MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu 2019 e retoma divulgação diária de nota de corte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prazo final para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC), segundo comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (24). Em vez de encerrar no dia 25 de janeiro, conforme previam as regras, o sistema receberá inscrições até as 23h59 de domingo (27). A divulgação do resultado segue mantida para a segunda-feira (28).

Segundo o MEC, a decisão foi tomada “para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes”. Ainda de acordo com a nota, o sistema do Sisu, que ficou instável nos dois primeiros dias de inscrição, “stá funcionando de forma estável nesta quinta-feira”. A pasta diz que “continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável” e que “a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos”.

Entre outras medidas anunciadas nesta quinta-feira está o retorno da regra de informe de notas de corte parciais para o esquema de 2018. A divulgação, portanto, volta a ser feita uma vez ao dia, à 0h, e não mais em vários horários.

Leia a íntegra da nota:

“Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.” 

Lentidão

A decisão foi tomada porque o site apresentou instabilidades e falhas desde o primeiro dia do processo seletivo.

Candidatos tiveram dificuldade para concluir a inscrição e alterar as opções de curso já feitas – o sistema não carregava e, quando abria, exibia uma tela de login com problemas. Além disso, alguns participantes relataram que, mesmo digitando o número de inscrição e a senha corretos, foram levados a páginas de usuários desconhecidos. 

Por Luiza Tenente e Ana Carolina Moreno, G1

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Definidos os grupos da Copa América 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Depois de 30 anos, a Copa América volta a ser realizada no Brasil. Os grupos do principal torneio de seleções do continente, que será disputada de 14 de junho a 7 de julho, foram definidos em sorteio nesta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro.

Confira os grupos  e confrontos da Copa América 2019:

Grupo A

  •  Brasil
  • Peru
  • Venezuela
  • Bolívia.

14/6 (sexta-feira) — Brasil x Bolívia (Morumbi, 21h30min)
15/6  (sábado) —Venezuela x Peru (Arena Grêmio, 16h)
18/6 (terça-feira) —Bolívia x Peru (Maracanã, 18h30min)
18/6 (terça-feira) —Brasil x Venezuela (Fonte Nova, 21h30min)
22/6 (sábado) —Bolívia x Venezuela (Mineirão, 16h)
22/6 (sábado) —Peru x Brasil (Arena Corinthians, 16h)

Grupo B

  •  Argentina
  • Colômbia
  • Paraguai
  • Catar

15/6 (sábado) —Argentina x Colômbia (Fonte Nova, 19h)
16/6 (domingo) —Paraguai x Catar (Maracanã, 16h)
19/6 (quarta-feira) —Argentina x Paraguai (Mineirão, 21h30min)
19/6 (quarta-feira) — Colômbia x Catar (Morumbi, 18h30min)
23/6 (domingo) — Catar x Argentina (Arena Grêmio, 16h)
23/6 (domingo) — Colômbia x Paraguai (Fonte Nova, 16h)

Grupo C

  • Uruguai
  • Chile
  • Japão
  • Equador

16/6 (domingo) — Uruguai x Equador (Mineirão, 19h)
17/6 (segunda-feira) —Japão x Chile (Morumbi, 20h)
20/6 (quinta-feira) — Uruguai x Japão (Arena Grêmio, 20h)
21/6 (sexta-feira) — Equador x Chile (Fonte Nova, 20h)
24/6 (segunda-feira) — Equador x Japão (Mineirão, 20h)
24/6 (segunda-feira) — Chile x Uruguai (Maracanã, 20h)

Quartas de final

27/6 (quinta-feira) — 1A x 3B/C (J19, Arena Grêmio, 21h30min)
28/6 (sexta-feira) — 2A x 2B (J21, Maracanã, 16h)
28/6 (sexta-feira) — 1B x 2C (J20, Arena Corinthians, 20h)
29/6 (sábado-feira) — 1C x 3A/B (J22, Fonte Nova, 16h)

Semifinais

2/7 (terça-feira)— V19 x V21 (J23, Mineirão, 21h30min)
3/7 (quarta-feira) — V20 x v22 (J24, Arena Grêmio, 21h30min)

Terceiro lugar

6/7, sábado — P23 x P24 (Arena Corinthians, 16h)

Final

7/7 (domingo) — V23 x v24 (Maracanã, 17h)

Powered by WPeMatico

Filme sobre vendedores de cavaco chinês será exibido dia 30 no Cine Verão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O curta-metragem “Tingo Lingo”, do cineasta potiguar Wallace Santos,será exibido em Natal, no próximo dia 30 de janeiro. Essa é a primeira exibição pública na cidade, Tingo Lingo teve seu pré-lançamento na 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, em Novembro de 2018.

