Ibope/CNI: Bolsonaro tem 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12% e Alckmin, 8%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Da Agência Brasil

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (26), nova pesquisa eleitoral sobre a disputa à Presidência da República. Conforme o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) obteve 27% das intenções de voto; Fernando Haddad (PT), 21% e Ciro Gomes, do PDT, (12%).

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) é o indicado por 8% dos entrevistados; Marina Silva (Rede) obteve 6% das menções; João Amoêdo (Novo) teve 3%; Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) foram mencionados, cada um, por 2% dos eleitores. Guilherme Boulos (PSOL) pontuou com 1%.

Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram neste levantamento do Ibope. Onze por cento dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo; e 7% não responderam ou não sabem em quem vão votar.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento ouviu 2 mil eleitores em 126 municípios entre os dias 22, 23 e 24 de setembro (últimos sábado, domingo e segunda-feira).

De acordo com o Ibope, o nível de confiança é de 95%; e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (BR-04669/2018).

2º turno

A pesquisa também verificou o posicionamento dos eleitores em eventuais cenários de disputa no 2º turno. No eventual confronto entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, a preferência recai para o petista, com 42% das preferências contra 38% do candidato do PSL (brancos e nulos com 16% e 4% não sabem ou não quiseram responder).

Na hipótese de disputa entre Ciro e Bolsonaro, a vantagem seria do candidato do PDT, 44% contra os 35% do deputado (brancos e nulos com 17% e 3% não sabem ou não quiseram responder). Se a disputa ocorresse entre Alckmin e Bolsonaro, o resultado é empate no limite da margem de erro. O tucano teria 40% contra 36% do candidato do PSL (brancos e nulos com 20% e 3% não sabem ou não quiseram responder).

Nas simulações, Jair Bolsonaro está tecnicamente empatado com Marina Silva. Bolsonaro teria 40% contra 38% de Marina, dentro da margem de erro. Brancos e nulos com 19% e 3% não sabem ou não quiseram responder.

Rejeição

O levantamento também verificou em quem os eleitores não votariam de “jeito nenhum”. A rejeição de Jair Bolsonaro é de 44%. Fernando Haddad e Marina Silva têm índice de rejeição de 27%.

Dezenove por cento dos entrevistados não votariam em Geraldo Alckmin; 16% não escolheriam Ciro Gomes. Cabo Daciolo e Henrique Meirelles têm 11% de rejeição; e Eymael. 9%.

Alvaro Dias, Guilherme Boulos e Vera Lúcia têm o mesmo índice de rejeição: 9%. Oito por cento dos entrevistados não votariam em João Amoêdo. Sete por cento se opõe a João Goulart Filho.

Os percentuais não são excludentes, o entrevistado pode indicar rejeição contra mais de um candidato.

Dois por cento disseram que poderia votar em qualquer candidato e 7% não quiseram responder ou não sabem quem rejeitaria.

Avaliação do governo

Pesquisa CNI/Ibope também traz avaliação do governo do presidente Michel Temer. De acordo com o levantamento, 4% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, 12% classificaram como regular e para 82%, o governo é ruim ou péssimo. Dois por cento não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa passada, divulgada em junho, 4% avaliavam o governo como ótimo ou bom, 16% como regular e 79% como ruim ou péssimo e 1% não souberam ou não quiseram responder.

O índice de confiança no presidente Temer foi de 5%, um ponto percentual abaixo do verificado pela pesquisa CNI/Ibope em junho. No levantamento daquele mês e na pesquisa informada hoje, 92% declararam “não confiar” no presidente. Três por cento não sabem ou não quiseram responder, um ponto percentual acima do verificado anteriormente.

Powered by WPeMatico

Carlos Eduardo no twitter: “Governador blefa como jogador de baralho”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato a governador pela coligação 100% RN, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo(PDT), usou sua conta pessoal no Twitter para rebater o que classifica “de novas mentiras” do atual governador Robinson Faria(PSD) em sua propaganda.

Segundo Carlos Eduardo, o atual governador está desesperado e age” tal um jogador que blefa em busca insana pelo impossível, como se a eleição fosse um jogo de cartas de baralho, que, na vida pode chegar em trocadilho, mas nas urnas se mostra irreversível para quem não mede os meios para quaisquer que sejam os fins”.

Os posts, na íntegra:

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Convocados para trabalhar na eleição têm direito a duas folgas por dia à disposição da Justiça Eleitoral

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os trabalhadores que forem convocados para atuar nas seções eleitorais durante o pleito têm direito a dois dias de folga por cada dia à disposição da Justiça Eleitoral. Assim, se uma pessoa participa de um dia de treinamento e comparece no dia de votação em um turno, ela pode tirar quatro dias de descanso, sem prejuízo do salário. Se houver segundo turno, e o cidadão tiver de comparecer à Justiça Eleitoral por mais dois dias, por exemplo, ele tem direito a oito dias de folga.

