Dia Mundial da Água: Entidades farão programação na obra da Barragem de Oiticica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

08-BARRAGEM-PRINCIPAL-LEITO-DO-RIO

Com o tema “Água para Todos”, proposto pela Organização das Nações Unidas, será comemorado na próxima sexta-feira (22/03) o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, o Governo do Estado realizará um evento na comunidade Barra de Santana, na zona rural do município de Jucurutu, colocando o Seridó no centro das discussões hídricas estaduais, lembrando que este bem é um direito humano.

Ao levar a agenda do Dia da Água para a comunidade, junto das obras da Barragem de Oiticica, um símbolo das ações de combate à estiagem no estado, o Governo reafirma o compromisso sugerido pela ONU de levar água para todos. Durante toda o dia, as discussões estarão centradas no tema recursos hídricos. O evento tem como tema “Água: um direito humano e um bem comum da natureza” e será promovido em parceria com Movimento dos Atingidos e Atingidas pelo Construção da Barragem de Oiticica, a Diocese de Caicó / SEAPAC, as prefeituras municipais de Jucurutu, São Fernando, Jardim de Piranhas e com o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Piancó-Piranhas-Açu.

Dia da Água terá apresentações culturais e palestras

A programação do Dia Mundial da Água terá início às 8h, com a apresentação cultural do Bloco do Magão, conhecida agremiação do carnaval de Caicó, que tocará machinhas com o tema água.  Na sequência, o grupo Trapiá Cia Teatral encenará a peça “Chico Jararaca”, contando as histórias do cangaceiro seridoense que se preocupa com a escassez hídrica no Bioma Caatinga.

Durante todo o evento, uma estrutura com tendas levará informações sobre o andamento da obra da barragem, uso racional da água, gestão de licenças e outorgas de água, tecnologias de convivência com o semiárido, além de atividades culturais e degustação de produtos regionais.

Com o tema “Fontes de água para consumo humano e produção de alimentos no semiárido Potiguar” será realizada uma mesa de diálogo reunindo as seguintes instituições e representantes: Instituto de Gestão das Águas do RN – IGARN (Caramuru Paiva); Movimento de Articulação Semiárido Potiguar – ASA Potiguar (Marcílio Lemos); Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – Seapac (Damião Santos); Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE (Emílio Gonçalves); e Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (Profa. Rebecca Luna Lucena).

Celebrando a resistência do sertanejo, ao meio dia será celebrado um ato ecumênico conduzido pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos e pelo pastor Anchieta Júnior de Souza da igreja evangélica Assembleia de Deus.

Governadora participa da programação

Os debates terão sequência à tarde com a mesa de diálogo intitulada “Água como um direito humano e um bem comum da natureza: Agenda Hídrica do Governo do Estado”. Esta mesa contará com a presença da governadora Fátima Bezerra, do presidente do CBH do Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela e do representante do Seapac, Dom Jaime Câmara.

O evento será encerrado com o grupo quilombola de forró pé de serra “Os Palitozinhos” da comunidade Furna da Onça, em Caicó. O evento tem o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, Consórcio EIT/Encalso, KL Engenharia, Massas Jucurutu, Massas Santana e Sertão Jucurutu Laticínios.

Programação terá quatro dias

Além das atividades que serão realizadas na sexta-feira (22), a programação inclui eventos no decorrer da semana. Na quarta-feira (20), será realizado o IGARN Itinerante, programa que leva as atividades de cadastramento de usuários de água, para atender os usuários de Jucurutu e região. A atividade terá início às 8h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jucurutu.

Já na quinta-feira (21), o Igarn realiza ações de educação ambiental através do programa Água Nossa, nos seguintes horários e locais: 7h15 e 15h20, na Escola Estadual Antônio Barbosa; 9h15, na Escola Janúncio Afonso; e 10h30 e 13h15 na Escola Municipal Wagner Lopes.

No domingo (24), às 7h, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), através da Associação de Servidores da Caern e do Sindágua, realizará a 1ª Corrida da Água para servidores. O evento terá percurso de 5 km no entorno da UFRN.