Desde então, o diretor Wallace Santos tem inscrito o filme em diversos festivais nacionais e internacionais. O filme já foi selecionado no Burburinho festival de artes, em fevereiro. O curta-metragem é fruto de longa pesquisa do realizador que tem em sua criação a vivência com personagens da cultura popular no seu dia a dia.

“Tingo Lingo é minha memória afetiva de criança que ainda reverbera nos dias de hoje. Sei que não é uma memória afetiva só minha, é de uma grande quantidade de pessoas entre os mais novos até os mais idosos que já viram os vendedores de cavaco chinês passarem nas ruas de Natal  e no interior. Tingo Lingo é minha vivência no sertão, no urbano e no litoral. A ideia é que as pessoas reflitam sobre o momento atual político a partir do recorte de personagens históricos do nosso cotidiano. Antes de fazer o filme viajei por longo período nos estados do RN, na PB, em PE, no CE e na BA, vivenciando como se dava a manifestação desses vendedores ambulantes em outras cidades” explicou o realizador Wallace Santos.

“Tingo Lingo ” é uma produção da Casa da Praia Filmes, com patrocínio da Ancine, FSA  Fundo Setorial do Audiovisual, BRDE  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Prefeitura do Natal, por meio do edital Cine Natal 2016.

Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol

Essa é a 2ª edição do Cine Verão – festival que acontece no deck na orla da praia de Ponta Negra, em frente ao Astral Sucos, realizada pela Pinote Produções. Serão dois dias de programação cultural. A exibição de Tingo Lingo ficará no dia 30, junto com outros 7 filmes potiguares na sessão Cine Verão Poti (filmes do estado do RN). O festival continua no dia 31.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Reunião discutiu população de gatos na Ilha de Sant’Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Reunião realizada no auditório do Centro Administrativo de Caicó, nesta quinta-feira (24), discutiu a situação da população de gatos existente no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.

Participaram do debate permissionários de quiosques, proprietários de parques infantis, Polícia Ambiental, Centro de Controle de Zoonoses, secretarias de Turismo e Meio Ambiente, Câmara Municipal e direção administrativa da Ilha.

Ficou definido que será realizado um levantamento de quantos felinos habitam hoje aquele espaço, através do trabalho conjunto da prefeitura e ACAPAM (Associação Caicoense de Proteção aos Animais e o Meio Ambiente), para serem recolhidos e castrados. A mesma ação será realizada em outros pontos da cidade.

Powered by WPeMatico

Tributação emite comunicado aos contadores e empresas sobre o Cadastro de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Coordenadoria de Tributação comunica que, em decorrência de solicitações feitas por profissionais de Contabilidade, a partir deste mês, o Cadastro de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica está sendo realizado em sua integralidade via internet, através do Portal do Contribuinte, sem necessidade de entrega física de nenhum requerimento ou documentação.

O contribuinte faz o cadastro normal do usuário máster e/ou comum e não precisa imprimir os requerimentos, apenas confirmar no e-mail a solicitação para que a mesma seja visualizada no sistema SIAT e assim faremos a liberação automática.

De acordo com o secretário municipal de Tributação e Finanças, Francisco Oliveira, a Coordenadoria de Tributação está à disposição para mais esclarecimentos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Sisu chega a ter 500 mil acessos simultâneos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No segundo dia de inscrição, nessa quarta-feira (23), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chegou a registrar, segundo o Ministério da Educação (MEC), 500 mil acessos simultâneos. O número superou o máximo de acessos ao mesmo tempo no primeiro dia, que foi 350 mil.

Devido ao volume de acessos, o sistema registrou lentidão, de acordo com a pasta. Nas redes sociais, desde terça-feira (22), estudantes reclamam da dificuldade de acessar a página. Eles dizem ainda que o sistema cai antes de confirmar a inscrição.

Até as 20h dessa quarta-feira, 911.309 candidatos haviam concluído a inscrição. A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

As inscrições podem ser feitas até amanhã (25), na página do Sisu. Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

Nota de corte

Os estudantes poderão consultar a nota de corte para o curso que desejam, atualizada às 7h, 12h, 17h30, 20h e 0h. Na sexta-feira, não haverá a divulgação a 0h.

