Dr Oberdan diz que Monsenhor Tércio teve uma enterorragia e o encaminha para UTI

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O médico Dr Oberdan Damásio, acaba de informar ao blog de Suerda Medeiros que está encaminhando Monsenhor Tércio para a UTI do Hospital Regional em Caicó.

O médico explicou que ele teve uma “enterorragia, que é uma hemorragia digestiva baixa”.

“Mas está estável: pressão boa, coração bom, consciente orientado, sem nem um sinal de alarme. Estamos encaminhando para UTI porque ele tem que tomar sangue para repor o que perdeu”, afirmou o médico.

Dr Oberdan disse ainda que amanhã, domingo, 24, Monsenhor Tércio será encaminhado para Natal para receber outros cuidados. “No momento não há risco de morte”, declarou o médico que é amigo pessoal do Monsenhor.

Fonte Suerda Medeiros

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Monsenhor Ausônio Tércio passou mal durante missa hoje à tarde em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Monsenhor Ausônio Tércio teve um mal estar durante a missa que celebrava na Capela São Camilo de Lélis, localizada no Hospital do Seridó, em Caicó.

O religioso foi levado para o Pronto Atendimento da Unimed, onde está sendo atendido pelos médicos Oberdan Damásio e Luiz Dutra.

Em contato com o blog, Gorete Silva, que assessora Monsenhor Tércio, disse que ele passa bem e está tomando soro enquanto alguns exames complementares estão em execução para um diagnóstico mais preciso do que ele sentiu.

Por Suerda Medeiros

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Brasil joga mal e só empata em 1 a 1 com o Panamá

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Brasil jogou mal e ficou no empate por 1 a 1 com o Panamá neste sábado, no Porto. Tite disse na véspera que sua maior preocupação era com o processo criativo da Seleção. Deve continuar sendo. Contra um adversário que surpreendeu ao marcar no 5-4-1, e não no 4-4-2, como era esperado, a equipe foi lenta e previsível.

Paquetá marcou seu primeiro gol com a camisa amarela, mas Machado empatou, em impedimento, pouco depois. Coutinho, maior estrela na ausência de Neymar, jogou mal tanto pelo lado como centralizado. Tite precisa cogitar alternativas individuais e coletivas, já que a Copa América está às portas. A convocação será feita em maio e o torneio começa dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Morumbi.

Tite já havia dito que mexeria na equipe para o próximo amistoso, terça-feira, contra a República Tcheca. Pelo menos seis alterações devem ser feitas. O time terá apenas dois treinos, domingo e segunda-feira. A linha defensiva, o menor dos problemas diante do Panamá, deverá ser inteiramente modificada.

G1

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo para risco de rompimento; sirenes são acionadas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma barragem da Vale, em Barão de Cocais (MG), entrou em alerta máximo para o risco de rompimento na noite desta sexta-feira (22). As sirenes nas proximidades da barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, foram acionadas. Esta é segunda vez que as sirenes foram disparadas em pouco mais de um mês, e moradores já haviam sido retirados de suas casas no dia 8 de fevereiro.

O nível de segurança da barragem que estava em 2 foi alterado para 3. A Prefeitura de Barão de Cocais informou que não houve rompimento.

Muitos moradores não dormiram e passaram a madrugada nas ruas.

Em nota, a Vale informou que a medida é preventiva e foi tomada após uma auditoria independente informar à mineradora que a barragem tem “condição crítica de estabilidade”. (Veja íntegra do comunicado no fim desta reportagem).

A orientação para a mudança do nível de alerta partiu da Agência Nacional de Mineração (ANM). De acordo com a agência, o nível 3 significa “rompimento ou risco eminente de romper”.

A barragem é do mesmo tipo da de Brumadinho, que rompeu em fevereiro e matou 210 pessoas. Outras 96 continuam desaparecidas.

Área evacuada

A área mais próxima à barragem foi evacuada no dia 8 de fevereiro, após sirenes serem acionadas pela primeira vez para o risco de rompimento. Moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, que ficam na zona de autossalvamento, foram retirados de suas casas. Cerca de 150 famílias atingidas – 452 pessoas – foram levadas para hotéis em cidades da região. De acordo com a Defesa Civil, não há ninguém em área de risco.

O prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, afirmou na noite desta sexta-feira que os moradores que continuam na área secundária “não têm motivo para entrar em pânico”. “Não houve rompimento da barragem, mas precisam ficar alertas”, disse.