Quem tem direito
Todo trabalhador que for convocado pela Justiça Eleitoral e atuar durante a eleição tem direito ao descanso pelo dobro do tempo à disposição. Isso vale para mesários, secretários, presidentes de seção e também para quem exercer função durante apuração dos votos.

Como comunicar a empresa
Os dias de folga devem ser definidos de comum acordo entre o funcionário e o empregador. A empresa não pode negar o descanso ao empregado. Caso ocorra algum impasse sobre a concessão do período de descanso, o trabalhador deve procurar o cartório eleitoral.

A comunicação ao empregador deve ocorrer assim que o trabalhador receber a convocação. A entrega da declaração expedida pelo juiz eleitoral deve ser enviada imediatamente após o pleito.

Quando folgar
A Justiça Eleitoral orienta que as datas sejam definidas para um período logo após a eleição, mas não existe obrigatoriedade para que isso ocorra nos dias imediatamente seguintes a um dos dois turnos. Também não há prazo legal para que o direito à dispensa seja extinto.

Folga antes da eleição
O descanso é concedido mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, comprovando o comparecimento ao treinamento ou à seção eleitoral. Por isso não é possível tirar a folga antes das atividades desempenhadas (treinamento ou votação).

Folga x remuneração
A lei prevê apenas o direito às folgas, mas não existe impedimento legal para conversão do descanso em remuneração, caso ambas as partes concordem. O mesmo vale para casos em que o funcionário se desligar da empresa após a atividade (treinamento ou trabalho na eleição) e não tiver gozado as folgas.

Mais de um emprego
Funcionários em mais de um emprego têm direito ao descanso, pelo dobro dos dias à disposição da Justiça Eleitoral, em cada um dos lugares onde trabalhar.

Férias, feriados ou folgas
O empregado tem direito às folgas mesmo que esteja de férias durante o período de votação ou que tenha descanso previsto para os dias de treinamento ou da eleição.

Convocação
Quem for chamado pela Justiça Eleitoral para trabalhar na eleição tem até cinco dias – a contar da data do envio da convocação – para pedir dispensa ao juiz da zona eleitoral onde estiver inscrito. A solicitação deve ser entregue com a comprovação sobre o impedimento para que atue no pleito. O pedido é avaliado pelo juiz, que poderá aceitar ou não a justificativa.

Votação x ausência

Mesmo que o mesário não compareça ao trabalho durante a eleição, ele tem direito a votar. A ausência durante o pleito implica penalidade específica, não impedindo a participação como eleitor. Caso a pessoa convocada tenha impedimento para ir a um treinamento, ele deve procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para se informar sobre novas turmas.

Informações sobre o trabalho
A data e o horário em que o mesário deverá se apresentar para a primeira reunião sobre a atuação na eleição constam no documento de convocação. Para mais detalhes, é possível entrar em contato com o cartório eleitoral.

Powered by WPeMatico

Campanha Ação Infância e Vida entra na Semana da Solidariedade em todo país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

“Para cada ponto doado, um abraço apertado”, é com esse lema que a Campanha Ação Infância e Vida 2018, promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) em parceria com o Banco do Brasil, dá início a Semana da Solidariedade, que acontece a partir desta segunda-feira (24) e segue até o dia 28 de setembro em todo o Brasil.

Se você é cliente Livelo (Banco do Brasil ou Bradesco), para participar da Semana da Solidariedade é simples. Até o dia 28 deste mês, você pode cadastrar-se na promoção, transferir seus pontos Livelo para Smiles ou TudoAzul e ganhar até 70% de bônus.  A Smiles e a TudoAzul irão ajudar a Ação Infância e Vida no combate ao câncer infantojuvenil com mais 10%.

A Semana da Solidariedade assim como as demais atividades da Ação Infância e Vida, tem o intuito de mobilizar funcionários, clientes do BB e a sociedade em geral para apoiar as instituições que lutam pela visibilidade e, principalmente, pela cura do câncer infantojuvenil no país.

A Ação Infância e Vida é considerada uma das mais importantes do Brasil na divulgação e conscientização do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Na última edição, realizada em 2017, arrecadou mais de meio milhão de reais, distribuídos entre a Coniacc e as filiadas, para projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos. Confira mais detalhes da Ação no site bb.com.br/infanciaevida 

Criança auxiliada por instituições de apoio (1)

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia Rodoviária vai monitorar crimes eleitorais nas rodovias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PRF 1.1O trânsito nas rodovias federais será monitorado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para coibir a prática de ilícitos eleitorais nas BRs do Rio Grande do Norte durante a atual campanha até as eleições. Para tanto, a PRF firmou um termo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte.

O objetivo é reforçar a segurança nas estradas federais do estado, monitorando possíveis casos de “ilícitos eleitorais referentes à propaganda, transporte de eleitores e corrupção eleitoral”.