Segundo o MEC, a nota de corte é uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.

Nesse período, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada pelo estudante.

Escolhas

Na hora da inscrição, os estudantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Powered by WPeMatico

Inscrições para o I Vivenciar estão abertas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Realizado em Natal, evento consiste em um bate papo com especialistas sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do “Vivenciar, uma compreensão cientifica sobre autismo”, promovido pela Focus Intervenções. O evento, que acontece no dia 09 de fevereiro, no Hotel Vila do Mar, consiste em um bate papo entre os participantes e os principais nomes na área do país. Até o dia 31 de janeiro, é possível adquirir uma vaga com o peço de primeiro lote no site: https://www.sympla.com.br/. As vagas são limitadas.

Na programação, os inscritos terão a oportunidade de tirar as mais diversas dúvidas sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) como a Neurologista Infantil, Dra. Vanessa Van Der Linden; a Analista do Comportamento, Sara Yoshikawa; a Psicóloga-Analista do Comportamento, Meca Andrade; a Psiquiatra da Infância e Adolescência, Dra. Rosa Magaly Morais; a Fonoaudióloga-Analista do Comportamento, Dra. Renata Lima Velloso; e o educador físico, Daniel Souza.

Serviço:

Dia: 09/02/2019 (sábado)

Local: Hotel Vila do Mar – Via Costeira

Horário: 16h às 20h

Inscrições: Focus Intervenções | R. Joaquim Vitor de Holanda, 2241- Lagoa Nova ou pelo site: https://www.sympla.com.br/1-vivenciar-uma-compreensao-cientifica-sobre-autismo__438377

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Roboeduc conquista 9 medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Premiação é referente ao segmento teórico da competição

Os alunos da Roboeduc conquistaram nove medalhas na disputa teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), principal competição do segmento no país. Dessas, cinco são de ouro, três de bronze e uma de mérito. A prova ocorreu em julho de 2018 e, agora em janeiro, foram divulgados os resultados.

O estudante Heitor Lira de Freitas, de 7 anos, além de conquistar a medalha de ouro, conseguiu acertar todas as questões da prova, o que deixou ainda mais alegre seus pais, que acompanhavam a entrega da medalha.

“Ele começou na robótica na colônia de férias. Fomos incentivando e, hoje, estamos colhendo os frutos. Percebemos que ele desenvolveu construção da lógica. O processo de preparação para a competição ajudou ele nesse sentido e, com certeza, o que ele aprende aqui vai ajudar muito no futuro”, contou Rodrigo Freitas, engenheiro civil e pai de Heitor.

Para Jadiliana Tavares, coordenadora pedagógica da Roboeduc, ter participado da OBR já é um feito importante. “A conquista das nove medalhas é um resultado expressivo para nós, mas o empenho dos alunos em colocar em prática o que aprendem aqui na Roboeduc é o nosso maior orgulho”, frisa.

Competição

Os participantes responderam questões elaboradas por uma comissão formada por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino. A prova foi aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país. A Olimpíada Brasileira de Robótica tem o objetivo de estimular jovens para seguir carreiras científico-tecnológicas, além de identificar jovens talentosos na área.

