Após chuvas de fevereiro e março, nível de água da maior barragem do RN sobe 9%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, que fica em Itajá, na região Oeste, subiu 9% do dia 21 de fevereiro até esta quarta-feira (6), período em que aumentaram as chuvas no estado.

Ao todo, o nível da água na barragem aumentou 35 cm, o que corresponde a um volume de 19,7 milhões de metros cúbicos de água. Os dados são do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que administra o local.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves é a maior do Rio Grande do Norte. Ela passou a ter, após as chuvas de fevereiro e março, 495,7 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 20,66% da sua capacidade. Antes desse período chuvoso, a barragem tinha 11,33% da sua capacidade ocupada – 9% a menos. A Armando Ribeiro Gonçalves suporta, ao todo, 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.

Construído em 1983, o reservatório de água é responsável pelo abastecimento de 35 municípios e atende uma população de quase meio milhão de pessoas.

banner_seridopneus-770

Das 14 pessoas supostas vítimas apenas uma procura delegacia para prestar Boletim de Ocorrência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Foto: Sidney Silva
Foto: Sidney Silva

A Polícia Civil abriu investigação para apurar denúncias de pessoas que dizem ter sido atacadas com agulhas de seringas durante o Carnaval de Caicó. Das 14 pessoas que foram atendidas pelo setor de emergência do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, mais conhecido como Hospital Regional do Seridó, uma delas procurou a delegacia da cidade e prestou queixa.

“Com a representação formal da vítima, o inquérito certamente será instaurado”, afirmou o delegado Inácio Rodrigues, titular da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN). Além disso, o delegado também confirmou que o hospital foi oficiado para mandar a relação das pessoas que receberam atendimentos relatando a violência. Até o momento, no entanto, ninguém foi preso em flagrante e ainda não há imagens que mostrem suspeitos.

Os atendimentos registrados no Hospital Regional do Seridó foram feitos no sábado (2), domingo (3) e segunda-feira (4). Nenhum caso foi registrado na terça (5) nem na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (6), último dia de folia em Caicó.

Diretora-geral do Hospital Regional do Seridó, Maura Vanessa Sobreira disse ao G1 que as vítimas foram submetidas à profilaxia pós-exposição, que é uma medida de prevenção de urgência à exposição pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. “Todos deram resultado negativo”, ressaltou.

Ainda de acordo com a diretora, o hospital chegou a receber cerca de 20 pessoas dizendo terem sido furadas por agulhas. “Algumas afirmaram ter visto as seringas”, revelou. “Outras, porém, ao serem informadas que a medicação que receberiam poderia causar efeitos colaterais, como enjoo, por exemplo, se negaram a ser atendidas”, acrescentou.

banner_seridopneus-770

Campanha da Fraternidade 2019 cobra políticas públicas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cf-2019

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (6,) em Brasília, a Campanha da Fraternidade 2019, com tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou do evento realizado na sede provisória da CNBB no período da manhã. Na abertura do evento, o bispo auxiliar e secretário-geral, Dom Leonardo Steiner, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco para a campanha no Brasil.

“Todas as pessoas e instituições devem se sentir protagonistas das iniciativas e ações que promovam o conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição”, diz a mensagem vinda do Vaticano.

banner_seridopneus-770

Dois meses após assassinato de PM, policiais antifascistas cobram justiça: “ódio não tem cor nem classe social, mas sabemos que ele também é alimentado pela impunidade”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

00ffdcbf-850c-4e92-b10a-1a05fdc4ff22

Passados pouco mais de 2 meses do assassinato do policial militar João Maria Figueiredo, e ainda enlutados pela falta da presença do companheiro, o movimento ‘Policiais Antifascismo do Rio Grande do Norte’ continua cobrando justiça. Nesta quarta-feira, dia 6, o soldado completaria 37 anos se vivo estivesse.

“Durante esses mais de dois meses, acompanhamos de perto as investigações e colaboramos no que foi possível. Também ajudamos na coleta de provas e apontamos linhas de investigação à equipe da Delegacia de Homicídios e de Proteção a Pessoa (DHPP), e ainda entregamos alguns relatórios, fruto de trabalho conjunto de policiais que compõem o movimento”, disse o policial civil Pedro Paulo, que compõe o grupo.

“O fato é que, com uma forte linha de investigação consolidada, até o momento não temos nenhum mandado de prisão ou de busca e apreensão pedido ou expedido. Isso, além de nos inquietar, traz à tona a mesmo situação de inúmeros homicídios de operadores de segurança pública que ainda carecem de esclarecimento”, acrescentou o agente.

Ainda de acordo com o policial civil, “é amarga a sensação de provar da ineficiência do modelo policial adotado no Brasil, que submete toda estrutura policial a uma engessada burocracia sem fim, que também paralisa o próprio responsável pelo inquérito policial. A falta de resolução tempestiva afasta a boa qualidade das provas e aponta para a impunidade e para a barbárie”, afirma.

O delegado Fernando Alves segue com a cobrança: “Já enfrentamos o desdém de colegas pelo caso, que cruelmente tentaram matar a reputação de Figueiredo numa demonstração de ódio do tamanho daqueles que desferiram três tiros no rosto do nosso companheiro. Não se pode classificar ódios, ódio é ódio, não há diferença entre o opressor da periferia e o opressor fardado, são sem camisas matando descamisados numa guerra de ódio sem fim”.