De acordo com o termo, a procuradoria ficará responsável por repassar informações de possíveis crimes eleitorais para a PRF. A polícia, por sua vez, deverá mobilizar seu efetivo para realizar operações e checar os casos. O documento foi assinado pela procuradora regional eleitoral, Cibele Benevides, e pelo superintendente regional da PRF no RN, Marcelo Henrique Montenegro.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

STF começa a decidir se eleitor que não fez biometria pode votar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

eleiçãoO Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar há pouco a ação protocolada pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria em todo o país. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso. De acordo com a Justiça Eleitoral cerca de 3,3 milhões eleitores se enquadram na situação.

Segundo a legenda, as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo são inconstitucionais, porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar.

Na avaliação do partido, “tudo indica que a maioria dos eleitores privados do direito ao voto é de cidadãos humildes” e que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade.

No processo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a ação por entender que para ter direito ao voto, preceito fundamental previsto na Constituição, o alistamento dos eleitores deve ser obrigatório.

Powered by WPeMatico

Enem 2018: MEC pede mudança no início do horário de verão por causa da data do exame

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

horario-de-verao-2015-2016-comeca-dia-18-g-09102015-085750O ministro da Educação, Rossieli Soares, pediu ao presidente Michel Temer e à Casa Civil que adiem o início do horário de verão este ano por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro domingo de provas, 4 de novembro, coincide com o início da mudança nos relógios, que devem ser adiantados em uma hora, em parte do território nacional. A Presidência da República ainda não respondeu ao pedido do MEC.

Um decreto de dezembro do ano passado, baixado por Temer, definiu o início do horário de verão no primeiro domingo de novembro. Antes da edição do decreto, o Tribunal Superior Eleitoral havia solicitado que o horário especial não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para o dia 28 de outubro.

Ao definir o dia da prova do Enem, os técnicos do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não tinham levado em conta a definição do horário de verão estabelecida no decreto de Temer editado no final de 2017.

Powered by WPeMatico

Pesquisa Ibope para presidente: Bolsonaro, 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; Marina, 6%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma nova pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente foi divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 126 municípios no sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Os resultados foram os seguintes:

  • Jair Bolsonaro (PSL): 27%
  • Fernando Haddad (PT): 21%
  • Ciro Gomes (PDT): 12%
  • Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
  • Marina Silva (Rede): 6%
  • João Amoêdo (Novo): 3%
  • Alvaro Dias (Podemos): 2%
  • Henrique Meirelles (MDB): 2%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 1%
  • Cabo Daciolo (Patriota): 0%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • João Goulart Filho (PPL): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Branco/nulos: 11%
  • Não sabe/não respondeu: 7%

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Emprego com carteira no RN tem o melhor agosto desde 2011, aponta Caged

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

carteira-de-trabalhoO saldo de vagas de agosto (4.486) foi o maior para um mês de agosto, desde 2011, quando foram criados 4.596 empregos no estado. A Agropecuária e a Indústria foram os principais responsáveis pelo desempenho positivo do mês, com saldos de 2.506 e 1.755 vagas, respectivamente. O resultado tem influência sazonal, da colheita de melões e da moagem da cana de açúcar.

Os serviços, juntamente com a administração pública, também registraram balanço positivo (329). O comércio demitiu mais do que contratou (-104 vagas). Confira íntegra do sumário do mês no link.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

AL exonera chefe de gabinete investigada por desvio de recursos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Assembleia fachada2A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte exonerou, nesta quarta-feira (26), a chefe do gabinete da presidência, Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, que é investigada por comandar um esquema de desvio de dinheiro dentro do órgão, usando servidores fantasmas.

A saída foi oficializada no Diário Oficial Estado após a ex-servidora ser presa na Operação Canastra Real, deflagrada pelo Ministério Público no dia 17 deste mês. As investigações apontam um suposto esquema que teria desviado R$ 2,4 milhões em recursos públicos na AL.

Oito pessoas foram presas durante a operação, que cumpriu seis mandados de prisão e 23 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Espírito Santo, Ipanguaçu e Pedro Velho. Um dos presos foi o prefeito de Espírito Santo, Fernando Teixeira (PSDB), que é marido de Ana Augusta, detido por posse ilegal de arma de fogo.

Powered by WPeMatico

Ciro Gomes passa bem após pequena cirurgia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Do G1

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, deve ter alta nesta quarta-feira (26), após dar entrada no Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (25) com sangramento na urina relacionado ao crescimento benigno da próstata, segundo boletim médico divulgado às 10h40 pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segundo o hospital, Ciro foi “submetido a uma intervenção cirúrgica de menor porte com cauterização das áreas hemorrágicas”. O procedimento foi endoscópico, sem corte, e durou 30 minutos.

“O paciente encontra-se bem e deverá receber alta hospitalar ainda hoje, caso mantida sua boa situação clínica. No futuro, talvez torne-se necessária novas avaliações para se evitar repetição de episódios semelhantes”, diz o boletim.