Resultado – Roboeduc na OBR

Ouro

Heitor Lira Freitas

Heitor Moreira Correa Leite

Maria Eduarda Lemos de Oliveira

Miguel Meira Luiz da Costa

Murilo Gama Figueiredo Raposo

Bronze

Arthur de Lima Silva – Bronze

Davi Gabriel Santos de Medeiros

João Arthur Meira Luiz Costa

Mérito

Filipe Rocha de Almeida

Fotos: Ranmaildo Revoredo

Powered by WPeMatico

Andifes emite nota sobre nomeação de reitores nas universidades federais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou uma nota sobre a nomeação de reitores nas universidades federais, em defesa da condução ao cargo dos docentes indicados em primeiro lugar pelos colégios eleitorais das suas respectivas instituições. Tal ato, defende a Andifes, respeita a democracia e a autonomia universitária prevista na Constituição Federal.
Confira a nota na íntegra:
A democracia não é um simples meio, mas um valor universal. Como método mais legítimo de expressão da vontade coletiva, não pode ser descartada, necessitando, sim, ser sempre aprimorada. A democracia exige permanente aperfeiçoamento e constante reafirmação, de modo que as decisões sejam tomadas com plenitude de condições, transparência, dados verdadeiros e debate autêntico que permitam, enfim, a decisão autônoma e soberana das comunidades concernidas. E é importante que isso seja reafirmado, por mais que possamos estar insatisfeitos com quaisquer resultados eleitorais, e por mais que devamos sempre enfrentar as decisões de quantos, uma vez eleitos, ajam contra os princípios da democracia.
Nos próximos quatro anos, todas as universidades federais vivenciarão a renovação ou mudança de seus gestores. É essencial, então, afirmar publicamente a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria. Nos marcos da legislação atual, o envio de uma lista pela instituição deve ser respeitado. Entretanto, não podemos deixar de defender a indicação de quem teve mais votos no colégio eleitoral. A indicação do primeiro colocado deve, pois, ser respeitada, por um lado, como um valor da democracia e, por outro, em respeito à autonomia de cada instituição.
Devemos, portanto, garantir o reconhecimento da expressão legítima da vontade da instituição, também com o claro benefício político e administrativo de que, dessa maneira, contribuiremos para a agregação interna de uma comunidade voltada à realização de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Não respeitar a indicação de um primeiro lugar não é simplesmente fazer um juízo contrário à qualidade administrativa ou às posições políticas de um candidato ou candidata, mas, sim, de modo bastante grave, desqualificar a comunidade universitária e, também, desrespeitar a própria sociedade brasileira, atentando contra o princípio constitucional que preza a autonomia das universidades públicas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Francisco do PT visita novo presidente do IGARN, para tratar sobre alternativas hídricas para o RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Técnicas de reaproveitamento e leis de incentivos ao armazenamento de águas das chuvas foram algumas das pautas da reunião entre o deputado estadual eleito, Francisco do PT e o novo diretor presidente do IGARN (Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte), Caramuru Paiva.

O encontro aconteceu na sede do órgão, em Natal, nesta quarta-feira (23). Durante a conversa os dois falaram sobre ideias que possam colaborar para a segurança hídrica do estado, em especial de regiões que mais sofrem com a escassez de água, a exemplo do Oeste e o Seridó.

Francisco disse que o setor será uma das prioridades de seu mandato e se colocou a disposição para contribuir com alternativas que possam melhorar a qualidade de vida das populações vítimas da seca. “Caramuru e eu somos de regiões que vivem esse problema e sabemos muito bem o que vivem as pessoas dessas localidades. Portanto, acredito que essa nossa parceria, através das instituições que representamos, possa contribuir muito para a construção de alternativas”, afirmou o parlamentar.

O presidente do IGARN agradeceu a visita e falou da importância da parceria. “O deputado Francisco é uma pessoa sensível ao tema e, com certeza, vai ser um grande representante da causa, na Assembleia”, disse Caramuru Paiva.

O parlamentar aproveitou ainda para tratar sobre a construção de ramais que possam levar água para as comunidades da Sussuarana (Parelhas) e Tuiuiu (Santana do Seridó), através da adutora que vai levar água da Barragem Boqueirão, até o município de Jardim do Seridó.

Powered by WPeMatico

Prefeito de Caicó e secretário de Educação visitam unidades de ensino

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, e o secretário de Educação, Sérgio André de Araújo, realizaram uma visita técnica à creche São José, no bairro Paraíba. A agenda foi acompanhada pelo vereador Anderson Duarte e a diretora da unidade, Maria Sandra Costa.

“Nós abrimos mais 125 vagas e todas já foram preenchidas. Fomos conhecer as demandas ao lado do secretário Sérgio e do vereador Andinho, que já havia feito algumas reivindicações. Outras unidades também devem receber essa visita técnica”, disse o prefeito.

Powered by WPeMatico

Após reunião com servidores, Governo do RN anuncia revogação de decreto que suspende gozo de licença-prêmio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do Rio Grande do Norte decidiu revogar o decreto de suspensão do gozo e do pagamento de licenças-prêmio, após reunião com o fórum de servidores públicos nesta quarta-feira (23), no Centro Administrativo, em Natal. O Poder Executivo havia suspendido o deferimento e pagamento das licenças nesta terça (22).

A informação da revogação foi confirmada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior, que comandou a reunião com os representantes dos funcionários públicos do Estado. “O decreto tinha uma preocupação com uma área específica, não deixar desabastecido uma área específica, e o Governo vai estudar uma alternativa e nós vamos revogar o decreto”, afirma.