Sobre a Barragem de Oiticica

É uma das maiores obras de infraestrutura hídrica já realizadas no RN. Será o terceiro maior reservatório do Estado e é esperada há mais de 50 anos, beneficiando diretamente 350 mil habitantes em 17 municípios do estado. Com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, a obra atenderá, indiretamente, toda a população dos municípios do Seridó, Vale do Açu e região Central do Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 500 mil pessoas. O reservatório vai represar águas do rio Piranhas/Açu e vai receber as águas da Transposição do Rio São Francisco, outra obra priorizada pela governadora. As obras da parede da barragem se encontram com um percentual de execução de 70% concluídas.

banner_seridopneus-770

2º Curta Caicó: Alunos irão produzir um filme durante a oficina “Documentando”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A oficina “Documentando” que o SESC RN irá realizar durante o Curta Caicó irá apresentar as técnicas básicas de captação e edição de imagens em vídeo, além de instruções sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção. O resultado da oficina será a produção de um filme, que será exibido na cerimônia de encerramento do 2º Curta Caicó.

Marlom Meirelles falou de sua satisfação em realizar a oficina Documentando em Caicó, festival que está em sua segunda edição já com grande repercussão no meio audiovisual. Segundo ele, esse intercâmbio de saberes é importante para estimular a formação de novos realizadores e deste modo movimentar a cadeia produtiva de cinema no interior. O projeto Documentando está em sua 5ª edição em Pernambuco, onde foram produzidos mais de 50 filmes por todo o estado.

Enquanto realizador, Marlom Meirelles atuou como diretor dos curtas de ficção Devaneio (premiado no XXI Festival de Curtas de Pernambuco), A Emparedada da Rua nova (melhor filme pelo voto popular no Cel. U. Cine), Olhos de Botão (exibido na Universidade de Harvard e em mais de 60 festivais ao redor do mundo) e do documentário Entre Mulheres (prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero). Produtor e fotógrafo do curta-metragem Iluminadas, dirigido por Gabi Saegesser e editor do longa-metragem One Day We Arrived to Japan, co-dirigido pelo norte-americano Aaron Livtvin e pela paulistana Ana Paula Hirano (exibido no museu de etnografia de Genebra).

SESC RN confirma apoio ao 2º Curta Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Sesc garante apoio ao Curta Caicó

O Serviço Social do Comércio no Rio Grande do Norte confirmou apoio ao 2º Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó. A entidade irá disponibilizar o equipamento de projeção audiovisual para o evento, a exibição de uma sessão recorte da Mostra SESC de Cinema e a realização da oficina audiovisual “Documentando”, com o experiente cineasta pernambucano Marlom Meirelles.

“Pelo segundo ano consecutivo, o SESC dá apoio ao Curta Caicó. Para nós é uma grande alegria poder contar com o apoio de uma entidade que desenvolve várias ações de incentivo à cultura por acreditar no potencial do audiovisual e na importância dessa cadeia produtiva”, destacou Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó.

“Agradeço a Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio, Fernando Virgílio, diretor regional do SESC RN, Ana Maria, diretora do SESC Seridó, e Ildica Vale, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, que tiveram a sensibilidade sobre a importância de apoiar o Curta Caicó, festival importante para o fortalecimento e interiorização do audiovisual potiguar”, afirmou Raildon Lucena. O 2º Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó é uma realização da Referência Comunicação.

Caicó recebe segunda etapa de curso de preparação para conselheiros tutelares

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2019-03-19 at 21.00.11

A cidade de Caicó recebeu nesta terça-feira (19) a segunda etapa de uma série de cursos de preparação para o processo de escolha dos conselheiros tutelares – 2019, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O objetivo é dar diretrizes norteadoras de forma unificada para que cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tenha condições de conduzir a eleição em sua localidade. As capacitações estão sendo conduzidas pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CaopIJ). A primeira etapa foi realizada em Mossoró no dia 14 passado e a última será realizada em Natal, na quarta-feira (20), sob a condução da promotora de Justiça Isabelita Garcia.

A escolha dos conselheiros tutelares ocorre em todo o país, por isso há necessidade de uma atuação uniforme em cada Município. O conteúdo da capacitação foi apresentado em Caicó pela coordenadora do CaopIJ, Sandra Santiago. “Os representantes compareceram, tinham dúvidas práticas muito pertinentes e foi importante para podermos definir parâmetros, inclusive para que a Comissão Interinstitucional possa buscar rumos a partir de agora, principalmente junto ao Tribunal Regional Eleitoral, para que possamos incrementar esse processo de escolha”. As atribuições do Conselho também são abordadas no curso.

