Incêndio atinge base de operações dos bombeiros em Brumadinho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um incêndio atingiu a área onde funciona a base das operações do Corpo de Bombeiros que trabalham no resgate em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (29).

O local é perto do campo de futebol de onde partem os helicópteros que participam das operações. Há também uma igreja nesta área.

Não há informações sobre o que provocou o incêndio. Ninguém se feriu. Ele já foi controlado, segundo os bombeiros.

O incêndio atingiu uma casa perto do campo de futebol, local onde os helicópteros chegam com os corpos encontrados em meio à lama de Brumadinho. De acordo com os bombeiros, um homem que teria problemas psiquiátricos ateou fogo na própria casa.

Por G1 Minas — Belo Horizonte

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Tragédia de Brumadinho: Assembleia Geral da ONU reafirma solidariedade. OIT destaca proteção de trabalhadores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quarto dia da tragédia é marcado por buscas; desastre causou pelo menos 65 mortes e mais de 270 estão desaparecidos; Organização Internacional do Trabalho pronta a garantir segurança dos trabalhadores e prevenir futuros acidentes.

A cidade de Brumadinho e o Brasil continuam recebendo solidariedade de altos funcionários das Nações Unidas, na sequência do desastre que aconteceu na sexta-feira pelo rompimento de barragem no estado de Minas Gerais.

Em sua mensagem de condolências, a presidente da Assembleia Geral, María Fernanda Espinosa, expressou profunda tristeza pela perda trágica de vidas e solidarizou-se com familiares das vítimas e pessoas que perderam propriedades.

Buscas 

Agências de notícias informaram que equipes de salvamento continuam realizando buscas no quarto dia da tragédia que já provocou a morte de 65 pessoas. Mais de 270 ainda estão desaparecidas.

A representante desejou rápida recuperação aos feridos e estendeu suas condolências às autoridades do estado de Minas Gerais e ao Governo do Brasil.

Segurança

O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, OIT, publicou uma mensagem de pesar que lembra “a importância crucial de ter um sistema que garanta a segurança e a saúde no trabalho dos mineiros e a proteção de suas comunidades”.

Guy Ryder declarou que a agência está pronta para fornecer apoio contínuo aos seus parceiros no Brasil, “para garantir a segurança dos trabalhadores e prevenir futuros acidentes”.

A OIT agradece os esforços que estão sendo feitos na área e disse ter confiança de que toda a ajuda necessária será fornecida. A mensagem também apoia aos que participam em operações de resgate reconhecendo “o trabalho difícil que eles fazem”.

 

Powered by WPeMatico

Caicó recebe curso de preparação para novos Youtubers

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O universo dos vídeos na internet só cresce! Ganhar dinheiro com conteúdo no YouTube e conquistar fama é uma realidade de muitos que se aventuram na plataforma. Mas não basta falar coisas legais. A forma como você fala e a qualidade do material que veicula é que fazem a diferença na disputa pela atenção dos internautas.

Nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro de 2019, a jornalista e apresentadora Delma Lopes estará em Caicó para ministrar o Workshop para Novos Youtubers: criação e performance. Os participantes vão aprender desde a criação do canal, com identidade visual, como produzir e editar material de qualidade, monetização (como receber dinheiro por visualizações) e performance diante das lentes. Eles também vão receber dicas de como postar o conteúdo para ter mais repercussão nas redes sociais.

Delma Lopes tem larga experiência em performance para áudio e vídeo, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e em sua carreira na área de Comunicação há quase 20 anos, com atuação como repórter e apresentadora em emissoras como Rádio 96 FM de Natal, TV Ponta Negra, TV Cabugi, TV Assembleia RN, portal Nominuto.com no Rio Grande do Norte e na rádio Super, portal O Tempo e TV Globo Minas, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Inscrições – Para se inscrever no Workshop, os interessados devem enviar um e-mail para delmalopescom@gmail.com ou entrar em contato com a Referência Comunicação, em Caicó, pelo telefone (84) 9 9955-8605.