A Defesa Civil e Tropa de Choque foram deslocadas para a cidade, onde ficarão de prontidão, caso pessoas que moram na área 2 precisem ser retiradas de casa. Cerca de três mil casas estão na chamada zona de autossalvamento. No local será feito um treinamento de evacuação com os moradores no final de semana, de acordo com a Defesa Civil.

A Barragem Superior Sul está entre as dez que a Vale pretende eliminar. Ela foi construída pelo método de “alteamento a montante”. Considerado ultrapassado e menos seguro do que outras alternativas existentes, ele é o mesmo usado na construção de barragens que se romperam em Mariana, em novembro de 2015, e em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano.

A administração municipal defende que essas pessoas sejam transferidas para casas alugadas até que possam retornar aos seus imóveis. Defende ainda que a barragem seja descomissionada o mais rápido possível, para que os riscos sejam sanados em definitivo.

G1

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Escola atacada em Suzano retoma as aulas terça-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As aulas na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no interior paulista, serão retomadas na próxima terça-feira (26). Na segunda-feira (25), a escola receberá novamente apenas os professores, que vão planejar as atividades e definir o material que será usado na continuidade do ano letivo.

As aulas foram suspensas no dia 13 deste mês, quando dois ex-alunos, de 17 e 25 anos, entraram na escola, encapuzados e armados, e promovetam um ataque que resultou na morte de sete pessoas – cinco estudantes e duas professoras. Os atiradores, que antes de invadir a escola mataram um empresário, também morreram na ação.

Nesta sexta-feira (22), professores, gestores e a equipe pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, além de instituições parceiras, reuniram-se para elaborar as diretrizes pedagógicas da retomada das atividades regulares na escola.

De acordo com a secretaria, diversas instituições se colocaram à disposição para dar continuidade aos trabalhos na escola, tanto no âmbito pedagógico quanto no suporte psicológico de alunos e funcionários.

Entre os parceiros estão o Centro de Apoio Psicossocial (Caps); o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi); a Universidade Braz Cubas;  a Universidade Cruzeiro do Sul; o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Suzano; a Neuroconecte; o, Conselho Regional de Psicologia; a Defensoria Pública; a Secretaria Municipal de Educação de Suzano; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFSM).

Edição: Nádia Franco  – Agência Brasil 

Powered by WPeMatico

Servidores municipais de Caicó vão às ruas contra a Reforma da Previdência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

previdencia02

Nessa sexta-feira, 22 de março, aconteceu o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. A mobilização aconteceu em diversas cidades do país. Em Caicó, mobilizou servidores públicos municipais representantes das Centrais Sindicais e dos movimentos Sociais. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó articulou a mobilização, que contou com a participação de professores, ASGs, garis, agentes de saúde e as demais categorias.

Foi uma demonstração de unidade e disposição de luta em defesa da Previdência Pública e das aposentadorias ameaçadas pela proposta de Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro. A caminhada partiu da Praça Dr. José Augusto, com falas nas proximidades do Centro Administrativo, Mercado Público e Agência da Previdência Social (INSS) em Caicó. A estimativa foi de mais de mil participantes.

Ex-presidente Michel Temer se cala em interrogatório; Moreira Franco nega propina

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

2019-03-21t215250z_2079147604_rc196e768480_rtrmadp_3_brazil-corruption

A defesa do ex-presidente Michel Temer avisou aos procuradores que ficaria em silêncio durante depoimento nesta sexta-feira (22), na Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio. Ele nem chegou a ficar diante dos procuradores do MPF. Já o ex-ministro da Casa Civil, Moreira Franco, foi ouvido e negou o pagamento de propinas.

Após passarem a noite na Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, o ex-ministro e ex-governador do Rio Wellington Moreira Franco e João Batista Lima Filho, conhecido como coronel Lima, foram levados, na manhã desta sexta, para prestar depoimento também na sede da PF do Rio. O ex-presidente Michel Temer passou a noite em uma sala na própria superintendência.

