquisa, dos crimes que mais causam preocupação, na região Central o líder é o tráfico de drogas, com 34,8% seguido de Roubo (34,3%), homicídio (20,4%) e violência contra vulneráveis (10,4%).

A pesquisa ainda pesquisou sobre quais medidas devem ser tomadas pelo próximo Governo, com relação à Segurança Pública. Dos que moram na Região Central e responderam à pesquisa, a maioria optou por uma polícia com mais tecnologia (22,4%), seguida por aumentar o efetivo policial (19,1%), políticas públicas preventivas (18,9%), legislação penal mais rígida (17,5%), melhorar a educação (13,8%) e melhorar o sistema prisional (8,3%).

Powered by WPeMatico

Palmeiras e Cruzeiro fazem confronto de tira-teimas pela Copa do Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Palmeiras e Cruzeiro caminharam até agora com o privilégio de ser as duas únicas equipes do Brasil a continuar na disputa de três competições. Mas a partir desta quarta-feira, às 21h45, no Allianz Parque, um dos times começa a se despedir desta confortável situação na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. A volta será dia 26, no Mineirão.

Os dois clubes estão também nas quartas de final da Copa Libertadores e conciliam essas competições mata-mata com os compromissos do Campeonato Brasileiro, em que a situação de ambos é bem diferente. O Palmeiras está na terceira posição, três pontos atrás do líder Internacional (46 a 49). O Cruzeiro peca pela irregularidade e está em sétimo com 33 pontos, 13 a menos do que o alviverde paulista.

Os adversários de elencos renomados e experientes vão travar um confronto interessante entre os técnicos, ambos gaúchos. O palmeirense Luiz Felipe Scolari e o cruzeirense Mano Menezes são ex-treinadores da seleção brasileira e os dois com mais títulos da Copa do Brasil.

Felipão é o maior campeão do torneio, com quatro taças, duas delas com o Palmeiras. Já Mano é bicampeão, assim como Renato Gaúcho e Levir Culpi. “São equipes que possuem grandes treinadores e elencos de qualidade. Com certeza teremos duas grandes partidas”, disse o meia Hyoran, do Palmeiras.

A Copa do Brasil é para a dupla um torneio importantíssimo na trajetória, por ter sido o primeiro grande trabalho de repercussão nacional. Em 1991, o Criciúma foi campeão do torneio sob o comando de Felipão. Anos depois, em 2004, foi a vez do pequeno XV de Campo Bom (RS), dirigido por Mano, ser semifinalista.

Os dois pouco se enfrentaram na carreira. Apesar de coincidências na trajetória, como Felipão em 2012 ter substituído Mano na seleção brasileira, foram somente duas partidas entre os treinadores gaúchos. Pelo Campeonato Brasileiro de 2014, cada um ganhou uma vez nos confrontos entre Grêmio e Corinthians.

O último encontro entre os dois foi há pouco mais de um mês. Na véspera da estreia pelo Palmeiras, contra o América-MG, Felipão comandou o treino do time em Belo Horizonte, no CT do Cruzeiro, onde conversou com o colega. Um outro duelo pode ser marcado na Libertadores, pois, se as duas equipes passarem pelas quartas de final, vão se enfrentar nas semifinais.

MISTÉRIO – Os times se preparam com treinos fechados. O Palmeiras abriu a atividade apenas por alguns minutos, período em que o meia Bruno Henrique e o atacante Borja não estiveram no campo. Os dois são dúvida por sentirem problemas na panturrilha. Destaque no clássico de domingo, Dudu está confirmado na equipe.

No Cruzeiro, o meia uruguaio Arrascaeta está recuperado de lesão na coxa esquerda e participou da atividade. O time mineiro espera contar com o retorno do zagueiro Dedé, que estava em compromisso com a seleção, nos Estados Unidos.

Powered by WPeMatico

Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta no Maracanã

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Copa do Brasil se tornou uma “tábua de salvação” para Flamengo e Corinthians no segundo semestre. Para o time paulista, a situação é dramática. Preocupado com a queda nas oitavas de final da Copa Libertadores e a má fase no Campeonato Brasileiro, trocou de treinador. Jair Ventura vai ter de consertar todos os setores, defesa, meio e ataque, mas restam apenas quatro jogos até a taça.