Ele não passou pela Unidade de Terapia INtensiva (UTI), está no quarto, pode comer normalmente está sem dor, segundo a equipe médica coordenada pelo doutor Roberto Kalil Filho e doutor Miguel Srougi.

A assessoria de imprensa do candidato disse que ele deve sair do hospital às 16h e ir para o debate do SBT/Folha de S.Paulo/UOL, previsto para começar às 17h45.

Ainda segundo a assessoria, a viagem que o candidato faria a Minas Gerais depois do debate ainda será avaliada.

Na terça, Ciro fez campanha na Baixada Fluminense pela manhã e, em seguida foi para São Paulo. A assessoria do candidato disse que Ciro sentiu um leve desconforto.

Powered by WPeMatico

Garibaldi faz caminhada na Vila de Ponta Negra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O senador Garibaldi Filho (MDB), candidato à reeleição, caminhou na tarde de terça-feira (25) pelo Vila de Ponta Negra.

Estava acompanhado dos vereadores Ney Lopes Júnior e Felipe Alves, além do suplente Manoel do Cação, liderança da localidade.

Garibaldi conversou com a população em caminhada e também percorreu o bairro em caravana.

IMG_3654

IMG_3653

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Guamaré faz novos investimentos em Saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em uma caravana de inaugurações, o prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, entregou um moderno e eficiente sistema de gestão hospitalar com novos computadores; uma unidade móvel de saúde; quatorze bicicletas para o uso dos Agentes Comunitários de Endemias e por último, o novo Centro de Reabilitação Tipo II, um sonho da população local, mas que também vai atender 26 municípios da região

UNIDADE DE SAÚDE MÓVEL

A Unidade de Saúde Móvel é um Ônibus ORE, zero quilômetro, com dois consultórios, sendo um odontológico e o outro clínico/ginecológico, totalmente climatizado e adaptado para atender pessoas com deficiência. Possui gerador para os locais que não dispõe de eletricidade e ainda plataforma elevatória de acessibilidade.

Segundo o Secretário de Saúde do município, Adriano Diógenes, o equipamento passa a funcionar como uma unidade básica de saúde móvel, garantindo acesso aos serviços públicos de saúde às comunidades onde há dificuldades de acesso e de deslocamento da população para outras unidades de saúde.

SAUDE (2)

CER–CENTRO DE REABILITAÇÃO TIPO II

O Centro Especializado em Reabilitação– CER entregue pela prefeitura é um órgão do Sistema Único de Saúde, destinado à reabilitação física, intelectual, auditiva, visual, ostomia e em múltiplas deficiências de indivíduos com algum grau de deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente ou contínua.

O CER de Guamaré foi habilitado pelo Ministério da Saúde caracterizando-se como CER – II Físico e Intelectual, destinado ao atendimento da 3ª Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. “Através dessa nova unidade ampliamos um serviço que já existe no município e tem por objetivo a habilitação e reabilitação dos cidadãos”, destacou Adriano Diógenes.

SAUDE (4)

Powered by WPeMatico

Lula diz a Haddad que PT deve conter avanço de Bolsonaro na periferia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após conversa com o ex-presidente Lula nesta segunda-feira (24), Fernando Haddad indicou que a campanha petista deve se intensificar na periferia das grandes cidades, a fim de conter o avanço de Jair Bolsonaro.

Além disso, as críticas ao candidato do PSL devem ser focadas nas questões econômicas, considerando que as polêmicas de Bolsonaro já estão na pauta de movimentos fortes, como o #EleNão, e nas ofensivas de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB.

Powered by WPeMatico

Temer admite suspender intervenção no Rio para votar Previdência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Michel Temer admitiu suspender, provisoriamente ou definitivamente, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro para votar a reforma da Previdência ainda este ano. Conforme a lei, a intervenção impede a votação de emendas constitucionais, como é o caso da tramitação da PEC 287/2016, que altera as regras de aposentadoria e pensão.

“Como depende de votação em 1º e 2º turnos, de repente pode suspender a intervenção”, disse o presidente. Ele assinalou que “o combate ao crime [no Rio] deu resultado” e admitiu até o fim da intervenção no estado.

“Vamos dizer que [caso] se encerre a intervenção, é preciso manter a estrutura que lá foi montada”, afirmou. A intervenção está prevista para terminar em 31 de dezembro de 2018. De acordo com Temer, a decisão vai depender de conversações entre o 1º e 2º turnos das eleições (7 e 28 de outubro) e também da vontade de seu sucessor.

Além de discursar nas Nações Unidas hoje (25), Michel Temer se reuniu ontem (24) em Nova York com cerca de 100 empresários norte-americanos, e disse que “a mensagem que passou ao mercado” é a de que haverá reforma da Previdência Social, independentemente de quem venha a ser escolhido como novo presidente da República. A intenção de Temer é levar para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado o projeto aprovado em comissão especial da Câmara desde o primeiro semestre do ano passado.