Segundo a procuradora Fabiana Schneider, Moreira Franco foi o único a prestar esclarecimento. Negou o pedido e pagamento de propina e disse que Lima cuidava da Argeplan, empresa que, segundo os procuradores, participou do Consórcio da AF Consult Ltda, vencedor da licitação para a obra da Usina Nuclear de Angra 3, apenas para repassar valores a Michel Temer.

banner_seridopneus-770

Após ameaçar acampar na governadoria, deputado tem audiência marcada com governadora do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, se comprometeu a receber o deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) na próxima quinta-feira, 28, às 15h30, em seu gabinete na Governadoria.

A assessoria da governadora informou a agenda ao próprio parlamentar nesta sexta-feira, 22, um dia depois de Sandro anunciar que montaria um acampamento caso Fátima não sinalizasse em até quinze dias uma data para recebê-lo.

Em entrevista nesta quinta-feira, 21, ao programa Manhã Agora, apresentado por Tiago Rebolo na rádio Agora FM (97,9), Sandro reclamou que tentou marcar uma reunião diversas vezes, mas que Fátima ainda não havia atendido às suas solicitações.

“É preciso que a governadora abra mais o diálogo e nos receba. Até agora ela só está recebendo os dela. Eu tenho pedido audiência reiteradas vezes. Pelo WhatsApp, ela responde e diz ‘vou marcar’, ‘vou marcar’ e ‘vou marcar’. Tenho pedido também na tribuna da Assembleia duas vezes, e ontem [quarta-feira, 20] eu fiz um discurso dizendo que não vou mais esperar. Se a governadora não me receber, eu vou acampar na Governadoria””, avisou.

O parlamentar, que cumpre o seu 1º mandato na Assembleia Legislativa, diz que quer entregar a Fátima uma pauta de reivindicações. Entre os assuntos, Sandro Pimentel cobra um calendário de pagamento dos salários dos servidores que estão atrasados, melhorias para a área de segurança pública e medidas na área de proteção dos animais.

Sandro Pimentel criticou também a falta de definição do governo quanto ao pagamento dos salários dos servidores. A gestão de Fátima Bezerra herdou do governo Robinson Faria (2015-2018) quatro folhas atrasadas integral ou parcialmente – novembro e dezembro de 2018, além dos dois últimos 13º salários (2017 e 2018).

A administração estadual diz que aguarda a entrada de receitas extraordinárias – como a antecipação de royalties da produção mineral – para quitar o passivo herdado. Enquanto isso, prioriza as folhas vencidas em 2019. Mesmo assim, o deputado exige uma definição das datas. “Que seja um calendário a médio prazo ou que aponta que vai pagar daqui a 200 anos. Aí os servidores poderão dizer se o calendário satisfaz ou não. Mas não tem horizonte nenhum. Eu espero que ela nos receba, e ela vai ter que receber”, acrescentou.

Ainda na entrevista, o parlamentar do PSOL elogiou algumas iniciativas adotadas até agora pela gestão estadual, porém, pediu medidas mais “contundentes”.

“Acho que ela tem tomado iniciativas que são importantes, mas acho que está faltando mais. A gente sempre espera, e é importante isso. A gente acredita no governo Fátima. Votamos nela no segundo turno e pedimos voto com o entendimento de que ela tinha o melhor programa para o Estado. Seguimos pensamos assim, mas é preciso que as medidas sejam mais contundentes”, encerrou.

No Dia Mundial da Água, Governo do Estado participa de programação no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dia-da-Água_Elisa-Elsie-50

O semiárido potiguar foi o local escolhido para o Governo do RN celebrar o Dia Mundial da Água. Foi na Barra de Santana, comunidade do município de Jucurutu, onde a governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, participou, nesta sexta-feira (22), da programação estadual que trouxe como tema “Água: um direito humano e um bem comum da natureza”. O tema mundial da data foi definido pela Organização das Nações Unidas – ONU, sendo “Água para todos”.

“Ao escolhermos o complexo da Barragem Oiticica para marcar esta data, estamos dizendo que a água é um bem imprescindível à população, um direito fundamental. É vida, e vida não pode ser privatizada; deve ser desenvolvida, preservada, priorizada de forma sustentável. Por isso reafirmamos o compromisso de continuar o trabalho incansável e irrenunciável de entregar o complexo da Barragem de Oiticica até o início de 2020”, destacou Fátima Bezerra ao lembrar da alegria em fazer parte da luta em prol da obra, reivindicada pela população há meio século.