O Flamengo está vivo no Campeonato Brasileiro, mas discute, a cada rodada, a permanência do técnico Maurício Barbieri. Também está fora do torneio sul-americano. Chegar à final da Copa do Brasil seria uma trégua na insatisfação das duas maiores torcidas do País. E será nesse cenário que os times vão duelar nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, no jogo de ida das semifinais.

A Copa do Brasil foi definida pela diretoria como prioridade assim que o Corinthians foi eliminado pelo Colo-Colo nas oitavas de final da Libertadores. Com uma vitória nos últimos oito jogos do Brasileirão, a equipe se limita a sonhar com uma vaga na próxima Libertadores. A diferença para o último que se classificaria hoje (Grêmio) é de 11 pontos (41 a 30).

“Não que classifico em primeiro, segundo ou terceiro (em termos de prioridade). É que a Copa do Brasil está mais próxima. Agora é a Copa do Brasil e pontuar no Brasileiro. É trabalhar para ganhar os dois campeonatos”, disse o presidente Andrés Sanchez.

A torcida entendeu o recado. Proibida de entrar no Maracanã em função de uma briga de 2016, a principal organizada do clube convocou seus membros para acompanharem o embarque do time na terça-feira, em Guarulhos. Centenas de torcedores foram apoiar a equipe. Parte da festa que seria feita nas arquibancadas foi antecipada para o saguão de Cumbica. Os jogadores não usaram as áreas comuns do aeroporto.

Em campo, Jair deve ser cauteloso. No treino de ontem, testou três volantes, mas não confirmou a escalação. “Vou me reservar a não falar a estratégia. Depois do jogo vou explicar o motivo, o que fizemos ou deixamos de fazer”, desconversou.

O confronto tem um leve sabor de revanche para o treinador. No ano passado, quando dirigia o Botafogo, ele foi eliminado exatamente nesta fase pelo Flamengo “O jogo foi decidido num detalhe. Foi um drible do Berrío que nunca vi na vida. Quem sabe um drible agora nosso de Pedrinho ou Clayson e a classificação para o nosso lado?”, torce Jair.

O Flamengo coloca todas as suas fichas neste primeiro jogo. Para isso, preparou um esquema especial para escalar dois jogadores que estavam participando de amistosos nos Estados Unidos: Lucas Paquetá (Brasil) e Cuéllar (Colômbia). Em parceria com o Cruzeiro, o time carioca fretou um avião para trazer a dupla e o zagueiro Dedé, que enfrentará o Palmeiras. O trabalho de recuperação muscular será feito no voo.

“Estamos fazendo esforços para contar com jogadores que são importantes não só neste jogo. Têm desempenho bom no ano. Não posso dizer quanto vão jogar”, disse Barbieri.

Mesmo diante da ameaça do Flamengo de ir à Justiça contra a escalação de Fagner, o Corinthians vai colocar o jogador em campo nesta quarta no Maracanã. “(O clube) Tem total segurança. Ele (Fagner) foi cortado pela CBF. Não foi um pedido de desconvocação feito pelo atleta. O Corinthians está tranquilo e trabalhando para que ele tenha condições de jogar”, disse o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves.

A reclamação do Flamengo é que, como Fagner foi convocado para a seleção brasileira, ele não poderia atuar pelo Corinthians, mesmo depois de ter sido cortado devido a uma lesão na coxa esquerda. O prazo de recuperação era de três a quatro semanas, mas ele voltou em 12 dias. “Como se trata de um jogo decisivo, os atletas vão até com lesão, com grau 1, com um edema”, disse Jair.

Powered by WPeMatico

Temer pede ao STF para arquivar inquérito que liga Odebrecht ao MDB

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Por meio dos advogados Frederico Barbosa e Brian Alves Prado, Michel Temer pediu nesta terça-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito da Odebrecht que investiga o pagamento de R$ 10 milhões da empresa para um grupo do MDB ligado a ele.