O presidente garantiu aos empresários norte-americanos que “passadas as eleições, quem chegar vai ter que continuar as reformas que fizemos”. Michel Temer lembrou na entrevista que durante o seu mandato reduziu a inflação, baixou a taxa de juros (Selic) e aprovou reformas como a mudança na legislação trabalhista e a emenda constitucional que estabelece o teto de gastos.

“Eu duvido que quem seja eleito tente derrubar e, portanto, consiga apoio no Congresso para derrubar o teto de gastos públicos”, sublinhou. “Eu quero ver quem vai chegar e vai dizer: ‘Eu quero mudar tudo isso. Eu quero inflação de 10%.Eu quero juros de 14,25%’”.

Segundo o presidente, o governo está preparado para fazer uma “transição tranquila”. Uma comissão para fazer a transição já foi “desenhada” no Palácio do Planalto e estão prontos “cadernos do governo” sobre as realizações em cada estado da Federação. Os ministérios também preparam relatórios individuais, informou Temer.

Powered by WPeMatico

Fraudes em cartão de crédito nas transações de celular crescem no país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O número de fraudes envolvendo cartões de crédito em transações pelo celular tem aumentado no país. Segundo levantamento do laboratório de cibersegurança da Psafe, entre janeiro e agosto deste ano já foram detectados mais de 6,7 milhões de golpes envolvendo bancos ou cartão de crédito no ambiente mobile. Ao todo, são 3,6 fraudes por minuto.

Ao todo, foram detectados 920 mil golpes na internet com o objetivo de roubar dados financeiros de consumidores para clonar cartões de crédito neste ano. Os meses de junho e julho tiveram os maiores registros, com 343,5 mil e 388 mil respectivamente. Os menores índices foram registrados em março (10 mil ataques) e abril (6,5 mil ataques). Neste ano, já foram identificadas 5,8 milhões tentativas de golpes a bancos.

Especialistas da PSafe apontam que não é ser possível determinar a motivação dos golpes. No entanto, o laboratório avalia que os dados variam de acordo com a sazonalidade e “criatividade” dos hackers. O aumento nos casos de golpes registrados nos meses de junho e julho podem estar associados ao período de férias escolares, em que as famílias costumam viajar mais e, consequentemente, usar mais o cartão de crédito.

Segundo os especialistas, hackers têm se aproveitado cada vez mais de contextos reais para criar golpes com um visual bastante crível, o que também influência o aumento dos casos de fraude.

O levantamento foi baseado na coleta de dados de detecções e bloqueios de ciberataques aos aparelhos dos mais de 20 milhões de usuários com o aplicativo de segurança dfndr, nos referidos períodos.

Alerta

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ana Carolina Pinto Caram Guimarães, a pasta tem alertado os consumidores para verificarem a procedência dos sites e, principalmente, desconfiar de facilidades extremas oferecidas pelos estabelecimentos virtuais.

“Quando se fala de fraude, vai além de uma relação de consumo. É um crime praticado por pessoas que usam de má fé, se apropriam de dados do consumidor para se beneficiar indevidamente. Alguns benefícios oferecidos não são reais, são produtos com preços fora do valor real de consumo, sites que não têm índole boa. Tudo que tem muita facilidade, a gente convida o consumidor a ficar atento”, disse a diretora à Agência Brasil.

Segundo Ana Carolina Guimarães, o consumidor deve ficar atento às suas movimentações financeiras e comunicar imediatamente aos bancos ou às instituições financeiras caso verifique alguma inconsistência.

“Entre em contato com banco e peça o cancelamento do que estiver em desacordo. O consumidor também tem seu papel de verificar toda movimentação financeira. Os bancos ou estabelecimentos comerciais que não cancelarem imediatamente ou que não cuidarem de suas relações de consumo, como falha de segurança, vão responder juridicamente por essas falhas”, acrescentou.

Segundo a diretora, instituições financeiras têm aprimorado suas tecnologias para evitar golpes e fraudes aos clientes. “Há o caso de um banco que instalou o reconhecimento digital nas operações realizadas pelo celular e essa atitude reduziu mais de 80% nas fraudes no sistema. É necessário o constante aperfeiçoamento das tecnologias para que haja o efetivo combate desses golpes”, avaliou.

Dicas

Para evitar fraudes, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sugere que o usuário pesquise as opiniões dos clientes do estabelecimento antes de realizar transações em plataformas de venda on-line.

Além disso, o órgão aconselha os compradores a buscarem empresas que forneçam o endereço físico no site, CNPJ, e um telefone de atendimento ao consumidor; orienta ainda a desconfiar de ofertas muito generosas e a comparar produtos similares em outros fornecedores.