Ainda segundo Raimundo Alves Júnior, a reunião desta quarta (23) é uma continuidade dos diálogos que vêm acontecendo com os servidores. Um novo encontro foi marcado para a semana que vem.

Sobre os salários, o secretário disse que o Governo não pretende fazer parcelamentos. “O compromisso do Governo é tudo o que entrar de extra no caixa ser destinado para pagar esse passivo com os servidores. Não existe nenhuma proposta de parcelamento, não é intenção do Governo fazer parcelamento. A folha de janeiro deve ser concluída até o dia 31, com certeza”, declarou.

Os recursos extras a que se refere Raimundo Alves Júnior, segundo ele, devem chegar da antecipação dos royalties de petróleo, e de negociações da folha e com o Governo Federal. “Nós não temos prazo ainda (para a chegada dos recursos). Mas é compromisso do Governo pagar esse passivo”, disse.

Por G1 RN

Powered by WPeMatico

CONTROL e DEGEPOL discutem a criação do Núcleo de Prevenção da Corrupção

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Controladoria Geral do Estado (CONTROL) e a Delegacia Geral de Polícia Civil do RN (DEGEPOL), reuniram-se nesta quarta (23) com a finalidade de estudar as medidas para implementar o Núcleo de Prevenção à Corrupção, instituído pela Lei Complementar nº 638/2018, que tem como principais funções: a realização de atividades de investigação e inteligência; o planejamento e coordenação de ações voltadas à prevenção da corrupção; à transparência; à promoção da conduta ética e da integridade; ao controle social e ao conflito de interesses.

Segundo o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, essa iniciativa é essencial para reduzir as fraudes com o dinheiro público. “Com o apoio da inteligência da Polícia Civil, vamos atuar no acompanhamento da execução da despesa; a sociedade não aceita o desvio do dinheiro dos impostos e vamos atuar com muito rigor nessa fiscalização”.

Participaram do encontro, além do Controlador Geral, o Controlador Adjunto, Fábio Silveira, a Delegada Geral da Policia Civil, Ana Claudia Saraiva Gomes, além os delegados Fábio Montanha e Carla Viviane, titulares respectivamente do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) e da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra o Patrimônio.

Powered by WPeMatico

Complexo Cultural da Rampa será entregue ainda este ano

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A governadora Fátima Bezerra visitou na tarde desta quarta-feira (23) as obras do Complexo Cultural da Rampa. Com este equipamento concluído, o Rio Grande do Norte ganhará um novo atrativo para seus moradores e para milhares de turistas que visitam a Capital Potiguar diariamente. A obra está orçada em R$ 7,6 milhões, com repasses feitos pelo Ministério do Turismo ao governo do RN e contrapartida do estado de aproximadamente R$ 1 milhão.

A obra está 70% finalizada restando a conclusão de acabamentos, climatização, mobiliário, bem como a construção de um deck e píer, onde será possível tomar um café ou um drink contemplando do pôr do sol do rio Potengi, considerado um dos mais belos do Brasil

“Este equipamento tem uma importância muito grande para o desenvolvimento do turismo, por seu valor histórico, cultural e de beleza natural. Significa o resgate da nossa história, quando destaca o nosso protagonismo durante a Segunda Guerra Mundial. Se Deus quiser, ainda em 2019, vamos entregar esta obra aos natalenses, ao Rio Grande do Norte e aos turistas que virão”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O local histórico, antes abandonado, foi restaurando, ganhou novos espaços e fará parte do novo roteiro turístico do RN, projeto que será desenvolvido pelo Governo do RN em parceria com o Sebrae, movimentando o turismo e possibilitando o desenvolvimento dos entornos, como o bairro de Santos Reis, gerando emprego, renda e crescimento da economia.

O Complexo da Rampa contempla desde paisagismo, concepção visual e acústica, até questões relacionadas ao patrimônio histórico, museologia como a restauração da base de hidroaviões de Natal. Será um diferencial que vai atrair tanto natalenses e como turistas brasileiros e estrangeiros ao Rio Grande do Norte e somando-se à Base Aérea, dentre outros pontos históricos.

O espaço conta com um museu e o memorial do aviador, com área para exposições temporárias e permanentes. O espaço em homenagem aos aviadores que passaram por Natal terá ainda auditório para 126 pessoas, café, restaurante, estacionamento para 85 carros e lojas de souvenir.