Serviço:

Workshops para Novos Youtubers: criação e performance

Quando: 25 e 26 de fevereiro

Onde: Referência Comunicação, em Caicó

Inscrições: delmalopescom@gmail.com

Contato: (84) 99955-8605

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Caicó paga servidores nesta quarta (30) e quinta (31)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Município de Caicó realizará o pagamento dos servidores públicos nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31). Segundo o secretário de Finanças e Tributação, Francisco Oliveira, algumas pastas já começam a receber a partir do meio-dia de amanhã.

“Não anunciamos hoje porque as folhas ainda estavam sendo fechadas. Mas com o incremento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) superior ao esperado, será possível quitar todos os salários até quinta-feira”, disse Francisco. A previsão é injetar na economia cerca de cinco milhões de reais.

Powered by WPeMatico

Fllutuante do ponto de captação apresenta defeito e Jucurutu tem abastecimento interrompido pela Caern

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) informa que está realizando serviço na captação flutuante da Estação de Bombeamento 1 (EB-1), na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O flutuante do ponto de captação apresentou defeito e está sendo substituído.

Para a realização do serviço, está suspenso o abastecimento de água no município de Jucurutu pelas próximas 48 horas. O trabalho começou nessa segunda-feira (28) e vai até quarta-feira (30). Concluído a substituição do flutuante, o sistema de abastecimento será religado.

Diante disso, a companhia orienta a população de Jucurutu para que utilize a água de forma racional, para preservar a disponibilidade por mais tempo.

banner_seridopneus-770

Crédito Fundiário beneficiará 450 famílias com assistência técnica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) contemplará 450 famílias de agricultores familiares dos municípios de Apodi, Caraúbas, Baraúna, Felipe Guerra, Grossos, Mossoró, Paraú, Tibau e Upanema com trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Através de Chamada Pública realizada pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a Cooperativa Terra Viva, contratada para realizar as atividades, irá executar os trabalhos nas Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) do PNCF até dezembro de 2020.
O objetivo da ação é criar mecanismos que promovam o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas, sobretudo PRONAF, PAA, PNAE; incorporar um processo de formação contínua na perspectiva da convivência com o semiárido; recuperar a parte produtiva e ambiental dos projetos, considerando a disponibilização e geração de técnicas e práticas sustentáveis de produção, diversificação de produtos e segurança alimentar e nutricional das famílias; entre outros.

“A orientação da governadora é no sentido de fortalecer ações como essa, que buscam construir inciativas sustentáveis para a Agricultura Familiar no RN”, destacou Alexandre Lima, titular da Seara. Segundo o gestor, a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), órgão que executa o programa no estado, dará todo o aporte para que esse inciativa contribua com o desenvolvimento das famílias.

Programa Nacional de Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores e trabalhadoras sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e no que mais for necessário para que o agricultor venha desenvolver suas atividades de forma independente e autônoma.

Powered by WPeMatico

Governo do RN agenda visita técnica a Barragem de Passagem das Traíras para esta terça-feira (29)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, agendou para amanhã (29), às 9hs, uma visita às instalações da Barragem Passagem da Traíras, em São José do Seridó. Acompanhado de uma equipe de técnicos da Semarh, ele vai verificar a situação atual da infraestrutura do reservatório.

No início da manhã de hoje (28), João Maria se reuniu com o secretário de Planejamento, Aldemir Freire, para tratar das questões financeiras relacionadas à recuperação da Barragem. “O Secretário Aldemir se comprometeu em viabilizar os recursos necessários para o início dos Estudos e Diagnósticos recomendados pela Agência Nacional de Águas (ANA). A principal ação vai ser a sondagem do reservatório. É ela que vai indicar se e onde será necessário que ocorra alguma intervenção” destacou João.

Ainda nesta manhã, o Secretário reuniu a equipe técnica para discutir detalhes da operação da barragem como as recomendações da ANA, entre elas a que restringe o acúmulo de água em até 6% da capacidade. “Hoje, o reservatório se encontra com apenas 0,86% do total” destaca o titular da Semarh.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Engenheiros são presos suspeitos de fraudarem laudos técnicos da empresa Vale

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Engenheiros, suspeitos de fraudarem laudos técnicos da empresa Vale, permitindo operações na barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte, foram presos na manhã de hoje (29) em São Paulo. A ordem de prisão foi expedida pela Justiça de Minas Gerais.

Segundo informações preliminares, os pedidos de prisão foram expedidos no fim de semana. Os homens foram presos em casa. Há desdobramentos da operação também em Minas Gerais. Porém, não foram detalhadas as ações nem os locais.

