Policial federal potiguar é campeão masculino na Aquathlon do Sol 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O policial federal Rômulo Mattos Jordão, patrocinado pelo Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN), foi campeão na manhã deste domingo (13) na natação da categoria Masculino/Elite da Aquathlon do Sol 2019, competição realizada na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, na Grande Natal.

A prova teve as distâncias de 1 quilômetro de natação no mar com mais 5 quilômetros de corrida pela orla da praia.

Rômulo completou a prova com o tempo de 12 minutos e 10 segundos. Em segundo lugar ficou Amon Gonçalves de Melo Neto, da equipe Teamwolve, com o tempo de 12 minutos e 12 segundos. Tiago Henrique da Silva Leite, da equipe LM Assessoria, foi o terceiro colocado, com 14 minutos e 01 segundo de prova.

Fonte: SINPEF-RN

IMG-20190113-WA0127

Foragido há quase um mês, italiano Cesare Battisti é preso na Bolívia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O italiano Cesare Battisti, de 64 anos, cuja extradição foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 13 de dezembro do ano passado, foi capturado na Bolívia. De acordo com as autoridades da Itália, a detenção foi possível pela parceria entre investigadores italianos e bolivianos. Ele caminhava tranquilamente pela rua e usava uma barba falsa.

Battisti estava em Santa Cruz de La Sierra, uma das principais cidades da Bolívia, e foi capturado por volta das 17h deste sábado (12). Segundo relatos, ele não tentou escapar. Questionado pelos policiais, respondeu em português. O italiano usava calça azul e camiseta, óculos escuros e barba falsa.

As autoridades avaliam se a extradição para a Itália será feita diretamente da Bolívia ou se Battisti será enviado para o Brasil e, assim ser encaminhado para a Europa. Há uma aeronave do governo italiano com agentes da Aise, a agência de inteligência do país, aguardando orientações, em território boliviano.

Condenação

Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti foi sentenciado pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, um braço das Brigadas Vermelhas. Ele se diz inocente. Para as autoridades brasileiras, ele é considerado terrorista.

No Brasil desde 2004, o italiano foi preso três anos depois. O governo da Itália pediu sua extradição, aceita pelo STF. Contudo, no último dia de seu mandato, em dezembro de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil, e o ato foi confirmado pela Suprema Corte.

O presidente Jair Bolsonaro, mesmo antes de empossado, defendia a extradição de Battisti. Nos últimos dias do governo Michel Temer, houve a decisão do STF. Após dias de buscas, a Polícia Federal divulgou 20 simulações sobre a possível aparência do italiano.

* Com informações da RAI, emissora pública de televisão da Itália.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Visão Celeste aproveita chances, despacha o Fortaleza e vai à 3ª fase da Copinha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Visão Celeste segue atraindo as atenções na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neste sábado, debaixo de um forte calor, o time potiguar fez 2 a 1 no Fortaleza e se classificou para a terceira fase da Copinha. O confronto aconteceu no estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz. Denílson e Zé Eduardo marcaram os gols do time do Rio Grande do Norte, enquanto Coutinho anotou para o Tricolor do Pici.

O Visão Celeste encara Desportivo Brasil ou Primavera, que se enfrentam ainda neste sábado. O confronto da terceira fase deve acontecer na segunda-feira, com sede ainda indefinida. Veja a tabela completa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Por Globo Esporte

Powered by WPeMatico

Secretário de Estado dos EUA diz que o governo de Maduro na Venezuela é ‘ilegítimo’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, classificou neste sábado (12) o governo da Venezuela sob comando do presidente Nicolás Maduro como “ilegítimo” e disse que os EUA trabalharão com países da América Latina para restabelecer a democracia no país.

“O regime de Maduro é ilegítimo, e os Estados Unidos trabalharão diligentemente para restaurar uma democracia real naquele país”, disse Pompeo a repórteres em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, durante turnê pelos países do Oriente Médio.

“Estamos muito esperançosos de que podemos ser uma força para o bem permitir que a região se junte para entregar isso.”

Novo mandato de Maduro

Nesta quinta-feira (10), Nicolás Maduro tomou posse para o segundo mandato na presidência da Venezuela. A cerimônia ocorreu no Tribunal Supremo de Justiça do país. A Assembleia Nacional é dominada pela oposição, que não reconhece a legitimidade do novo período do chavista no poder.