De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadi, do G1, o relator do inquérito é o ministro Edson Fachin. No documento apresentado pela defesa de Temer, o presidente diz que não há provas de que teria recebido vantagem indevida da empreiteira, como aponta o relatório da Polícia Federal.

As investigações da PF, no entanto, apontam indícios de que Michel Temer teria recebido R$ 1,4 milhão após pedido de Moreira Franco à Odebrecht, em 2014. Além disso, o delegado Tiago Delabaray conclui que o intermediário do dinheiro seria o coronel reformado João Batista Lima Filho. Temer e Lima Filho estabeleceram contato telefônico em 176 ocasiões.

“Ora, será que conversaram 176 vezes sobre a prática de ilícitos? A própria autoridade policial poderia verificar, se ouvisse as de gravações, que as conversas eram de dois amigos de longa data”, argumenta a defesa de Temer, segundo “Sadi”.

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Pedras de Fogo inscreve para concurso público com 121 vagas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, na Paraíba, abriu o prazo de inscrições para o concurso público para servidores. O concursoserá realizado pela Facet Concursos. Confira o edital.Estão sendo oferecidas 121 vagas para vários cargos, e os salários chegam a R$ 2,8 mil.

O certame tem como objetivo o recrutamento e seleção de candidatos aos Cargos de Auxiliar de Serviços- 40 vagas; Auxiliar Administrativo-15 vagas; Gari-05 vagas; Operador de Máquinas-01 vaga; Motorista C-05 vagas; Guarda Municipal-05 vagas; Coveiro-01 vaga; Encanador-01 vaga; Assistente Social-03 vagas; Psicólogo- 01 vaga; Professor A- 13 vagas; Farmacêutico-01 vaga; Professor de Português- 04 vagas; Professor de Educação Física-01 vaga; Professor de Ciências-01 vaga; Professor de Inglês-01 vaga; Enfermeiro-09 vagas; Fisioterapeuta-01 vaga; Fonoaudiólogo- 01 vaga; Nutricionista- 01 vaga; Odontólogo- 01 vaga; Técnico de Enfermagem- 09 vagas e Terapeuta Ocupacional-01 vaga.

O Edital nº 01/2018 prevê que as inscrições acontecem no período 10 de setembro a 19 de outubro de 2018, de segunda a sexta feira. Na sede da prefeitura, as podem ser feitas das 8h às 12h. Já pela Internet, o candidato pode se inscrever pelo site da organizadora. As taxas de inscrição custam R$ 55 para cargos de até nível fundamental, R$ 65 para os cargos de nível médio e R$ 85 para os cargos de nível superior.

O cartão de inscrição será disponibilizado ao candidato no período de 19 a 23 de novembro de 2018, no mesmo local e horário em que se efetuaram as inscrições ou pela internet.

A prova será realizada na data provável de 09 de dezembro de 2018 em horários e locais a serem comunicados aos candidatos inscritos por meio do cartão de inscrição definitivo, que lhes será entregue na data supracitada e também através de Portaria publicada no quadro de avisos do rol da Prefeitura Municipal e no site da organizadora: www.facetconcursos.com.br

A Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo divulgou nota informando que o Edital do concurso público para provimento de vagas da edilidade é de total responsabilidade da “Facet”, empresa contratada para organizar a estrutura do certame. As eventuais falhas observadas no edital serão retificadas pela própria empresa responsável em tempo hábil.

“Realçamos que a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Administração estão atentas ao desenvolvimento do concurso para que todas as informações sejam condizentes com a realidade do município, garantindo aos candidatos segurança e legitimidade no mesmo”, diz a nota.

Powered by WPeMatico

Fachin envia recurso de Lula para plenário virtual do STF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ao plenário virtual da Corte um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão em que ele negou a suspensão da condenação do político no caso do triplex no Guarujá (SP).