A força-tarefa envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e Federal e a Polícia Civil, além de policiais, promotores e procuradores de Minas Gerais.

Fátima abre a FIART e trata da regulamentação da profissão de artesão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ao participar da abertura da 24ª Feira Internacional de Artesanato (FIART), a governadora Fátima Bezerra prometeu implementar a Lei 599/2017, que trata da regulamentação da profissão de artesão, da qual participou ativamente para sua aprovação no Congresso Nacional.

“Vamos construir coletivamente e implementar o Plano Estadual de Promoção do Artesanato Potiguar, que será a aplicação da Lei 599 e trará mais iniciativas como a FIART, possibilitando a ampliação do mercado de artesanato em todo o estado. Valorizar o artesão, é também uma prioridade do governo da Professora Fátima Bezerra”, afirmou. A abertura aconteceu na noite desta segunda-feira (28), no Centro de Convenções de Natal.

A FIART integra o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte e acontece sempre durante o período de alta estação, quando o estado recebe o maior número de visitantes. O evento movimenta a economia local, gerando renda e divulgando o trabalho dos artesãos potiguares, brasileiros e estrangeiros. Este ano expõem na feira artesãos de Senegal, Bolívia, República Tcheca, Peru, Madagascar e Colômbia. A iniciativa é apoiada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas, com recursos do Governo Cidadão.

Programas de governo buscam impulsionar os artesãos

Esta edição reúne cerca de 1.000 expositores, dos quais 250 são potiguares, oriundos de programas sociais do governo, como o Programa Estadual de Artesanato – Proarte. “Sei da importância da FIART na promoção dos artistas e artesãos do nosso Estado, movimentado a economia e levando nosso nome para o mundo. Por isso, fizemos um esforço junto à empresa responsável pela obra e ao Corpo de Bombeiros, afim de conseguir uma licença provisória, para garantir a realização do evento aqui. Mas afirmo o nosso compromisso de acompanhar a conclusão da obra do Centro de Convenções para no mês de maio próximo entregarmos este equipamento 100% finalizado” afirmou Fátima.

A expectativa é que aproximadamente 70 mil pessoas visitem a FIART durante os dez dias de feira. No ano passado, foram movimentados R$ 6,8 milhões com a venda e comercialização de produtos. Para superar este montante, a organização montou uma grande estrutura e uma vasta programação cultural, unindo música, dança, gastronomia, lazer e entretenimento.

A edição 2019 traz novidades como workshops, concurso de fotografias, minicursos de artesanato, espaço kids e o já tradicional espaço gastronômico, que conta com a participação de seis cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte. A FIART 2019 está aberta ao público desde a sexta-feira (25), e vai até o dia 4 de fevereiro, no novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Empresa francesa instalará projeto eólico em Caiçara do Norte até 2022

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu com representantes da empresa petrolífera francesa Total Eren, na última segunda-feira, 28, para discutir investimentos e operações em solo potiguar.

De acordo com a petista, um projeto chamado “Terra Santa”, que ainda está em fase de licenciamento, será localizado no município de Caiçara do Norte, região do Mato Grande.

“A previsão de funcionamento é para 2022, mas pode haver antecipação. Caiçara do Norte é o único município daquela região que ainda não tinha eólica”, comemorou Fátima Bezerra.

A articulação da parceria entre o Estado e a empresa foi feita pelo senador Jean-Paul Prates (PT), que é ex-secretário de Energias Renováveis do Estado.

No Brasil, o grupo Total Eren possui duas plantas na Bahia em operação, e uma em São Paulo que está sendo construída.

*Via Agora RN / Foto: Secom-RN

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Governo recebe missão técnica do Tesouro Nacional

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto, acompanhados da equipe econômica do Governo, deram início, na tarde desta segunda-feira (28), à missão técnica com o Tesouro Nacional. O encontro teve como objetivo discutir as práticas e os relatórios contábeis do Estado.

No primeiro dia da missão, que deve ser concluída em três dias, a equipe financeira fez uma apresentação das contas do Estado. A governadora explicou que as práticas contábeis que vinham sendo adotadas necessitavam de algumas correções. “Essa missão veio para fechar as contas, os relatórios e os balanços finais de 2018 para que assim possamos retratar a real situação financeira do Estado”, enfatizou.