O museu da rampa está localizado à margem do rio Potengi, no local onde pousavam os hidroaviões que cruzavam o Atlântico e pousavam na capital potiguar na Segunda Guerra, quando a Capital Potiguar sediou a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos. Na época, quase 20% da população natalense era composta por militares americanos que influenciaram a cultura e costumes locais.

Powered by WPeMatico

Prefeito e secretário de Educação visitam unidades de ensino

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20190124-WA0029

O prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, e o secretário de Educação, Sérgio André de Araújo, realizaram uma visita técnica à creche São José, no bairro Paraíba. A agenda foi acompanhada pelo vereador Anderson Duarte e a diretora da unidade, Maria Sandra Costa.

“Nós abrimos mais 125 vagas e todas já foram preenchidas. Fomos conhecer as demandas ao lado do secretário Sérgio e do vereador Andinho, que já havia feito algumas reivindicações. Outras unidades também devem receber essa visita técnica”, disse o prefeito.

Mega-Sena, concurso 2.118: aposta única de Teresópolis (RJ) acerta as seis dezenas e fatura R$ 37,9 milhões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma aposta de Teresópolis (RJ) levou sozinha o prêmio de R$ 37.902.607,11 no concurso 2.118 da Mega-Sena, realizado na noite de quarta-feira (23), em Quirinópolis (GO).

Veja as dezenas sorteadas: 11 – 12 – 20 – 40 – 41 – 46.

A quina teve 58 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 53.100,77. A quadra teve 4.135 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 1.064,03.

 

Powered by WPeMatico

Governo confirma Campus Party até 2022

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo do Estado do Rio Grande do Norte confirmou a realização da Campus Party para o segundo semestre de 2019 e para os próximos três anos. A continuidade do evento, considerado uma das maiores experiências tecnológicas do mundo, foi assegurada nesta quarta-feira, durante reunião entre as equipes do Governo e do Instituto Campus Party.

“O Estado fará um esforço para apoiar e garantir o local de realização do evento, que tem nítida importância do ponto de vista educacional, social e de desenvolvimento econômico e do turismo local”, afirmou a chefe do Executivo estadual. Ela garantiu a continuidade da Campus Party até 2022. “Sem dúvida, trabalharemos para que o evento seja realizado também nos próximos anos. Se depender de nós, ele será realizado em 2020, 2021 e 2022”, confirmou ao justificar que a data de realização da feira tecnológica será estendida para o próximo semestre, em virtude de ajustes na obra do Centro de Convenções.

O presidente do Instituto Campus Party enfatizou o sucesso da primeira edição. “Cerca de 60 mil pessoas visitaram a Open Campus, enquanto que São Paulo não alcançou 80 mil visitantes. Se considerarmos as condições proporcionais de um estado para o outro, o evento em Natal teve uma aceitação muito boa, o que justificou o tredding topic (TT) da #cpjerimum nas redes sociais virtuais na época”, argumentou. “Vamos colocar Natal no mapa digital do mundo, trazendo as melhores realidades de pesquisa e investimentos na área para cá”, completou o presidente.

Ao lembrar dos Laboratórios Includes – laboratórios de tecnologia que são implantados em comunidades das cidades que sediam as Campus Party,  os quais permitem acesso de forma mais inovadora à ciência e à tecnologia aos mais carentes -, o subsecretário da Juventude Gabriel Medeiros disse que o evento é capaz de render projetos que podem transformar a realidade dos jovens no nosso estado. “É evidente que o evento é um acontecimento sensacional, envolve muitos estudantes e parceiros. Mas é muito pouco pensar que devemos nos preocupar apenas com os quatro dias de evento. A Campus Party abre uma possibilidade para convertemos a ação em ganhos reais para a juventude do estado, a médio e longo prazo. Discutiremos em que sentido o Instituto pode contribuir, por exemplo, para diminuir os índices de evasão escolar, na medida em que os projetos são capazes de dar um alento, uma esperança para os jovens do RN”, destacou.

SOBRE A CAMPUS PARTY

Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, tem hoje mais de 500 mil campuseiros cadastrados em todo mundo em países como Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, Colômbia, Itália e Cingapura. O evento está presente no Brasil há onze anos e coloca Natal em evidência no cenário tecnológico mundial, com a vinda de empreendedores, investidores, cientistas e entusiastas de tecnologia, movimentando a economia e fomentando a ciência e tecnologia local. Natal foi a 3ª cidade do Nordeste a receber a Campus Party (Recife e Salvador foram as pioneiras), tendo sua primeira edição realizada em 2018.