Outro participante do movimento, o bombeiro militar Dalchem Viana, disse que não haverá trégua. “Não sossegaremos enquanto a morte de João Maria Figueiredo não for totalmente esclarecida. Para tanto, nos colocamos à disposição para isso, não somente para o caso em tela, mas de todos os policiais executados no RN. É chegada a hora de tratar o problema com a gravidade e importância que ele exige do Estado, que de maneira alguma pode esquecer a morte de um operador de segurança pública, sob pena de também morrer com cada um que tomba por conta desse ódio sem fim, seja lá de qual lugar ele venha”.

“João Maria Figueiredo era um entusiasta, pois acreditava numa segurança pública que defendesse antes de tudo a justiça, mas sobretudo a justiça social”, concluiu o bombeiro.

Artigo: Carnaval em Caicó é sucesso porque é feito por pessoas apaixonadas por sua terra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2019-03-06 at 09.46.48

Alguns tentam elevar os problemas e falhas do carnaval em Caicó para tentar diminuí-lo. Eu sempre vejo por uma ótica diferente. O carnaval aqui é feito por gente apaixonada que quer ver a cidade desenvolver.

Quando vejo o carnavalesco Magão tocando em sua orquestra fico lembrando que o cara eleva o nome de nossa cidade a 39 anos fazendo carnaval. Hoje, o bloco que leva seu nome é um ícone, um símbolo de Caicó como a carne de sol, o queijo e a festa de Sant’Ana.

De repente, lá vem o Bloco Treme Treme, aí vejo, Rui, Cid Douglas, Wilton, Chico Torres, e tantos outros que sem ganhar um tostão furado aceitam fazer carnaval, na raça do bom caicoense da gema.

Recentemente veio a furiosa que traz consigo a tradição da Furiosa e com mistura de ritmos, inova o carnaval. Sem falar do Canguru, com Andersom Ugietty e toda equipe que o acompanha para esticar ainda mais a folia do carnaval de rua.

A iniciativa privada traz turistas que acompanham as atrações de renome nacional. Aí vem alguém e diz: “Tá caro”, ou, “fez lama”, ou mesmo, “acabou o gramado”. Desculpe a sinceridade, mas, Tá caro porque é caro fazer a estrutura necessária do evento. Fez lama porque choveu [depois de sete anos de seca, graças a DEUS que choveu e fez lama] e acabou o gramado, que é utilizado como elefante branco praticamente o ano inteiro e que se recupera em poucos dias.

Com isso, não precisa você, meu leitor, concordar comigo, nem mesmo queremos tapar o sol com a peneira que precisamos melhorar. E pra isso, é a junção de forças. Parabéns pelo belo carnaval, que continua com sua principal marca: Animação e Segurança!

“Caicó, é a cidade do já teve” e se não cuidarmos dela, será mesmo. Vamos fazer diferente?!

Tenho dito!

Por Suebster Neri – Radialista DRT/RN-2033

Carreta com leite condensado tomba na serra de Teixeira e deixa uma pessoa ferida

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um grave acidente envolvendo uma carreta quase culminou a vida de dois homens que seguiam no veículo transportando leite condensado.

Segundo informações, o fato aconteceu por volta das 5H da manhã desta quarta-feira (06), na Serra do Teixeira, trecho conhecido por ser local de graves acidentes.

O motorista não se encontrava no local, supostamente fugiu. Mas o acompanhante identificado por Jonas dos Santos, 22 anos de idade, encontrava-se no lugar, ele foi socorrido para o Hospital Regional de Patos onde até o momento não se tem informações sobre o real estado de saúde.

Patos Online

Powered by WPeMatico

Comandante-Geral da PM/RN esteve em Caicó nesta terça-feira de Carnaval e confirma tranquilidade do evento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O comandante-geral da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo esteve visitando o Carnaval de Caicó nesta terça-feira (05). Acompanhado de oficiais, Alarico foi recebido pelo comandante do 6º BPM, Coronel Walmary Costa. Em entrevista ao Sistema Rural de Comunicação, o comandante fez uma avaliação extremamente positiva da segurança no Carnaval da região.

Tulio Milionário e Giullian Monte vão agitar a Ressaca dos Blocos nesse quarta feira de cinzas no Carnaval de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Tulio Milionário e Giullian Monte vão agitar a Ressaca dos Blocos nesse quarta feira de cinzas no Carnaval de Caicó 2019.

A concentração será às 19 horas na Ilha de Santana, com o mesmo percurso dos blocos durante os últimos dias de festa.

O super trio da Furiosa vai ser o palco para os dois grandes cantores, que prometem sacudir a galera de Caicó.

Nesta quarta tem também o Bloco Camburão da Alegria, com a orquestra de frevo do Magão.

banner-CDS-1

Dois mistérios no Carnaval aguardam esclarecimentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pelo menos dois mistérios no campo policial vão sair do Carnaval deste ano, no Rio Grande do Norte, à espera de esclarecimentos convincentes:

– No sábado (2) pela manhã, em Caicó, a estudante Zaíra Dantas Cruz, 22, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Campus de Mossoró, foi encontrada sem vida no interior de um carro.

Segundo primeiras informações da perícia, ela não tinha sinais visíveis de violência física. Zaíra era natural de Currais Novos e estava na companhia do namorado de prenome Pedro.

– No mesmo sábado à noite, o agente penitenciário Dhayme Araújo da Silva, que atualmente exerce a função de Coordenador da Administração Penitenciária (COAPE), foi atendido no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) em Natal. Segundo nota oficial do Governo do Estado, ele sofreu um disparo supostamente acidental com arma de fogo.

O incidente teria acontecido por volta de 23h, durante a realização de uma ronda na área de acesso do Complexo Penitenciário de Nísia Floresta.

banner_seridopneus-770