A Senacon oferece ainda a plataforma Consumidor.gov.br, que reúne reclamações e avaliações dos clientes. O sistema permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Segundo o ministério, 80% das reclamações registradas no sistema são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias. Com informações da Agência Brasil.

Powered by WPeMatico

Tradicionais Passeatas do Agricultor e Trabalhador acontecem no domingo (30) em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pelo menos quatro mobilizações políticas foram agendadas junto a Justiça Eleitoral de Caicó para o próximo final de semana. De acordo com o Cartório da 25ª Zona Eleitoral, o candidato a deputado estadual, Vivaldo Costa, realiza a passeata do agricultor na tarde/noite de domingo (30), saindo do largo do estádio Marizão em direção ao Bairro Paraíba.

No mesmo horário, o candidato, Adjuto Dias, fará a passeata do trabalhador. A saída está prevista para acontecer na Praça do Entroncamento, na zona oeste em direção a Rua Generina Vale, no centro da cidade.

A Justiça Eleitoral terá o apoio da Polícia Militar para garantir a ordem e a segurança nos dois eventos que tradicionalmente reúnem muita gente.

A concentração, trajeto, horário, entre outros detalhes das mobilizações, foram acertados em reunião com o juiz Luiz Cândido Villaça, o promotor Geraldo Rufino, entre outras autoridades e representantes dos candidatos.

Seca leva Pernambuco a decretar estado de emergência em 54 cidades

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decretou situação de emergência em 54 municípios do sertão em decorrência da estiagem. A decisão está publicada na edição desta quarta-feira (26) no Diário Oficial do estado, na página 1, da seção dedicada ao Executivo.

O texto informa que “fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como situação de emergência […] por um período de 180 dias”.

Em seguida, o decreto acrescenta que “os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, e competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o combate à “Situação de Emergência”, em conjunto com os órgãos municipais”.

A medida passou a ser adotada desde o dia 21, mas só foi publicada hoje.

Os municípios que estão em situação de emergência são os seguintes: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Carnaíba, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Petrolândia, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, São José do Egito, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante. Com informações da Agência Brasil.

 

Powered by WPeMatico

Mais uma: Ministério Público do Trabalho cobra informações ao executivo sobre serviços prestados com autorizações de “boca” na gestão Batata

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

batata-caico

Desde o afastamento e prisão do prefeito Batata Araújo que muitos prestadores de serviços estão procurando a sede do Ministério Público do Trabalho e o Município de Caicó para receberem recursos de serviços supostamente prestados ao município.

O problema é que estes serviços foram prestados com autorizações de “boca”. Sem o devido processo legal. “As pessoas vinham na prefeitura e conseguiam essas autorizações para prestarem serviços. O problema é que não acontecia o devido procedimento legal. Alguns até tem um documento, mas que não está assinado pelo gestor, outros nem isso tem. O serviços público precisa obrigatoriamente ter um processo legal para poder efetuar estes pagamentos”, destacou uma fonte ao Blog Suébster Neri.

A grande maioria destes serviços foram realizados com dispensa de licitação. Procedimentos, segundo os prestadores, autorizados pelo próprio Batata ou auxiliares muito próximos. Após inúmeros casos, a procuradoria do Trabalho do Ministério Público do Trabalho com sede em Caicó, encaminhou a notificação Nº 1927.2018 ao município para que se pronuncie e preste esclarecimentos.

O prefeito Marcos do Manhoso, fica impedido de efetuar o pagamento porque a “contratação” dos serviços foi anterior ao dia que assumiu o município, após a prisão e afastamento do prefeito Batata Araújo.

Após noite no hospital, Ciro deve ter alta e participar de debate

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Depois de passar por um procedimento médico na próstata, Ciro Gomes deve deixar o Hospital Sírio Libanês antes do meio-dia desta quarta-feira (26), a tempo de participar do debate dos candidatos à Presidência promovido pelo SBT, Folha de S. Paulo e UOL. As informações são do O Globo.

Ciro deu entrada no Hospital no fim da tarde com dores na bexiga, realizou um procedimento e está normal. O candidato do PSL será avaliado novamente por volta das 10h e ter alta em seguida.

Powered by WPeMatico

Empréstimo com garantia do FGTS estará disponível a partir de hoje

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A partir desta quarta-feira (26) os trabalhadores do setor privado poderão contar com uma nova opção de crédito, o empréstimo consignado com uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. Por enquanto, apenas a Caixa Econômica Federal oferece a linha de crédito, segundo informou o Ministério do Trabalho. Os empréstimos poderão ser pedidos em qualquer agência do banco público.

De acordo com o ministério, a nova linha de crédito estará disponível para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês, percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado, informou o ministério. O prazo de pagamento será de até 48 meses (quatro anos).

O uso do FGTS como garantia para o crédito consignado proporciona juros mais baixos para os tomadores porque os recursos da conta do trabalhador no fundo cobrirão eventuais calotes, o que reduz o risco para os bancos e permite à Caixa oferecer empréstimos com taxas menores.