“Acredito que o curso esclareceu muitas dúvidas e é um pontapé inicial nesse processo eletoral unificado que vamos conduzir enquanto conselho de direitos. Foi muito bom para que o processo de fato aconteça e que a população possa participar e eleger os conselheiros”, explicou o presidente do CNDCA de Currais Novos, Luzitércio Albuquerque. “Como estou começando esse ano no Conselho Tutelar, o curso foi muito bom para que eu pudesse ficar mais a par das nossas atribuições”, explicou a assistente social Berenice Costa.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, Francisco de Assis Santiago Júnior, os eventos são relevantes por iniciar toda uma programação espalhada por pólos no Estado que confere organicidade para mobilizar a sociedade para no dia 6 de outubro escolher os conselheiros tutelares de cada localidade. “Essa capacitação com os municípios do Seridó mostra o engajamento de todos eles para que realmente a sociedade seja mobilizada e informada e possamos ter uma ampla visibilidade desse processo”, pontuou.
A ação é uma iniciativa da Comissão Interinstitucional, restabelecida neste ano, com o objetivo de traçar estratégias e apoiar os municípios no planejamento e execução das etapas do processo de escolha dos conselheiros tutelares.

Nelter reforça apelo de dispensa dos tributos para motos atrasadas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20190319-WA0078

O deputado Nelter Queiroz (MDB) reforçou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19), o pedido ao Governo do Estado de dispensa da cobrança de impostos em atraso por parte dos proprietários de motocicletas. De acordo com o parlamentar, a maioria dos devedores é de baixa renda e estão em dificuldades financeiras para honrar seus débitos.

“Quero reforçar esse apelo a governadora Fátima Bezerra que já me assegurou que enviaria um Projeto de Lei para regularizar a situação dessas motos. Busco esse direito paras as pessoas simples e humildes”, disse Nelter. Desta vez o pronunciamento do parlamentar foi motivado em decorrência de ação realizada pelo Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) que apreendeu mais de 70 motos no município de Ipanguaçu no início de março.

Nelter Queiroz citou como exemplo a Paraíba, onde o Refis concedido está promovendo uma dispensa ou redução nas multas, juros e acréscimos de até 100%, a fim de que os proprietários de motos e veículos regularizem suas pendências.

PATAXÓ

Ainda durante o pronunciamento, Nelter fez um esclarecimento sobre a Ordem de Serviço para obra do açude Pataxó. “Semana passada aconteceu uma audiência pública em Ipanguaçu e foi dito que a Ordem de Serviço para o açude havia sido emitida por Ivan Júnior, quando secretário de Recursos Hídricos do Governo Robinson. É preciso reforçar que os recursos para a obra são do Governo Cidadão e a Ordem de Serviço foi emitida em outubro do ano passado por Vagner Araújo”, esclareceu.

Sebrae promove eventos sobre Inovação e Transformação Digital em Currais Novos, Caicó e Santa Cruz

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Projeto Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Digital do Sebrae RN realiza essa semana em Currais Novos, Caicó e Santa Cruz um debate sobre como a tecnologia e a inovação podem fazer as empresas ter melhor presença digital. “Serão oportunidades de interação e conhecimento para desenvolver os potenciais das empresas e como elas podem se adequar ao contexto da transformação digital”, destaca Edinete Heloisa, analista do Sebrae.

Um dos focos do evento é entender os principais desafios da nova economia e como adaptar o negócio às tendências de mercado. Serão palestrantes: o jornalista Fábio Faria, especialista em Inbound Marketing e estratégias digitais; a jornalista Érika Zuza, consultora de mídias e empreendedora do Papo de Mídias; e o seridoense George Daniel, criador do projeto web cultural Signos Nordestinos.

Dia 19, terça-feira, o evento acontecerá em Currais Novos, as 19h, no auditório da CDL (inscrições: 84 3405.7501). Na quarta-feira (20) será a vez de Caicó e acontecerá as 19h, no auditório da Casa do Empresário (inscrições: 84 3417.7400). Em Santa Cruz, o evento acontecerá na quinta-feira, dia 21, a partir das 19h, no Sebrae (inscrições: 84 3291.7300)