De acordo com o secretário de Planejamento, Aldemir Freire (Seplan), a partir desse balanço é que será possível desenhar um programa que atenda ao Rio Grande do Norte, já que nenhum programa existente hoje na União, disponível para os estados, atende ao RN. “Pretendemos que seja desenhado um programa onde RN possa se enquadrar nos critérios de elegibilidade. O programa de recuperação fiscal que o Tesouro apresenta hoje aos estados exige que a dívida seja maior que a receita corrente líquida e estamos longe de alcançar isso”, disse.

O secretário destacou ainda que mesmo havendo flexibilidade do atual programa, e houvesse o enquadramento do Rio Grande do Norte, não seria suficiente para reestabelecer o equilíbrio financeiro, já que o plano renegocia os débitos que o Estado tem com União, hoje em torno de R$ 25 milhões por mês. “Ajudaria, claro. Mas é insuficiente. Não é o montante da nossa dívida, pois temos uma dívida com a União que é muito pequena proporcionalmente. Nosso problema é que temos um perfil de endividamento a curto prazo, com servidores e fornecedores, e é essa a nossa grande dívida. Então precisamos de um programa que leve em consideração esse perfil de endividamento e que atenda a esse tipo de situação”, pontuou.

A proposta do governo é que haja um programa que atenda o Estado em duas áreas, a primeira na linha dos investimentos, para que haja manutenção da infraestrutura e equipamentos, e a outra linha seria numa proposta que viabilizasse a troca dos principais credores. “Se hoje o Estado tem um perfil de credor a curto prazo (servidores e fornecedores), o ideal seria substituirmos pelos de longo prazo, a fim de um financiamento prolongado”, completou. Fonte: Assecom

Powered by WPeMatico

Placas no padrão Mercosul: saiba quem precisa mudar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As placas automotivas no padrão Mercosul, com quatro letras e três números, já estão se espalhando nos carros que circulam pelo Rio Grande do Norte desde dezembro passado, quando o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN) iniciou a implantação do novo sistema.

O novo modelo traz maior segurança contra a clonagem e adulteração, já que dispõe de itens mais fáceis de identificação e mais complexo para possíveis falsificações, como também possibilita uma quantidade maior de combinações originando novas identificações para os veículos. A nova placa vem com QR Code único e conterá todos os dados de sua confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data, ano e modelo de fabricação do carro, além de permitir a rastreabilidade dela. Dessa forma, a fiscalização identifica rapidamente onde a placa foi confeccionada e a qual veículo pertence.

No visual, a nova placa vem com fundo branco e uma faixa azul na parte superior com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A identificação do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa.

Mudança atinge carros novos e casos específicos, como venda do veículo

Os veículos do tipo zero quilômetro já recebem automaticamente as novas placas padronizadas utilizadas nos países do Mercosul. Os automóveis que precisarem realizar serviços que alterem o registro de veículo, como mudança de município ou de proprietário, também recebem obrigatoriamente a nova placa. Nos demais casos, os donos de automóveis têm até cinco anos para efetivar a mudança da placa antiga para o modelo Mercosul, porém aquele que deseja efetivar de imediato a mudança também pode realizar procurando uma unidade do Detran/RN.

Para veículos particulares, a moldura e os caracteres são pretos, mas esta cor muda conforme o tipo de veículo. Aqueles destinados a fins comerciais, como táxis e ônibus, terão moldura e caracteres em vermelho, veículos diplomáticos seguirão a cor laranja e carros oficiais receberão cor azul.

Entre os itens de segurança estão a pintura difrativa dos caracteres principais, marcas d’água e um QR Code no lado esquerdo, acima dos dizeres ‘BR’. O QR Code contém um número de série que ajudará em ações de fiscalização e no combate à clonagem ou adulteração de placas. A medida efetivada pelo Detran está prevista na resolução 729/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O valor da mudança para a nova placa pode ser orçado no site http://www2.detran.rn.gov.br/externo/orcamento.asp

Powered by WPeMatico

Bandidos criam falsas contas e canais para roubar doações às vítimas de Brumadinho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Golpistas tentando lucrar com o sofrimento das pessoas em Brumadinho/MG vem divulgando correntes falsas em redes sociais, se dizendo representantes de instituições oficiais, pedindo doações em dinheiro sob pretexto de prestar auxílio às vítimas da tragédia de Brumadinho.