Segundo o ministério, os valores emprestados dependerão do quanto os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS. Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perder o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado.

Desde 2016, a Lei 13.313 previa o uso de parte do saldo do FGTS como garantia nas operações de crédito consignado. A modalidade, no entanto, não deslanchou porque a falta de regulamentação não trazia segurança para os bancos. As instituições financeiras só eram informadas do saldo do Fundo de Garantia do trabalhador no caso de um eventual desligamento da empresa. A possibilidade de que o funcionário, durante a vigência do crédito consignado, sacasse parte do FGTS para comprar um imóvel reduziria a quantia que poderia servir de garantia.

Para dar maior garantia aos bancos, no mês passado foi feita uma nova regulamentação da modalidade de crédito e a Caixa criou um sistema que permite realizar a reserva de valores da conta do FGTS como garantia ao contrato consignado.

“A Caixa informa que disponibilizou aos bancos um sistema que permite o envio e recebimento de informações sobre os créditos consignados, no intuito de realizar a reserva de valores da conta vinculada do fundo para garantia ao contrato consignado. O sistema já se encontra disponível para que toda instituição financeira que tenha interesse em operar possa encaminhar e receber informações sobre crédito consignado. Vários bancos estão se preparando para operar com o produto”, disse a Caixa, em nota, em agosto.

O valor reservado como garantia do empréstimo permanecerá na conta do FGTS do trabalhador, rendendo normalmente, até a quitação do empréstimo. A garantia será usada caso o empregado seja demitido sem justa causa e o banco não tenha mais como descontar as parcelas do crédito consignado do salário.

Segundo o ministério, além da Caixa, outros bancos também poderão disponibilizar a nova linha de crédito. “Basta seguirem as regras estabelecidas em lei”, diz o ministério. Com informações da Agência Brasil.

Powered by WPeMatico

Sesc oferece atividades físicas gratuitas na Semana MOVE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Até sexta-feira (28/9), o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, oferece atividades físicas gratuitas em suas unidades e Natal, Mossoró e Caicó. A programação integra a Semana Latino-Americana de Esporte e Atividade Física – Semana MOVE, realizada simultaneamente em 13 países do continente.

Na Semana MOVE, organizações, escolas, clubes, ou pessoas motivadas organizam atividades de acesso livre para sua comunidade. Dança fit, step training, funcional soccer, treinos aquáticos, alongamento, zumba, aero dance, ginástica laboral e ginástica são algumas das modalidades que o Sesc RN oferecerá durante a semana.

O intuito do projeto é fazer com que cada um (a) encontre o movimento qcom o qual mais se identifica e, a partir disso, descubra o prazer e os benefícios da prática regular de exercícios. A previsão é 3 milhões de pessoas participem da atividade em toda a América Latina.

Exercícios voltados a crianças e pessoas com deficiência também integram a programação do MOVE, que busca o respeito aos direitos e à diversidade cultural do povo brasileiro por meio do esporte.

Um em cada cinco candidatos doou dinheiro para a própria campanha nestas eleições

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 5.719 candidatos informam ter feito “autodoações” para a própria campanha nestas eleições. Como há 27.258 candidatos aptos a disputar as eleições deste ano, isso significa que 1 a cada 5 candidatos doou recursos para a própria candidatura. No total, por enquanto, o montante de “recursos próprios” é de R$ 221,6 milhões.

As doações variam de R$ 0,01 a R$ 45 milhões. Os números são do DivulgaCand, do TSE. O valor mais alto foi doado pelo presidenciável Henrique Meirelles (MDB): R$ 45 milhões. Meirelles responde por 20% do total de “autodoações”. Já o menor repasse (de apenas 1 centavo) foi do candidato a deputado federal Paulo Martins (PHS-BA).

Depois de Meirelles, os candidatos Carlos Amastha (PSB-TO) e Ibaneis Rocha (MDB-DF) foram os que mais destinaram “recursos próprios” para a campanha, segundo os dados do TSE. Amastha disputa o governo de Tocantins e informa o uso de R$ 3,7 milhões do próprio dinheiro na campanha. Ibaneis é candidato a governador pelo Distrito Federal e declara R$ 2,5 milhões de “recursos próprios” para a candidatura

O valor total transferido pelos próprios candidatos (R$ 221,6 milhões) é próximo ao de doações feitas pelas pessoas físicas a todas as candidaturas no pleito (R$ 245,7 milhões).

O professor Bruno Speck, do Departamento de Ciência Política da USP, afirma que o Brasil é um país “muito desigual” e que “grandes fortunas” podem ajudar a projetar alguns candidatos na disputa eleitoral. Ele diz que, apesar de os Estados Unidos e a Alemanha também não adotarem um teto para as “autodoações”, a situação de desequilíbrio deve ficar mais evidente no Brasil.