Powered by WPeMatico

Tarifa Social da Caern atende a cerca de 30 mil famílias em todo o Estado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Universalizar o atendimento em abastecimento de água é uma das missões da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Aproximadamente 30 mil famílias em todo o Estado são beneficiadas com fornecimento de água a preços reduzidos, dentro do programa de Tarifa Social da Companhia, uma das formas de garantir o acesso de água a todos, independentemente da renda.

O objetivo da tarifa social é universalizar o acesso à água tratada, proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos usuários de programas sociais de distribuição de renda. Para receber o abatimento mensal na fatura de água, é necessário atender a alguns critérios sociais.

O valor para o consumidor normal é de R$39,99 para até dez metros cúbicos por mês. Atualmente, a Caern oferece dois valores diferenciados: a tarifa de baixa renda, de R$8,07, e a tarifa popular, atualmente em R$25,40. Estes valores são referentes ao consumo de até dez metros cúbicos (10 mil litros de água) por mês.

A Tarifa Social – popular ou de baixa renda – deve ser solicitada pelo cliente, conforme comprovação dos critérios necessários, além da última conta de água paga, CPF, RG e inscrição atualizada em um dos programas sociais do governo. Após a apresentação dos documentos, é agendada uma visita de um técnico da Caern ao imóvel cadastrado, com o objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente.

TARIFA RESIDENCIAL DE BAIXA RENDA

É possível obter o benefício da Tarifa Residencial de Baixa Renda se o imóvel atender a pelo menos três destes pré-requisitos: o usuário do imóvel ser cadastrado em um dos programas sociais do Governo; o imóvel possuir área coberta igual ou menor que 50m²; o imóvel possuir apenas um ponto de utilização de água, com exceção do destinado a descarga de vaso sanitário; o imóvel não possuir caixa d´água elevada; o imóvel se localizar em área de baixa renda, reconhecida oficialmente pela Prefeitura Municipal.

TARIFA RESIDENCIAL POPULAR 

Para ser cliente pela Tarifa Residencial Popular, o imóvel/usuário residencial deverá satisfazer a, pelo menos, dois dos pré-requisitos estipulados na Tarifa Baixa Renda.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Além do RG, CPF e documento do imóvel, para solicitar uma das tarifas e preciso que o cliente apresente os documentos que comprovem os demais critérios de necessários para a contemplação em um dos programas. A solicitação deve ser realizada em qualquer escritório da Caern.

Powered by WPeMatico

Governo garante pagamento da folha de janeiro dia 31

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do Estado garantiu às entidades sindicais e associativas que representam os servidores públicos do Rio Grande do Norte o pagamento do mês de janeiro de todo o funcionalismo estadual até o dia 31.

No encontro com o Comitê Estadual de Negociação Coletiva ficou acertada ainda a revogação do decreto que suspendeu o gozo e pagamento de licença-prêmio devido à crise financeira do Estado.

O acordo foi realizado hoje em reunião no Gabinete Civil, quando o secretário-chefe Raimundo Alves se comprometeu a buscar uma alternativa para que não haja descontinuidade nos serviços de alguns setores do serviço público sem a necessidade de contratação de terceirizados, o que oneraria os cofres do Estado.

Além desse ponto, os servidores queriam a garantia de que o Governo não vai parcelar os salários atrasados e de que cumprirá com o acordo de finalizar o pagamento do salário de janeiro no próximo dia 31. “Nós não temos essa intenção de fazer o pagamento em parcelas. Desde o início das conversas nós deixamos claro que todo recurso extra será para quitar esse passivo”, afirmou Raimundo Alves. “Nossa intenção também é pagar os salários sempre dentro do mês trabalhado”.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern), Fernando Freitas, considerou positiva a reunião e disse que o Governo se mostra aberto ao diálogo. “Temos um debate franco com o Governo e estamos satisfeitos com a previsibilidade do cumprimento do pagamento de janeiro no último dia do mês como ficou acordado na reunião anterior e a revogação do decreto. Só esperamos agora que seja feito um calendário de pagamento para este ano”, afirmou.

Na reunião, que teve a presença de representantes de 10 entidades sindicais, ficou agendado outro encontro para a próxima quarta-feira (30), às 15h.

Powered by WPeMatico