O pedido foi negado por Fachin no último dia 6. Neste processo, a defesa do ex-presidente busca garantir a presença dele na disputa ao Palácio do Planalto por meio da suspensão da condenação de Lula, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza sessão extraordinária,  para a retomada do julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5794) que questiona o fim da contribuição sindical obrigatória.Na foto, os ministros Edson Fachin e Rosa
Ministro Edson Fachin encaminhou recurso de Lula ao plenário virtual do Supremo – José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Ao ser encaminhado ao plenário virtual, o agravo da defesa contra a decisão de Fachin deve ser julgado remotamente pelos 11 ministros do STF, que têm sete dias para votar, a partir do momento em que o processo for pautado, o que ainda não ocorreu.

Esta é uma das frentes em que os advogados ainda tentam garantir o nome de Lula na urna eletrônica. Paralelamente, tramita no Supremo outra petição, na qual a defesa pede uma liminar (decisão urgente) para suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que barrou a candidatura do ex-presidente, de modo que o PT tenha ao menos até o dia 17 de setembro para substituir a cabeça de chapa. Este pedido é relatado pelo ministro Celso de Mello.

Tramita ainda no STF uma terceira apelação, também relatada por Celso de Mello, desta vez que ataca diretamente o mérito da decisão do TSE. Caberá ao ministro definir se leva ou não o caso ao plenário do Supremo.

Um quarto recurso da defesa, contra a decisão do plenário do STF que negou um habeas corpus a Lula, já se encontra no plenário virtual e deve ter o julgamento concluido no próximo dia 13.

Pedido a Fachin

No pedido que encaminharam a Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, os advogados insistiram na tese de que uma liminar proferida pelo Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) garante a Lula o direito de disputar a eleição.

Como argumento, a defesa utilizou o voto do próprio Fachin, que no TSE foi o único a votar a favor do deferimento do registro de candidatura de Lula, aceitando a argumentação dos advogados.

Ao negar o pedido no âmbito do STF, no entanto, Fachin afirmou que a decisão da ONU seria aplicável somente no contexto eleitoral, não podendo servir para afastar a condenação de Lula no âmbito criminal.

Agencia Brasil

Powered by WPeMatico

Jovem é assassinado a tiros em rua da cidade de Santa Rita

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um jovem foi assassinado em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. O crime aconteceu na tarde desta terça-feira (11), por volta das 13h.

A vítima foi identificada como Pablo Henrique Régis da Silva, de 19 anos. Uma mulher estava próximo do corpo e lamentou a morta do rapaz, no bairro Alto das Populares, em Santa Rita.

Ela disse que ele era quase de sua família e, em entrevista, contou que não sabia de ameaças e de envolvimento do jovem com crimes e drogas.

O autor e motivo do homicídio não foram identificados. Nenhum suspeito foi detido durante as buscas feitas pela Polícia Militar. A informação é de que Pablo trabalhava em um depósito de bebidas, com familiares.

Powered by WPeMatico

Mega-Sena pode pagar R$ 28 milhões nesta quarta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O concurso 2.077 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 28 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12) em Serra Negra (SP).

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, pela internet ou em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, de acordo com a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

G1

Powered by WPeMatico

Estados e municípios pedem Fundeb permanente e mais recursos da União

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Brasília - Alunos da Escola Classe 29 de Taguatinga participam de atividades do projeto Adasa na Escola. No projeto as crianças aprendem como podem ajudar na preservação da água (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) esperam que a próxima legislatura do Congresso Nacional, a ser eleita em 7 de outubro, torne permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), previsto para acabar em 2020.

De acordo com o vice-presidente do Consed, Fred Amancio, “existe consenso” sobre a importância do fundo e “o fim do Fundeb não é mais uma preocupação”. Segundo ele, “o fundo é uma garantia de recursos permanentes para a educação”.

Para o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, o Fundeb é a “forma mais descentralizada” de uso de recursos da educação e assegura autonomia a estados e municípios. Além de tornar o fundo perene, estados e municípios querem que a União aumente a complementação estabelecida em lei, como preveem duas emendas constitucionais em discussão no Congresso Nacional, uma na Câmara dos Deputados e outra no Senado Federal.

Powered by WPeMatico