“A legislação brasileira está mais ou menos na linha da legislação internacional, que é um pouco leniente em relação a esse problema. Nem todo mundo tem recursos próprios. E, ao dar vantagem a quem tem recursos próprios, você cria condições desiguais entre os candidatos”, afirma.

Uma resolução do TSE, publicada em fevereiro deste ano, diz que os candidatos podem financiar a campanha com recursos próprios até o limite de gastos estabelecido para cada cargo. Não há, portanto, um teto para o autofinanciamento, como há para doações de pessoas físicas, calculado com base no rendimento bruto no ano anterior ao das eleições.

Limite de gastos no 1º turno destas eleições:

  • Presidente: R$ 70 milhões;
  • Governador: R$ 2,8 milhões a R$ 21 milhões, conforme o número de eleitores do estado;
  • Senador: R$ 2,5 milhões a R$ 5,6 milhões, conforme o número de eleitores do estado;
  • Deputado federal: R$ 2,5 milhões;
  • Deputado estadual/distrital: R$ 1 milhão.

Vinte e um candidatos fizeram “autodoações” de, pelo menos, R$ 1 milhão. Desses candidatos, nove concorrem a deputado federal. Os demais tentam uma vaga de senador (8), governador (3) e presidente (1). Para calcular o total de “autodoações” para candidatos, o TSE também considera os recursos próprios de vices e de 1º e 2º suplentes de senadores.

Em 5º lugar está o candidato mais rico destas eleições: Fernando Marques, candidato a senador pelo Solidariedade no Distrito Federal. Marques tem patrimônio declarado de R$ 668 milhões e transferiu R$ 2 milhões em recursos próprios para a própria candidatura.

Autofinanciamento nas eleições de 2018

Candidato Partido UF Cargo Valor (em R$)
Henrique Meirelles MDB GO Presidente 45.000.000,00
Carlos Amastha PSB TO Governador 3.649.822,00
Ibaneis Rocha MDB DF Governador 2.450.000,00
Professor Oriovisto Guimaraes PODE PR Senador 2.350.000,00
Fernando Marques SD DF Senador 2.000.000,00
Paula Belmonte PPS DF Dep Federal 1.951.000,00
Eduardo Girão PROS CE Senador 1.800.000,00
José Nelto PODE GO Dep Federal 1.637.500,00
Glaustin Da Fokus PSC GO Dep Federal 1.534.700,00
Jorge Cenci PSB SC Dep Federal 1.368.927,52
Cid Gomes PDT CE Senador 1.300.000,00
Professor Luiz Flavio Gomes PSB SP Dep Federal 1.290.000,00
Edenilso Rossi PMN PR Dep Federal 1.285.000,00
Ratinho Junior PSD PR Governador 1.114.400,00
Mario Covas Neto PODE SP Senador 1.050.000,00
Izalci Lucas PSDB DF Senador 1.050.000,00
Pedro Leitão PV MG Dep Federal 1.030.000,00
Ricardo Molina PRB SP Dep Federal 1.025.000,00
Jarbas Vasconcelos PV PA Senador 1.020.000,00
Edison Lobão MDB MA Senador 1.001.000,00
Igor Timo PODE MG Dep Federal 1.000.000,00

‘Autodoações’

O levantamento do G1 também analisou o perfil dos 50 candidatos que fizeram as doações mais altas para a própria candidatura. Os candidatos são filiados a 19 partidos, sendo que PSB e MDB têm o maior número de postulantes: 6 candidatos cada um. Os estados que concentram o maior número desses candidatos são Paraná (8), Minas Gerais (6) e São Paulo (5).

No Paraná, por exemplo, o candidato que mais destinou dinheiro próprio para a campanha foi Professor Oriovisto Guimarães (PODE), que tenta uma vaga no Senado. O montante é de R$ 2,4 milhões. Em Minas Gerais, os candidatos a deputado federal Pedro Leitão (PV) e Igor Timo (PODE) foram os que mais desembolsaram para financiar a própria campanha. Cada um transferiu R$ 1 milhão.

Em alguns casos, o valor de “recursos próprios” informado pelos candidatos é próximo ao total da declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral neste ano. Isso ocorreu, por exemplo, com o candidato Glaustin da Fokus (PSC-GO), que concorre a deputado federal. Ele informa R$ 1,5 milhão de “recursos próprios” na candidatura e declara à Justiça Eleitoral ter R$ 2,2 milhões de patrimônio.

A assessoria de imprensa de Glaustin da Fokus afirma que “a doação efetuada para sua campanha está dentro do permitido pela legislação eleitoral, que prevê que um candidato pode doar até 100% do seu patrimônio limitado ao teto de gastos com a campanha”. A nota diz que “ele reitera que acredita no projeto político como meio de transformação social” e que “resolveu participar do processo eleitoral com a única intenção de servir à população, ao estado de Goiás e ao Brasil”. Por G1

Powered by WPeMatico