De acordo com o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), “aproveitadores estão divulgando imagens falsas com contas correntes usando imagens de instituições de renome, mas com sites fakes.”

A Defesa Civil divulgou uma nota em que reafirma a mensagem de que “ninguém está autorizado a recolher qualquer valor em nome do Estado” e alertando para sites falsos que fingem arrecadar fundos para as vítimas.

A principal mensagem é não compartilhar nem repassar informações não confirmadas. “Não confiem em informações veiculadas em mídias sociais com contas para depósito. Não existe essa situação”, completou o major.

Powered by WPeMatico

Marinha abre 1.000 vagas em concurso para Escola de Aprendizes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Marinha do Brasil divulgou edital para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM), que está com inscrições abertas até 13 de fevereiro e ofertará 1.000 vagas. O concurso é destinado a brasileiros, do sexo masculino, natos ou naturalizados, com 18 anos completos e menos de 22 no dia 1° de janeiro do ano de 2020, que tenham o Ensino Médio completo e que estejam em dia com as obrigações civis e militares.

O candidato realizará uma Prova Objetiva composta por 50 questões, divididas em Português (15), Matemática (15), Ciências – Física e Química (15) e Inglês (5). Ao término dessa etapa, haverá eventos complementares, como a Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e a Verificação de Documentos.

Os aprovados em todas as etapas serão designados a uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros, no Ceará (EAMCE), Pernambuco (EAMPE), Espírito Santo (EAMES) e Santa Catarina (EAMSC).

O candidato aprovado no concurso realizará o curso de formação durante 48 semanas, sob o regime de internato, no qual estudará disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. Durante o curso, o Aprendiz-Marinheiro receberá ajuda de custo de R$ 900,00 mensais, além de alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, entre outros auxílios. Ao final, o militar será nomeado Marinheiro e receberá remuneração em torno de R$ 1.900,00, já contando com adicionais.

A inscrição poderá ser feita no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 42 e pode ser paga até o 20 de fevereiro. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a ordem de preferência de área profissional: Eletroeletrônica, Apoio e Mecânica.

Serviço:

Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros

Site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br

Período de inscrição: Até 13 de fevereiro de 2019

Taxa de inscrição: R$ 42

Powered by WPeMatico

UFRN inicia cadastramento de alunos nesta quarta-feira, 30

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia nesta quarta-feira, 30, o cadastramento e matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os aprovados nos campi de Natal e Macaíba serão cadastrados nos dias 30, 31, 1º e 4 de fevereiro, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) do campus central, em Natal. Para os demais campi, o cadastramento ocorre nos dias 30, 31 e 1º no Centro Regional de Ensino Superior (CERES) de Caicó e entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro nos campi de Currais Novos e Santa Cruz, que recebem os aprovados nos respectivos locais.

O atendimento aos candidatos acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com divisão por datas e turnos específicos para cada curso da UFRN. Devem comparecer tanto os aprovados para o primeiro quanto para o segundo semestre, que podem realizar o cadastramento por procuração pública com firma reconhecida em cartório. A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressalta a importância de consultar o edital para conferir os dias de atendimento e os documentos requeridos para verificação de conformidade com as exigências para ingresso na instituição.

O cadastramento deste ano também terá bancas de validação dos candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, incluídas no Sisu pelo segundo ano consecutivo. Na UFRN, os aprovados nesse grupo deverão apresentar os termos, exames e laudos comprobatórios para análise da banca, formada por 15 profissionais das áreas educacional, psicossocial e de saúde, que emitirá um parecer final relativo à deficiência alegada. Caso o cadastramento seja realizado por meio de procurador, o candidato deverá submeter-se à avaliação da banca em data agendada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Os documentos necessários, horários de cadastramento e outras informações estão disponíveis em edital, que pode ser acessado no endereço  www.sisu.ufrn.br.