A legitimidade de Maduro também foi questionada por diversos países e órgãos internacionais. A Venezuela atravessa por uma crescente crise política, econômica e social há mais de 15 anos.

G1

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Desabamento em mina de carvão deixa 21 mortos na China

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pelo menos 21 mineiros morreram no desabamento de uma mina de carvão em Lijiagou, na província de Shaanxi, no centro da China, informou neste domingo (13) a agência estatal de notícias “Xinhua”.

O acidente ocorreu no sábado por volta das 16h30 (horário local, 6h de Brasília) quando uma parte da mina, onde trabalhavam 87 pessoas, veio a baixo por motivos que ainda estão sendo investigados.

As equipes de emergência conseguiram resgatar 66 pessoas, enquanto nas últimas horas foram recuperados os corpos de 21 mineiros.

As minas chinesas, especialmente as de carvão – principal fonte de energia do país -, registram uma alta taxa de acidentes e estão entre as mais perigosas do mundo, embora nos últimos anos tenha diminuído significativamente o número de acidentes mortais.

No final de outubro, outro acidente em uma mina de carvão da província de Shandong, no leste da China, também deixou 21 mortos.

Em 2017 apenas nas minas de carvão chinesas houve 219 acidentes com 375 mortos, embora esse número tenha representado uma queda de 28,7% em relação a 2016, e foi quase 20 vezes menor que no início da década passada, quando foram contabilizadas até 7 mil mortes por ano.

G1

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Novo voo aproxima o turismo do RN da Europa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte ganhou mais uma ligação com a Europa com o lançamento do voo Amsterdã/Natal durante a feira de turismo VakantiBeurs, que está sendo realizada na Holanda. O Governo do Estado montou um estande na feira, que é uma das mais importantes vitrines do turismo mundial, para divulgar as potencialidades turísticas e atrair visitantes de toda a Europa para os cinco polos do RN.

A previsão é que o novo voo comece a operar duas vezes por semana a partir de novembro/2019, num total de 360 passageiros a cada sete dias. “Como eu disse no discurso de posse, o Rio Grande do Norte tem um gigantesco potencial, e essa riqueza precisa ser incentivada. Faremos todos os esforços para estimular e desenvolver ainda mais o turismo, esse setor tão importante para nossa economia”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra.

O público que o RN trabalha para atrair gasta em viagem cerca de 3 mil euros (R$ 12 mil pelo câmbio atual), e faz da América Latina o segundo destino mais procurado por eles, atrás apenas da Ásia. São casais de alto poder aquisitivo que geralmente viajam com os filhos.

“Com recursos do Projeto Governo Cidadão, via Banco Mundial, estamos possibilitando que o Estado busque novos mercados turísticos, uma vez que essa indústria movimenta mais de 50 atividades econômicas somente no Rio Grande do Norte. Nosso objetivo, com este lançamento, é conseguir reabrir e restabelecer esse mercado (europeu)”, disse a secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa.

Ela informou que diretores da Corendon Operadora e Corendon Airlines (empresa de origem turca, mas que atua fortemente no mercado holandês, belga e no Oeste da Alemanha), visitarão o Rio Grande do Norte na primeira quinzena de fevereiro para tratar da promoção do destino potiguar em terras holandesas.

Entidades importantes para o turismo do RN estão unindo esforços com a Setur/RN nesse objetivo. São elas a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), a Federação do Comércio (Fecomércio) e as prefeituras de Natal, Maxaranguape e Tibau do Sul/Pipa. “Viemos promover nosso destino e estreitar os laços com a Europa por meio do destino holandês. Sabemos que precisamos melhorar nossa malha aérea, tornando os preços mais competitivos e atraentes ao público”, explicou Ana Maria da Costa. A secretária destacou também que a delegação potiguar participou nesta sexta-feira, 11, de um jantar oferecido pela embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Dunlop, na residência oficial.

Para o presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior, a participação do Rio Grande do Norte na feira foi fundamental recuperar um mercado perdido há mais de uma década. “O voo representa um novo marco para o setor de hotelaria e turismo do RN, tendo em vista que há muitos anos não tínhamos uma ligação direta da Europa do norte para Natal.”