De acordo com Fátima, a gestão trabalhará de forma integrada e com empenho total na busca de parcerias e união para a conclusão da obra, que depende de recursos federais, para cumprir o calendário, o qual prevê até dezembro deste ano o término do reassentamento harmonioso da Nova Barra de Santana. A comunidade foi deslocada para dar lugar à construção que inundará a região. “Para que o calendário seja cumprido, é necessário que a grande mobilização social e cidadã permaneça vigilante para que não haja atrasos nos repasses. O que o Governo puder fazer, fará para que Oiticica seja entregue”, acrescentou.

Segurança hídrica tem agenda para os próximos 50 anos

A programação oficial montada pelo Governo do Estado para o Dia Mundial da Água foi aberta pelo Bloco do Magão, conhecida agremiação do carnaval de Caicó, uma das maiores cidades da região do Seridó. O evento contou com estandes de órgãos vinculados ao segmento hídrico, visitados por estudantes e pela população, que tiveram acesso a ações de educação ambiental.

A chefe do Executivo estadual percorreu os estandes, concedeu entrevista a uma rádio local e participou do ato ecumênico em homenagem à resistência do sertanejo, conduzido pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, e pelo pastor Anchieta Júnior de Souza, da igreja evangélica Assembleia de Deus. Em seguida, participou de uma roda de conversa e tratou da agenda hídrica estadual, explicando sobre o projeto de adutoras do Seridó que, em paralelo ao complexo de Oiticica, garantirá segurança hídrica pelos próximos 50 anos ao estado potiguar

Governadora confirma investimentos para o Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG000000000197080

Em sua passagem pela região do Seridó, nesta sexta-feira (22), a governadora Fátima Bezerra destacou como compromisso do Governo os programas Água para Todos e o de perfuração de poços na região. Além disso, anunciou que as obras de reestruturação da RN 118, no trecho que liga Caicó a Jucurutu, serão entregues antes de agosto, mês previsto para conclusão do serviço. A estrada é a principal via de escoamento da região para a fruticultura, indústria do sal, produção mineral e indústria de confecções.

A governadora confirmou, ainda, o investimento de R$ 23 milhões no setor de queijeiras que beneficiará 47 cooperativas e associações – sendo 39 do Seridó – para a modernização da cadeia produtiva sem que haja perda do estilo de produção artesanal.

Na ocasião, foram entregues outorgas de licenças de uso da água para dois agricultores rurais de Jucurutu, em representação aos 172 produtores, do entorno de Oiticica, que foram beneficiados esta semana com a ação do Governo. “Com a regularização do uso da água, os produtores estão aptos a outros benefícios como o direito ao crédito e/ou financiamentos junto às instituições para perfurações de poços, por exemplo”, explicou o diretor do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Caramuru Paiva.

A programação cultural teve a apresentação do grupo Trapiá de Teatro que apresentou a peça “Chico Jararaca”, contando as histórias de um cangaceiro seridoense que se preocupa com a escassez hídrica no Bioma Caatinga, e a exposição fotográfica “Do Dano ao Belo”, do Ministério Público do RN.

Barragem de Oiticica está 70% concluída

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As obras da parede da Barragem de Oiticica já se encontram com um percentual de execução de 70%. É uma das maiores obras hídricas já realizadas no RN e será o terceiro maior reservatório do Estado. Beneficiará diretamente 350 mil habitantes em 17 municípios do Estado, com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos. De forma indireta, atenderá toda a população dos municípios do Seridó, Vale do Açu e região Central do Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 500 mil pessoas. O reservatório vai represar águas do rio Piranhas/Açu e vai receber as águas da Transposição do Rio São Francisco.

Já a Nova Barra de Santana, construída para abrigar os moradores do distrito que será alagado pela construção do reservatório, está com percentual de execução de quase 60%. O local para abrigar as mais de 200 famílias foi escolhido pela própria população após constantes diálogos e construções coletivas. Além de moradias, a nova Barra de Santana conta com praças, escola, creche, réplica da igreja católica, lotes para desenvolvimento de atividades industriais e infraestrutura com água, energia, saneamento básico, pavimentação e acessibilidade.

“Trazer este evento para cá é um sonho que tínhamos há anos e somente agora que tivemos essa oportunidade dada a sensibilidade da nova gestão. É um momento de celebrar, mas também de nos aproximarmos e demonstrarmos nossos anseios e expectativas ao Governo”, declarou José Procópio de Lucena do Seapac – Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários.

O evento contou com a presença de representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças da região.