Lista de espera

A UFRN oferece 6.933 vagas para ingresso por meio do Sisu, sendo 4.649 para o primeiro semestre e 2.284 para o 2º semestre, distribuídas entre os 107 cursos ofertados pela instituição. Os candidatos que não foram convocados têm até o dia 4 de fevereiro para manifestar no site www.sisu.mec.gov.br o interesse em participar da lista de espera, que será utilizada para preenchimento das vagas remanescentes. Neste ano, o estudante selecionado na primeira chamada regular em uma de suas opções, independentemente de ter feito a matrícula, não pode participar da lista de espera.

O resultado da segunda chamada será divulgado em 11 de fevereiro, já o cadastramento e matrícula ocorrem de 14 a 18 de fevereiro em Natal, 14 a 16 em Caicó e nos dias 14 e 15 em Currais Novos e Santa Cruz.

Powered by WPeMatico

Horto Municipal de Caicó apoiará projeto de sustentabilidade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, visitou, nesta terça-feira (29), o Horto Municipal, localizado na secretaria de Meio Ambiente, nas imediações do Centro Cultural. Ele estava acompanhado do carnavalesco Ronaldo Batista de Sales, o Magão.

“Ele está desenvolvendo um projeto de sustentabilidade no SESC Seridó, onde Magão presta seus serviços, e o Município vai apoiar essa iniciativa. Outros cidadãos podem ter acesso a mudas de diversas espécies de planta”, disse o prefeito.

IMG-20190129-WA0007

Engenheiros que atestaram segurança de barragem da Vale em Brumadinho são presos em SP e MG

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Cinco pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (29) suspeitas de atestar segurança na barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu na sexta-feira (25). Dois engenheiros da empresa TÜV SÜD que prestavam serviço para a mineradora Vale foram presos em São Paulo. Em Minas, foram presos três engenheiros da Vale.

Na noite de segunda-feira (28), a Defesa Civil de Minas Gerais informou que há 65 mortos e 279 desaparecidos após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nesta terça-feira, começa o quinto dia de buscas no local.

Os investigadores do Ministério Público e da polícia apuram se documentos técnicos, feitos por empresas contratadas pela Vale e que atestavam a segurança da barragem que se rompeu, foram, de alguma maneira, fraudados.

A prisão dos engenheiros Makoto Namba e André Yassuda em São Paulo ocorreu nos bairros de Moema e Vila Mariana, Zona Sul da cidade. Eles foram levados para a sede da Polícia Civil e deverão ser encaminhados em seguida para Minas Gerais, após embarcarem no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte.

Atestado de segurança

Segundo investigadores, os engenheiros presos em São Paulo participaram de forma direta e atestaram a segurança da barragem número 1 da Mina do Feijão, que se rompeu em Brumadinho.

Na casa de Makoto Namba, chamou a atenção dos investigadores o fato de haver vários recortes de jornal com informações sobre a tragédia de 2015 de Mariana, da Samarco. Também foram identificados cartões de crédito, computadores e extratos de contas bancárias no exterior.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, foram presos os engenheiros da Vale diretamente envolvidos e responsáveis pelo licenciamento do empreendimento minerário onde fica a barragem que se rompeu. Ele são Cesar Augusto Pauluni Grandchamp, Ricardo de Oliveira e Rodrigo Artur Gomes de Melo.

A reportagem tenta contato com a defesa dos presos. As ordens da Justiça são de prisão temporária, com validade de 30 dias, e foram expedidas pela Justiça no domingo.

Por meio de nota, a Vale informou que “está colaborando plenamente com as autoridades”. “A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”, diz a nota divulgada após a prisão dos engenheiros.

Mandados de busca e apreensão em empresas

A Polícia Federal em São Paulo também participa da operação e cumpre, neste momento, dois mandados de busca e apreensão em empresas que prestaram serviços para a Vale. O nome das empresas ainda não foi divulgado.

Toda a operação é coordenada por policiais, promotores e procuradores de Minas Gerais. A força-tarefa envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e Federal e a Polícia Civil.

As ações em São Paulo são coordenadas por promotores do núcleo da capital do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP de São Paulo, e pelo Departamento de Capturas (Decade) da Polícia Civil paulista.

Por Bruno Tavares e Robinson Cerantula, TV Globo

Powered by WPeMatico

Depois do primeiro sucesso, César Azevedo lança o clipe da música “Miragem”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Depois do grande sucesso do clipe da música Coração de José, o cantor César Azevedo está lançando seu mais novo clipe, com a Música Miragem. O lançamento na plataforma digital do YouTube aconteceu nesta segunda-feira (28).