Powered by WPeMatico

Em 4 anos, Conselho de Ética da Câmara é acionado 27 vezes; saldo é de 2 deputados punidos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Levantamento do G1 mostra que o Conselho de Ética da Câmarafoi acionado 27 vezes nos quatro anos da última legislatura. Nesse período, dois processos resultaram em punição, dos quais um levou Eduardo Cunha(MDB-RJ) à cassação do mandato.

Do total de processos, 25 (92,6%) foram arquivados – a maior parte (22), ainda na fase inicial de tramitação (leia detalhes mais abaixo).

A atual legislatura acaba em 31 de dezembro e, com o início da próxima, em 1º de fevereiro, todos os processos que não foram concluídos serão arquivados.

Entre esses processos está o de Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), que apura se o deputado tem ligação com os R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro em um apartamento em Salvador (BA).

Entre os procedimentos que resultaram em punição:

  • um foi analisado pelo plenário, o que levou à cassação de Cunha (MDB-RJ), preso em Curitiba desde 2016;
  • o outro foi a advertência ao deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) por ter cuspido no então deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), hoje presidente da República.

Na avaliação do atual presidente do conselho, Elmar Nascimento (DEM-BA), um dos aspectos que dificultam os trabalhos é o fato de que o grupo não tem poder de polícia. Ou seja, não pode pedir documentos a órgãos oficiais ou obrigar o comparecimento de testemunhas.

“O conselho fica muito dependente da produção de provas na Justiça. Então, sabendo disso, a defesa do representado usa manobras regimentais para conseguir arrastar o andamento do processo”, diz.

Comparação

O número de representações disciplinares envolvendo deputados nos últimos quatro anos, 27, foi superior em relação ao mandato anterior (2011 a 2014): 19.

No entanto, naquele período, o percentual de arquivamentos foi menor, de 84,2%. Os quatro anos anteriores foram marcados por duas cassações de mandato: as dos então deputados Natan Donadon e André Vargas.

Provocações

O Conselho de Ética analisa representações contra deputados envolvidos em supostos atos de quebra de decoro parlamentar, como recebimento de vantagem indevida ou perturbação da ordem das sessões da Câmara, por exemplo. As punições previstas variam de censura escrita a cassação do mandato.

Dos 27 processos instaurados nos últimos quatro anos, 17 foram relacionados a declarações polêmicas, ofensas ou agressões no plenário e fora dele. A única que terminou em punição foi a do cuspe em Bolsonaro.

A frequência de representações em razão do teor dos discursos, reflexo até da polarização política no país, fez com que o Conselho de Ética avaliasse mudanças nas regras internas.

A ideia era permitir que o presidente do colegiado pudesse decidir sozinho sobre a abertura ou arquivamento de processos nesses casos, sem precisar do aval dos demais integrantes do conselho.

Pela Constituição, o parlamentar tem imunidade para expressar suas opiniões. A proposta era que o presidente do conselho pudesse rejeitar de antemão a representação se a considerasse motivada por uma rixa política. A medida, porém, não foi adiante.

‘Blindagem’

O mandato que se encerra agora também coincidiu com os desdobramentos mais significativos da Operação Lava Jato.

Com todos os grandes partidos impactados pelas investigações, e diversos dos membros alvos de acusações de corrupção, vários casos nem chegaram ao Conselho de Ética.

Para o deputado Sandro Alex (PR), que integra o colegiado, houve uma espécie de consenso entre as siglas para se protegerem mutuamente.

Ele lembra que, no dia em que haveria eleição para a presidência do Conselho de Ética, foi autorizada a investigação de políticos citados nas delações da construtora Odebrecht por supostamente terem recebido propina. “Isso teve influência direta na definição da composição conselho”, diz Alex, que disputou na ocasião a presidência do colegiado e perdeu.

Houve acusação de blindagem até mesmo em situações menos complexas, como em relação à representação contra o deputado Wladimir Costa (SD-PA) porque teria assediado sexualmente uma jornalista, o que ele nega.

Processos arquivados

Em 2018, o Conselho de Ética abriu 11 processos, incluindo apurações contra parlamentares presos ou condenados na Justiça. Nenhum chegou ao plenário da Casa.

Chegaram a ser marcadas 36 reuniões ao longo do ano. Dessas, 8 foram canceladas antes e outras cinco não foram realizadas por falta de quórum. Ainda assim, 23 foram realizadas, mas a maior parte dedicadas à análise dos pareceres que pediam o arquivamento.

G1

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Baterista é baleado na cabeça durante tentativa e assalto em bar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um baterista foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto em um bar na madrugada deste domingo (13), em Esperança. O homem tinha acabado de tocar no bar, e estava com a namorada quando o suspeito chegou ao local e anunciou o assalto.

O baterista reagiu e entrou em luta corporal com o bandido, sendo atingido com um tiro na cabeça. Após o disparo o suspeito fugiu do local.

A vítima foi socorrido para o Hospital de Trauma de Campina Grande. De acordo com a unidade médica, ele se encontra na sala vermelha aguardando o resultado dos exames para que sejam realizados os procedimentos.

ClickPB

Powered by WPeMatico

Gleisi terá de responder criminalmente por violação da Lei de Segurança Nacional

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A petista Gleisi Hoffmann, em sua atitude de ‘prestigiar’ a posse de Nicolás Maduro acabou por entrar numa fria enorme.

O advogado Rubinho Nunes, do MBL, decidiu processar Gleisi pela violação do Artigo 8 da Lei de Segurança Nacional, e afirma que o crime foi “entrar em entendimento ou negociação com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, para provocar guerra ou atos de hostilidade contra o Brasil”.

O advogado ainda afirma que a postura da petista “como presidente do PT e seu alinhamento com o Nicolás Maduro, bem como as críticas ao Grupo de Lima, ao qual o Brasil é signatário, acentuaram a hostilidade do ditador venezuelano ao governo brasileiro”.

Quem sabe ela não ganha uma cela do lado da de Lula?

República de Curitiba

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro: com a prisão de Battisti justiça ‘finalmente será feita’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (13), na conta pessoal no Twitter, que com a captura do italiano Cesare Battisti, de 64 anos, “finalmente a justiça será feita”. Ele elogiou os responsáveis pela prisão, numa operação conjunta das polícias da Bolívia e da Itália, localizando e capturando Battisti nas ruas de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

“Parabéns aos responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti! Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideiais de um dos governos mais corruptos que já existiram do mundo [PT].”

Battisti estava em Santa Cruz de La Sierra, uma das principais cidades da Bolívia, e foi capturado por volta das 17h deste sábado (12). Segundo relatos, ele não tentou escapar. Questionado pelos policiais, respondeu em português. O italiano usava calça azul e camiseta, óculos escuros e barba falsa.

Antes e depois de ser eleito, Bolsonaro defendeu a extradição de Battisti. Ele conversou com o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, que insistiu no processo de envio de Battisti para cumprir a pena de prisão perpétua em território italiano.

Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti foi sentenciado pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, um braço das Brigadas Vermelhas. Ele se diz inocente. Para as autoridades brasileiras, ele é considerado terrorista.

Nos últimos dias do governo Michel Temer, houve a decisão do STF. Após dias de buscas, a Polícia Federal divulgou 20 simulações sobre a possível aparência do italiano.

Agência Brasil

Powered by WPeMatico

Novas sentenças de Lula podem sair até abril e triplicar pena

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na mesa da juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sergio Moro na 13.ª Vara Federal de Curitiba, estão dois processos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que podem ter sentenças até abril, quano o petista completa um ano de prisão.

Em caso de condenações, os dois processos que podem, segundo investigadores e advogados, triplicar a pena de prisão de Lula são, o da compra de um terreno para o Instituto Lula em São Paulo e de um apartamento em São Bernardo do Campo e o do sítio em Atibaia, interior paulista. Em ambos, o petista é acusado de receber propina de empreiteiras por meio dos imóveis em troca de contratos da Petrobrás.

O caso do terreno deve ser o primeiro a ser julgado e está concluído para sentença desde 12 de dezembro do ano passado. A ação do sítio chegou para a juíza substituta na semana passada e pode ser julgada pelo magistrado que ocupará a vaga de titular deixada por Moro.

Investigadores da Lava Jato e advogados que atuam nos processos consideram o acervo de provas dessas ações mais robusto que o da primeira sentença, em que Lula foi condenado por Moro em julho de 2017, no caso do triplex do Guarujá, litoral paulista. O então juiz sentenciou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão – posteriormente, a pena foi aumentada na segunda instância para 12 anos e 1 mês.

Veja

Powered by WPeMatico