Com uma carreira de sucesso, onde por vários anos comandou a banda caicoense Tribo Nativa. César Azevedo enveredou para o seguimento gospel com o CD intitulado “Tudo Pela Graça”.

A música tem como compositor Anderson Freire e contou com um excelente trabalho visual no clipe.

César Azevedo tem um carisma peculiar que rompe barreiras do gostei, e consegue que com seu trabalho musical chegar mais longe e agradar até do chamado mercado secular.

Confira o clipe de “Miragem”:

https://youtu.be/gpF4pVlHW0s

Começam hoje as inscrições para o concurso público da IFPB

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Começam hoje (29), as inscrições para o concurso técnico administrativo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Ao

O cargo com mais vagas é assistente em administração, com cinco no total.

Os vencimentos básicos vão de R$ 1.945,07 a R$ 4.180,66, dependendo dos cargos. A esse valor soma-se ainda o auxílio alimentação.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 31 de março de 2019. Já o período de inscrições, será entre os dias 29 de janeiro e 25 de fevereiro. A relação dos locais de prova deverá ser divulgada até o dia 26 de março. A previsão é de que o resultado final seja divulgado até o dia 3 de julho de 2019.

Powered by WPeMatico

Nordeste tem 24 barragens com risco de estouro em 6 estados; PB está fora

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A região Nordeste possui 24 barragens sob risco de desabamento. O alerta foi feito em novembro passado pela Agência Nacional de Águas (ANA) por meio do Relatório de Segurança de Barragens 2017 (RSB). A Paraíba, o Maranhão e Piauí são os únicos estados que não possuem risco de estouro de barragem.

O custo estimado para recuperar essas barragens era de pelo menos R$ 52.240.000,00. Mas o valor é muito maior porque 10 barragens não tiveram essa estimativa para recuperação feita.

O estado com maior número de barragens sob risco é a Bahia, com 10 reservatórios. São eles: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2 (ambos em Camaçari), Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá).
Desses, seis não contêm estimativa para a recuperação. Os outros quatro – Araci, Luiz Vieira, Tábua II e Pinhões – precisariam de R$ 6 milhões para serem recuperados. Os problemas encontrados são fissuras, rachaduras, trincas, erosões, buracos e corrosões.

Powered by WPeMatico

Prefeitura de São José de Mipibu – RN divulga Processo Seletivo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de São José de Mipibu, no Estado do Rio Grande do Norte divulgou o Processo Seletivo do Programa Bolsa Monitoria.

Podem participar candidatos que estejam matriculados em curso de Pedagogia. O valor da bolsa é de R$ 500,00.

As inscrições ocorrem de 29 a 30 de janeiro de 2019, na Secretaria de Educação, das 8h às 13h.

Haverá apenas umas fase de classificação, que é composta de Avaliação Dissertativa, conforme o edital disponível em nosso site para consulta.

Este Processo Seletivo tem o prazo de validade de acordo com o calendário escolar de 2019, a contar da data de publicação da homologação do resultado final.

Powered by WPeMatico

Presidente mantém prazos e volta a despachar na quarta do hospital

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Apesar de a cirurgia do presidente Jair Bolsonaro ter sido mais longa e delicada do que se imaginava, foram mantidos os prazos de retorno às atividades e de recuperação. Bolsonaro deve voltar a despachar na manhã de quarta (30) e contará com um gabinete provisório em uma sala no Albert Einstein, no mesmo andar de seu quarto.

Ele deve permanecer na UTI durante todo o período de internação. A decisão é vista como uma medida de precaução.

“Foi uma cirurgia longa. Por mais que não sangre, o paciente perde líquidos, desidrata, inflama muito. Isso pode fazer a pressão cair e o coração disparar nas próximas 24 horas”, afirma Diego Adão Fanti Silva, cirurgião do aparelho digestivo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A previsão de alta está mantida para daqui a dez dias, mas a evolução do quadro será analisada pelos médicos.

Bolsonaro não poderá receber visitas nesta terça-feira (29), à exceção dos familiares.

Powered by WPeMatico